Foi reconhecido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, através da Defesa Civil Nacional, o estado de emergência em sete municípios pernambucanos atingidos pela estiagem.
Uma portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última quinta-feira (21). Com a medida, os municípios podem, a partir de agora, solicitar ajuda humanitária ao Governo Federal para viabilizar compra de cestas básicas, água potável e aluguel de caminhões-pipa.
Entre os municípios reconhecidos pela pasta, estão: Belo Jardim (Agreste), Betânia (Sertão), Carnaubeira da Penha (Sertão), Petrolina (Sertão), Santa Maria do Cambucá (Agreste), Serrita (Sertão Central) e Tabira (Sertão do Pajeú). Até o momento, o Estado conta com 93 reconhecimentos federais por conta da estiagem.
Para solicitar os recursos, as cidades precisam formalizar o pedido através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Os repasses oferecidos às cidades também podem servir para o restabelecimento dos serviços essenciais e na reconstrução de infraestrutura ou moradias destruídas e danificadas por desastres.
Após o pedido, com base nas informações enviadas, o órgão vai avaliar as reivindicações daquele município e, após a aprovação, será publicada uma portaria no DOU com o valor que deverá ser liberado.
PETROLINA SÃO JOAO 2024: Mesmo com o Decreto de Emergência a prefeitura de Petrolina anunciou a programação com artistas do cenário nacional e regional. A maratona de shows no Pátio Ana das Carrancas será realizada, no período de 14 a 24 de junho. Os valores não foram divulgados.
A REDEGN enviou solicitação de nota a Prefeitura de Petrolina mas até o momento não obteve resposta. Pelas redes sociais moradores de Petrolina cobram da Câmara de Vereadores que solicitem transparência dos valores gastos previstos neste período junino 2024.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.