Foram encontrados 487 registros para a palavra: livro

Jornalista britânico conta história da batalha entre polícia e traficantes no Rio de Janeiro

O jornalista britânico especializado em crime organizado Misha Glenny conta a história de Nem no livro O Dono do Morro: um homem e a batalha pelo Rio (Companhia das Letras), lançado no ano passado.

Em entrevista à BBC Brasil, ele considera que ainda há lacunas a se preencher sobre o papel que o ex-chefe do morro, preso em 2011 e atualmente em um presídio de segurança máxima em Porto Velho, Rondônia, teve no episódio. Mas diz que Nem continua sendo "extremamente influente" na Rocinha e que Danúbia vinha buscando maior protagonismo na comunidade, com uma divisão de forças entre ela e Rogério 157. O sentimento é de preocupação generalizada. As pessoas estão extremamente assustadas e apreensivas. Não sabem como a situação vai se desenrolar, mas sabem que ainda não terminou...

Livro e documentário sobre ACM será lançado em Salvador

Lembrado pelo amor que nutriu pela Bahia e pela paixão pela política, Antonio Carlos Magalhães (1927-2007) acumulou em seus 79 anos de vida muitas histórias que ficaram conhecidas pelo fato de mais de cinquenta deles terem sido dedicados à vida pública. Muitas delas, no entanto, aconteceram na intimidade daqueles que conviveram de maneira mais próxima com ele. São essas histórias que estão reunidas no livro ACM em Cena, que será lançado nesta quinta, no Espaço Itaú Glauber Rocha, às 19h.

Aberto ao público, o evento integra as celebrações em homenagem aos 90 anos de ACM, que teria completado a idade no último dia 4 de setembro. Na ocasião, também será lançado o documentário ACM - Tempo e Espaço, produzido pelo cineasta Oscar Santana e que chegou a ser conferido e aprovado pelo  próprio ACM pouco mais de um mês antes de morrer.
 
Livro e filme eternizam o legado deixado pelo político que ingressou na carreira em 1954, tendo atuado como deputado estadual e federal, prefeito de Salvador, governador da Bahia, Ministro das Comunicações no governo José Sarney e senador da República...

Universidade Federal da Bahia: com palestras, exposições e livros, Enecult começa nesta terça (12)

 

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) promove, a partir desta terça-feira (12), o XIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult). O projeto é centro de discussões entre diferentes áreas do conhecimento no campo da cultura. O evento, aberto gratuitamente ao público, reúne palestras, exposições, feiras de artes, lançamentos de livros e apresentações musicais. Os minicursos, simpósios e relatos de experiência também dinamizam a programação, que dura até sexta-feira (15). ..

Professor Juracy Marques lança livro A Ecologia de Freud: os ecossistemas da natureza humana

O professor Juracy Marques,  lança nesta quarta-feira (30), às 18hs,  no Campus da Uneb-Juazeiro o livro A Ecologia de Freud: Os Ecossistemas da Natureza Humana. O evento acontece na 7ª edição do Workshop Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido e IV Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco.

Nascido em Jaguarari,  Juracy é cidadão do mundo comprometido com tudo que se relaciona com a melhoria do desenvolvimento ecológico sustentável. Juracy é doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez pós-doutorado em Ecologia Humana na Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) e em Antropologia pela UFBA. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde é professor permanente dos mestrados de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGECOH) e do de Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)...

Cepe lança nesta quarta-feira (29) livros que contam a história da ditadura militar com repercussão internacional

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) lançará nesta terça-feira 29, às 19h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, dois livros que ajudam a compreender melhor, tanto através dos textos quanto das imagens, alguns episódios que abalaram o cenário político do país durante a ditadura militar, com grande repercussão na esfera internacional.

Escrito pelo jornalista e mestrando em Antropologia Luiz Felipe Campos, que dedicou cinco anos à pesquisa que resultou no livro, O Massacre da Granja São Bento coloca luz sobre uma das mais brutais e nebulosas chacinas praticadas contra militantes de esquerda durante o regime militar, da qual praticamente só se conhecia as versões oficiais. O fato, que teve repercussão internacional, aconteceu em 1973 em Pernambuco, mais precisamente, em Abreu e Lima...

