Escola Nota 10: Em Juazeiro (BA), creche municipal usa cores para auxiliar o aprendizado de crianças de 1 ano

É no primeiro ano de vida que a criança começa a desenvolver a comunicação e a percepção de realidade. Nesse período é essencial trabalhar as habilidades sensoriais do bebê para ampliar sua compreensão de mundo. Com base nessa perspectiva, as turmas do Infantil 1 da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Hozana Nunes, localizada no bairro Jardim Flórida, em Juazeiro (BA), experimentam uma nova proposta pedagógica que visa despertar sensações a partir das cores.

O projeto é simples, trimestralmente uma das cores primárias – vermelho, azul ou amarelo - é trabalhada em sala de aula. Para a criança experimentar essas sensações, a cor está presente nos pequenos detalhes da decoração. As atividades desenvolvidas são diversas e buscam estimular cada um dos sentidos. Músicas que verbalizam o nome da cor escolhida, por exemplo, são ouvidas em sala de aula. A canção vai além de uma experiência auditiva, pois auxilia a criança a absorver as informações e externar a palavra.

O olfato é trabalhado a partir de essências e perfumes. O tato com objetos, brinquedos e texturas. No final do trimestre é realizada a Festa das Cores, momento em os alunos provam alimentos que possuem aquela cor específica, é a descoberta da cor a partir do paladar. Com o fim do ciclo uma nova cor começa a ser trabalhada.

Foi a professora Marli Cardoso que elaborou o projeto pedagógico para executar na turma que dá aula, mas agora as duas turmas do Infantil 1 trabalham com a mesma metodologia. Ela explica que o objetivo é fazer com que a criança consiga incorporar as novas informações através da própria descoberta. “É uma proposta com aplicação simples, começamos a executar neste ano, mas os resultados são claros. Percebemos que criança se apropria do conhecimento de uma forma prazerosa e completa”, garante.

 As cores azul e vermelho já foram trabalhadas neste ano. No final de agosto, as turmas começam a aprender sobre o amarelo. De acordo com a gestora, Claudiana de Paula, esses procedimentos são acompanhados pela coordenadora pedagógica. “Os resultados foram avaliados positivamente. A recepção é boa inclusive por parte das famílias. Eles participam vestindo a criança com a roupinhas daquela cor, enviam os brinquedos e até um lanchinho com aquela coloração”, conclui.