Foram encontrados 141 registros para a palavra: Tradição

Quadrilhas juninas da Bahia enfrentam dificuldades para preservar tradição por falta de apoio

"Grandes óperas juninas". É com esse termo que alguns participantes de quadrilhas baianas definem os tradicionais grupos nordestinos, que levam ao público espetáculos de danças e músicas, cores e brilho, sobretudo nesta época do ano. Contudo, manter as raízes vivas tem sido um desafio crescente.

Atualmente, 160 quadrilhas são vinculadas à Federação Baiana de Quadrilhas Juninas (Febaq). Desse total, cerca de 90 estão em atividade, ou seja, pouco mais da metade tem se apresentado no São João 2023, nos 417 municípios do estado...

Enfrentar o racismo ambiental é tema da agenda o Centro de Arte e Meio Ambiente

O JUNHO DE LUTAS CONTRA O RACISMO AMBIENTAL E CLIMÁTICO é uma agenda protagonizada pelo Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) e o Observatório do Racismo Ambiental (ORA), em parceria com a Rede CAMMPI (Comissão de Articulação e Mobilização dos Moradores da Península de Itapagipe), iniciada no ano de 2022, cujo objetivo é aprofundar o debate na sociedade brasileira sobre o Racismo Ambiental e Climático e seus impactos nas populações historicamente excluídas da cidade, do campo, da floresta e das águas, buscando incidir para a construção de soluções voltadas ao enfrentamento à essa violação de Direitos.

Em 2023, ocorre a 2ª edição dessa agenda que tem como tema central "Enfrentar o Racismo Ambiental, Mitigar as mudanças do clima e Garantir Direitos"...

Ciclo Junino: Jecana do Capim comemora 50 anos de tradição em Petrolina 

Evento já tradicional no calendário dos festejos juninos de Petrolina, e este ano mais que especial comemorando os seus 50 anos, a 'Jecana do Capim' acontecerá de 9 a 11 de junho, e conta com apoio da Prefeitura de Petrolina. A festa promete muito forró, corrida e desfile de jegues ornamentados, as premiações chegam ao total de R$ 30 mil. Os interessados em competir têm sábado (10) para se inscreverem.  

A Jecana pretende atrair um público de mais de 10 mil pessoas. O evento espera a participação de cerca de 50 jegues e aproximadamente 40 jegueiros, que vêm de outros estados, como Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A festa é um tributo ao jegue, animal simbólico e de importância histórica, que já foi muito utilizado como tração no Nordeste, auxiliando nas mais variadas demandas do homem do campo.  ..

Emoção, tradição e fé deram o tom da 1ª Festa do Vaqueiro de Sento-Sé

A 1ª edição da Festa do Vaqueiro de Sento-Sé movimentou ruas centrais da cidade neste sábado (03). Uma mistura de emoção, tradição e fé marcou o evento e contagiou a todos por onde o desfile dos vaqueiros e seus cavalos passaram.

O evento realizado pela Prefeitura de Sento-Sé, contou com Cavalgada, Missa do Vaqueiro e almoço com show musical...

Tradição, forró e muita diversão marcam abertura do projeto junino de escola municipal em juazeiro

Com o mês de junho se aproximando, as comemorações dos festejos juninos passam a compor a programação pedagógica das escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro. A Escola Municipal Anália Barbosa de Souza, localizada no bairro Antônio Guilhermino, lançou nesta sexta-feira (26), o projeto junino da unidade de ensino com o tema: 'Viajando pelo Nordeste', reunindo tradição, informação e muita diversão.

O cenário decorado com bandeirolas coloridas, tecidos de chita e elementos que fazem referência à cultura nordestina, recepcionou os alunos do Ensino Fundamental II, e Jovens e Adultos (EJA), ao som de muito forró pé de serra, animando a comunidade escolar, que contará com programação recreativa até o dia 14 de julho, período em que o projeto apresentará sua culminância realizando uma Feira, que contará com área de exposições das atividades desenvolvidas, e mostra de produtos e elementos do nordeste...

Deputado Zó mantém tradição e celebra 23 anos de entrega de rosas às mães em Juazeiro

A alvorada do 14 de março, dia das mães em 2023, em Juazeiro, celebrou os 23 anos de entrega das rosas às mamães do bairro Santo Antônio, promovida pelo deputado Zó. 