Professor e pesquisador da Universidade Federal de Sergipe visita Juazeiro e Petrolina

O professor da Universidade Federal de Sergipe, doutor Antonio Fernando de Araújo, é pesquisador e autor de vários livros, entre eles O cangaço nas Batalhas da Memória e Combates entre história e memórias. O professor encontra-se em Juazeiro e trouxe na bagagem o livro "Escritos de Ocasião".

Escritos que ultrapassam os muros do meio acadêmico para chegar ao público e estimular a reflexão ontem, hoje e amanhã, a partir de olhares e análises de quem se dedica à historicidade dos tempos. Essa é um dos lemas e bom combate de Fernando de Sá. O mais recente livro ‘Escritos de Ocasião (1991-2014)’ consiste numa coletânea de artigos publicados na imprensa sergipana.  ..

Livro de Dom Beto Breis será lançado em Juazeiro neste sábado (26)

O bispo diocesano Dom Beto Breis lançará no próximo sábado (26) em Juazeiro o seu primeiro livro, “Francisco de Assis e Charles de Foucauld: Enamorados do Deus humanado”. O evento acontecerá na Catedral-Santuário N. Sra. das Grotas a partir das 17h e será aberto ao público. A obra, publicada pela editora Paulus, aborda duas grandes figuras da espiritualidade cristã. Para o autor, as vidas dos dois místicos vão de encontro ao desejo do Papa Francisco por uma Igreja mais despojada e centrada no essencial.

Segundo Dom Beto, Francisco de Assis e Charles de Foucauld tiveram como ideal de vida a imitação de Cristo “que existindo em condição divina, não se apegou ao ser igual a Deus, mas despojou-se, assumindo a forma de escravo e tornando-se semelhante ao ser humano” (Fl 2,6-7). O autor apresenta em Francisco o modo apostólico de seguir Jesus e em Charles a vida oculta de Jesus de Nazaré...

CAMPANHA "ESQUEÇA UM LIVRO" EM JUAZEIRO E PETROLINA

Hoje, dia 25 de julho, na região do Vale do São Francisco foi o dia do desapego literário mais conhecido como o dia de esquecer um livro em algum lugar público. Três pessoas na região espalharam vários livros pelas duas cidades, tanto em Petrolina como em Juazeiro. Em Petrolina, quem espalhou os livros foram a blogueira Josélia Maria e a professora Ediane Fonseca, já em Juazeiro foi o estudante Kauan de Barros. Em cada livro havia uma mensagem escrita na capa falando sobre o dia de esquecer um livro, e sobre a importância de espalhar o conhecimento pelo mundo. Varios livros já foram encontrados. (Com informações de Kauan Barros) ..

Prefeitura celebra aniversário com lançamento de livro e exposição no Museu Regional do São Francisco

Na noite desta quinta-feira, 13, a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, apoiou o lançamento do livro Canções de Ninar Nego D'água, do artista Wellington Monteclaro, e a exposição ‘Juazeiro nos Caminhos da História’, no Museu Regional do São Francisco. O evento entrou no calendário de comemorações dos 139 anos de Juazeiro e contou com a presença do prefeito Paulo Bomfim e secretários municipais, além de Dalva Lima, mãe de Wellington.

Dalva emocionou o público com suas palavras. "Quero agradecer a quem idealizou esse evento e a Luíz Hélio, que aceitou o desafio de publicar o livro. Agradeço ainda ao ex-prefeito Isaac por todo apoio que deu ao meu filho e a Paulo Bomfim por este reconhecimento. Esse livro é um hino de amor a Juazeiro. As qualidades de Wellington ficarão para sempre entre nós. Wellington vive!", disse emocionada a mãe do autor de Canções de Ninar Nego D'água...

139 anos de Juazeiro leva ao público concerto, exposição, festival de fanfarras e lançamento de livro

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes tem programação cultural diversificada para homenagear os 139 anos da cidade. No dia 13 de julho, às 18h, no Museu Regional do São Francisco, acontece o lançamento do livro ‘Canção de Ninar Nego D’água’ e exposição ‘Juazeiro nos Caminhos da História’. Dia 14, às 20h, em frente ao Paço Municipal, haverá o concerto da Orquestra do Sertão e o Coro Vozes do Sertão; dia 15, após o hasteamento da bandeira no Paço Municipal, às 08h20, na Orla I, tem Festival de Fanfarras.

