Foram encontrados 448 registros para a palavra: baianos

Judocas baianos participam, em Minas Gerais, do Campeonato Brasileiro Região III

De olho no Campeonato Brasileiro de Judô, que acontece em maio, a delegação baiana de judô viajou nesta quinta-feira (14) rumo a Belo Horizonte (MG), onde vai disputar – com Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo – o Campeonato Brasileiro Região III, entre os dias 15 e 17 de abril. A competição será seletiva para o Brasileiro, marcado para maio, em Salvador. Para a viagem, parte da delegação baiana contou com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que disponibilizou o recurso financeiro para aluguel do ônibus. A delegação baiana é composta por 112 atletas e técnicos, masculino e feminino, nas classes sub 13, sub 15, sub 18, sub 21 e sênior.

O judoca Gabriel Alves, 15 anos, vai lutar em Belo Horizonte, na categoria sub 18 (-73kg). Em 2014 e em 2015, o atleta conquistou medalhas de bronze nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR), e no Brasileiro Região III, respectivamente. Agora, ele sonha em subir no lugar mais alto do pódio. Desde o ano passado, Gabriel integra o projeto Esporte, Lazer e Inclusão Social (Elisna), projeto social executado no Nordeste de Amaralina com apoio financeiro da Sudesb.  “Tenho disputado muitas competições, o que tem me ajudando adquirir mais experiência. No regional do ano passado, bateu na trave, mas, este ano, quero a medalha de ouro”, disse, confiante...

Fórum discute regularidade ambiental em 445 assentamentos baianos

A regularização ambiental de 445 assentamentos baianos, onde residem 31 mil famílias, está sendo discutida no III Fórum de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), nesta terça-feira (12), no auditório da superintendência regional do Incra na Bahia. 

O encontro objetiva apresentar aos movimentos sociais os passos para a obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é obrigatório. No estado, esse registro é denominado de Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). 

Essa é a terceira edição do Fórum de Ater, em 2016. Em todos os encontros foram abordados pontos determinantes para o cumprimento das metas da última fase do convênio de Assistência Técnica do Incra, prestada pelo governo do estado. Esse convênio foi firmado em 2008 e pode se estender até meados de 2017, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). ..

Uso de alta tecnologia garante qualidade da água fornecida aos baianos

Após ser captada e passar por diferentes etapas de filtragem e tratamento, a água distribuída pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) é submetida a um conjunto de testes laboratoriais por amostragem. Assim que chegam à unidade da Bolandeira, localidade que pertence ao bairro da Boca do Rio, em Salvador, as amostras coletadas em diversos pontos da capital e do interior são cadastradas e analisadas para verificar se a água está em condições de consumo. Os testes incluem desde a avaliação da cor, turbidez e Ph, até análise bacteriológica, de toxinas e metais.

O gerente do Departamento do Controle de Qualidade da empresa, Fabrício Tourinho, afirmou que as atividades estão em consonância com o que prevê a Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde. "Temos uma sistemática de coleta diária. Alguns dos parâmetros são analisados a cada duas horas nas estações de tratamento de água. Outros [parâmetros] são analisados semanalmente, mensalmente ou semestralmente, para que tenhamos informação sobre a qualidade e verificar se a água que a Embasa [vem] oferecendo à população está dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação"...

Ficha Limpa: tribunais, municípios, assembleia e câmara baianos alimentarão sistema que cadastra inelegíveis

Dados comporão o “SisConta Eleitoral”, sistema mantido pelo MPF para subsidiar a análise de pedidos de registro de candidatura

Por meio da Resolução nº 01/2016, assinada neste mês, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) estabeleceu a alimentação do sistema que reúne dados sobre condenações e sanções que impedem políticos de se candidatarem segundo a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010, que alterou a Lei Complementar nº 64/90). A Resolução, editada a pedido da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), define, ainda, a quais órgãos – entre eles os Tribunais de Justiça, de Contas, Poder Legislativo, municípios e conselhos profissionais baianos – serão expedidos ofícios para alimentar o sistema, sempre no primeiro trimestre de anos eleitorais...

