Foram encontrados 41 registros para a palavra: cores

Empregabilidade em cores: ONG LGBTQIA+ aposta na qualificação para disputar o mercado de trabalho

Nos próximos dias 25/09 e 02/10 acontecerá o curso Empregabilidade em Cores, uma realização da ONG Cores - Movimento em Defesa da Cidadania e do Orgulho LGBTQIA+, em parceria com a empresa Elo Treinamentos.

Fundada em 2010 com a primeira designação de Associação Movimento da Parada Diversidade Sexual de Petrolina, a entidade ressurge repaginada em 2019 sob a nova e atual designação de ONG Movimento Cores, justamente em um momento de violência crescente contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais e mais, o que só reforçou a missão da instituição em defesa dos direitos e o orgulho LGBT+ no Vale do São Francisco...

Homenagem - As Cores da Saudade

Um dia desses, o telefone tocou. Era ela: "amiga, estou quase concluindo o livro. Faltam, apenas, duas páginas."

Festejamos ali o momento e conversamos um pouco sobre certo tema que estava sendo abordado; depois, sobre outras veleidades do cotidiano: ela se dizendo feliz porque vim morar bem pertinho (um andar acima do seu); prometemos-nos tardes e tardes de convivência cultural, tão  logo passasse esta maldita pandemia. Mas... nada aconteceu. Não deu tempo...

Agricultura familiar leva sabores diferenciados de licores até a casa dos consumidores

No São João da Bahia não pode faltar licor, não é mesmo? Este ano, em especial, o arraiá será dentro de casa, mas não é por isso que a bebida junina típica, saborosa e querida desta época vai ficar de fora. Neste São João, vai ter licor, sim, e é da agricultura familiar, com sabores diferenciados para degustá-los sem precisar sair de casa.

Cooperativas e associações da agricultura familiar baiana estão fazendo delivery de licores, para manter firme a tradição de fartura, união e alegria que faz partem do clima junino. Mel de cacau, umbu, licuri, maracujá da Caatinga, jenipapo, gengibre e cajá são alguns deles. ..

Combate aos cânceres do colo do útero e do colorretal é foco do Março Lilás e Azul Marinho

As cores lilás e azul marinho foram escolhidas para marcar a campanha de combate aos cânceres do colo do útero e do colorretal, respectivamente. O mês de março é marcado pelo alerta às doenças.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) e é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal)...

Juazeirense lança novo uniforme com cores vibrantes, simbolizando a força da equipe e a alegria dos juazeirenses

A diretoria da Juazeirense se mobilizou e vai apresentar seu novo uniforme já na estreia do Campeonato Baiano, em jogo agendado para a próxima quarta-feira (22), no estádio Adauto Moraes contra o Bahia. A nova camisa, idealizada pelo publicitário Bruno Lopes e desenvolvida pela Nativa Comunicação, adotou um perfil moderno, criativo, com tons fortes, simbolizando a garra e o espírito de luta incorporado pelo clube na sua vitoriosa trajetória.

Com pouco mais de 10 anos de fundação a Juazeirense ocupa a 64ª posição no ranking da CBF, superando equipes tradicionais do futebol brasileiro, se consolidando neste curto espaço de tempo como a primeira força do futebol baiano depois de Bahia e Vitória...

Natal Encantado em Sobradinho: Um Show de Luzes e cores pelas ruas da cidade

A Prefeitura de Sobradinho, através das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura,vestiu a cidade com as cores e luzes do natal. Trazendo a mensagem da preservação e sustentabilidade ambiental, as peças decorativas foram confeccionadas com material reciclável, a exemplo de garrafas pet, adquiridas de pessoas que realizam a coleta seletiva na cidade, o que também representa economia para o município.

Para alimentar o espírito natalino, as praças, avenidas e igrejas estão ornamentadas, decoradas e iluminadas, compondo um cenário encantador, que já se transformou em pontos de visitação das famílias sobradinhenses e pessoas que chegam a cidade. A Avenida principal, a Rotatória da Portelinha, a Praça Geraldo Silva, as Igrejas das Vilas São Francisco, São Joaquim, Santana e o Pátio de Eventos do Vaqueiro – novidade este ano - ganharam uma ornamentação natalina e se transformaram em cartões postais da cidade. Árvores natalinas, trenós, papai Noel, arranjos típicos, luzes coloridas fazem parte da ornamentação, produzida por servidores municipais, verdadeiros artesãos e artesãs...

Produção de licores gera aumento de renda para agricultores familiares baianos no período junino

A diversidade de sabores dos licores da agricultura familiar, produzidos na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, contribui para que o município seja destaque na produção de licor, a bebida mais tradicional dos festejos juninos no estado da Bahia. Aipim, capim santo, limão rosa, jaca, castanha de caju e carambola, estão entre os sabores exóticos produzidos pela Associação de Mulheres do Quilombo Tabuleiro da Vitória, que fazem sucesso nas mesas de dezenas de consumidores da Bahia.