‘Canção de Ninar Nego D’Água’ é um livro de poemas e crônicas escrito pelo multiartista juazeirense Wellington Monteclaro, que era mais conhecido por seu talento incomum no teatro, na dança e nas artes plásticas. “Antes de transmutar-se para o plano de luz, Wellington manifestou o desejo de também tornar pública a sua literatura e me foi dada essa honrosa missão. Consegui apoio da editora CLAE e a Prefeitura entrou na parceria. Decidimos então fazer essa homenagem póstuma no aniversário da cidade que Wellington tanto amou”, explica Luiz Hélio, editor da obra do saudoso artista...

A história do futebol de Juazeiro e sua inserção social é tema de livro do Radialista Tony Martins

O narrador esportivo Tony Martins foi o convidado do quadro Conversa ao Pé do Balcão, levado ao ar todas as quintas-feiras no Programa Bodega do Brocoió. O comunicador falou sobre o livro que está em fase de compilação e revisão para ser lançado em breve, abordando a relação entre o futebol e a história do município de Juazeiro –BA. Num bate papo muito rico em detalhes Tony Martins descreveu tópicos do trabalho de pesquisa  que aponta o futebol amador praticado no município, desde 1919, como um fator preponderante para a formação cultural e social de Juazeiro.

Fundado em 1919, o Veneza foi o primeiro time formado na cidade e nasceu como uma válvula de escape para a organização das classes menos favorecidas da época. “’Clubes sociais como a 28 de setembro e Apolo reuniam as classes mais favorecidas, coronéis, comerciantes e a organização em torno do futebol deu às classes trabalhadoras e menos favorecidas a chance de se reunir e formar grupos sociais organizados, explicou...

POETA JUAZEIRENSE LAMENTA NÃO REALIZAÇÃO DE FEIRA DO LIVRO DO VALE

A verdade não me permite mentir

E era uma vez a feira do livro do Vale do São Francisco, é lastimável o tratamento que o segmento literário tem na região, Petrolina ainda conta com o CLISERTÂO, e Juazeiro? o que fez ou faz nesse sentido? Simplesmente nada, o que nos leva a crer que não podemos deixar de produzir, de reunir e promover os artistas da palavra da nossa cidade, afinal já está bem claro, que se a gente mesmo não fizer ninguém fará...

Alunos do Campus Floresta do IF Sertão-PE lançam livro e apresentam as primeiras lojas virtuais da cidade, nesta segunda-feira (3)

Nesta segunda-feira (3), à partir das 18h30, no auditório do Campus Floresta do IF Sertão-PE, acontece o Seminário de Gestão da Tecnologia da Informação. Sob a coordenação do professor Severino Paiva as turmas de Segurança e Auditoria de Sistemas e Negócios eletrônicos apresentarão os projetos finais das disciplinas que geraram um livro e a efetiva implantação das primeiras lojas virtuais do município de Floresta.

 O Livro Segurança e Auditório de Sistema, que será lançado na ocasião, foi escrito pelos alunos do cursos superior objetivando criar um texto de referencia para a disciplina, que, de acordo com o professor Severino Paiva, sofre de uma carência de material didático em sua área de abrangência. Será apresentado o projeto da obra e um exemplar modelo para a apresentação do livro impresso. A publicação da obra e sua comercialização estão previstas para o segundo semestre de 2017...

Eliane Boa Morte lança seu livro na UNEB Juazeiro

No dia 9 de junho, o Departamento de Ciências Humanas, campus III/Juazeiro receberá a mestre Eliane Boa Morte para o lançamento de seu livro, "História e cultura da África nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Os Adinkra".

Militante do movimento negro e coordenadora Pedagógica na Secretaria de Educação de Salvador/BA, Eliane é graduada em pedagogia com habilitação em orientação escolar pela UFBA, tem especialização em Alfabetização e Direitos Humanos e em Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras...

Eduneb faz lançamento de livros nesta semana

Fruto de resultados das pesquisas desenvolvidas por professores/pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), os livros publicados com selo da Editora Uneb (Eduneb) em 2017 serão lançados na próxima quarta-feira (17/05). O evento organizado pela editora será às 16 horas no Foyer da Reitoria no campus I, em Salvador.

