Foram encontrados 39964 registros para a palavra: ti

Andréa Vitória participa de batalha no The Voice Kids

Após a fase das apresentações às cegas, chegou a vez das batalhas no The Voice Kids. E neste domingo, a petrolinense Andréa Vitória voltou ao palco e cantou junto com Júlia Gomes e Lou Garcia, a música "Love On Top" pelo time de Carlinhos Brown.

Deixando todos emocionados, o trio de meninas encantou o Brasil, mas Brown teria que escolher apenas uma voz e não deu dessa vez para a talentosa Andréa Vitória. Ana Julia, de São Paulo levou à melhor nesta batalha. Nas redes sociais, Andréa agradeceu o apoio de todos: "Missão cumprida!  Não vou dizer que "não foi dessa vez", porque foi sim! Tudo que vivi durante essa jornada no The Voice Kids foi simplesmente mágico e ficará guardado para sempre no meu coração" disse ela...

ARTIGO - EPA HEI..! MINHA MÃE IANSÃ!

É a saudação a Iansã (orixá feminino iorubano dos ventos e tempestades). Defensora contra raios e tormentas. Também chamada por Oyá, deusa do rio Oyá (Niger).

“Mangueira seu cenário é uma beleza, que a natureza criou!” Minha Mangueira (Verde e Rosa) é campeã de 2016 na Marquês de Sapucaí. Última a desfilar na segunda feira de carnaval, às 05h e não tirei os olhos da TV na fé em Santa Bárbara (Iansã), sensual, valente, mulher do incestuoso Xangô, este, também orixá jeje-nagô, senhor rei dos astros que domina os raios; deus do trovão, filho de Iemanjá, sempre saudado com a expressão Kawo Kabiesile! Suas vestes são o vermelho e branco. Orixá da justiça e do dinheiro, sendo 4ª - feira o seu dia votivo; sincretiza-se com São Jerônimo...

ARTIGO – A CONVIVÊNCIA COM OS EXTREMOS

Quando o noticiário diário dá conta de que o Sul do país se afoga sob tantas chuvas e enchentes, é praxe o desabafo no Nordeste: “uns com tanto e outros com tão pouco”, referindo-se às históricas secas no nosso querido semiárido, o que, felizmente, não acontece agora face às abundantes chuvas, ultimamente. Também se ouve sobre os contrastes de temperaturas no mundo que atingem até 58º graus abaixo de zero – na China, recentemente –, enquanto por aqui temos o Rio de Janeiro com 40º graus acima e sensação térmica de quase 50º! 

De outra parte, enquanto técnicos, engenheiros e arquitetos, ambientalistas e administradores públicos queimam as pestanas para dotarem as cidades de estruturas adequadas a uma vida de conforto para as populações que nelas habitam, em alguns recantos do mundo infestados pelo ódio e pelas guerras, edifícios, parques, monumentos culturais, palácios e tantas outras relíquias que marcam a história de cada povo, são destruídos com estúpida violência pela insanidade de governos que matam sem piedade o seu próprio povo para manter o poder. Um doloroso exemplo dessa tragédia vem ocorrendo na guerra civil da Síria, onde 250 mil sírios já morreram e outros 76.000 já enfrentaram a morte nos mares em precaríssimas embarcações, em busca de um espaço em outros rincões do mundo para viverem...!..

"É ilegal a substituição de médicos por enfermeiros na realização de partos", alerta o presidente da FENAM

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) questiona a resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em que enfermeiros obstétricos e obstetrizes estejam aptos a realizar partos. A determinação da ANS fere a legislação em vigor no entendimento da entidade, que representa mais de 400 mil médicos no país.

O presidente da FENAM, Otto Baptista, se mostra preocupado com possíveis erros que venham a comprometer a saúde das gestantes e do bebês.   "É ilegal a realização de parto sem a presença do médico. Temos formação específica para tal atuação, então não justifica chamar o médico apenas quando existem complicações. O acompanhamento do profissional médico durante a gestação é primordial para um parto bem sucedido'', alertou o presidente da FENAM, Otto Baptista, especialista em ginecologia e obstetrícia...

