Foram encontrados 349 registros para a palavra: SECA

UPB pede Medida Provisória como ação para enfrentar drama da estiagem no interior baiano

Em visita a Brasília desde esta quarta-feira (13), a direção da União dos Municípios da Bahia (UPB) busca ações para minimizar os efeitos da estiagem. No estado, mais de 170 municípios já estão com decretos de emergência e já morreram mais de 200 mil animais, muitos de grande porte, com bois e vacas, segundo o presidente da UPB, Quinho (PSD), também prefeito de Belo Campo, no Sudoeste.

Uma das reivindicações da entidade é a proposição de uma MP (Medida Provisória) para injetar recursos nas prefeituras para o enfrentamento dos efeitos da falta de água.  Quinho estima algo em torno de R$ 500 milhões. Os repasses viriam para fornecer água potável e bruta, esta para as plantações, além de alimentação animal...

Governador anuncia ações emergenciais para enfrentamento à seca, nesta sexta-feira (15)

O governador Jerônimo Rodrigues anuncia, nesta sexta-feira (15), às 8h, um plano de ações emergenciais para o enfrentamento da estiagem/seca em municípios baianos, durante reunião com prefeitos e associações, na sede da UPB – União dos Municípios da Bahia, na 3ª Avenida do Centro Administrativo (CAB).

A coletiva de imprensa com o governador será realizada às 7h20...

Deputado quer que doações do Bahia Sem Fome sejam destinadas prioritariamente para municípios castigados pela seca

O deputado estadual Vitor Azevedo (PL) apresentou um projeto de indicação na Assembleia Legislativa solicitando ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) que destine as doações obtidas pelo programa Bahia Sem Fome para os mais de 130 municípios com decreto de calamidade aprovado por conta da seca que castiga principalmente a região do semiárido. 

"Considerando a grave situação de estiagem que assola diversos municípios do Estado da Bahia, ocasionando não apenas a escassez de água, mas também a carência de alimentos para a população e para os animais, torna-se imperativo direcionar esforços e recursos para mitigar os impactos dessa crise natural. A Bahia enfrenta não apenas a seca, mas também o problema da fome, que é uma preocupação que se agrava neste momento de estiagem especialmente entre os residentes nas zonas rurais mais distantes das sedes municipais", justificou o parlamentar...

Estado elabora plano de ações para enfrentamento da seca na Bahia; 123 municípios já estão sendo atendidos

O grupo de trabalho para enfrentamento da seca na Bahia se reuniu com o governador Jerônimo Rodrigues, no Centro Administrativo, em Salvador, com a missão de apresentar um mapa das cidades baianas em situação de emergência para o Governo Federal e um plano de atuação do Estado para os próximos meses.

O assunto também foi tema de reunião com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, esta semana, em Brasília, e deve contar com o apoio das pastas para redução dos efeitos da seca, como a insegurança alimentar e hídrica...

Nordeste terá seca muito forte em 2024, alerta engenheiro e meteorologista Carlos Nobre

Depois de provocar enchentes na Região Sul e a seca histórica no Norte do país, o fenômeno El Niño vai provocar, nos primeiros quatro meses do ano que vem, uma severa estiagem no Nordeste. A previsão é consenso na comunidade científica, que cobra dos governos federal e estaduais políticas públicas emergenciais para atender a população do semiárido nordestino e mitigar prejuízos econômicos — principalmente, na produção agropecuária. As informações são do Correio Braziliense/reportagem Vinicius Doria.

Desde junho, a Casa Civil da Presidência da República vem coordenando uma sala de crise para avaliar os impactos do El Niño em todo o país, que conta com a participação de vários ministérios e órgãos de pesquisa e monitoramento. Só para a Região Norte, foram feitas 11 reuniões até agora. Os cenários para o Nordeste começaram a ser avaliados neste mês. O Brasil tem 1.038 municípios monitorados mais diretamente por estarem mais sujeitos a desastres naturais...

Seca severa aflige zona rural de Juazeiro e Petrolina. "Falta água para consumo humano. Lavouras perdidas"

A região de Juazeiro e Petrolina volta a enfrentar neste ano uma severa seca por causa da falta de chuvas. A REDEGN, percorreu no mês de setembro cerca de 370 km, entre o Juazeiro do Norte, Ceará, a Juazeiro da Bahia. A constatação é de uma seca severa, retratada nas folhas ressequidas pelos sertões. Confira reportagem AQUI-Sol abrasador dos Sertões e a inoperância das políticas públicas para o convívio com as secas.