Durante todo o ano, as associadas comercializam o licor e produzem a matéria-prima em suas propriedades. Mas é durante o período junino que as vendas crescem e geram lucro de cerca de 200% para os agricultores. Os licores possuem o Selo Quilombos do Brasil e o Selo da Agricultura Familiar, entregue durante a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, maior evento da agricultura familiar do Brasil, que acontece em paralelo à Fenagro, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O Selo da Agricultura Familiar identifica os produtos deste segmento, que vem crescendo e se organizando para produzir mais e com mais qualidade. A certificação comprova que esses produtos contribuem para a promoção da sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental.

Para a presidente da associação, Maria das Graças Brito, conhecida como Maria de Totó, com o selo, a qualidade dos produtos é reconhecida e a venda de licor, nesse período, representa a esperança para as famílias que, principalmente, na época de chuva não conseguem mariscar e nem plantar nada em suas roças: “Os licores possibilitam às famílias sonharem e realizarem seus sonhos”.

Sonhos como o da agricultora Valdecy Gomes, que vê na comercialização de licores desse ano, a possibilidade de grandes mudanças na sua vida: “Moro em uma casa de taipa e com a produção do licor pretendo dar início à construção da minha casa”.

O Governo do Estado está realizando investimentos na associação para alavancar ainda mais a produção, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), com recursos do Banco Mundial. A associação foi contemplada com a distribuição de mudas frutíferas e de mandioca pelo edital Quilombolas Socioambiental. A ação está em fase de construção do plano de investimento e devem chegar à R$200 mil.

Os licores da Associação de Mulheres do Quilombo Tabuleiro da Vitória podem ser encontrados no Coisas da Fazenda, em Cosme de Farias, no Mercado Casa de Frutas, no IAPI, e na A Garagem, na Cardeal da Silva.

Do Recôncavo ao sertão

De maneira tradicional, gourmet, caseira ou artesanal, os licores produzidos por agricultores familiares baianos agradam o paladar do público e garantem o aumento da renda daqueles que vivem da produção rural do Recôncavo ao Sertão baiano.

No município de Capim Grosso, o licor é feito com um fruto da Caatinga pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes). O licor de licuri é apreciado em todas as épocas do ano. Em Salvador, o licor da Coopes pode ser encontrado na Rede Moinho, nas lojas Viva o Grão (Vitória) e Grão Vivo (Pituba). 

As frutas da Caatinga, como umbu e maracujá do mato, também dão sabor a deliciosos licores. O azedo peculiar atribuído aos dois frutos, tem sido o diferencial na degustação da bebida produzida pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Curaçá, Uauá e Canudos (Coopercuc), do município de Uauá, na região Norte do estado. Os licores da Coopercuc podem ser encontrados em Salvador, no Mercado do Rio Vermelho, Casa do Bolo e Prosa (Vila Laura), Machado Comércio de Especiarias (Pituba); Tarantino Gourmet (Nazaré); DTF Cereais (Brotas) e Rede Moinho (Corredor da Vitória)...

Grupo Acauã da Serra apresenta espetáculo “Raízes do Brasil: Cores, Ritmos e Tradições” em turnê no Chile

O Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), se prepara para alçar voo novamente. Em mais de 30 anos de história e incontáveis apresentações, incluindo 12 viagens à Europa, o próximo destino será novidade. O grupo faz sua primeira turnê na América Latina e o destino será o Chile, país onde serão realizadas três apresentações artísticas.  Lá, será apresentado o espetáculo “Raízes do Brasil: Cores, Ritmos e Tradições”. O grupo retorna ao Brasil no dia 4 de fevereiro.

O Acauã da Serra é convidado do Conselho Internacional de Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Folclóricas (CIOFF), uma organização não-governamental internacional que está credenciada para fornecer serviços de consultoria ao Comitê da Convenção da UNESCO para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. A participação do grupo será nos festivais de Calera de Tango, próximo à capital Santiago, Temuco e Carahue...

Ato ”A revolta das cores” aconteceu na ilha do fogo

No último domingo (13), centenas de pessoas da  população LGBTQ+ de Petrolina e Juazeiro participram na Ilha do Fogo, de um ato de repúdio para conscientizar e sensibilizar comerciantes e usuários do local contra a LGBTFOBIA.

O evento foi realizado pela coordenação municipal da Aliança Nacional LGBTQ+ de Petrolina, Associação Sertão LGBT , Coletivo Monas e do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Juazeiro. Além das falas das lideranças dos movimentos LGBT, que enfatizaram que “aquele ato não era um lazer, e sim um ato político de ocupação de um espaço público, de liberdade e também de propriedade da população que ainda sofre com a discriminação e com a violência LGBTfóbica”...