Prefeitura de Petrolina faz concurso para professor alfabetizador no domingo (14)

Mais de 2600 candidatos prestaram hoje (14)prova para a carreira de professor alfabetizador. A prefeitura de Petrolina através da Seduc está oferecendo 200 vagas, onde sete vagas são para profissionais com necessidades especiais.

"Tivemos uma participaçao maciça. A abstenção foi de 6%,", explica o coordenador geral do concurso, professor Pedro Norberto. A organização do Concurso,  ficou a cargo da Facape. O coordenador explica que foram dadas as melhores condições para todos os concorrentes enfrentarem o processo com tranquilidade. Além das salas para os portadores de necessidades especias, as concorrentes com bebês também tiveram acomodações para as suas crianças com acompanhantes que tiveram também uma enfermeira dando assistência...

Petrolinense é responsável pela criação de sistema de gestão de laudos periciais utilizado no carnaval da Bahia

O programa tem por objetivo controlar o fluxo interno das perícias, desde o cadastramento das requisições até a liberação dos resultados.

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia utilizou no carnaval deste ano um novo sistema para gerenciamento dos laudos, o DPT SIS. O programa tem por objetivo controlar o fluxo interno das perícias, desde o cadastramento das requisições até a liberação dos resultados. “Informatizar a gestão do laudo era uma demanda antiga do DPT. Agora nós teremos um ganho de tempo enorme na busca destas informações”, pontuou Elson Jeffeson, Diretor da Polícia Técnica...

Rui participa de mobilização pelo combate ao aedes aegypti em Porto Seguro

Alegria da música de uma charanga atraiu os quatro mil moradores de Vila Valdete, em Porto Seguro, no extremo sul do estado, para participar da ação de mobilização nacional, neste sábado (13), de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

A presença de autoridades como o governador Rui Costa, o capitão de Corveta e delegado da Capitania dos Portos do município, Marco Aurélio Gatzenmeier, que representou as Forças Armadas, do secretário Nacional da Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, e da prefeita Cláudia Oliveira, demonstrou a importância da iniciativa. Na ocasião, a prefeitura e a Veracel assinaram convênio para a construção de um Centro de Controle de Zoonose, com investimento da iniciativa privada. Rui disse que a mobilização está ocorrendo no País inteiro, liderada pela presidente Dilma. "É uma mobilização da cidadania para a saúde. O povo brasileiro está demonstrando que o mosquito não vai vencer o povo brasileiro. Todos precisamos nos proteger dessa doença e não deixar o mosquito nascer"...

Artigo - Os rios São Francisco e Tietê – descem subindo

O milagre do interior de São Paulo é o rio Tietê e o milagre do Nordeste brasileiro é o rio São Francisco. O Velho Chico, como carinhosamente o chamamos, tem 2.814 quilômetros de extensão, nasce lá em baixo, no Sudeste e desce subindo para o Nordeste brasileiro, com destino a Alagoas, cortando os Estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe, até chegar ao Oceano Atlântico, depois de drenar uma área de aproximadamente 641.000 km². É a vida e o mais importante curso d´água do Nordeste brasileiro. O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidroelétricas, ajudando no abastecimento do país.

Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com 1.371 kms de extensão, entre Pirapora (MG), Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas (AL) e a foz, no Oceano Atlântico. Esse transporte fluvial no Velho Chico é outra coisa que hoje enfrenta muitas dificuldades. Esse trecho navegável apresenta condições bastante distintas, entre o período de estiagem e o de cheia...

Interior se engaja nas ações de combate ao aedes aegypti

Mais de 150 mil casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya foram notificados no estado da Bahia em 2015, com 41 municípios registrando epidemias das três doenças simultaneamente. Para tentar mudar esta realidade, foi realizado neste sábado (13) um esforço de sensibilização e mobilização da população para combater o mosquito aedes aegypti, com a participação das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e representantes dos governos federal, estadual e municipal em pelo menos 31 municípios baianos. 

