Foram encontrados 30 registros para a palavra: HU-Univasf/Ebserh

HU-Univasf/Ebserh lança soluções digitais para agendamento de consultas ambulatoriais 

Os pacientes atendidos nos ambulatórios da Policlínica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, vinculada ao HU-Univasf/Ebserh, contam agora com recursos tecnológicos que representam grande avanço ao processo de agendamento de consultas nas modalidades de retorno e pós-alta hospitalar.

Com auxílio de um serviço telefônico digital e de chat eletrônico, os usuários poderão garantir seus atendimentos com maior comodidade e controle. ..

Estudantes lançam eBook sobre Emergências Clínicas com base em vivências no HU-Univasf/Ebserh

Visando a promoção de conhecimento na prática de emergência, estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) publicaram o eBook 'Emergências clínicas: uma abordagem baseada em casos clínicos vivenciados em um hospital universitário', com apoio da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário (HU-Univasf/Ebserh). 

Ao todo, 12 casos clínicos são apresentados a partir de um modelo de discussão teórico-prática baseado em problematizações, estimulando o aperfeiçoamento de clínicos generalistas, emergencistas e estudantes de Medicina...

HU-Univasf/Ebserh participa de campanha nacional para incentivo à doação de sangue

"Quem doa sangue, doa vida". O lema atemporal que ressalta o valor terapêutico e simbólico da doação sanguínea ganha ainda mais força durante esse mês com a campanha Junho Vermelho.

Mais uma vez, o HU-Univasf se une ao esforço coletivo das instituições de saúde de todo o Brasil para chamar a atenção da população sobre a extrema importância de manter os estoques de sangue nos hemocentros em plena disponibilidade; o que só é possível com o ato de generosidade dos doadores. ..

Estudo desenvolvido no HU-Univasf/Ebserh é publicado em portfólio da Nature, maior revista científica do mundo 

Articular os saberes científicos à promoção da saúde e bem-estar das pessoas, essa é a missão primordial dos Hospitais Universitários. Não por acaso, o propósito institucional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC) assinala tão bem essa responsabilidade: "Ensinar para transformar o cuidar". 

Ciente desse dever, mais uma vez, o HU-Univasf/Ebserh/MEC mostra que é possível desenvolver pesquisa em nível de excelência no Sistema Único de Saúde (SUS), tendo sido campo da investigação cientifica intitulada 'Comparative study between minimally invasive supraorbital craniotomy and pterional craniotomy for treating anterior circulation cerebral aneurysms in a low-resource setting'...

2.530 vítimas de acidentes de trânsito foram atendidas no HU-Univasf/Ebserh no primeiro quadrimestre 

'Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito' é o mote do Maio Amarelo para 2021, movimento que o HU-Univasf/Ebserh está apoiando, por mais um ano, e que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Por atender uma grande quantidade de vítimas envolvidas em acidentes desta natureza, é fundamental reforçar o alerta à população sobre as consequências destas ocorrências. ..

HU-Univasf/Ebserh recebe visita de representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) para firmar parcerias interinstitucionais

A semana começa com uma grande notícia, o projeto denominado "Consórcio de Inovação em Saúde de Petrolina", encabeçado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e pelo HU-Univasf/Ebserh, foi aprovado em 1º lugar no Edital 18/2020 de fomento de Ambientes para Inovação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Para comunicar o resultado e prospectar novas ações de inovação na região, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) de Pernambuco enviou uma comitiva formada pelo titular da pasta, secretário Lucas Ramos, além do diretor de Políticas de CT&I e Competitividade, César Andrade, assim como o diretor de Ambiente de Inovação e Formação Superior, Carmelo Filho, entre outros...

Colaboradores são treinados para formação da Brigada de Incêndio do HU-Univasf/Ebserh 

A proteção da vida e do patrimônio são essenciais para as atividades da administração pública, sobretudo em uma instituição como o HU-Univasf/Ebserh, cujo compromisso social está diretamente alinhado a esta premissa. Neste sentido, colaboradores de diversas áreas estão sendo treinados para a prevenção e combate a incêndios, seguindo normativas técnicas nacionais. 