Nove baianos estão na comissão especial do impeachment

Se dependesse dos nove deputados federais da Bahia que farão parte da comissão especial do impeachment na Câmara, a presidente Dilma Rousseff (PT) teria dificuldades para escapar da degola. Quatro deles – Benito Gama (PTB), Elmar Nascimento (DEM), Lúcio Vieira Lima (PMDB) e Jutahy Júnior (PSDB) – são votos certos contra ela.Embora integrem partidos da base governista, Roberto Britto (PP), José Rocha (PR) e Paulo Magalhães (PSD), costumam navegar para onde o vento sopra, como sugere a trajetória política do trio.

Para completar, os caciques dessas três siglas discutem a probabilidade de romper com o Planalto.Bebeto Galvão, apesar da aliança do PSB com os petistas no estado, é visto como incógnita, mas pode seguir a orientação do comando partidário, que já declarou oposição ao governo. Sem nenhum baiano do PT ou do PCdoB no colegiado, o voto de honra para Dilma ficará a cargo de Bacelar (PTN).Desde que, é claro, o parlamentar não retorne ao grupo de origem, onde era, até 2013 um dos mais ativos oposicionistas da Assembleia Legislativa...

Trabalhadores rurais baianos participam do combate ao Aedes aegypti

Estado com maior número de famílias que vivem da agricultura familiar - cerca de 700 mil -, a Bahia passa a contar também com o apoio dos pequenos produtores no combate ao Aedes aegypti e, consequentemente, às doenças dengue, zika e chikungunya. O Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Saúde (Sesab), apresentou o plano de ação que envolve os trabalhadores rurais baianos, na tarde desta terça-feira (23), no Centro de Formação da SDR, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador. 

Além dos secretários estaduais Jerônimo Rodrigues (SDR), Fábio Vilas-Boas (Sesab) e Eugênio Spengler (Meio Ambiente), o evento teve a participação de diversas entidades que representam o homem do campo, entre elas, a Frente dos Trabalhadores Livres (FTL) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag-BA). De acordo com o titular da SDR, além dos técnicos que atuam nos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs), a mobilização terá apoio das 33 entidades de assistência técnica selecionadas via edital do governo estadual. "Teremos, neste primeiro momento, o envolvimento direto de aproximadamente 700 pessoas. São agentes de informação, de desenvolvimento, que poderão, com muita tranquilidade, ofertar informações [e] orientar as famílias".

Material informativo

Jerônimo Rodrigues afirmou que as secretarias municipais de agricultura e desenvolvimento rural, bem como os sindicatos e cooperativas, serão parceiros importantes no combate ao mosquito. "A ideia é que o apelo do governador Rui Costa e da presidenta Dilma possa chegar a cada canto da Bahia". A partir desta quarta-feira (23), com apoio da Sesab, a SDR dará início à distribuição de material informativo às entidades parceiras. "Teremos, no dia 1° de março, uma videoconferência pelo sistema do IAT [Instituto Anísio Teixeira] para que possamos informar, orientar e capacitar os técnicos. No dia 12, faremos uma grande limpeza nas áreas da SDR, nos prédios, nos Setafs, nas máquinas que estão paradas, etc”.

Segundo ele, no dia 19 de março, será realizada uma ação para verificar as cisternas. “Queremos [observar] se os sistemas de captação de água, os reservatórios em geral, estão recebendo a devida manutenção, se estão sendo devidamente cobertos para evitar a proliferação do Aedes aegypti", explicou o secretário de Desenvolvimento Rural.

Movimentos sociais

Para o secretário Fábio Vilas-Boas, a mobilização junto à população que vive na zona rural "é importante porque estamos buscando capilaridade. Precisamos levar informação aos locais mais distantes, à zona rural, às famílias das periferias. Portanto é muito importante envolvermos os movimentos sociais na difusão deste conhecimento". O presidente da Fetag-BA, Claudio Bastos, disse que os 410 sindicatos filiados à federação representam trabalhadores da agricultura de todos os municípios baianos. "Acho de fundamental importância esta parceria da Sesab [e] SDR com todos os órgãos ligados à agricultura familiar, aos movimentos sociais da área rural como um todo”.

