Foram encontrados 815 registros para a palavra: vale do são francisco

FTC movimenta carreiras com Feiras de Profissões em colégios de Petrolina e Juazeiro

Na última semana, mais de 200 estudantes da escola Dom Bosco e Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto receberam orientações dos alunos e professores da FTC das Unidades Juazeiro e Petrolina. As Feiras de Profissões realizadas nas instituições reuniram os cursos de Direito, Psicologia, Engenharias Civil e Elétrica, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Nutrição. A atividade aconteceu dia 18 de setembro no Dom Bosco e dia 20 de setembro no Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto.

Alunos e professores da FTC montaram estandes para a exibição de materiais, livros, equipamentos, e também promoveram palestras e tiraram dúvidas sobre cada profissão. A ação foi elogiada por muitos alunos. “O evento reforçou ainda mais minha escolha pela carreira de Direito. Pretendo ser juiz. Recebi boas dicas de excelentes profissionais e tenho certeza que vou entrar na FTC. É uma faculdade muito boa. Vou aprender com profissionais com uma base profissional qualificada”, afirmou o aluno do Dom Bosco, Nicolas Lopes...

Inscrições abertas para o III Congresso de Serviço Social do Vale do São Francisco

Profissionais e estudantes da área do Serviço Social terão um espaço para debater questões que envolvem o exercício da profissão, no contexto atual, durante o III Congresso de Serviço Social do Vale do São Francisco. O evento acontecerá de 01 a 03 de outubro e é uma realização da Facape. Os participantes devem se inscrever  através do link http://bit.ly/2lYzOub . A taxa é R$25 para estudantes e R$50 para profissionais.

Em sua terceira edição o Congresso vai tratar sobre o desmonte do Direito Social em uma programação diversificada que contará com oficinas, minicursos e apresentação de trabalhos científicos. As atividades do Congresso terão início com a palestra 'Serviço Social contra o racismo um compromisso ético: 40 anos de resistência', ministrada pela Drª Magali da Silva Almeida, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFBA.  A programação completa do evento pode ser conferida aqui: http://bit.ly/2kDJwCf..

GRUPOS DE COMUNICAÇÃO POPULAR DO VALE DO SÃO FRANCISCO SÃO PROTAGONISTAS DE WEB SÉRIE LANÇADA EM JUAZEIRO

O lançamento da Web série “Comunicação Popular e o Exercício da Cidadania no Vale do São Francisco” pautou no Arco da Ponte em Juazeiro a história e trabalho desenvolvido por grupos e instituições que promovem comunicação popular na região. O evento aconteceu na ultima sexta-feira (13) e reuniu moradores de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e região. O projeto audiovisual desenvolvido pelos estudantes do 7° período do curso de Comunicação Social: Jornalismo em multimeios, da Universidade do estado da Bahia (UNEB), dialoga por meio de produções áudio visuais que serão disponibilizadas na web o desenvolvimento da cidadania por meio da comunicação popular. 

Ao todo são seis episódios que abordam de que forma a comunicação é desenvolvida pelos grupos registrados: Carrapicho Virtual, no salitre; Rádio Curaçá FM, na cidade de Curaçá; Rádio Poste do Bairro Quidé e Rádio Escola do Colégio Prof. Pedro Raimundo Moreira Rêgo, em Juazeiro e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e Comissão Pastoral da Terra (CPT) que desenvolvem um trabalho na zona rural da região.  Em cada um dos vídeos, com duração de 5 minutos, é possível perceber o engajamento dos personagens que produzem comunicação como uma forma de resistência e representação. ..

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: VALE DO SÃO FRANCISCO SEDIA MAIOR EVENTO DE ROBÓTICA DO SUL DO BRASIL

Aconteceu neste sábado (14) a Etapa Nordeste 2019 do Robotics Experience, maior evento de robótica do sul do país. No total, 28 equipes representaram variadas escolas do Vale do São Francisco e cidades circunvizinhas como Araripina, Candeias e Jacobina. Durante todo o sábado a comunidade pôde assistir à competições e projetos expostos no ensejo.

