Petrolina Antiga, é assim como é chamado o bairro mais antigo da cidade. No espaço, podem ser observadas as ruas do início do desenvolvimento do município. O local é um conjunto de casas construídas no início do século XX, elas são a prova viva da ascensão econômica da cidade neste período. Por ali funcionou a Usina de Descaroçamento de Algodão; como também o depósito de algodão e mamona que seguiam para as indústrias de fabricação de óleo.
Com o crescimento da cidade, e próximo de completar 127 anos de história, a capital do Sertão do São Francisco mantém suas raízes e a história desse lugar. Atualmente, os prédios com pinturas modernas dão sede para casa de artesanatos nordestinos; restaurantes tradicionais e regionais; e do grupo Matingueiros, conhecido não apenas pela sua criativa de produção musical, que sempre remete às raízes sertanejas e nordestinas, os músicos também produzem coreografias e figurinos que enchem os olhos dos espectadores durante as apresentações.
"Temos que manter nossa cultura e a nossa história. Mesmo Petrolina avançando a cada dia, a gestão municipal tem mantido a originalidade dos prédios e a pintura conservada dessa área. O prefeito Simão Durando tem trabalhado para manter o município como uma referência de cidade que possui uma melhor qualidade de vida para se viver e, cada vez mais, vamos levantar a autoestima dos petrolinenses", frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jorge Assunção.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.