Para a formação da Brigada de Incêndio, facilitada através da equipe de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST/DivGP) do HU, foi necessária a elaboração de um Plano de Atendimento a Emergências (PAE), consistindo na formalização de uma estrutura mínima para atendimento a eventuais situações emergenciais que possam ocorrer nas dependências do hospital. O Plano objetiva orientar equipes para atuarem de forma eficaz e organizada na identificação, controle e extinção de sinistros no menor espaço de tempo possível. ..

Plantando o bem: colaborador do HU-Univasf/Ebserh utiliza jardinagem para promover o bem-estar coletivo

Momentos desafiadores como o período atual costumam ser trabalhosos e exigem capacidade de superação. Mas não é só isso, há aqueles que enxergam na dificuldade uma oportunidade para fazer o bem e dar o melhor de si. Adnaldo Gomes, colaborador do HU-Univasf/Ebserh, é uma dessas pessoas. 

A chegada de "Seu Naldo", como é conhecido, ao Hospital Universitário coincidiu com o início da pandemia da Covid-19, quando foi contratado para atuar na manutenção da limpeza da área externa do HU. O profissional rapidamente assimilou suas atribuições e, enquanto cuidava do entorno do hospital, percebeu que poderia ir além, promovendo melhorias em seu ambiente de trabalho que iriam beneficiar a todos. "Quando cheguei ao hospital, percebi que havia a possibilidade de aproveitar melhor os espaços ao ar livre e deixar o ambiente mais agradável. Senti que precisava de mais verde e poderia melhorar a paisagem", contou o colaborador. ..

Laboratórios Multiusuários do HU-Univasf/Ebserh estimulam desenvolvimento científico na região com tecnologias de ponta

Possibilitar o desenvolvimento científico da comunidade acadêmica-hospitalar sem a necessidade de deslocamento para grandes centros urbanos é um dos principais ganhos provenientes da instalação dos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa (Lamupe) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh/MEC).

Concebida pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf, em parceria com a comunidade acadêmica da Univasf, a estrutura de laboratórios está em atividade desde fevereiro, no prédio da Policlínica do HU, contando com a atuação de colaboradores do hospital, docentes e discentes da Univasf. Atualmente, o Lamupe é composto por: Laboratório de Métodos in vitro, Laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Extração de Ácidos Nucléicos e Laboratório de Farmacotécnico Hospitalar. ..

HU-Univasf/Ebserh realiza Sessão de Acolhimento para receber novos residentes

O primeiro dia do mês foi marcado pela Sessão de Acolhimento de Novos Residentes do HU-Univasf/Ebserh que teve por objetivo dar as boas-vindas e promover a integração dos pós-graduandos recém-chegados ao hospital. Ocorrido na Biblioteca da Univasf, o evento teve como membros da mesa de abertura Thaís Maia, chefe do Setor de Ensino do HU; Orlando Vieira, chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-Graduação do HU; Karen Saad, Diretora de Pós-Graduação da Univasf; Aline Cavalcanti, Coordenadora de Residências Médicas; Daniel Tenório, Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Intensivismo e Diego Dourado, Diretor Médico da Secretaria de Saúde de Petrolina.

Ao todo, são 30 novos profissionais chegando ao HU-Univasf/Ebserh neste mês para cursar uma das 15 residências médicas e multiprofissionais vivenciadas no hospital. Dentre eles, está José Ítalo, vindo da cidade de Icó-CE, o enfermeiro recém-formado conta sobre sua trajetória até a conquista da vaga na Residência Multiprofissional em Intensivismo. "Vim de uma cidade pequena, com muitas expectativas e sonhos. Já tinha ouvido referências positivas sobre o hospital e agora estou tendo a oportunidade de comprovar. Esse evento de acolhimento é uma iniciativa super válida, para alguém como eu que está chegando na região agora, faz toda a diferença. Vim para aprender, mas também para somar e contribuir para instituição e para os nossos pacientes!"...