Foram encontrados 480 registros para a palavra: história

Jornalista Magno Martins lança livro Histórias de Repórter nesta sexta-feira, em Petrolina

O jornalista pernambucano Magno Martins lança no próximo dia 27, sexta-feira, no hotel Nobiles, na orla do Rio São Francisco, a partir das 19 horas o livro "Histórias de Repórter" . O livro é um resgate dos vários anos em que Magno esteve mergulhado na política. Fatos históricos como os bastidores do impeachment de Fernando Collor de Melo, da Constituinte e o desejo do ex-governador Jarbas Vasconcelos de não disputar a reeleição ao governo são alguns dos pontos contados na publicação. "São histórias que vivenciei em Brasília e no Nordeste", antecipa Magno Martins.

Com mais de 100 narrativas, de episódios que vão desde o processo de redemocratização à época atual, Magno Martins também traz passagens inusitadas, como o banho de praia do governador Joaquim Francisco, em Boa Viagem, em 1991, em pleno auge do surto de cólera...

Museu do Sertão reabre as portas para resgatar história do povo de Petrolina

 

Um templo de conservação da história sertaneja e da memória petrolinense voltou a ficar de portas abertas para a população. Após quase dois anos desativado, o Museu do Sertão foi reinaugurado na noite desta quarta-feira (11) pelo prefeito Miguel Coelho. A cerimônia de reabertura foi prestigiada por centenas de pessoas e marcou também a estreia do espetáculo Camerata, da Orquestra 21 de Setembro.   O novo Museu do Sertão dispõe de mais de 3 mil artigos históricos e culturais. Ao viajar pelos corredores do memorial, o público vai se deparar com telas artísticas, roupas típicas de sertanejos, fotos antigas de personalidades e do povo simples do semiárido, acessórios religiosos, peças do artesanato petrolinense, como as famosas esculturas de Ana das Carrancas, entre outros atrativos...

História de Janis Joplin na Bahia vai virar documentário

Há exatos 47 anos, em outubro de 1970, o mundo perdia Janis Joplin, cantora e compositora norte-americana que marcou a música da década de 1960 com irreverência e voz únicas. A história da "rainha do Rock and Roll" tem um capítulo na Bahia. Seis meses antes de falecer, no verão daquele ano, Janis passou por Salvador e Arembepe, onde colecionou amigos e viveu pequenas aventuras.

Essa história, o cineasta Henrique Dantas vai contar em filme, nos formatos documentário e ficção. O projeto do doc, que começou a ser pensado há oito anos, está em fase de produção e captação de recursos. De lá para cá, Dantas já realizou algumas entrevistas para Summertime in Bahia. "Por conta do medo das pessoas partirem com suas histórias", destaca o diretor, que também está escrevendo um longa ficcional sobre a passagem da cantora pela Bahia. ..

Emoção e orgulho marcam o I Festival de Cultura, Artes e História de Canudos

Um resgate da luta, resistência e fé foi a principal atração do I Festival de Cultura, Artes e História realizado em Canudos nesta quarta (4) e quinta-feira (5). Quem esteve presente nos dias de evento pôde prestigiar uma programação em comemoração aos 120 anos do fim da Guerra de Canudos que exaltou a história do município.

Diversas apresentações emocionaram o público como o desfile temático com encenações baseadas no livro 'Os Sertões', de Euclides da Cunha, a Banda de Pífanos, teatro, artesanatos e o grupo de dança Arraiá do Conselheiro. O Concurso "Canção Histórica de Canudos" também foi uma grande atração no festival. Cinco músicas concorreram à premiação em dinheiro. O grande vencedor foi Mariano da Silva, com a canção "Sangue Derramado". Uma grande virada cultural, com as participações de Bião de Canudos, Gereba e Fábio Pais, encerrou o evento atraindo uma multidão à Concha Acústica, no centro da cidade...

1º Festival de Cultura, Artes e História celebra os 120 anos do fim da Guerra de Canudos

Em comemoração aos 120 anos do fim da Guerra de Canudos, será realizado o 1º Festival de Cultura, Artes e História do município. O evento acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro e tem como objetivo ressaltar a história e cultura de Canudos, abordando os anos de resistência dos que lutaram por justiça social no sertão baiano.