Liderados por um técnico, os grupos precisaram cumprir 5 desafios com seus robôs, de acordo com o tema proposto: "tecnologia a favor do esporte". Em cada prova as máquinas tinham que simular um esporte diferente, como futebol, ginástica rítmica e golfe. Três equipes realizaram todas as etapas: Colégio Colibri, de Candeias-BA, Colégio GEO, de Juazeiro-BA e Colégio Nova Geração, localizado em Araripina-PE. Ambas garantiram a vitória e vão poder se apresentar na edição nacional do evento que acontecerá em Blumenau-SC, no próximo ano.


Além da competição houve a exibição de projetos externos. A jovem Anna Luisa Santos, formada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), explicou como a sua ideia que surgiu aos 15 anos de idade pode ajudar milhares de pessoas. Ela desenvolveu uma tecnologia sustentável para filtrar a água contaminada através da energia solar. Essa iniciativa a fez ganhar várias premiações, inclusive o HackBrazil, evento de tecnologia em Harvard, a segunda maior universidade dos Estados Unidos. Além disso, de todo o continente da América Latina, ela foi a contemplada com o prêmio Jovens Campeões da Terra, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Outro projeto apresentado no evento foi o da equipe Bajaatinga, composta por estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação, todos da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Eles construíram um carro monotipo (de uma pessoa só) apropriado para diversos tipos de terrenos e estradas, inclusive locais íngremes.

A estudante Vitória Silva, de 11 anos, veio de Pilar-BA representar sua escola juntamente com outros estudantes. Ela relata que uma das coisas que aprendeu com o evento foi sobre inteligência emocional. "Estou aprendendo que eu tenho que me tranquilizar, ter menos ansiedade, saber lidar com os desafios e seguir em frente" afirmou.

Para o advogado Roberto Frota, de 46 anos, essa edição do Robotics Experience em sua cidade serviu para ele apresentar o mundo da robótica a sua filha Ana Beatriz, de oito anos. Ele afirma que em sua geração as áreas da engenharia e ciência eram ocupadas de forma predominante por homens, e o evento foi uma forma de inserir sua filha nesse contexto. "Eu procuro sempre mostrar para ela que o céu é o limite. A gente pode fazer tudo aquilo que queira", relatou.

Segundo o professor de matemática, Paulo Ricardo, além do evento ser uma grande oportunidade para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, também contribui para que as crianças e adolescentes aprendam sobre solidariedade e ação social, já que mesmo sendo de acesso gratuito, o Robotics Experience convida os participantes a doarem 1kg de alimento não perecível para destinar a uma entidade beneficente.

Há três anos o Robotics Experience percorre todo o Brasil levando os conceitos da prática da robótica de forma interativa, aproximando, assim, comunidade e instituições de ensino. Um dos organizadores da Etapa Nordeste 2019, André Sala, afirma que as expectativas para essa edição do evento foram alcançadas. "O evento serve como uma experiência de trabalho em equipe, de habilidades e competências que são muito úteis para a vida deles como um todo, então acredito que o objetivo do evento foi cumprido”, disse.
 
SOBRE O EVENTO

O Robotics Experience é uma organização da ROBOMIND, empresa de educação tecnológica com foco em robótica educacional, e se diferencia de outros torneios dessa área por mostrar um trabalho realizado pelos próprios estudantes. Nesse processo o professor é o mediador do conhecimento, adotando uma postura de incentivo ao valor a vitória e superação de desafios, ensinando que a vida não é uma competição, e sim uma jornada.  

A ROBOMIND

Representada pela Inovar Tecnologia Educacional, a ROBOMIND nasceu em Santa Catarina e hoje atua em mais de 16 estados brasileiros, no Oeste de Pernambuco, Bahia e Sergipe, além de atender a mais de 9.000 estudantes. Composta por diversos profissionais da área da educação, a empresa viu na robótica uma forma de estimular e potencializar as novas gerações a serem produtoras de conhecimento através de uma tecnologia que visa o bem comum.