A situação citada acima também está acontecendo em Juazeiro e Petrolina. O cenário é folhas ressequidas, escassez...

Pesquisador vê relação entre seca no Rio Negro e aquecimento global

Há dois dias, o Porto de Manaus anunciou que o Rio Negro havia atingido novo nível mínimo histórico. Sua cota ficou abaixo de 13 metros pela primeira vez desde 1902, quando começaram as medições. As imagens impressionam: partes que costumam ficar cobertas pelo leito do rio estão tomadas por bancos de areia.

A estiagem prolongada que atinge o Amazonas deixa diversas comunidades vulneráveis. De acordo com boletim do governo estadual, divulgado no domingo (22), 59 dos 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência e 158 mil famílias foram afetadas...

Seca: Com 58 municípios em situação de emergência, UPB e ALBA buscam reforçar operação carro-pipa na Bahia

Seca: Com 58 municípios em situação de A União dos Municípios da Bahia (UPB) está em alerta para o avanço da seca no estado. O assunto foi tratado em reunião entre o presidente da entidade, prefeito Quinho de Belo Campo, e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes, que ocorreu esta semana. Com 58 municípios em situação de emergência por conta da estiagem, decretados no Sistema Nacional de Defesa Civil, a operação carro-pipa do Governo Federal é essencial para assistir à população do semiárido, todavia a redução das ações do programa preocupa gestores e parlamentares.

"Os municípios já estão em crise financeira grave e não dispõem de recursos para arcar sozinhos com a contratação dos carros-pipa. Esperamos que a União libere recurso para garantir a continuidade do serviço o quanto antes e assim apoiar as famílias que necessitam de água", declarou o presidente da UPB. O prefeito Quinho reforçou ainda que a entidade municipalista atuará junto à Bancada Federal da Bahia para defender mais recursos no Orçamento da União destinados a ação nos municípios...

'Sem água, não tem vida': seca na Amazônia brasileira aumenta o temor pelo futuro

As comunidades que dependem dos cursos de água da floresta amazônica estão isoladas sem abastecimento de combustível, alimentos ou água filtrada. Dezenas de botos morreram e foram levados até as margens.E milhares de peixes sem vida flutuam na superfície da água.

Essas são apenas as primeiras imagens sombrias da seca extrema que assola a Amazônia brasileira. Os níveis historicamente baixos da água afetaram centenas de milhares de pessoas e animais, e, com a previsão dos especialistas de que a seca pode durar até o começo de 2024, os problemas tendem a se intensificar...

Seca na Amazônia pode afetar fornecimento de energia elétrica no País

Com a recente seca que vem atingindo a Amazônia, especialistas avaliam que a região poderá viver a pior situação em toda a sua história — fator que pode se estender para o ano de 2024, segundo previsão do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

Pedro Luiz Côrtes, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, explica que a ação do fenômeno El Niño, ao mesmo tempo em que provoca a redução significativa de chuvas no Norte e no Nordeste, gera o aumento de chuvas na região Sul. Assim, até o momento ele se encontra dentro dos parâmetros normais, embora esteja evoluindo possivelmente para aquilo que é chamado de “Super El Niño”, já observado entre 2015 e 2016. ..

Governo vai antecipar Bolsa Família em municípios atingidos por seca

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, visitou a região afetada pela forte estiagem que castiga a Amazônia.

Acompanhado por uma comitiva de ministros, Alckmin desembarcou em Manaus na manhã de hoje e participou de reuniões com autoridades, empresários e representantes de comunidades locais...

Comitiva liderada por vice presidente Alckmin chega a Manaus para monitorar seca

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, já está em Manaus, acompanhado da comitiva de ministros que vai avaliar a situação de estiagem que atinge 58 municípios do Amazonas.

A comitiva chegou em Manaus por volta das 10h e foi visitar áreas afetadas pela seca, como o Porto da capital amazonense. A estiagem diminuiu o nível do rio, formando bancos de areia e dificultando a navegação. Também está prevista reunião com autoridades locais para debater as medidas anunciadas...