Um dos destaques do festival será o desfile temático onde as escolas retratarão toda a história do município e de toda a guerra, com o tema “A luta, o homem e a terra”, com encenações baseadas no livro ‘Os Sertões’, de Euclides da Cunha. O Concurso “Canção Histórica de Canudos” também será um dos grandes momentos do festival. A programação inclui ainda apresentações da Filarmônica Municipal, da Banda de Pífanos, teatro, artesanatos, dança e uma grande virada cultural com artistas locais que encerrarão o evento...

ADELMARIO COELHO EM BARRO VERMELHO: SHOW PARA FICAR NA HISTÓRIA.

A data de 30 de setembro de 2014 está eternizada na memória dos moradores do Distrito de Barro Vermelho, em Curaçá, por conta da inauguração da Adutora do Forrozeiro que após anos de espera finalmente levou água tratada para a citada comunidade. Não será diferente com a data de 30 de setembro de 2017. No último sábado, milhares de pessoas, nativos e convidados lotaram a praça principal da comunidade para acompanhar o show do forrozeiro Adelmario Coelho, o primeiro como profissional em sua terra natal, nesses 24 anos de carreira.

Foram mais de três horas de show com o forró autêntico, encantando a todos os presentes. Antes, ao lado do Coronel PM da Reserva Jair, que também é natural de Barro Vermelho e foi comandante da Polícia Militar da Bahia, Adelmario descerrou em frente à sua residência uma placa alusiva à conquista da água e em seguida, cortou o bolo em frente à sede da Adutora, logo na entrada do distrito...

Jornalista britânico conta história da batalha entre polícia e traficantes no Rio de Janeiro

O jornalista britânico especializado em crime organizado Misha Glenny conta a história de Nem no livro O Dono do Morro: um homem e a batalha pelo Rio (Companhia das Letras), lançado no ano passado.

Em entrevista à BBC Brasil, ele considera que ainda há lacunas a se preencher sobre o papel que o ex-chefe do morro, preso em 2011 e atualmente em um presídio de segurança máxima em Porto Velho, Rondônia, teve no episódio. Mas diz que Nem continua sendo "extremamente influente" na Rocinha e que Danúbia vinha buscando maior protagonismo na comunidade, com uma divisão de forças entre ela e Rogério 157. O sentimento é de preocupação generalizada. As pessoas estão extremamente assustadas e apreensivas. Não sabem como a situação vai se desenrolar, mas sabem que ainda não terminou...

Conversa ao Pé do Balcão: Wagner Beleza, um craque e suas histórias...


O Conversa ao Pé do Balcão, levado ao ar todas as quintas-feiras no Programa Bodega do Brocoió, na Rádio Juazeiro AM e pela WEBTV, resgatou mais um pouco da história do futebol Juazeirense, num bate-papo com o ex-jogador Wagner Beleza, meio campista de futebol vistoso, que atuou em clubes da região e chegou a jogar pelo Vitória, da capital. “fui levado a Salvador por Rui Hermenegildo, juazeirense que morava na capital, treinei no sub 20 e no profissional, no mesmo dia, e já fui convocado para ir à Copa São Paulo de Futebol Júnior”, lembrou.

Wagner conta que deixou de atuar profissionalmente mais cedo do que o previsto porque “naquela época, aqui em Juazeiro, não havia salários no futebol, só os famosos “bichos”, que davam apenas para a cervejada, após as partidas. Foi ai que optei por trabalhar na iniciativa privada”, declarou.

Um bom contador de histórias, Wagner relatou que, após voltar do Vitória, por saudades da terra e por falta de um apoio maior do clube da capital, assinou contrato com o Barro Vermelho, de Carlos Humberto, “por uma televisão colorida”. 