Mesmo após uma chuva na madrugada de sábado para domingo, o deputado Zó e sua equipe mantiveram a tradição e saíram pelas ruas da comunidade, criada por trabalhadores da Companhia de Navegação do São Francisco, e as mamães, avós e filhos saíam às portas para receber a rosa ofertada pelo parlamentar, que iniciou esta ação antes mesmo da vida política eleitoral. ..

Tradição e prestígio social marcam 20ª edição do Baile das Personalidades

Um grande encontro de integração social que há duas décadas homenageia os talentos da sociedade do Vale do São Francisco. Já começaram os preparativos para o Baile das Personalidades, que chega a sua 20ª edição no próximo dia 20 de maio, premiando o profissionalismo, beleza, elegância e o empreendedorismo regional no Rancho Brilho da Lua, em Juazeiro - BA.

A festa, comandada pelo colunista social e promoter, Gileno Dias, começa às 20h, em um cenário de requinte e glamour, com um jantar especial assinado pelo chef Leandro Nascimento e a animação da Orquestra Fernando Júnior...

Tradição dos penitentes, em Juazeiro, está em risco de acabar por falta de participantes

A tradição dos penitentes, em Juazeiro, está em risco de acabar por falta de participantes. O ritual, que se repete todos os anos, no período da Quaresma.

Entre a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira da paixão, o grupo dos alimentadores de alma, homens e mulheres vestindo branco e com os rostos cobertos, saem três vezes por semana pelas ruas do bairro Santo Antônio...

Nos EUA, Lula diz que não pedirá a extradição de Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não irá falar com o homólogo americano, Joe Biden, sobre a extradição de Jair Bolsonaro (PL), que está nos Estado Unidos, e que essa decisão depende da Justiça brasileira. A afirmação foi feita em entrevista à CNN Internacional em Washington, nesta sexta (10), onde Lula se encontra com Biden.

"Um dia ele vai ter que voltar ao Brasil e enfrentar os processos que ele responde. Eu não vou falar com Biden sobre a extradição do Bolsonaro, isso vai depender dos tribunais, e eu quero que ele seja considerado inocente até que seja provado o contrário, o que não aconteceu comigo", afirmou Lula. "Só falo com Biden sobre o assunto se ele falar disso."..

Condenado por estupro na Itália, Robinho pode cumprir pena no Brasil

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou nesta quarta-feira (18/1) que o jogador Robinho pode cumprir no Brasil a condenação de nove anos de prisão por estupro de uma mulher albanesa, na Itália, em 2013. A declaração ocorreu em entrevista à rádio Bandnews. Em novembro, o Brasil negou a extradição do atleta, que completará 39 anos no dia 25.

“O exame definitivo compete a questões jurídicas, não são questões políticas. A própria Constituição brasileira proíbe a extradição de cidadãos brasileiros natos. Mas, agora pode, em tese, haver esse cumprimento de pena, mas isso precisa ser examinado e isso efetivamente tramitar”, disse Dino...

Roda de São Gonçalo, tradição que se renova em Orocó

Um dos mais populares ritos do catolicismo rural brasileiro é uma expressão cultural europeia que chegou ao nosso país pelas mãos portuguesas e aqui se misturou com as culturas ameríndia e africana. A Roda de São Gonçalo, que hoje é dançada em Orocó, no sertão pernambucano, por Osmira, Luzia dos Índios, Cizinha, Leni e Lourdes é a mesma que Seu Alfredo do Riacho Seco, do lado baiano do rio, trouxe e encantou um dia a Ilha do Aracapá, lá pelos idos de 1972. Contam, os mais antigos, que foi uma semana inteira de rodas e palmeados ao som de pandeiros, violas e triângulos para pagar promessas e graças alcançadas ao santo português, violeiro, casamenteiro e patrono da fecundidade humana, que inventou uma festa para alegrar e afastar as mulheres da difícil "vida fácil".