Seguindo uma atuação que une professores, estudantes e famílias de diferentes contextos e regiões do país, a ROBOMIND busca contribuir com o desenvolvimento de pessoas críticas e que não se limitam a apenas consumir novos saberes, mas também construir novas direções de conhecimento...

Professora da Université du Québec à Trois-Rivières realiza atividades no Vale do São Francisco

Educação, inclusão e multiculturalismo. Estes são alguns dos eixos de pesquisa estudados pela professora Corina Borri-Anadon, Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), do Canadá, que está no Vale do São Francisco através de um acordo de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e sua instituição de origem. Durante 11 dias, a docente realizará diversas ações na região, como palestras, visitas a escolas, lançamento de livro e participações em aulas de cursos de pós-graduação.

A professora está em licença sabática e durante esse período tem como plano de trabalho o desenvolvimento de atividades em parceria com algumas universidades brasileiras, dentre elas, a Univasf, que possui convênio com a UQTR desde 2018. Corina iniciou seu calendário de ações no Vale do São Francisco na última segunda-feira (9) e permanecerá na região até o dia 20 de setembro, quando participará do Colóquio “Multiculturalismo no campo educacional”, na Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina (PE)...

Rede FTC movimenta a região com I Encontro de Nutrição do Vale do São Francisco

Mais de 120 pessoas, entre profissionais da área, estudantes da FTC e de outras faculdades, participaram do I Encontro de Nutrição do Vale do São Francisco, realizado pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), unidade de Juazeiro, no último final de semana. O objetivo do evento, que reuniu especialistas, foi trazer enfoques atuais no campo de Nutrição e movimentar conhecimentos e práticas saudáveis para qualificação da carreira e formação acadêmica.

A abertura do Encontro contou com a participação da professora Soraia Martins, que abordou o tema: “Estratégias de Incentivo à Alimentação Infantil”, destacando as principais fases de alimentação do bebê - como a introdução de alimentos sólidos, técnicas de desengasgo e diversos assuntos que contribuem para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis até a idade adulta...

Produtores do Vale do São Francisco participam de campanha com a bandeira nacional no 7 de setembro

Os produtores agrícolas de Petrolina e região vão comemorar a Independência do Brasil, no próximo dia 7 de setembro, hasteando uma bandeira nacional na porta das propriedades rurais. A iniciativa, que partiu da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, recebeu a adesão do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina a partir do chamamento da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina: "Vamos mostrar para o mundo que o agronegócio brasileiro é unido, que a nossa agricultura é pujante e sustentável", afirmou.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, a campanha no município já começou com a mobilização dos representantes do agronegócio regional. “A exemplo da nossa ministra, que vem conclamando o setor agropecuário a se unir diante das dificuldades e críticas, temos que ajudar o Ministério para melhorar o ambiente de negócios, reduzir a burocracia e abrir mercados”, ressaltou...

Em solenidade comemorativa, Fernando Bezerra credita à Codevasf a transformação do Vale do São Francisco

Senadores de vários partidos lembraram, em sessão especial no Plenário, nesta quinta-feira (29), os 45 anos de criação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesta quinta-feira (29).

Na solenidade, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) contou que vem da região conhecida como Polo Petrolina-Juazeiro, considerada a capital da fruticultura brasileira, com 3,8 milhões de toneladas de frutas produzidas por 150 mil trabalhadores em empregos diretos. Responsável por 90% da manga e da uva de mesa exportadas pelo Brasil, a região teve apoio da Codevasf para melhorar as condições de plantio...

Rede FTC participa da III Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho em Juazeiro

A equipe da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) da região do Vale do São Francisco - unidades Juazeiro e Petrolina – participou nesta quarta-feira (28) da III Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – III SIPAT, promovida pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Juazeiro.