Ele disse que “é uma grande realização esta parceria. É um trabalho que envolve toda a sociedade. Nós, da Fetag, vamos mobilizar todos os sindicatos, associações e cooperativas num ato de orientação, para que possamos de fato fazer este combate [ao mosquito] e conscientizar o nosso povo também". A coordenadora de Educação da Frente dos Trabalhadores Livres (FTL), Mirla Duarte, avalia como fundamental a mobilização do meio rural na prevenção da dengue, zika e chikungunya. "Os trabalhadores são sujeitos que vivenciam a realidade estabelecida no campo. Eles precisam participar destas discussões. A troca de conhecimento é importante e necessária”. ..

No Bonfim, governador pede serenidade para trabalhar pelos baianos

 
Entusiasmado com o carinho de milhares de pessoas que o cercaram na chegada à Colina Sagrada, o governador Rui Costa chegou ao adro da Igreja do Bonfim por volta das 12h e tomou o tradicional banho de água de cheiro de dezenas de baianas que o esperavam. "Só tenho que agradecer a Deus pela confiança e generosidade dele propiciar que um homem simples da Liberdade chegasse aqui hoje, após um ano [de Governo], com esse carinho do povo. Espero que ele me dê saúde, paz e serenidade para trabalhar muito pelos baianos", disse Rui bastante emocionado após nova queima de fogos.
 
Ao longo de todo o percurso, Rui destacou a emoção em participar - pela primeira vez como governador do estado - da caminhada até o Bonfim. "O coração de todo baiano bate mais forte nesse momento. Desde criança participo do Bonfim, e é uma emoção especial", disse o governador na sua chegada ao bairro do Comércio, onde participou do ato inter-religioso na Igreja da Conceição da Praia.
 
Bastante aplaudido durante toda a caminhada, realizada ao lado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, e de diversos secretários, Rui reforçou que neste momento de paz e muita devoção, não havia espaço para falar de política: "Ainda temos muito a fazer pela Bahia e não vamos debater política nesse momento de muita emoção. Eu só posso retribuir este carinho com muita garra e dedicação que resultem em ações para continuar melhorando a vidas das baianas e baianos", disse Rui.
..

Políticos baianos criticam vazamentos da Lava Jato

As conversas que vazaram no âmbito da Operação Lava Jato e que mostram o ex-governador da Bahia e hoje ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, tratando de doações de campanha e de influência do petista junto ao governo federal em favor de empreiteiros podem não representar uma mancha na imagem do ex-chefe do Executivo baiano. A análise é dos deputados federais José Carlos Araújo (PSD) e Arthur Maia (SD), governista e oposicionista, respectivamente. Ambos defendem a existência de provas concretas para que se trate do assunto com mais exatidão. Em conversa com a reportagem da Tribuna na tarde de ontem, Maia, líder do Solidariedade na Câmara Federal, criticou o vazamento de informações da operação que investiga ilícitos na Petrobras. “Francamente, o que eu vi até agora foi o ministro falando em recursos de campanha. Acho que precisa se ter uma noção mais clara para saber o que está acontecendo.

A Lava Jato é muito importante para o Brasil e acho que esse tipo de vazamento muito mais com o propósito de gerar notícia do que contribuir com as investigações e acabar com a corrupção no Brasil, acaba desmerecendo esse grande movimento feito pelo Ministério Público Federal, pelo Judiciário, que está renovando o país. Prefiro esperar qualquer tipo de conclusão a respeito do ex-governador Wagner para me inteirar sobre o assunto”, disse o líder.José Carlos Araújo, presidente do Conselho de Ética da Câmara Federal, disse ter observado o contexto em que os fatos são naturais e legais para a época. “Cada momento é um momento. Estão dizendo que Wagner participou de negociações para doação de campanha de Nelson Pelegrino (candidato à prefeitura de Salvador em 2012 pelo PT). Na verdade, a regra do jogo era uma, por ela era permitido que empresa fizesse doação para as campanhas. O pedido foi nesse contexto. Agora, o que não pode é aplicar regras novas em doações velhas. As novas doações agora são regidas por outras regras. São outros tempos, cada qual com seu cada qual...