RedeGN - Professor Juracy Marques lança livro A Ecologia de Freud: os ecossistemas da natureza humana

Professor Juracy Marques lança livro A Ecologia de Freud: os ecossistemas da natureza humana

O professor Juracy Marques,  lança nesta quarta-feira (30), às 18hs,  no Campus da Uneb-Juazeiro o livro A Ecologia de Freud: Os Ecossistemas da Natureza Humana. O evento acontece na 7ª edição do Workshop Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido e IV Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco.

Nascido em Jaguarari,  Juracy é cidadão do mundo comprometido com tudo que se relaciona com a melhoria do desenvolvimento ecológico sustentável. Juracy é doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez pós-doutorado em Ecologia Humana na Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) e em Antropologia pela UFBA. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde é professor permanente dos mestrados de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGECOH) e do de Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA).

“A natureza é o livro sagrado de Deus. Para mim a ecologia são os ecos da voz da natureza. Pensando a dinâmica cultural dos grupos humanos tradicionais, como pescadores, indígenas, quilombolas, povos de terreiros, fundo de pasto, ciganos, entre outros, desenvolvi um fascínio pela antropologia, dimensão humana,  psicologia", traduz Juracy.

O professor é membro da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana – SABEH. Seus principais interesses de pesquisa estão centrados na dinâmica da espécie humana e suas relações com o mundo, daí seu destacado interesse pela Ecologia Humana. Também psicanalista e autor de diversos livros, trabalhou em Portugal, Espanha e esteve participando de congressos em diversos países com o França, Itália, Grécia, Alemanha, Estados Unidos, Cuba, Paraguai, entre outros. No geral tem dedicado-se às questões que tocam a dimensão humana na atualidade, particularmente, suas dinâmicas subjetivas e socioambientais.

Redação blog