Foram encontrados 437 registros para a palavra: aumenta

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução

O consumo de energia no Brasil aumentou 5,7% em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), divulgados nesta quarta-feira (27).

De acordo com a CCEE, o crescimento no consumo está diretamente relacionado ao calor. As altas temperaturas no mês de fevereiro elevaram o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado...

Sistemas integrados de produção aumentam matéria orgânica em solos da Caatinga

Pesquisa desenvolvida pela Embrapa Caprinos e Ovinos (CE) e Embrapa Meio-Norte (PI) demonstrou que sistemas agroflorestais aumentam o estoque de carbono orgânico no solo em até 50% a mais que uma área de vegetação nativa.

Já no sistema que usou consórcio de milheto ou sorgo com capim Massai, o teor de nitrogênio no solo foi 60% superior em relação à mata de Caatinga...

Após aumentar próprio salário, Milei revoga decreto e culpa Kirchner

O presidente argentino, Javier Milei, anunciou sábado (9) a revogação de um decreto que aumentava o salário dele e de funcionários do alto escalão do governo.

A medida foi publicada pelo escritório da presidência da Argentina e compartilhada pelo ultralibertário no X, antigo Twitter...

Casos de dengue em gestantes aumentam 345% em 2024

O número de casos de dengue em gestantes aumentou 345,2% nas seis primeiras semanas deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023, segundo dados epidemiológicos do Ministério da Saúde divulgados na sexta-feira (1º). 

“Este aumento representa um quadro preocupante de saúde pública, considerando o risco elevado de complicações graves, tanto para elas quanto para os bebês. Formas graves da doença, como choque, hemorragias e óbito representam riscos para as gestantes, enquanto as complicações perinatais incluem prematuridade, restrição de crescimento intrauterino e morte fetal”, informou a pasta. ..

Com avanço da dengue, fabricantes de repelente aumentam produção para dar conta da procura

Em meio a uma epidemia de dengue, que já matou mais de 150 brasileiros, empresas fabricantes de repelentes estão correndo contra o tempo para atender uma demanda até duas vezes maior em janeiro de 2024 na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Os planos incluem estoques antecipados e até mesmo a implementação de meios de transporte mais velozes para trazer matéria-prima para o Brasil. Nas farmácias e nas redes de supermercados, a procura pelo item chegou a aumentar 450%...

Rio São Francisco: vazão do reservatório de Sobradinho vai aumentar no mês de março

Aumento na vazão de saída (defluência) nos reservatórios de Sobradinho e Xingó estão previsto para o mês de março. A análise é previsão da meteorologista, mestranda Karem Texeira. Meteorologista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Confra:

A bacia hidrográfica do rio São Francisco corresponde a 8% do território nacional. Com uma extensão de 2.863 km e uma área de drenagem de mais de 639.219 km², estende-se desde de Minas Gerais, na Serra da Canastra, até o Oceano Atlântico, onde deságua na divisa dos estados de Alagoas e de Sergipe...

Com chuva, aumenta o risco de reprodução do Aedes aegypti, alerta Prefeitura de Juazeiro

As chuvas que chegaram na região acedem um alerta para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vem atuando para combater os focos de reprodução do mosquito e pede o apoio da população para manter os índices de contaminação por dengue, chikungunya e zika baixos no município.

"Diversos estados no Brasil estão sofrendo com epidemias de dengue, inclusive já há 151 mortes confirmadas no país. Em Juazeiro, foram registrados, até agora, 92 notificações de casos suspeitos de dengue, destes, 04 foram confirmados, 35 descartados e 53 estão aguardando o resultado. Precisamos da colaboração das pessoas em não manter água acumulada em suas casas e que recebam os nossos agentes de endemias", falou o supervisor geral do Núcleo de Endemias, Diego Alves.

Prevenção-O mosquito se reproduz em água parada, por isso é necessário esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d'água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.