Na avaliação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, foi um sucesso o saldo da operação, que contou com aproximadamente seis mil militares em operações na capital e interior, além do reforço de agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, diversos profissionais de saúde, além de gestores estaduais e municipais. 

"Precisamos engajar a população nesta luta, que é de todos, sobretudo, quando cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências, o que significa que cada um deve fazer a sua parte", afirmou o secretário. Além da capital, destaque para a mobilização que aconteceu em Jequié (centro sul), Porto Seguro (extremo sul), Feira de Santana, Ilhéus (sul), Alagoinhas (nordeste), Juazeiro (norte), Camaçari (RMS) e Barreiras (oeste), entre outros municípios. 

Em Feira de Santana e Ilhéus

Em Feira de Santana, a primeira visita foi na residência da pedagoga Mary Correia, na rua Manoel da Costa Ferreira, 630. Cada canto da casa foi observado pela equipe, que orientou os moradores sobre as precauções. "Nós achamos que já temos todas as informações, que sabemos tudo sobre o mosquito, mas, quando conversamos com profissionais de saúde, percebemos que sempre há o que aprender. Com essa visita, me sinto preparada para o combate e, principalmente, entusiasmada para orientar minha comunidade e participar como voluntária nesta guerra".

A receptividade da população foi destacada pelo comandante do 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana, Tenente Coronel Cláudio. Segundo ele, sempre que os militares batem na porta de uma residência, são “bem recebidos pelos moradores. Notamos uma consciência e uma vontade grande da população em vencer a guerra contra o mosquito". 

Em Ilhéus, além dos militares, cerca de 150 equipes de agentes de endemias e de saúde, além de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e profissionais do Corpo de Bombeiros, visitaram os bairros de Malhado e Teotônio Vilela, os mais populosos do município, onde se concentra a maioria dos casos de dengue, zika vírus e chikungunya. Foram feitas visitas domiciliares para combate ao foco do mosquito, além da distribuição de panfletos educativos e informações sobre prevenção.

As atividades de conscientização também foram realizadas em pontos de grande movimento da cidade, como o terminal de transporte urbano, a Central de Abastecimento do Malhado e as imediações do Aeroporto Jorge Amado. De acordo com a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde - Sul, Marize Eduane Pinheiro, as ações conjuntas vão continuar na próxima semana, com a identificação e tratamento de focos, buscando a redução de notificações na região.

Jequié e Alagoinhas 

Em Jequié, "além de 28 equipes realizarem ações educativas, um mutirão de limpeza está ocorrendo em diversos bairros", ressaltou o superintendente da Assistência Farmacêutica da Sesab, Gilmar Vasconcelos. Em Alagoinhas e Juazeiro, os servidores dos Hospitais Dantas Bião e Regional de Juazeiro, respectivamente, se uniram ao mutirão de mobilização, onde além de orientar, conseguiram sensibilizar pessoas como Maria de Fátima Silva, que é dona de casa e mora no Centro de Alagoinhas.

“Em minha casa, eu e meus dois filhos já tivemos dengue, e sempre tive cuidado em deixar minha casa limpa. Infelizmente, alguns no bairro não tem essa preocupação. Estou fazendo minha parte e espero que com essa ação, outras pessoas se comprometam em manter seus quintais limpos, precisamos nos manter unidos nessa causa”, disse Maria de Fátima.

Juazeiro e Barreiras

No município de Juazeiro, o diretor do hospital regional, Lucas Chaves, destacou que a informação aliada à conscientização é essencial ao combate ao mosquito. “A melhor forma de evitarmos a dengue é combater o acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, e este é um compromisso de todos. Essa missão se sustenta na atuação firme de todos, na conscientização popular, no papel disseminador da mídia ao informar e educar e na atuação de empresas, cada vez mais cientes do crescente papel da responsabilidade social”.