Juazeiro: Moradores denunciam que Lagoa do Calu está secando e tartarugas e peixes estão morrendo. Sedur responde

Leitores denunciam que Lagoa do Calu está secando. Com pouca água, as tartarugas e peixes estão morrendo.

Essa é a denúncia feita através das redes sociais por pessoas que procuraram a REDEGN para denunciar "que a Lagoa do Calu está secando e além do fedor, peixes e tartarugas estão sofrendo sem água". ..

Sol abrasador dos Sertões e a inoperância das políticas públicas para o convívio com as secas

A REDEGN, percorreu cerca de 370 km, entre o Juazeiro do Norte, Ceará, a Juazeiro da Bahia.  A constatação é de uma seca severa, retratada nas folhas ressequidas pelos sertões. Na beira da estrada os animais vivos mugem quando encontram outros de menos sorte, já mortos pela falta de água para beber. A cena é de urubus nas carcaças.

"Verde, na monotonia cinzenta da paisagem, só algum juazeiro ainda escapo à devastação da rama; mas em geral as pobres árvores apareciam lamentáveis, mostrando os cotos dos galhos como membros amputados e a casca toda raspada em grandes zonas brancas". (Raquel de Queiroz) ..

"As secas vão se concentrar mais no Nordeste e Norte do Brasil", prevê meteorologia

A primavera começa oficialmente apenas em 23 de setembro às 03h50 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro, mas a estação meteorológica de mesmo nome já teve início desde a última sexta-feira (01). 

Isso ocorre por causa de dois conceitos diferentes: as estações astronômicas e meteorológicas. Simplificando, dá para dizer que:..

Artigo - O maior poder da República

Imagine você, caro leitor, que estivesse estudando e se especializando para se tornar bacharel em direito. Ao longo do curso, você descobre a sua vocação para a advocacia e decide iniciar a sua jornada.

Mesmo enfrentando um mercado bastante competitivo e saturado, em um país com mais de um (1) milhão de profissionais registrados, consegue se tornar qualificado, ganhar notoriedade e, com muito empenho e esforço, constrói um renomado escritório, tornando-se um dos maiores especialistas em crimes financeiros em todo o território nacional...

PRF flagra 32 condutores dirigindo sob o efeito de álcool durante festejos da 32ª Festa do Interior de Casa Nova (BA)

Entre os dias 14 e 16 de julho, a PRF notificou 32 condutorest, por embriaguez ao volante, na modalidade recusa. As infrações foram realizadas durante um comando específico de fiscalização de embriaguez ao volante, realizado durante os festejos da 32ª Festa do Interior de Casa Nova.

A região norte do estado tem sido alvo constante de fiscalizações da PRF, uma vez que os números de flagrantes de embriaguez nos trechos sob circunscrição da Delegacia de Senhor do Bonfim chamam a atenção, sendo assim esses comandos são essenciais para proporcionar a segurança viária e evitar acidentes...

Seminário “Dia Mundial de Combate à Desertificação” acontece neste sábado (17) no Campus Juazeiro da Univasf

O dia 17 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca.

Para marcar a data, será realizado neste sábado (17) o Seminário “Dia Mundial de Combate à Desertificação”, no Campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)...

Drama: previsão é que, o período de intempéries da “seca braba” será maior em 2023

Um drama que chegou mais cedo, com a tendência de permanecer por mais tempo do que em anos anteriores. Este é o panorama da seca neste ano em Minas Gerais.

Os efeitos severos da estiagem prolongada foram antecipados e motivaram a publicação pelo governo do estado, desde 10 de maio, de decreto da situação de emergência em 130 municípios mineiros, dos quais 91 localizados no Norte de Minas, onde milhares de moradores de comunidades rurais já sofrem com a falta d´água para o abastecimento humano...

Voluntários e agricultores recuperam fontes de água natural em região que sofre com a seca em Pernambuco

A união entre um grupo de voluntários e agricultores está recuperando fontes de água natural em uma das regiões que mais sofrem com a seca em Pernambuco. Cinco amigos e uma missão: salvar as nascentes no Agreste de Pernambuco, onde a escassez de água faz parte do dia a dia dos moradores.

“Por a gente ter amor à natureza e a gente querer o bem da sociedade, a gente precisa de fato contribuir, dar essa parcela de contribuição aos proprietários que querem uma nascente recuperada”, diz o agricultor Iralto Gomes de Melo...