Ilha do Fogo: A revolta das Cores contra a violência e intolerância sexual será realizado no domingo 13

A Associação Sertão LGBT, Aliança Nacional LGBTQ+, Coletivo Monas, convidam a todas e todos para o ato: Revolta das Cores contra LGBTfobia na ilha do fogo, bate papo, arte e cultura, domingo, dia 13, concentração às 14h, em Petrolina na orla 2 e em Juazeiro no ponto dos caiaques. 

A Associação através das redes sociais solicita que os participantes levem sua canga colorida, cartaz, bandeira, cooler e todas as cores e contribua com o grito contra a LGBTfobia. ..

Natal Encantado de Sobradinho: Um espetáculo de luzes e cores

Sobradinho se vestiu de luzes e cores para receber o natal e o ano que se anuncia. As praças, avenidas e igrejas estão ornamentadas, decoradas e iluminadas, compondo um cenário encantador, pontos de visitação das famílias sobradinhenses e pessoas que chegam a cidade. 

O projeto "Natal Encantado", idealizado pela primeira-dama Fernanda Sanjuan, transforma a cidade e alimenta o espirito natalino. Algumas peças decorativas foram confeccionadas com material reciclável, a exemplo de garrafas pet, seguindo o princípio da sustentabilidade, o que também representa economia para o município...

Copa do Mundo: monumentos de Petrolina ganham cores verde e amarelo para a estreia do Brasil

A Seleção Brasileira de Futebol faz sua estreia na Copa do Mundo da Rússia neste domingo (17). Toda a torcida será importante na busca pelo hexacampeonato e, por isso, a Prefeitura de Petrolina resolveu demonstrar seu apoio.

O Monumento da Integração, no centro da cidade, ganhou iluminação verde e amarelo, assim como a Ponte Presidente Dutra, que liga a cidade pernambucana à Juazeiro da Bahia, está com as cores da camisa brasileira...

As cores Verde e amarelo começam a aparecer nas ruas de Juazeiro e Petrolina

A medida que vai se aproximando o momento da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018, já é possível ver as cores brasileiras destacadas em lojas, residências, ruas e avenidas de Juazeiro e Petrolina.

Em que pese o clima de desconfiança em relação à última Copa, com os 7 a 1 contra a Alemanha e a crise que política e econômica que vem assolando o país, nesta manhã de domingo, o verde e amarelo começou a aparecer e o clima de brasilidade já dá sinais nas ruas e bares da cidade...

Espetáculo de dança, cores e tradição marca concurso de quadrilhas em Petrolina

Mais que uma disputa, o concurso de quadrilhas juninas de Petrolina, realizado na noite desta quinta-feira (15), foi marcado pela celebração da cultura nordestina. Um evento com muitas cores, músicas e dança que reuniu um grande público para acompanhar de perto o espetáculo promovido pelas 6 equipes que se apresentaram no Ginásio do Sesc.

A abertura do concurso ficou por conta do grupo Balão Dourado que levou para a quadra o tema ‘Resfulengo da Sanfona’. Mas, a noite também abriu espaço para os espetáculos de coreografia da Danado de Bom, Amor Junino, Renascer do Sertão, Forró Xaxado e a Encanto Nordestino...

Banda Gatos Multicores será uma das atrações para o público infantil no Carnaval de Juazeiro 2017

O Carnaval de Juazeiro acontece de 10 a 12 de fevereiro com o tema Tropicália na Terra da Alegria - uma homenagem ao tropicalismo que comemora 50 anos este ano – e conta com atrações de sucesso no cenário da música baiana, como Bel Marques, Luis Caldas e Timbalada. Mas o público infantil também terá participação na festa. No domingo, dia 12, no Palco da Orla II, haverá o Baile infantil à fantasia, comandado pela Banda Gatos Multicores.

Os Gatos Multicores contam com um repertório animado e prometem que ninguém vai ficar parado. "Atualmente, há poucos eventos com música ao vivo voltados especialmente para a garotada. Com o objetivo de mudar este quadro, a Banda Gatos Multicores tem realizado shows e bailes em grandes acontecimentos na Bahia com alguns diferenciais como antigas cantigas de roda, marchinhas dos antigos carnavais, canções da década de 80, além de hits atuais que a criançada curte e dança, sem letras de cunho pejorativo", explica o produtor Reginaldo Silva...

JUÁ GARDEN CAPRICHA EM DECORAÇÃO E TRAZ A MAGIA DO NATAL EM CASTELO DE LUZES, CORES E ALEGRIA

Em seu primeiro Natal, o Juá Garden Shopping surpreende com uma decoração natalina encantadora, com uma grande riqueza de detalhes em cada ambiente montado. Dos variados espaços super produzidos, um dos locais que mais atrai a atenção dos visitantes é o castelo com inspiração medieval.  A estrutura tem cerca de 5m, e as crianças podem atravessar seu interior, por meio de um túnel de cordas, chegar até a torre central e descer por um escorrega. 

