Foram encontrados 453 registros para a palavra: universidade

Palestra incentiva educação empreendedora em universidades

Levar o empreendedorismo para a sala de aula das universidades e preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Esses são alguns dos objetivos da palestra “Soluções de Educação Empreendedora para o Ensino Superior”, que será realizada nesta terça-feira, dia 21, das 9h às 11h, na sala de treinamento do Sebrae, em Juazeiro.

Voltada para gestores, professores e coordenadores de universidades públicas e privadas de Juazeiro, a palestra ministrada pelo analista da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae, André Gustavo Barbosa,  vai apresentar as soluções da instituição e propor parcerias com universidades para  implementar ações empreendedoras no ensino superior...

Prefeito Julio Lossio recebe certificado de curso ministrado na Universidade de Harvard

Trocar experiências, adquirir conhecimento e oferecer para Petrolina o melhor quando se trata de educação infantil. Com esses propósitos o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, participou do Seminário Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, evento ministrado na Universidade de Harvard, Cambridge, Massachusetts, EUA em março. O Seminário teve uma complementação no Brasil, na cidade de São Paulo, com a realização do Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância. 

Nesta terça-feira (14), no encerramento da capacitação realizada na capital paulista, Lossio foi certificado pela participação no curso ministrado nos EUA. O prefeito destacou que o Nova Semente, programa municipal de creches voltado para crianças de 0 a 6 anos, figura entre as boas práticas, adotadas por gestões públicas no Brasil e outros países. "Foram dois momentos especiais e de muito aprendizado. Lá nos Estados Unidos e agora no segundo módulo aqui no INSPER em São Paulo pudemos aprender muito acerca das evidências da primeira infância. O Nova Semente esteve em debate e acreditamos que já é um programa que transcende as fronteiras de Pernambuco e do Brasil", avalia Lossio.

O curso realizado em Havard reuniu gestores públicos diretamente envolvidos em questões de política social e desenvolvimento, em qualquer uma das três esferas de governo: federal, estadual e municipal e teve o objetivo de difundir conhecimentos científicos sobre a infância, políticas públicas e práticas profissionais para a área...

Fasj debate violência contra mulher na universidade

Mais de 700 mil mulheres devem sofrer algum tipo de assédio ou violência dentro de universidades de todo o Brasil este ano. É o que mostra a pesquisa "Violência contra a mulher no ambiente universitário", realizada pelo Instituto Avon em parceria com o Data Popular em 2015. A pesquisa será apresentada pela psicóloga e coordenadora de projetos de Enfrentamento à Violência Doméstica do Instituto Avon, Mafoane Odara, nesta terça, 14, na Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ), a partir das 20h.

Além de diversos dados alarmantes, o estudo aponta que existe desconhecimento dos alunos a respeito dos diversos tipos de violência. Quando questionadas, apenas 10% das estudantes relataram espontaneamente já terem sofrido algum tipo de agressão, mas quando estimuladas com uma lista de situações, 67% reconhecem que já foram submetidas a muitas delas. No caso dos homens, o número jovens que assume já ter cometido algum ato de violência sobe de 2% para 37% quando estimulados. O objetivo da atividade é alertar os estudantes e estimular o enfrentamento à violência contra as mulheres dentro e fora das universidades.  ..

Simpósio se torna marco do diálogo entre as universidades e o rio São Francisco

Após quatro dias intensos de debates e apresentações de pesquisas científicas, foi encerrado nesta quarta-feira (08/06), o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF). O encontro inédito teve como objetivo integrar os conhecimentos sobre a principal bacia 100% brasileira, que enfrenta sérios problemas, comprometendo a vida de mais de 15 milhões de pessoas que dependem das suas águas. Na plenária final foi escolhido o estado de Sergipe para abrigar o próximo Simpósio, previsto para ocorrer em junho de 2017.

Ao todo foram 235 estudantes e pesquisadores inscritos, 77 trabalhos, sendo 33 painéis e 41 apresentações orais. Os trabalhos foram divididos em cinco eixos: qualidade da água, quantidade da água, governança, recuperação hidroambiental e dimensão social e saúde...

Colóquio na Univasf discutirá neoliberalismo na universidade pública

Com o título “O neoliberalismo na Universidade Pública: o pensamento de Noam Chomsky”, será ministrada nesta sexta-feira (3), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), mais uma palestra do projeto de extensão “Colóquios na Univasf”. O evento acontecerá às 16h, no auditório do Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais (IPCM), Campus Juazeiro (BA). A participação no colóquio é gratuita e aberta a toda a comunidade. 