Caso a pessoa apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas articulações, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Dengue Zap-A população pode entrar em contato com o Núcleo de Endemias para receber orientações ou solicitar a visita dos agentes em locais suspeitos de focos através do Dengue Zap: (74) 99945 – 5371, que está disponível para receber mensagens de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O número é exclusivo para mensagens via Whatsapp.

Mutirão de combate aos finais de semana-Os agentes de endemias estão fazendo mutirões de visitas aos finais de semana para reforçar o combate ao mosquito e orientar a população. Neste final de semana (24 e 25 de fevereiro), as equipes estarão no bairro Piranga.

 ..

Movimento no Aeroporto de Petrolina aumenta 21% em 2023 superando números antes da pandemia

A movimentação de passageiros do Aeroporto de Petrolina (PNZ) em 2023 superou os números de idas e vindas no terminal em 2019, antes da pandemia. O aumento significa um crescimento de 21% de embarques e desembarques no sertão pernambucano. O aeroporto, administrado pela CCR Aeroportos, fechou o ano passado com quase 500 mil viajantes cruzando os portões no aeroporto.

Em números exatos, comparando com 2019, o aeroporto recebeu 86.204 passageiros a mais, o que reforça a volta do aquecimento do setor. “Os grandes feriadões no ano passado ajudaram a impulsionar o aumento do fluxo de passageiros no aeroporto. O fim da pandemia e as doses de reforço das vacinas tambem contribuem para o crescimento de pessoas viajando”, pontua Jamerson Vasconcelos, Gerente do Aeroporto de Petrolina...

Início da Quaresma aumenta otimismo dos vendedores de peixe em Juazeiro e Petrolina

A quaresma é o período em que cristãos católicos deixam de comer carne vermelha para lembrar o sacrifício de Jesus na cruz. Com isso, o peixe se torna a opção principal na mesa de muita gente. O comércio já se prepara para uma elevação na procura.

Em Juazeiro e Petrolina com a chegada do período pós carnaval e início quaresma aumenta a expectativa dos vendedores de peixe. “A expectativa é grande, vai dar tudo certo, em nome de Jesus”, diz Dalva Braga, que trabalha há dois anos como vendedora na Praça do Peixe, em Petrolina...

Rio São Francisco; Chesf aumenta vazão das barragens de Sobradinho e Xingó

Conforme definição do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, comunicada durante a 2ª Reunião de Acompanhamento das Condições de Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco em 2024, a Eletrobras Chesf informa as vazões que serão praticadas para os meses de fevereiro e março, nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Sobradinho e Xingó.

No reservatório de Sobradinho (BA), ao longo de fevereiro, será praticada vazão de saída (defluência) de 900 metros cúbicos por segundo (m³/s), passando para 1.200 m³/s no mês de março...

Chuva eleva nível do Rio São Francisco e barragem de Sobradinho tem aumento de vazão. Confira

As chuvas de janeiro em Minas Gerais e no Oeste da Bahia possuem "a força" de dá vida ao Rio São Francisco transformando a realidade rio abaixo.

O nível da capacidade do volume útil na Barragem de Sobradinho tem previsão de atingir 60,54% na próxima sexta-feira (9). Neste domingo (4) o volume útil é de 58,03%. ..

Prefeitura de Juazeiro aumenta a cobertura vacinal no município em 2023

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), está comemorando um aumento na cobertura vacinal em 2023. O município conseguiu melhorar os índices em todas as vacinas incluídas no calendário do Ministério da Saúde.

No ano de 2022, a cobertura da Pneumocócica chegou a 47,27%, já em 2023 subiu para 78,55%. A Tríplice Viral D1 foi de 60,26% em 2022 para 83,07% em 2023. A Hepatite A, que estava em 46,12%, chegou a 71,79% ano passado, por exemplo...

Novos casos de hanseníase aumentaram 5% de janeiro a novembro de 2023

Entre janeiro e novembro de 2023, o Brasil diagnosticou ao menos 19.219 novos casos de hanseníase.

