Foram encontrados 453 registros para a palavra: risco

Wagner alerta governo federal para risco de fechamento de empresas na Bahia

O secretário de Desenvolvimento Econômico do estado da Bahia Jaques Wagner alertou hoje para o risco de fechamento de empresas ligadas à cadeia da energia eólica no estado, e a perda de postos de trabalho, caso o Governo Federal não retome de imediato os leilões para a instalação de novos parques, além dos investimentos em linhas de transmissão. "O governo do estado está com as contas equilibradas, a Bahia pronta para crescer ainda mais, mas há esse gargalo. Se a questão não for resolvida, as empresas começarão a encontrar sérias dificuldades para continuar produzindo", disse.  

De acordo com o superintendente de Promoção do Investimento da SDE, Paulo Guimarães, que hoje se reuniu com o grupo de trabalho Bahia/Sergipe da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), em Salvador, a situação é crítica.  "A Bahia tem um dos maiores potenciais eólicos do país. Os leilões de energia precisam voltar a acontecer o quanto antes sob risco de empresas de energia fecharem no estado. O problema das linhas de transmissão deixa de ser somente do setor elétrico e passa a ser também do setor industrial", afirmou. O evento contou com a participação de representantes do governo do Estado e de instituições e empresas ligadas ao setor elétrico, e com a organização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)...

AL-BA APROVA PROJETO DE LEI DO DEPUTADO SOLDADO PRISCO

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia aprovou Projeto de Indicação (PI) do deputado estadual soldado Prisco que visa conceder isenção do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição por policial, bombeiro militar e civil de armamento de fogo. O parecer da Assembleia foi encaminhado ao governador Rui Costa que deve aprovar ou vetar a indicação.
 
O deputado soldado Prisco protocolou Projeto, em meados do mês de fevereiro, tendo a resposta positiva da maioria da Mesa Diretora ao final do mês de março. “O objetivo é que os servidores da segurança tenham privilégios fiscais para aquisição de armas, seja para uso em serviço ou fora dele, tendo em vista a dificuldade financeira enfrentada pela categoria. Desta forma, teremos justo benefício”, explicou. ..

Macacos do Zoológico não oferecem risco relacionado à febre amarela

Cerca de 200 primatas, de diferentes espécies, vivem no Parque Zoobotânico de Salvador, localizado no bairro de Ondina. Apesar das dúvidas e apreensão de baianos e turistas, eles não oferecem risco à população de infecção por febre amarela. A coordenação do parque, que é ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), tem recebido ligações e perguntas de visitantes e esclarece que não há motivo para medo desses animais nem para agressões a outros macacos que vivem na natureza.

"Os primatas são hospedeiros assim como nós, humanos. Mesmo que um macaco esteja doente, ele não é capaz de fazer a transmissão direta ao homem", explica o coordenador e médico veterinário do Zoo de Salvador, Vinícius Dantas. O veterinário acrescenta que, "na verdade, a morte deles [primatas] serve como um alerta para a vigilância sanitária saber da presença do vírus e do risco da doença chegar aos humanos, mas não através do macaco. Temos que tratar esses animais como parceiros e não como vilões"...

Juazeirense vence Galícia em casa e diminui risco de rebaixamento no Baiano

A Juazeirense estava devendo uma vitória no Adauto Moraes ao seu torcedor. E ela veio em um momento importante no Campeonato Baiano. O Cancão bateu o Galícia, em casa, por 1×0, foi a nove pontos e abriu cinco do Flamengo de Guanambi, o primeiro time na zona de rebaixamento do estadual. A derrota sacramentou o rebaixamento da equipe de Salvador.

Apesar da situação do adversário na tabela, que havia somado apenas um ponto no campeonato, o Cancão não encontrou facilidades diante do Galícia. Após um primeiro tempo de poucas emoções, a Juazeirense só conseguiu definir a partida na segunda etapa, com um gol do atacante Emerson Bahia. A primeira etapa não foi boa para os atacantes do Cancão. Sassá e Danilo Balla perderam boas oportunidades para abrir o placar dentro da grande área. No finalzinho, pressão dos donos da casa que ainda colocaram uma bola na trave com o lateral-esquerdo Marquinhos...

Secretário do Ministério da Agricultura afirma que não há 'risco sanitário' no país

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luiz Eduardo Pacifici Rangel, disse neste domingo (19) que "não há risco sanitário" no país por conta das denúncias reveladas pela Operação Carne Fraca. A declaração foi dada pelo secretário ao chegar no Palácio do Planalto para reunião com o presidente Michel Temer. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, além de representantes de frigoríficos devem comparecer ao encontro para discutir sobre as acusações da Polícia Federal. "Não existe risco sanitário medido no primeiro momento nas avaliações que fizemos das principais denúncias feitas pela Justiça. A ideia é que a gente consiga reagir rapidamente para poder tranquilizar a sociedade", explicou Rangel.