Dono de um lava jato na cidade, Wagner lembrou da boa fase no Barro Vermelho, clube que deu os primeiros passos para profissionalização do futebol em Juazeiro e lamentou a falta de apoio aos jogadores da cidade, no dias de hoje. “Fui assistir algumas partidas do amador local e vi ótimos garotos praticando futebol, mas não são aproveitados no futebol profissional, que prefere trazer jogadores de fora, muitos sem compromisso com a cidade e o próprio clube”, externou.

Wagner deixou os gramados um pouco antes da ascensão do Juazeiro Social Clube à elite do futebol baiano. Durante o programa muitos que acompanharam Wagner ligaram para fazer elogios ao seu futebol, a exemplo do radialista Charles Gray. “Wagner tinha futebol para jogar em grandes clubes brasileiros”, elogiou. ..

Represa de Sobradinho chega ao nível mais baixo da história e rio São Francisco agoniza

Localizada na região norte do Estado a barragem de Sobradinho está perto de atingir o volume morto. Com 6,66% da capacidade, o reservatório enfrenta a pior seca da sua história. No mês de julho a Agência Nacional das Águas (ANA) autorizou pela segunda vez no ano que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) reduzisse a vazão mínima da barragem, atingindo 550m³, o menor índice desde que o reservatório iniciou as atividades em 1979. Mesmo liberando menos água, Sobradinho pode chegar ao volume morto em outubro.

Uma área em Sobradinho que serve de pasto já foi rio um dia. Hoje, em vez de água, no lugar há terra seca e galhos de árvores mortas. O Rio São Francisco recuou quase 5 quilômetro nos últimos anos e abriu a trilha por onde o pescador João Eudes dos Santos caminha todos os dias até o lago de Sobradinho para ver se encontra peixe...

História Hoje: Primeira romaria do Círio de Nazaré foi realizada há 224 anos

Em 8 de setembro de 1793, foi realizada a primeira romaria oficial do Círio de Nazaré, na  cidade de Belém, no Pará. Considerada a maior manifestação católica do país e uma das mais simbólicas do mundo, o Círio começa, atualmente, no segundo domingo de outubro. Milhares de romeiros, devotos e pagadores de promessas seguem a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em uma caminhada de fé pelas ruas. São quinze dias de celebração com várias e gigantescas procissões.

Em setembro de 2004, o Círio de Belém foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como patrimônio cultural de natureza imaterial. E em dezembro de 2013, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura -Unesco, reconheceu o Círio de Nazaré como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A Virgem de Nazaré é considerada pelos católicos Padroeira do Pará e Rainha da Amazônia.
 
A tradição da festa foi herdada de Portugal, que faz a celebração todo dia 8 de setembro, na vila de Nazaré. A imagem original da Virgem Santa,  esculpida por São José, em Israel, no ano de 361, teria ficado escondida por muito tempo em terras portuguesas até ser trazida pelos jesuítas ao Brasil...

Ademar Mariano, um baiano apaixonado pela história do rádio

O mês de setembro é dedicado ao rádio. O rádio foi patenteado pelo cientista e inventor italiano Guglielmo (Guilherme) Marconi, no início do século 20. A primeira transmissão oficial radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 de setembro. Todavia uma linha de pesquisa registra que a pioneira é a Rádio Clube de Pernambuco fundada em Recife no dia 7 de abril de 1919.

Apesar de sua reconhecida importância no Brasil, o Rádio tem sido objeto de poucas publicações. Nem mesmo a expansão dos cursos de graduação e a consolidação dos mestrados e doutorados modificaram de forma significativa essa situação. Na região do Vale do São Francisco, Ademar Mariano de Freitas, nasceu há 74 anos em Casa Nova, Bahia. Mora em Petrolina desde os 10 anos. Desde a infância é apaixonado por Rádio. Éle é merecedor de um capítulo a parte no quesito guardar a história do Rádio e contribuir com o conhecimento das novas gerações...

PMDB estadual afirma que FBC "tem que respeitar a história e a linha política da sigla"

Momentos depois da filiação do senador Fernando Bezerra Coelho ao PMDB, a direção estadual da legenda divulgou nota em que disse que foi com "surpresa" com que o comando local tomou conhecimento da filiação.