Em Barreiras, distante 870 quilômetros de Salvador, o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, falou sobre a importância da mobilização, enfatizando ser fundamental que todo cidadão tire, pelo menos, 15 minutos do seu dia para procurar possíveis focos em suas residências. “Já temos muitos exemplos de locais que, por meio da população, reduziram seus índices de infestações. Tenho certeza que com o engajamento de todos, teremos plenas condições de vencer esta batalha. Se cada um fizer a sua parte, sem dúvida teremos um efeito imediato na cidade e, com isso, Barreiras estará no topo das cidades que eliminaram o Aedes”.

Também presente à ação, a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde - Oeste, Maria Raquel Aurora, explicou que o objetivo desse trabalho é mobilizar toda a cidade no controle ao mosquito. “Convocamos a população de Barreiras para que consigamos alcançar, pelo menos, 98% dos domicílios vistoriados e livre de focos". ..

Corpo de jovem atingido por tiros é achado no João de Deus em Petrolina

Na madrugada deste domingo (14), o corpo de um jovem de 24 anos, Fábio da Silva Souza, foi encontrado na Rua Urucum, Vila Nova I, no bairro João de Deus, na Zona Norte de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, ele morreu após ser atingido por sete tiros, de autoria ainda desconhecida.

A PM chegou ao local após ser acionados por moradores, que escutaram o barulho dos disparos e de uma motocicleta se deslocando no local. Segundo a polícia, uma faca estava na cintura da vítima, que foi atingida por dois tiros no tórax do lado direito, dois no braço direito e três nas costas...

Justiça feita: Cid Porto, ex-presidente da Agrovale, volta para os filhos por determinação judicial

Empresário Cid Porto volta ao convívio da família após determinação judicial

Teve um final feliz a briga jurídica envolvendo a ‘tutela’ do empresário Cid Porto, de 76 anos, que é portador de Alzheimer e Parkinson. Uma decisão da justiça federal revogou a determinação que obrigava os filhos a internarem o empresário em um hospital particular na capital alagoana, sob os cuidados da ex-companheira, a psicóloga Lucy Ana Moura da Silva...

Damião Medrado coloca Câmara de Vereadores na luta contra o Aedes aegypti

Integrando-se à mobilização nacional contra o Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e do vírus da zika, o Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Damião Medrado, participou hoje (Sábado, 13/02/2016), desde as primeiras horas da manhã, da força tarefa de 70 agentes de endemias, militares da Marinha e do Exército, representantes do Governo Estadual e Federal: o Diretor do IFBA Sertão, Emmanuel Victor Hugo Moraes, representando o Gabinete da Presidente Dilma e o ex-secretário de Saúde De Juazeiro e atual Diretor de Programação da SESAB, representando o Secretário Estadual de Saúde, além de líderes comunitários, empresas e de clubes de serviço, do Mutirão contra o Mosquito.

Denominado de Sábado da Faxina, a força tarefa, que inicia seus trabalhos em Juazeiro pelo Bairro Dom José Rodrigues a pedido do Presidente Damião Medrado, de acordo com as informações da Secretaria de Saúde de Juazeiro, irá intensificar os trabalhos de combate à proliferação do mosquito, com mutirões semanais e intensa mobilização de toda a sociedade. Para Damião Medrado, morador do bairro, “um mosquito não pode ser mais forte que a comunidade inteira” e “é de cada de nós a tarefa de eliminá-lo”...

Codevasf participa do Dia Nacional de Mobilização de combate ao Aedes aegypti no Piauí

 
O governo federal promoveu neste sábado (13), o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. A ideia foi mobilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do Zika, que também é vetor da dengue e da chikungunya. O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, participou do mutirão no Piauí, na cidade de Parnaíba, litoral do estado.
 
Cerca de 220 mil militares das Forças Armadas visitaram cerca de três milhões de residências em 356 municípios. O grupo esteve nas ruas de todo o País para intensificar a conscientização da população sobre cuidados simples e de rotina que podem impedir a reprodução do mosquito.
 