A Operação Carne fraca, deflagrada nesta sexta-feira (17), apura fraudes em frigoríficos no Brasil e o pagamento de propina para agentes de fiscalização do Ministério da Agricultura. Funcionários de superintendências regionais dos estados de Paraná, Minas Gerais e Goiás eram pagos para facilitar a produção e fiscalização de alimentos adulterados. "Todas as informações citadas são preocupantes do ponto de vista de corrupção, mas, do ponto de vista sanitário, estamos tranquilos porque as questões sanitárias apontadas ali não trazem risco para a população nem para a exportação", disse o secretário. Entre outras irregularidades, os frigoríficos investigados teriam vendido carne fora da validade - usando produtos químicos foram usados pra maquiar o cheiro -, injetado água para aumentar o peso e inserido carne de cabeça de porco na linguiça...

Deputado soldado Prisco repudia estratégia de ação da SSP da Bahia em colocar policiais infiltrados em ônibus coletivo

O deputado estadual soldado Prisco criticou, na manhã desta quinta-feira (26/01), a ação da Secretária de Segurança Pública (SSP) que obriga os policiais do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc) a realizarem estratégias de segurança infiltrados como passageiros em ônibus, estações de transbordos, nos pontos, no combate aos assaltos em coletivos e  também a divulgação desse tipo de operação pelo jornal Correio da Bahia, que alertou para o uso, predominante, de mulheres nas operações. 

De acordo com o parlamentar, as prisões realizadas em dois anos não justificam o risco enfrentado pelos servidores públicos. "A ação coloca não só os policiais em situação de total vulnerabilidade como também traz risco de morte  a todos presentes no coletivo , que podem ser vítimas fatais de um possível confronto", alertou. ..

Temer prejudica pescadores e põe em risco ecossistema marinho, afirma Galo

O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, deputado estadual Marcelino Galo (PT), criticou a publicação, nesta terça-feira (24), de um decreto pelo governo Michel Temer que endurece as regras de concessão do seguro-defeso a pescadores, benefício social pago durante o período de reprodução de espécies ameaçadas em que a pesca é proibida. Com as mudanças, a equipe do presidente espera economizar R$ 2 bilhões por ano. Para Galo, a medida, além de prejudicar os pescadores e pescadoras, põe em risco a preservação de várias espécies do ecossistema marinho brasileiro na medida em que libera a pesca de peixes no período de reprodução.

"Essa medida absurda representa um grande retrocesso, na medida em que, além de prejudicar os pescadores e pescadoras, trabalhadores mais vulneráveis da cadeia produtiva da nossa economia, põe em sério risco espécies do nosso ecossistema marinho", refletiu. "Esse é um governo que vive de dar golpes, de usurpar direitos, prejudicar e perseguir os trabalhadores, mas evita taxar, por exemplo, as grandes fortunas e os agrotóxicos", enfatizou Galo, que já foi Superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) na Bahia no governo do presidente Lula...

Farmacêutico do HU-Univasf alerta sobre os riscos da automedicação

A automedicação é um hábito bastante comum entre os brasileiros. Dores de cabeça, febre, entre outros problemas, são tratados com doses de “remedinhos” indicados por parentes ou amigos sem qualquer orientação médica. O que pouca gente sabe é dos riscos que essa prática pode trazer à saúde.

Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fundação Oswaldo Cruz, os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil. No Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), a maior parte dos casos de intoxicação é causada por medicamentos ou envenenamento por produtos químicos...

Setor de pediatria do HDM/IMIP alerta sobre o risco de Caxumba

Esta semana, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou um boletim reforçando a importância da vacina tríplice viral como medida preventiva contra a caxumba - uma infecção viral aguda que afeta as glândulas parótidas, responsáveis pela produção da saliva e que ficam localizadas abaixo dos lóbulos das orelhas. Desde 2015 vem sendo observado em todo o país surtos da doença, com os primeiros registros em Pernambuco datados do mês de maio do ano passado. Ao longo de 2016 foram notificados 76 surtos envolvendo 836 casos no estado.

De acordo com o setor de Doenças e Agravos da SES, quanto mais rápida a comunicação, mais efetivas serão as medidas adotadas pelos municípios. Por isso, o setor de pediatria do Hospital Dom Malan (HDM/IMIP) se antecipa e busca informar à população as principais características da doença, visando assim contribuir com a prevenção. “Às vezes o que as pessoas precisam é de informação e nós não vamos pecar por essa falta de esclarecimento, até porque fazemos parte de uma rede de saúde e todos nós somos parceiros nesse sentido”, ressalta a pediatra, Dr.ª Fernanda Patrícia Novaes...