Em quatro parágrafos, a nota encerra afirmando que "integrar o PMDB de Pernambuco significa respeitar sua história, sua linha política e suas instâncias partidárias"...

Memória: Usina Sobradinho em 1992 chegou a liberar mais de 10 mil metros cúbicos por segundo de água

A Agência Nacional de Águas autorizou um novo corte na vazão do Rio São Francisco, que já estava no nível mais baixo em 38 anos. O objetivo da redução da vazão é evitar que os reservatórios ao longo do Rio São Francisco cheguem ao volume morto até o fim de 2017. Sobradinho, está com 8% da capacidade. Na hidrelétrica de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, o São Francisco parece mais um canal. Os barcos maiores não conseguem navegar. “Triste o Rio São Francisco hoje. A gente vê ele nessa situação, coisa que a gente nunca viu”, lamenta o pescador José Cloves Gomes da Silva.

Se a vazão continuar sendo reduzida, poderá acontecer o que os especialistas chamam de efeito cascata. Geração de energia comprometida, barcos de médio porte não poderão navegar, e até a irrigação poderá ser suspensa mais de uma vez na semana, isto já acontece nas quartaas-feiras, comprometendo toda a economia ribeirinha...

Novos cidadãos dão aula sobre história de Juazeiro na Câmara

Na noite desta segunda-feira (28/08), a Câmara de Vereadores de Juazeiro outorgou a Edmundo Isidoro dos Santos e a Celso Oliveira de Carvalho títulos de cidadão juazeirense. O primeiro, Edmundo Isidoro, com 84 anos, é professor e pastor, bacharel em teologia, licenciado em filosofia, professor de Português por mais de 40 anos, mestre em educação pela Universidade do Quebec, Canadá, diretor de vários colégios e institutos de ensino médio, presidente da Academia Jacobinense de Letras, autor de artigos, crônicas, com 12 livros publicados. É dele e da professora e historiadora Bebela (Maria Izabel Muniz Figueiredo) o livro "Juazeiro e suas artes".

No discurso de agradecimento Edmundo Isidoro lembrou que veio a Juazeiro pela primeira vez "nos idos de 40" e falou da recepção dos juazeirenses na chegada do trem, dos paquetes "singrando as águas do rio", dos vapores, dos pequenos barcos e da "Praça da Bandeira, a praça da Matriz, atapetada de flores, coloridas policrônicas". Fez um paralelo entre a Juazeiro de ontem e a Juazeiro de hoje, "com 250 médicos clinicando, com seus sete hospitais e os muitos postos de saúde espalhados pela cidade. Parece pouco, mas basta que nós façamos a comparação entre Juazeiro e outras cidades do mesmo tipo". Falou da educação, "contamos com oito faculdades cada uma com vários cursos" e da riqueza cultural de Juazeiro...

Cepe lança nesta quarta-feira (29) livros que contam a história da ditadura militar com repercussão internacional

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) lançará nesta terça-feira 29, às 19h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, dois livros que ajudam a compreender melhor, tanto através dos textos quanto das imagens, alguns episódios que abalaram o cenário político do país durante a ditadura militar, com grande repercussão na esfera internacional.

Escrito pelo jornalista e mestrando em Antropologia Luiz Felipe Campos, que dedicou cinco anos à pesquisa que resultou no livro, O Massacre da Granja São Bento coloca luz sobre uma das mais brutais e nebulosas chacinas praticadas contra militantes de esquerda durante o regime militar, da qual praticamente só se conhecia as versões oficiais. O fato, que teve repercussão internacional, aconteceu em 1973 em Pernambuco, mais precisamente, em Abreu e Lima...

Pernambuco pode chegar a número absoluto de homicídios que pode ser o maior da história

Em julho, Pernambuco chegou a 3.323 crimes contra a vida no ano. Isso já é mais do que o que foi registrado em todo o ano de 2012 (3.321) e 2013 (3.100). No primeiro semestre de 2017, o País teve 1,7 mil homicídios a mais do que no mesmo período do ano passado; 913 deles aconteceram em Pernambuco.