Invariavelmente, as rodas começam com os versos, "Ora vi, orai e viva, ora vi, orai e viva, viva São Gonçalo viva", ao redor de uma mesa farta e sem dar as costas para o altar. Depois, os dançantes se envolvem em ininterruptos volteios e sapateados em ritmo sincopado, ora em forma de círculos ou de cruzeiro, reverenciando o santo e beijando-lhes os pés, até que se cumpram 12 mudanças para cada promessa alcançada. No Nordeste brasileiro, ocorrem dois tipos de rodas.  O São Gonçalo dos Arcos, o mais comum, que é realizado por conta do cumprimento de promessas e onde todos dançam com grandes arcos feitos geralmente de palha de coqueiro, e o São Gonçalo das Almas, que acontece quando alguém morre sem realizar o compromisso com o santo. Geralmente um filho, parente ou pessoa amiga do falecido manda fazer a manifestação coreográfica em nome desta com tudo que tem direito...

Fé e tradição: Lavagem do Bonfim é retomada nesta quinta-feira após dois anos sem festejos de rua em Salvador

A Lavagem do Bonfim volta a ser realizada nesta quinta-feira (12), após dois anos sem os festejos de rua em Salvador, por causa da pandemia da Covid-19.

São cerca de 280 anos de devoção, com tradições e manifestações de fé que se reafirmam na caminhada de mais de seis quilômetros de cortejo entre os bairros do Comércio e do Bonfim, na capital baiana...

Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI comemora 57 anos de tradição na educação com resgate da cultura de Juazeiro

Com 57 anos de atuação na educação de Juazeiro, a Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI comemorou a data nesta sexta-feira (25), com a II Mostra Cultural que abordou o tema "Terra de encantos, cores e estrelas... Juazeiro meu palco iluminado".

O evento contou com serviços de saúde para a população, apresentações culturais e estandes com várias atividades desenvolvidas pelos alunos na escola...

"Para acabar a tradição de acúmulo de lixo, é essencial que a população ponha a mão na consciência", diz professora

As recentes decisões governamentais e judiciais restringindo o uso de sacolas plásticas por estabelecimentos comerciais chamaram a atenção sobre o impacto desses produtos ao meio ambiente. Essa não é uma preocupação apenas brasileira. A substituição de plástico por materiais menos nocivos é uma tendência mundial. 

O último relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) discutido em assembleia da ONU, em março deste ano, indica que a poluição plástica é uma ameaça crescente em todos os ecossistemas. O levantamento aponta que a contaminação por plástico é pior nos meios aquáticos, cresceu consideravelmente nos últimos anos e deve dobrar até 2030...

Prefeita Suzana Ramos prestigia a 49ª Festa dos Colonos do Mandacaru e enaltece a tradição do evento

Durante a tarde de sábado (24), a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, juntamente com a vereadora Neguinha da Santa Casa, e ao lado de secretários e assessores da gestão municipal, prestigiou a 49ª edição da Festa dos Colonos do distrito de Mandacaru.

Na oportunidade, a prefeita Suzana Ramos cumprimentou os colonos e as pessoas que ali estavam e elogiou a organização do evento. "Falou em festa no interior, eu faço de tudo para estar presente. Para mim que sou uma mulher do interior, sentir o calor e a vibração humana deste povo que faz parte das minhas raízes, é tudo de bom. Parabenizo a comissão organizadora do evento, aos colonos e aos moradores do Mandacaru pelo excelente evento proporcionado não só ao povo daqui, mas a toda população de Juazeiro que também esteve participando do evento", disse a prefeita...

'Serenata da Nossa Petrolina' reunirá cultura e tradição nesta sexta-feira (16)

Serenata à luz do luar como manda a tradição. Seguindo com as comemorações de aniversário de 127 anos do município, a 'Serenata da Nossa Petrolina' reunirá cultura e tradição nesta sexta-feira (16), pelas ruas do Centro. O evento que sairá da Praça Dom Malan, às 18h, seguirá com os seresteiros pelas ruas da Petrolina antiga e terminará na Praça 21 de Setembro.

Durante o trajeto, cerca de 20 músicos do grupo Seresteiros Raízes, a exemplo de Lula de Moço, José Raul, Chico Tim, Júnior Barata, Paulo César, Adígena, Marlos, Stênio, Jorge Gurú, Luiz Henrique, Bartô, Ramon, Erica, Nelson Bahia, entre outros, farão um repertório incluindo um mix de baladas românticas, choros e outros ritmos. As únicas imposições são a sonoridade, o bom gosto e, evidentemente, o romantismo das letras. Isso significa incursões nos legados de Pixinguinha, Elis Regina, Luis Miguel, Nelson Gonçalves, Marisa Monte, Cascatinha e Inhana, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Jacob do Bandolim e tantos outros artistas...