Casas em situação de risco são removidas das margens do canal Malhada da Areia

A obra de urbanização do Canal Malhada da Areia segue em ritmo acelerado e, seguindo o cronograma da obra, na manhã desta quarta-feira (28), 16 casas construídas em áreas impróprias, ou em situação de risco às margens do canal, foram demolidas para que a obra avance ainda mais.

Desde o mês de setembro a equipe técnica social responsável pelo acompanhamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em Juazeiro, coordenada pela diretoria de habitação da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade (SEDIS) está em campo identificando todas as situações de risco...

Proerd conscientiza 70 mil estudantes sobre os riscos das drogas

Cerca de cinco mil estudantes do 5º ao 7º ano do ensino fundamental receberam o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), em cerimônia realizada no Estádio de Pituaçu, com a presença do governador Rui Costa, do cantor Carlinhos Brown e outras autoridades, nesta terça-feira (29). Com a formatura, somente neste ano, mais de 70 mil crianças e pré-adolescentes estão preparados para dizer não às drogas.

No evento, Rui destacou que o Proerd é uma grande corrente do bem, em nome da paz e da família. "Eu acho que o programa desperta em cada criança, em cada família, essa consciência. A sociedade é construída por cada um de nós. E isso aqui é uma sensibilização que fazemos desde cedo, desde que a criança tem 10, 11 anos. Na Bahia, mais de 400 mil crianças já passaram pelo Proerd. Este ano foi quase o dobro das certificações realizadas em 2015. É uma grande corrente do bem, a favor da paz e da família"...

Casas no povoado do Caboclo, em Pernambuco, com risco de desabamento

Cerca de 25 imóveis em situação de risco foram identificados na área do Sítio Histórico de Caboclo. A Comissão de revitalização do Caboclo, na pessoa do arquiteto Cosme Cavalcanti, encaminhou à Promotoria Pública de Afrânio uma solicitação de providências urgentes. A atual situação dos imóveis pode até mesmo  causar acidentes a crianças e pessoas. 

Segundo Cosme Cavalcanti, a Comissão já entrou diversas vezes com os proprietários (herdeiros) das casas e não houve nenhum movimento para sanar a situação que oferece riscos para a comunidade, além de destoar das normas exigidas pela preservação do sítio histórico..

Médico descarta risco de epidemia por vírus H1N1 após morte de estudante da Facape

A direção da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) entrou em contato com o médico responsável pelo caso de Lucas dos Santos Souza, discente do quarto período do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, que veio a óbito na última quarta-feira (16), após dar entrada no hospital com suspeita de ter contraído o vírus H1N1.

Segundo o médico, José Carlos Moura, não há risco de epidemia. Exames para constatar se a causa da morte do estudante foi realmente pelo vírus H1N1 foram realizados e estarão prontos dentro de cinco dias.  A Vigilância Epidemiológica do município foi acionada e a Secretaria de Saúde da cidade informou que não existe relato de epidemia ou surto de Influenza por H1N1 no estado de Minas Gerais e essa não é a época de maior circulação do vírus...

Riscos de acidentes preocupam pais de alunos do Rui Barbosa e Geo

Pais de alunos tem encaminhado emails ao Blog, esta semana, solicitando a atenção dos gestores do transito, especialmente a polícia militar, para os riscos que pais e alunos estão correndo em trechos da avenida Antonio Carlos Magalhães, próximo ao Colégio Rui Barbosa Geo.

Eles reclamam da pressa que alguns veículos passam no local, em que pese às faixas de pedestres e redutores de velocidade, além da ausência de fiscalização para evitar possíveis acidentes...

Reprodução de peixes para revitalizar São Francisco permite reaparecimento de espécies em risco de extinção

Os peixamentos, que fazem parte das ações do Ministério da Integração Nacional para revitalizar o Rio São Francisco, contribuíram para que duas espécies de peixes, que estavam sumidas das redes dos pescadores no baixo São Francisco, voltassem a ser pescadas: a curimatã pioa e a matrinxã. Ambas foram reproduzidas nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão vinculado à Pasta. As unidades são consideradas referência no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias de reprodução, larvicultura e alevinagem de espécies nativas do rio.