Ainda compondo o cenário, o castelo conta com 18 pinheiros em volta, além de um trenó, carroça de madeira com flores, caixas de presentes e bichos de pelúcias. E sabe quem é que fica neste lindo castelo? O Papai Noel, grande estrela do mall. Sentado em seu trono, o bom velhinho está no Garden atendendo os visitantes de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos das 13 às 20h...

Espaço do leitor: A metáfora das cores, a "omnipotência" oportunista e o cretinismo político em Curaçá

Está sendo veiculado nas ruas de Curaçá e nas redes sociais um discurso, na verdade um apelo, do ex-prefeito Salvador Lopes, no qual ele cita a expressão "nova tragédia" quando se refere ao atual cenário político da Cidade. O mesmo ainda faz menções sobre as cores que simbolizam os três candidatos a prefeito no pleito deste ano, inclusive vangloriando o "vermelho" de Flambinho em detrimento do "azul" de Pedro e do "amarelo" de Carlinhos. Confesso que fiquei confuso, aliás, "a volta do Zoião", a essa altura, é, no mínimo, enigmática, contraditória e indecorosa.

Salvador é "vermelho" do PT, mas já vestiu, nos tempos da "Nação 45", o amarelo do PSDB. Salvador já foi direita também, mas hoje se diz de esquerda. Salvador e o PT soltaram o verbo e disseram que não apoiariam, em nenhuma circunstância, os partidos que "golpearam" a presidenta Dilma, os mesmos que estão encalçando Lula. Será que Curaçá deixou de ser Brasil? E aquele "discursinho medonho" sobre ter um lado, o que aconteceu com ele? Viva a contradição, viva o oportunismo, viva a farsa. Será que é dessa tragédia que Salvador estava se referindo na sua arenga apelativa e depreciativa? Entre discursos aparentes, ofensas veladas, "selfies" tredos e acordos de bastidores, quem traiu quem, afinal de contas? Quem de fato está desvanecendo na política curaçaense?..

Escola Nota 10: Em Juazeiro (BA), creche municipal usa cores para auxiliar o aprendizado de crianças de 1 ano

É no primeiro ano de vida que a criança começa a desenvolver a comunicação e a percepção de realidade. Nesse período é essencial trabalhar as habilidades sensoriais do bebê para ampliar sua compreensão de mundo. Com base nessa perspectiva, as turmas do Infantil 1 da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Hozana Nunes, localizada no bairro Jardim Flórida, em Juazeiro (BA), experimentam uma nova proposta pedagógica que visa despertar sensações a partir das cores.

O projeto é simples, trimestralmente uma das cores primárias – vermelho, azul ou amarelo - é trabalhada em sala de aula. Para a criança experimentar essas sensações, a cor está presente nos pequenos detalhes da decoração. As atividades desenvolvidas são diversas e buscam estimular cada um dos sentidos. Músicas que verbalizam o nome da cor escolhida, por exemplo, são ouvidas em sala de aula. A canção vai além de uma experiência auditiva, pois auxilia a criança a absorver as informações e externar a palavra...

Terça Cultural contou com mistura de ritmos, movimentos e cores

Mistura de cores, movimentos, ritmos, e muita energia junto. Arte em toda parte. Assim foi a noite de encerramento do projeto TERÇA CULTURAL, dia 07, no teatro de arena do Centro de Cultura João Gilberto. O projeto é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU).

As categorias de dança, poesia/declamação e música (bandas autorais e não autorais) participaram de um concurso dividido em 4 noites de apresentações. Outros artistas especialmente convidados também participaram das noites de terça-feira, que ainda teve exibição de filmes, e exposição de artes plásticas na última noite. Quem chegava ao teatro-arena do CCJG era logo surpreendido pela exposição do artista plástico Rinaldo Lima, onde a nordestinidade era retratada com muitas cores, em múltiplas telas...

Banda "Gatos Multicores" se apresentará no Palco da 28 no domingo de carnaval

A Banda "Gatos Multicores" será uma das atrações para a criançada neste domingo de carnaval (24) em Juazeiro. A banda que antes iria se apresentar no Circuito Ivete Sangalo, agora fará o show no Circuito Luiz Galvão, no Palco da 28.

Formado há 15 anos, em Salvador, o grupo é composto por sete artistas, sendo um guitarrista, um contrabaixista, um baterista, um tecladista e três gatos cantores: Tatá (um divertido gatinho azul), Lelé (gatinha rosa) e Mimi (gata amarela). Ao dar preferência por ensinar a versão "Não atire o pau no gato" da conhecida e histórica cantiga, a Banda "Gatos Multicores" tem sido considerada uma das melhores atrações para crianças na atualidade...