Mesmo que preliminar, o resultado já é 5% superior ao total de notificações registradas no mesmo período de 2022...

Banco de Alimentos de Juazeiro cresce quase 40% em arrecadações em 2023 e aumenta a oferta de comida para mais instituições

O Banco de Alimentos de Juazeiro, da Prefeitura de Juazeiro, bateu recorde de arrecadações em 2023. No último ano, o programa arrecadou mais de 200 toneladas de alimentos. Em comparação ao ano anterior, 2022, o aumento significativo foi de quase 40%, equivalente a mais de 54 toneladas de alimentos. Quando comparado com o total de 2021, foram 104 mil quilos de frutas, verduras, legumes e cereais que chegaram a mais na mesa de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Essa tendência de aumento nas doações do programa, desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro, é fruto do esforço conjunto da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap)...

Mudanças climáticas aumentam as temperaturas nos sertões: noites estão mais quentes

O verão começou, oficialmente sexta-feira (22), às 00h27min, no horário de Brasília. Ele chega com a marca de um El Niño, que já é um dos mais fortes de todos os tempos. Em outubro, o setor da meteorologia da Univasf registrou um dos dias mais quentes em Juazeiro e Petrolina, 39 graus centigrados, sensação térmica acima dos 45 graus.

Que os dias estão mais quentes, todo mundo já sentiu, mas a noite, principalmente nos sertões também vem aumentando o calor. A REDEGN solicitou a assessoria de imprensa da UNIVASF uma explicação sobre os motivos, certamente por causa das mudanças climáticas, mas não obteve resposta...

Ensino técnico aumenta chances de jovens entrarem no mercado de trabalho

Todo aluno que se forma no ensino médio profissionalizante, ao final do curso, recebe dois diplomas: o do curso técnico e do ensino médio regular.

Uma mudança de 2017 que transformou esse tipo de educação, fazendo com que ela se tornasse mais conectada às necessidades do mercado de trabalho e às demandas do cenário econômico nacional...

Brasil aumenta cobertura de 8 vacinas do calendário infantil em 2023

Em 2023, Brasil aumentou a cobertura de oito vacinas recomendadas para crianças com um ano de idade, conforme balanço divulgado pelo Ministério da Saúde.  

Os imunizantes com aumento na aplicação de doses são contra hepatite A, poliomielite, pneumocócica, as vacinas meningocócica, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral 1ª dose e 2ª dose (sarampo, caxumba e rubéola), além da contra febre amarela, indicada aos nove meses de idade. Os dados referem-se às doses aplicadas de janeiro a outubro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022.  ..

Ministério aumenta recursos e região de Juazeiro e Petrolina terá serviço de neurocirurgia

A sexta-feira foi de boas notícias para a população da região de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco.

A Portaria nº 2.363 do Ministério da Saúde, de 13 de dezembro, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (15) destina mais R$ 26.881.304,40 ao limite financeiro dos serviços de saúde de Média e Alta Complexidade (MAC) do município de Petrolina, especificamente para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HUUnivasf), que atende à população dos dois estados...

Casos de covid-19 aumentam em estados do Nordeste

Estados do Nordeste registraram aumento de casos de covid-19, entre os dias 3 e 9 deste mês, período referente à Semana Epidemiológica (SE) 49, conforme indicam dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 11 de dezembro.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14), no Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)...

Festejos natalinos aumentam movimento no Mercado do Produtor nesta segunda-feira (11)

As festas de fim de ano impulsionam o crescimento das vendas do Mercado do Produtor, em Juazeiro, gerido pela Prefeitura, através da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA). O segundo maior entreposto comercial do país teve uma segunda-feira (11) excepcional, com um aumento do volume de compradores e de comercialização de vários produtos.


Segundo o diretor-presidente da AMA, Daniel Mota, o começo da semana costuma ter um movimento maior. "Temos um mercado aquecido com as festividades do final do ano, a economia vai bem e as previsões são de crescimento ainda maior nos próximos dias", explica Daniel Mota...