No total, foram produzidos para a recomposição e manutenção da ictiofauna mais de 134 milhões de peixes de espécies nativas do São Francisco e não nativas, que são destinadas ao apoio da piscicultura na bacia. Para os peixamentos foram destinados 73 milhões de espécies nativas, entre elas cari, pacamã, piau, pacu, curimatã, pioa e piaba, além das outras duas que estavam em risco de extinção. O restante foi para apoiar a aquicultura da bacia...

Coelba alerta para riscos de Pokemóns próximos à rede elétrica e subestações de energia

Card divulgado no Facebook da Coelba

A Coelba alerta os usuários do jogo Pokemón Go sobre os riscos de caçar os monstros virtuais próximos da rede elétrica e dentro de subestações de energia. A empresa lembra que apenas profissionais capacitados e a serviço da concessionária estão autorizados e aptos a subir em postes e entrar em instalações de acesso restrito do sistema elétrico...

TRE-BA intensifica as estratégias de segurança para combater situações de risco

Diante das ameaças de possíveis ataques terroristas no Brasil, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deflagrou estratégia de segurança para o dia das Eleições Municipais 2016, que acontecem em 2 de outubro, e também para proteger servidores, magistrados, terceirizados e demais cidadãos que circulam no órgão. As ações foram intensificadas após o episódio do último domingo, 24 de julho, quando o bacharel em Direito Frank Costa ameaçou explodir uma bomba em um centro universitário de Salvador, durante o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A situação causou pânico e correria no local, acendendo também o alerta para medidas de proteção contra ataques isolados, que podem ocorrer em espaços que concentrem uma grande quantidade de pessoas. O "TRE-BA Especial" traz uma entrevista com o Secretário de Gestão de Serviços da Justiça Eleitoral baiana, Adriano Motta Gallo, que também é especialista em gerenciamento de crise, para abordar, entre outras questões, quais os principais procedimentos que devem ser adotados em uma situação de emergência.  ..

Caixa corre risco de precisar de aporte de R$ 5 bi do governo neste ano

A Caixa Econômica Federal corre o risco de precisar de um aporte de R$ 5 bilhões do governo ainda em 2016 para cobrir um rombo no Fundo de Pensão de seus trabalhadores, a Funcef. De acordo com a Folha de S. Paulo, a questão está em discussão entre executivos do banco e o valor pode ser ainda maior diante da recessão do país que eleva as taxas de inadimplência em empréstimos e afeta as receitas dos bancos. No último mês, o atual presidente da Caixa, Gilberto Occhi, afirmou que o banco não precisaria de aporte de recursos pelo governo, considerando que a instituição busca gerar recursos com a venda de fatias em seus negócios de seguros, loterias e cartões de crédito. ..

IBAMETRO E ÓRGÃOS PÚBLICOS ALERTAM SOBRE RISCOS DE ESTRANGULAMENTO DE CRIANÇAS EM CORTINAS E PERSIANAS

A adesão à campanha mundial sobre riscos de estrangulamentos de crianças, inclusive fatais, causados por cordões de persianas e cortinas, deflagrada pelo Inmetro e parceiros ligados aos direitos do consumidor, na segunda quinzena de junho, foi o ponto alto do encontro da Rede Consumo Seguro e Saúde-BA (RCSS-BA), sediado no Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) nesta quinta-feira, dia 30. O evento trouxe a Salvador representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que vieram conhecer as estratégias locais e nacional de enfrentamento aos acidentes de consumo. O tema do sufocamento causado por estes cordões foi um dos assuntos debatidos. Apesar da falta de estatísticas no Brasil, os Estados Unidos, por exemplo, registram cerca de 12 crianças mortas, a cada ano, por esse tipo de ocorrência. De acordo com levantamento do Inmetro, as crianças mais vulneráveis têm entre 0 a 6 anos.

Dentre as deliberações tomadas no encontro, os vinte e seis órgãos públicos e entidades civis, que compõem a RCSS-BA decidiram aderir à campanha global "#CortinaSegura", com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os riscos desse tipo de acidente...

Serviço Social da UPAE/IMIP alerta sobre os riscos de queimaduras durante os festejos juninos

A equipe do Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, nesta quarta-feira (22), uma atividade educativa com os pacientes do serviço ambulatorial, que teve como objetivo orientar sobre os riscos de queimaduras durante os festejos juninos.

Além de dicas para evitar acidentes, principalmente com crianças, as pessoas foram informadas sobre o que fazer diante de uma queimadura. “É uma prática da unidade de saúde desenvolver essas ações educativas. Desse modo, buscamos trabalhar com a prevenção e a orientação”, esclarece a coordenadora do Serviço Social, Nazaré Cunha. O trabalho educativo, com palestras e entrega de panfletos, teve como base as informações abaixo:..