Dentre as publicações está, “As palavras e as culturas: estudos sobre o léxico na realidade baiana”, de autoria do Dr.º Cosme Batista dos Santos, professor do Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus III, em Juazeiro e da Dr.ª Rita Queiroz, professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)...

A Caminho do Amor: um livro que fala do amor em sua diversidade

O fotógrafo e escritor Marcos Cesário e o cronista e dramaturgo Edmar Conceição, após seis anos, voltam a publicar nova obra juntos. O livro de crônicas e notas A Caminho do Amor (Chiado Editora; 156 páginas), fala do amor em sua diversidade.

Na recém-lançada obra foram compartilhadas 63 crônicas, cuja disposição sugere uma “conversa” entre os textos. Ao leitor mais atento, os autores escreveram suas experiências e percepções e as dispuseram sob uma linha de proximidade de vivências, nas quais os fatos mudam, mas não os sentimentos, representados por uma diversidade de situações que permitem pensar as variáveis do sentimento mais intrigante das relações humanas...

LANÇAMENTO DE LIVRO EM JUAZEIRO

Hoje, dia universal do trabalho, acontece o lancamento do livro "História de luta dos trabalhadores na Ford" que tem a participação de João Ferreira Passos, popular João Bagaço. Será a partir  do meio dia, no Restaurante "Fogão do vale , com super rodízio de bode R$ 25,00 por pessoa e " canja " de Paulo César Andrade & Maurício Dias. ..

ADVOGADO JUAZEIRENSE LANÇA LIVRO EM SALVADOR

O advogado e professor juazeirense Osvaldo Ribeiro, atualmente residindo em Salvador, lançou recentemente um livro em conjunto com outros advogados, juízes e desembargadores do Estado da Bahia.

Sobre a Obra..

Romilda Ferreira Lima lança o livro 'Petrolina: pessoas simples de passagem por sua história' nesta terça-feira (28) no Sesc

Memórias de fatos, cenários e passagens de uma pequena cidade nas décadas de 40 e 50, sua cultura, folclore e manifestações populares. Este é o ponto de partida definido pela escritora Romilda Ferreira Lima para contar a história da antiga 'Passagem do Juazeiro' no livro 'Petrolina: pessoas simples de passagem por sua história', que será lançado nesta terça-feira (28) às 19h na Biblioteca do Sesc Petrolina.

A obra, um bem apresentado projeto gráfico com 154 páginas, capa de Randel Toledo Protássio e fotografias de Carlos Laerte e Karoline Andressa de Souza e Silva é a primeira publicação desta petrolinense de 81 anos de idade. Ela já foi ajudante na bodega do seu pai; formou-se em Ciências pela FFPP – Faculdade de Formação de Professores; trabalhou como assistente de parteira; se aposentou em 1995, como técnica do tesouro nacional e com um rico acervo de lembranças transformou sua antiga casa num verdadeiro museu pessoal...

Lançamento do livro Canção de NInar Nego D'Água, de Wellington Monteclaro

Hoje é um dia especial, pois vem a público um livro muito esperado por todo povo da cultura do Vale do São Francisco: Canção de Ninar Nego D"Água, do saudoso Wellington Monteclaro. Um livro necssário ao nosso tempo, um recado deixado, escrito pelo mão do amor de quem dedicou a vida pela arte, a arte pela arte, um manifesto à vida e a cultura da nossa terra. Que nós saibamos ser gratos por esse presente de longe que para nós chega. tão presente, quão futurista, retrato em recortes de uma Juazeiro intimista, eis aqui o verdadeiro legado de um artista.

Canção de Ninar Nego D'água é uma produção pensada com muito carinho por Wellington Monteclaro, compartilhada pelo Art Pop Zine & Editora CLAE, com o apoio do Pólo teatral, toda a renda adquirida com o livro será direcionada à mãe do nosso amigo, Dona Dalva. A Editora CLAE agradece a oportunidade de fazer parte dessa história,pois nada é melhor nem mais regozijante que poder contribuir para a memória da nossa identidade cultural juazeirense, Wellingnton VIVE e nos saúda...