Os alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho, modalidade integrada do IFBA, receberam as informações sobre os cuidados com a postura para não ocasionar lesões graves, como também orientações sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens. As orientações foram trazidas pelos coordenadores Denise Almeida (dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica) e Hugo Cavalcanti (de Fisioterapia e Enfermagem). Os profissionais ressaltaram que todas as atividades que possam imprimir algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs...

Deputado solicita realização de censo agrícola no Vale do São Francisco

O setor agrícola da região do Vale do São Francisco, no norte da Bahia, caminha para ter seus dados atualizados por meio de um censo. A pauta foi levada pelo deputado estadual Tum (PSC) ao secretário estadual de agricultura, Lucas Costa, durante audiência na quarta-feira, dia 28, em Salvador. O encontro foi acompanhado pelo representante do governo do estado em Brasília, Bebeto Galvão, e pelo prefeito de Casa Nova, Wilker Torres. A demanda passará, agora, por uma avaliação interna da secretaria.

O deputado lembra que a fruticultura, pecuária e a produção de verduras são responsáveis por movimentar boa parte da economia de, pelo menos, dez cidades banhadas pelo Rio São Francisco, a exemplo de Sobradinho, Casa Nova, Juazeiro, Remanso, Uauá, Sento-Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Canudos...

Estande da FTC de Petrolina atrai alunos no XV Seminário de Profissões

Alunos e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Petrolina ajudaram na escolha das carreiras dos estudantes do ensino médio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, no último sábado (24), durante a realização do XV Seminário de Profissões do Colégio Auxiliadora. 

Os estudantes apresentaram nos estandes maquetes, plantas, equipamentos, além de darem explicações sobre Psicanálise, de forma interativa, isso a pedido dos futuros psicólogos. O alunado ficou encantado e saiu motivado, com uma noção mais clara das áreas e mais decididos sobre qual profissão seguir, é o que confirma uma das alunas do colégio Auxiliadora, Ana Rita Azevedo. “Arquitetura é minha paixão. Hoje, saio do evento mais convicta do que quero para meu futuro profissional. Os professores e alunos da FTC estão de parabéns”, frisou entusiasmada...

Gonzaga Patriota fala sobre exportação de frutas do Vale do São Francisco e do Programa Todos Por Pernambuco

Ao subir na Tribuna da Câmara dos Deputados, na tarde desta terça-feira (27), Gonzaga Patriota (PSB) comentou sobre o número expressivo da exportação de frutas do Vale do São Francisco. O parlamentar também falou da importância do Programa Todos Por Pernambuco.

"São dois pronunciamentos, um que trata da fruticultura do Vale do São Francisco. A gente tá aumentando para quase 500 mil toneladas de produtos exportados este ano. Precisamos que o governo olhe também para os fruticultores, principalmente para os problemas de energia e água", comentou...

Matéria do Jornal Correio da Bahia revela Mitos e verdades sobre os vinhos produzidos no Vale do São Francisco

Matéria assinada pela jornalista Paula Theotonio e publicada no último sábado, dia 24,no Jornel Correio da Bahia, revela mitos e verdades sobre os vinhos produzidos no Vale do São Francisco. Confira: Desde que seus rótulos começaram a chamar atenção no mercado e nas premiações especializadas pelo mundo, os tintos, brancos e espumantes do Vale do São Francisco vem causando um misto de fascínio e incredulidade entre os apreciadores. 

Não é por menos: a região que compreende a produção anual de 4 milhões de litros de vinhos finos está no semiárido brasileiro, em meio à Caatinga. Fica a apenas 8 graus da linha do Equador, enquanto as áreas tradicionais do Velho e Novo Mundo estão para além dos Trópicos de Capricórnio e Câncer. A média de chuvas é baixa, de 470 mm anuais; e a terra está exposta a mais de 3.100 horas nesse período. E, mesmo assim, as cinco vinícolas em plena produção colhem até duas safras e meia por ano. Como isso se explica?..

COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA SE REÚNE COM SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Nesta quarta-feira (21), em sua página pessoal no facebook o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Alves Brandão divulgou encontro com secretários de educação da região do São Francisco e de Ibicaraí. No encontro o comandante abordou as melhorias proporcionadas com a implantação dos Colégios da Polícia Militar da Bahia nas escolas municipais destas localidades.

Revelou o Coronel Anselmo Brandão “Me reuni com secretários de educação da região do São Francisco e de Ibicaraí. Na pauta, as visíveis melhorias proporcionadas a partir da implantação do modelo dos Colégios da Polícia Militar da Bahia nas escolas municipais destas localidades. Houve avanço no desempenho dos alunos, no comportamento dentro e fora da escola, participação dos pais e responsáveis, atuação humanista dos militares responsáveis pela disciplina, na qualidade do trabalho dos professores, e até na redução de ocorrências policiais nos bairros onde estes colégios estão inseridos. Participaram do encontro os secretários de educação de Sento-Sé, Isamar Reis, de Sobradinho, Ducilene Kestering, de Sobradinho, Rosicler Oliveira, de Ibicaraí, Jailma Guimarães, além do Capitão Crishwelber, comandante do policiamento de Campo Formoso, e do coordenador de disciplina, Sargento PM RR Da Silva”..

Vale do São Francisco: Pesquisadores da Univasf coordenam investigação sobre morte e desaparecimento de abelhas

Pesquisadores do Centro de Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), estão investigando as possíveis causas de morte e desaparecimento de abelhas na região. A pesquisa foi motivada a partir de um inquérito, instaurado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), após criadores de abelha e produtores de mel relatarem que houve uma diminuição na ocorrência da espécie Apis mellifera na região, nos últimos anos, sem causa identificada. Para a realização do estudo, o Cemafauna conta com o apoio da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Cardiff, no País de Gales.

Para o estudo, o Cemafauna realizou a coleta de abelhas mortas e do mel produzido por essa espécie. “A pesquisa envolveu somente a Apis mellifera por ser a espécie de interesse dos apicultores que diagnosticaram o problema na região”, conta a coordenadora da pesquisa no Cemafauna, a bióloga Aline Andrade. Ela destaca que esta espécie é responsável por grande parte da polinização de frutos. “Embora seja exótica, ela tem ampla distribuição por todo o país, com importante papel ecossistêmico nos serviços de polinização e, consequentemente, na produção de frutos”, explica...

Morte de abelhas no Vale do São Francisco continua sendo investigada e preocupa produtores de frutas

A morte de abelhas está preocupando criadores e agricultores do Vale do Rio São Francisco, em Pernambuco. A região é uma das principais produtoras e exportadoras de frutas do país e o inseto tem papel fundamental na atividade. Segundo a Associação dos Criadores de Petrolina, há 3 anos os 32 associados conseguiam extrair mais de 30 toneladas de mel por ano. Atualmente, a produção não chega a 20 toneladas.

A preocupação com o sumiço dos insetos foi trazida também para o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna). Os pesquisadores estão tentando descobrir o que pode estar provocando essas mortes. O estudo está sob a responsabilidade da pesquisadora Aline Andrade e Silva, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Foram coletadas abelhas mortas e também mel de diversas colônias da região...

Dirigentes dos sindicatos rurais do Vale do São Francisco participam da 6ª edição da Marcha das Margaridas 2019 em Brasília

Centenas de trabalhadoras do campo, das florestas, das águas e das áreas urbanas de todo o Brasil marcharam nesta quarta-feira (14), em defesa dos seus territórios e na luta pela democracia, justiça social, igualdade e pelo fim da violência contra as mulheres. A Marcha das Margaridas e a Marcha das Mulheres Indígenas teve início nesta terça-feira (13), em Brasília debatendo os temas agroecologia e o enfrentamento da violência contra a mulher do campo.  

Dirigentes dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Vale do São Francisco, das cidades de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Sobradinho, Petrolina, além do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Agrícolas, Agroindustriais e Agropecuárias (SINTAGRO) e da União Brasileira de Mulheres (UBM), participaram da sexta edição da Marcha...