O projeto é coordenado pelo professor do Colegiado de Engenharia Elétrica Helinando de Oliveira e tem como objetivo discutir a ciência e todos os aspectos sociopolíticos e culturais envolvidos na produção do conhecimento. Durante o colóquio desta semana, serão apresentadas as ideias do pensador Noam Chomsky e a sua abordagem sobre a influência do neoliberalismo nos diversos ramos da sociedade, principalmente no que se refere à universidade pública. 

Segundo o professor Oliveira, que irá realizar a palestra, será discutido o que esta linha ideológica pode provocar nas universidades brasileiras. “Sob os holofotes das grandes corporações, a formação de pessoas passaria a ser focada na produção de potenciais consumidores em substituição ao convencional papel de formação de cidadãos que aprendam a aprender”, explica. 

Ainda conforme Oliveira, as implicações de um processo progressivo de cortes de investimento na universidade serão discutidas. Para ele, é fundamental manter a universidade viva, forte e acessível a todo cidadão. “Este processo pode ser irreversível e carece de uma discussão aprofundada por toda a comunidade universitária”, destaca. ..

Mini documentários produzidos pela Univasf e Globo Universidade serão lançados na terça-feira (31)

Nesta terça-feira (31), serão lançados os cinco minidocumentários sobre personagens da região produzidos pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da TV Caatinga, em parceria com o Globo Universidade. Também será lançada, na ocasião, a nova edição do Caderno Globo: Vozes do Velho Chico. O evento será realizado no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), a partir das 19h, e é aberto ao público. 

Para participar do lançamento, é necessário fazer a inscrição gratuita até o dia 31, por meio do site do Globo Universidade. O evento é voltado para estudantes, professores universitários, moradores da região, estagiários e parceiros da TV Caatinga, funcionários e parceiros das afiliadas Globo na região, e interessados no tema. 

Os minidocumentários foram produzidos por estudantes de Artes Visuais e estagiários de Comunicação Social da Univasf sobre personagens da região. O Caderno Globo Vozes do Velho Chico contém artigos, entrevistas e reportagens baseados pelos temas o rio, a terra e a gente. A publicação será distribuída gratuitamente e já está disponível em versão digital, com conteúdos extras. 

A gerente de Desenvolvimento Institucional da Comunicação da Rede Globo, Viridiana Bertolini, ressalta a relevância do evento de lançamento da publicação e dos minidocumentários. “É um evento importante para dar espaço para a troca de conhecimento com estudantes e moradores da região do rio São Francisco”, afirma. 

O evento será conduzido pela atriz Carol Castro e a programação será composta pela apresentação dos cinco minidocumentários, que retratam perfis de ribeirinhos ligados a dança, música, gastronomia, turismo e comunidades de fundo de pasto da região. Também farão parte da programação a apresentação do grupo Samba de Véio da Ilha do Massangano e a palestra “As várias faces do Velho Chico”, ministrada pelo filósofo Roberto Malvezzi, que abordará aspectos históricos sobre o rio e a região do Vale do São Francisco. 

A coordenadora de Programação e Jornalismo da TV Caatinga, Fabíola Moura, destaca que a apresentação dos documentários é uma oportunidade de mudar os discursos sobre o Semiárido, a partir de um olhar mais próximo dessa realidade. “A partir dos personagens escolhidos pelos próprios estudantes, estamos mostrando um Semiárido mais urbano e feminino, além de abordar temas quase não discutidos na mídia, como o fundo de pasto”, explica. 

Os documentários serão exibidos aos sábados no GRTV 1ª Edição, da TV Grande Rio, a partir deste sábado (28). O primeiro será sobre Maria Clara, menina “sambadeira” integrante do Samba de Véio da Ilha do Massangano. ..

Professor pesquisador da Universidade Estadual da Bahia recebe título de cidadão juazeirense

O Professor Doutor José Nilton foi agraciado na noite desta terça-feira (24) com o título de cidadão juazeirense pela sua dedicação profissional ao Vale do São Francisco, em especial à cidade de Juazeiro. Natural de Barro Vermelho, distrito de Curaçá, interior da Bahia, o professor há mais de três décadas reside no município que o adotou como filho. Compondo a mesa, o presidente da Câmara de Vereadores, Damião Medrado (PSD), e os vereadores Eduardo Lopes (PCdoB), Fabio Luiz (PSB), proponente do título, abriram a sessão especial e convidaram a professora Ana Lilian dos Reis representando Márcia Guenna, diretora da Universidade Estadual da Bahia – UNEB e Jairton Fraga, diretor do Departamento de Tecnologia e Ciência da IES.

Após homenagens das filhas com apresentação musical e um histórico familiar, o vereador Fábio Luiz, proponente do título justificou a indicação. “Conheci o professor Nilton há pouco tempo mas soube da usa história de dedicação e amor pelo Vale do São Francisco e Juazeiro. Um homem que construiu sua vida no nosso município merece o respeito e reconhecimento desta Casa. O caminho mais próximo para se atingir a prosperidade é a educação”, argumentou...