"Os padrões que observamos para este ano mostram que Pernambuco pode chegar a número absoluto de homicídios que talvez seja o maior da história, entre 5 mil e 5,4 mil. Na melhor das hipóteses, que ainda assim é muito ruim, equivaleria a 10% dos homicídios do Brasil e a quase 1% do mundo. É uma tragédia civilizatória", diz José Luiz Ratton, professor da Universidade Federal de Pernambuco, um dos cabeças do Pacto pela Vida, que, no seu entender, morreu...

Índio Hélio de 42 anos conquista graduação inédita para seu povo com trabalho sobre história da tribo

Integrante da tribo indígena Xukuru, de Pesqueira, no Agreste, Hélio Ferreira Coelho acaba de conquistar um título histórico para seu povo: a graduação em arquitetura e urbanismo. Primeiro de sua tribo a se formar no curso, o índio mostrou que o passo inicial para conquistar objetivos é acreditar nos sonhos. Há seis anos, pensou em estudar em nível superior. Preparou-se e conseguiu uma vaga na Faculdade, onde se formou na semana passada. No dia da colação de grau, fez questão de usar na cabeça o cocar e um colar de sementes no pescoço, símbolos da sua tribo.

A ideia de fazer arquitetura e urbanismo surgiu da necessidade de conhecer sua própria história e a de seu povo, tema do trabalho de conclusão. “Quis conhecer a dinâmica da cidade (Pesqueira) depois da homologação das terras, em 2001”, disse. ..

Bora cancão: Juazeirense faz história e Chega a Série C do Brasileiro

A Juazeirense já fez história e é o primeiro time baiano do interior a subir a Série C do campeonato Brasileiro, após mostrar força e técnica para frear a impetuosidade do América de Natal na Arena das Dunas. A detreminação, a garra e a formação tática deixaram o América sem forças para romper a defesa do Cancão, que marcou o primeiro num contra ataque rápido, com Salatiel.

O América chegou a empatar ainda no primeiro tempo, mas o placar ficou nisso e a pequena torcida presente na Arena das Dunas fez a festa diante de uma imensidão de torcedores vermelho e branco. Não há jogador a ser destacado diante da força do conjunto. O placar de 1 a 1 calou a Arena e levou o Cancão à série C em 2018.

Em sua página no Facebook a Juazeirense postou:..

Artigo - Toda imposição é burra

Em se tratando de serviço público, nada mais justo e lógico é ouvir as opiniões dos que serão beneficiados e as dos que poderão ser afetados negativamente, principalmente no que se refere a intervenções físicas, seja através de uma nova construção, uma reforma, uma ampliação ou implantação de algo. A imposição é egoísta e vai de encontro aos princípios da coletividade e o da boa convivência em sociedade.

Aquilo que vai de encontro ao que a maioria decide, dificilmente conseguirá sucesso. O agrado público tem de contemplar o plural e nunca o singular. Os benefícios oriundos do Poder Executivo, seja ele municipal, estadual ou federal, precisam necessariamente ser apresentados e discutidos pela população, principalmente aquela que será contemplada. A vontade de uma pessoa ou de um grupo específico não pode determinar e servir de base para uma decisão e a definição de alguma coisa...

Professor Durval Muniz participa de palestra sobre a Invenção do Nordeste

O professor Pós-Doutor em História pelas Universidades de Coimbra e Barcelona e expressivo nome dos estudos relacionados à cultura e identidade nordestina, Durval Muniz de Albuquerque Júnior foi um dos palestrantes no último final de semana da Palestra Invenção do Nordeste, na biblioteca do Sesc.

Durval Muniz já ocupou o cargo de presidente da Associação Nacional de História e atualmente leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além de prêmios, como o Nelson Chaves de teses sobre o Norte e o Nordeste brasileiro, o pesquisador já escreveu mais de 40 capítulos de livros, artigos para jornais e revistas e publicou cinco livros, entre eles o “Nordestino: uma invenção do falo” e a “Invenção do Nordeste”, sua obra mais conhecida...