Desafio de robótica será realizado pela primeira vez no Vale do São Francisco

O Vale do São Francisco vai sediar pela primeira vez, um dos maiores eventos de Robótica Educacional do Brasil.  O Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina -PE, será palco da 1ª etapa regional do ROBOTICS EXPERIENCE, o maior evento de robótica do Sul do país, sendo um dos principais eventos educacionais da área no Brasil.

O torneio será realizado no sábado, dia 14 de setembro, das 09:00h as 16:00h, com a presença de várias instituições   educacionais públicas e privadas, parceiras ROBOMIND no   Oeste   de  Pernambuco   e   Bahia, além   de   escolas convidadas...

Mariana Aydar será uma das atrações Festival de Artes do Vale do São Francisco

Durante o mês de agosto Petrolina vai se tornar a capital cultural do Sertão pernambucano.  De 16/8 a 31/8 o Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal,  movimentará a cidade com a realização da 15ª edição da Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco.

A programação comemorativa de 15 anos do festival, que acontecerá em Petrolina, Juazeiro (BA) e Lagoa Grande (PE), foi lançada no Teatro Dona Amélia. Consolidado como importante projeto multicultural do Vale do São Francisco, a Aldeia é um desdobramento do Palco Giratório, maior projeto de artes cênicas em circulação no país, e contará com a participação de mais de cem artistas regionais e nacionais...

Vale do São Francisco exporta 9 milhões de caixas de manga para EUA; dados são apresentados no 11º Workshop Internacional da NMB

Segundo maior mercado consumidor final da manga produzida no Vale do São Francisco (depois da Europa), os Estados Unidos compraram da região 9 milhões de caixas, no ano passado. Entre 2005 e 2018, o consumo dos americanos aumentou 87% e hoje já importam 115 milhões de caixas da fruta que também é produzida por países como México, Peru e Equador. Cientes da importância desse mercado, produtores, técnicos e pesquisadores participaram na última quarta-feira (7) do ‘XI Workshop Internacional da National Mango Board’, em Petrolina (PE). No evento, eles discutiram a melhoria da produção e da qualidade da fruta.

O workshop é uma iniciativa da NMB (National Mango Board), entidade de fomento ligada ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (sigla em inglês USDA) com apoio da Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport). De acordo com o diretor de marketing da instituição brasileira, Caio Coelho, foi a partir dessa parceria que os produtores da região saíram das 500 mil caixas de manga enviadas aos EUA para chegar aos 9 milhões ao ano, em 20 anos.

“Os números de exportação são grandes. Como um exportador que acompanha esse mercado, acho que chegamos a um volume que requer mais administrar do que expandir”, disse o diretor de Marketing da Valexport, Caio. Segundo o gestor, a distância do mercado estadunidense e o chamado ‘custo Brasil’ tendem a limitar maiores expansões. “Nosso custo de água e energia tem aumentado bastante nos últimos anos, somadas a isso temos as despesas com os tratos culturais, cuidados com o meio ambiente, fertilizantes e defensivos agrícolas, que custam o dobro se comparados aos países produtores concorrentes México, Peru e Equador”, explica.

No encontro, que trouxe o diretor de Pesquisa do NMB, Leonardo Ortega, e a gerente de Relações Industriais, Carla Sosa, os produtores, técnicos e pesquisadores do Vale puderam interagir em palestras proferidas por pesquisadores da Embrapa e Univasf, como: ‘Efeitos nutricionais e fisiológicos dos bioestimulantes em manga’, ‘Insumos biológicos para o manejo de pragas e doenças da mangueira’, ‘Panorama atual das pragas da mangueira no Vale do São Francisco’. À tarde, exportadores e diretores de fazendas participaram ainda de uma reunião de trabalho e discussão com os representantes da National Mango Board. Na oportunidade, fizeram análises do comportamento da manga brasileira no mercado americano, sendo apresentadas novas pesquisas desenvolvidas pela NMB...