Projeto Universidade Para Todos abre inscrições

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia abrirá as inscrições para o curso Universidade Para Todos, no período de 17 a 24 de maio, exclusivamente, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos. Estão sendo ofertas 12.825 vagas. As aulas preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com aulas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, são realizadas em Salvador e mais 177 localidades do Estado da Bahia, em 27 Territórios de Identidade.

“O Programa Universidade Para Todos é mais uma oportunidade para os estudantes egressos da rede pública de ensino e para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio ou do 4º ano da Educação Profissional se prepararem para ingressar no ensino superior, o que contribui para a democratização da educação na Bahia”, afirma a coordenadora do projeto, Patrícia Machado...

Professores baianos têm até dia 5 de maio para fazer inscrição na Universidade do Professor

Com o objetivo de reduzir o número de professores que lecionam em disciplinas para as quais não têm a formação adequada, o Ministério da Educação (MEC) lançou a Rede Universidade Professor, que irá ofertar 105 mil vagas para a formação de professores, em cursos presenciais ou a distância por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na Bahia, a ação é conduzida pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio do Fórum Estadual Permanente de Apoio Docente do Estado da Bahia (Forprof).

Na Bahia, a ação é mediada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio do Fórum Estadual Permanente de Apoio Docente do Estado da Bahia (Forprof). De acordo com o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, Severiano Alves, a abertura das vagas é uma ação que visa atender às metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação, no que tange à formação de professores. “Nós estamos preocupados com a melhoria da qualidade do ensino e ela também se faz pela formação adequada dos professores da nossa rede. E por isso a importância desta ação, que irá valorizar os nossos educadores e consequentemente melhorar o ensino para os nossos estudantes”, afirmou Severiano Alves...

Deputado federal e vereadora articulam nova universidade para Camaçari

A vereadora professora Patricia e o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, reuniram-se com uma comitiva de professores e coordenadores da Universidade da Integração Internacional de Lusofonia Afro Brasileira (Unilab). No encontro, discutiram a possibilidade de instalação de um campus da instituição em Camaçari.

De acordo com o professor Pedro Leyva, a universidade tem buscado ampliar a atuação na Bahia. "Estamos fazendo um estudo e verificamos que as cidades do petróleo, Candeias, Madre de Deus, Camaçari e São Francisco do Conde, têm poucas universidades, apesar de possuírem uma população substancial", avaliou...

INFORME: Estão abertas as inscrições para universidade aberta da terceira idade na UNEB

O Departamento de Ciências Humanas - Campus III/UNEB informa que estão abertas as inscrições para a UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE - UATI,  no período de 15 a 24/02/2016. Os interessados deverão obter informações na Secretaria da UATI - DCH III, Av. Edgar Chastinet S/N, Bairro São Geraldo, no horário das 14h00 às 18h00 de segunda a sexta-feira. O início das atividades está previsto para o dia 15/03/2016. Telefone para contato 3611-5617 ou 3611- 6483. ..

Vitória da Conquista: pai e filhos são aprovados em universidade estadual

Um pai e seus dois filhos foram aprovados na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em Vitória da Conquista. De acordo com o Blog do Anderson, o funcionário público municipal Geovane Viana, de 42 anos, e Daniel de Santana Viana, de 18 anos, passaram no vestibular de Direito da Uesb e serão colegas de sala. Geovane já é graduado em Economia, também pela instituição de ensino. Ainda segundo a publicação, Geovane volta a uma universidade 10 anos após sua primeira formação, aos 32 anos. Ele fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apenas a título de testar seus conhecimentos, mas acabou sendo aprovado no Sisu.   ..

Universidades públicas oferecem mais de 13 mil vagas na Bahia através do Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai abrir mais de 13 mil vagas em universidades federais e estaduais na Bahia entre a próxima segunda (11) e quarta-feira (13), quando os estudantes poderão usar a sua nota do Enem para se candidatar a até duas opções de curso. Segundo levantamento feito pelo jornal Correio, a instituição de ensino com mais oportunidades é a Universidade Federal da Bahia (Ufba), que tem 4.442 vagas em 89 cursos nos campi de Salvador e de Vitória da Conquista, mais que o dobro da segunda colocada, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que tem 1.676. Outras três instituições oferecem mais de mil vagas no estado: a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com 1.490; a Universidade Federal do Recôncavo (URFB), com 1.455; e a Universidade do Estado da Bahia (Uesb), com 1.441. Também oferecem oportunidades a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), com 964 vagas; o Instituto Federal da Bahia (Ifba), com 716; a Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), com 599; e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com 480. Em todo o Brasil, o Sisu vai colocar à disposição 228 mil vagas em 131 instituições públicas. ..