Projeto Viva Reis Sementeira de Reisado realiza encontro de Mestres e Tradição

PROJETO VIVA REIS - SEMENTEIRA DE REISADO  REALIZA ENCONTRO DE MESTRES DA TRADIÇÃO. Neste sábado (10), o Movimento Viva Reis realiza o III Encontro de Mestres da Tradição do Reisado do Sertão do São Francisco. Com incentivo do Funcultura, o projeto "Viva Reis – Sementeira de Reisado", é uma proposta de transmissão de saberes tradicionais dos reisados do Sertão do São Francisco, para suas comunidades, possibilitando o surgimento de novos processos relacionados à manifestação cultural.

Para Raimundinha, Mestra do Reisado Herança Viva de Amarina, do Quilombo do Saruê, "É um sonho realizado poder ir na escola ensinar essa cultura que minha mãe cuidava com tanto carinho." O Encontro de mestres de reisados possibilita a troca de experiências e a construção de parcerias para o fortalecimento da tradição que resiste em Pernambuco, e promove a transmissão das memórias dos territórios, da ancestralidade, das identidades do povo que no fazer cultural dos reisados resiste, como afirma Alice Gericó, Movimento Viva Reis...

Perto de completar 127 anos, Petrolina mantém raízes e tradição histórica de prédios antigos

Petrolina Antiga, é assim como é chamado o bairro mais antigo da cidade. No espaço, podem ser observadas as ruas do início do desenvolvimento do município.  O local é um conjunto de casas construídas no início do século XX, elas são a prova viva da ascensão econômica da cidade neste período. Por ali funcionou a Usina de Descaroçamento de Algodão; como também o depósito de algodão e mamona que seguiam para as indústrias de fabricação de óleo.

Com o crescimento da cidade, e próximo de completar 127 anos de história, a capital do Sertão do São Francisco mantém suas raízes e a história desse lugar. Atualmente, os prédios com pinturas modernas dão sede para casa de artesanatos nordestinos; restaurantes tradicionais e regionais; e do grupo Matingueiros, conhecido não apenas pela sua criativa de produção musical, que sempre remete às raízes sertanejas e nordestinas, os músicos também produzem coreografias e figurinos que enchem os olhos dos espectadores durante as apresentações.  ..

Arte, tradição e patrimônio são destaques na 24ª Mostra Cariri de Culturas

A região do Cariri cearense é reconhecida por ser uma vitrine de costumes e tradições onde a cultura pulsa intensamente. Neste contexto, o Sesc Ceará realiza, há mais de duas décadas, um dos principais encontros culturais do País: a Mostra Cariri de Culturas. Este ano, o evento acontece no período de 26 a 30 de agosto, com ações em 28 municípios da região do Cariri e na cidade de Iguatu, no Centro-sul do Estado.

Com foco no patrimônio paleontológico, a mostra promove a difusão de saberes, tradições e arte, além de atuar também para fortalecer o movimento de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, iniciada pelo Sesc Ceará, em 2019. O evento reúne pesquisadores, artistas e público em torno de apresentações, ações formativas e mesas de debates que incentivam as manifestações artístico-culturais desses territórios criativos...

Com apoio da prefeitura de Juazeiro, 40ª Festa dos Colonos de Maniçoba reacendeu a tradição das festividades no distrito

Após dois anos sem a realização da tradicional Festa dos Colonos de Maniçoba, os fogos tocaram ainda na madrugada anunciando à alvorada aos colonos, onde centenas de pessoas acompanharam sua passagem, logo após, um desfile cívico das escolas, bandas e fanfarras abrilhantaram as ruas da comunidade, que encerrou sua manhã de festa com uma missa em ação de graça, e deu-se início ao tradicional churrasco dos colonos, com shows musicais de bandas locais.

A prefeita Suzana Ramos prestigiou o evento e falou da felicidade em participar. "Eu não poderia deixar de prestigiar essa festa que é tradição em Maniçoba, lugar que tenho tantos amigos e é de extrema importância para o município de Juazeiro. Eu fiquei encantada com a festa, com o desfile cívico, e me emocionei muito durante a missa dos colonos", enfatizou a gestora municipal...