Para diminuir a proliferação do Aedes aegypti, a melhor maneira é eliminar os locais com acúmulo de água que são propícios para a reprodução do mosquito. Mantenha as caixas d'água, cisternas e outros depósitos de água bem tampados; Troque a água de plantas por terra ou areia; Guarde garrafas sempre com a boca para baixo; Faça sua parte.
..

CODEVASF em Juazeiro continua com a implantação de flutuantes em perímetros irrigados

O superintendente regional da CODEVASF em Juazeiro, José Hailton Carneiro de Oliveira, está acompanhando de perto a instalação dos sistemas flutuantes de captação emergencial de água em perímetros irrigados localizados na região norte da Bahia.

No perímetro de Maniçoba, José Hailton acompanhou os testes realizados com o novo sistema, que já está pronto para operação, caso haja necessidade. Na Bahia foram investidos pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional e da CODEVASF, cerca de R$ 3,6 milhões com o objetivo de garantir  a oferta de água para os irrigantes dos perímetros de Maniçoba, Curaçá e Pedra Branca, mesmo com outra eventual redução da vazão a partir da barragem de Sobradinho...

Estado realiza formação de professores alfabetizadores

A alfabetização das crianças até os 8 anos de idade, meta prioritária do programa Educar para Transformar - um Pacto pela Educação, foi a pauta do I Encontro de Formação da Equipe de Formadores do Pacto Estadual de Educação na Idade Certa (Pnaic), nesta sexta-feira (12). Promovido pela Secretaria da Educação do Estado, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o evento reuniu professores que atuam, em todos os 27 Núcleos Regionais de Educação (NREs), em articulação com os municípios. 

No encontro, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, disse que a formação dos professores das redes estadual e municipais é parte das ações desenvolvidas, em regime de colaboração entre Estado e municípios, para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. “Estamos preparando o grupo de formadores da Secretaria da Educação do Estado que vai formar os orientadores e coordenadores de estudo dos municípios, criando uma rede [...] no sentido de garantir o processo de alfabetização das crianças até os 8 anos”, afirmou o secretário.

Prática pedagógica

Para a formadora Gilda Sandes, que atua nos Núcleos Regionais de Barreiras, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa, toda a formação continuada é muito importante para os professores. “É uma formação primordial porque vamos multiplicar todo o processo, que ocorre aqui, junto aos coordenadores e orientadores de estudos, que trabalham com a alfabetização”. 

Já a formadora Gilbene Esquivel, que atende aos NRE de Seabra e Itaberaba, afirma que “o objetivo é solidificar uma rede extremamente importante para a alfabetização por meio da união do Estado com os municípios para garantir às crianças o direito à alfabetização. Para isso, contribuímos estudando muito para juntamente com o professor repensar a prática pedagógica em sala de aula e colocar intenções reais no uso dos materiais disponíveis para a alfabetização”. ..

JUAZEIRO CONTINUA TOMADA PELO LIXO

A regularização da coleta de lixo na cidade prometida pelo Secretário de Governo Paulo Bonfim há cerca de duas semanas ainda não aconteceu. A cidade permanece tomada pelo lixo e o carro coletor não tem passado nas comunidades nos dias anteriormente estabelecidos pela SESP – Secretaria de Serviços Públicos.

Resultado: Vários sacos de lixo estocados nas portas das casas ou espalhados pelas ruas, em razão dos mesmos terem sido rasgados por cachorros e outros animais...

Estado e Forças Armadas se unem no combate ao aedes aegypti

Seis mil e seiscentos militares das Forças Armadas e agentes de saúde pública realizam até às 18h deste sábado (13), uma série de ações de combate ao aedes aegypti na Bahia, com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro. As atividades integradas fazem parte da segunda etapa da Operação Força Amiga, que acontece simultaneamente em todos os estados brasileiros. Ao todo, mais de 220 mil militares estarão mobilizados para o enfrentamento do inseto.

Esta fase da operação é focada na conscientização a respeito dos riscos da proliferação do mosquito e dos efeitos negativos das doenças provocadas pelo inseto. Os voluntários vão visitar residências e estabelecimentos comerciais e orientar a população por meio do diálogo e da entrega de material gráfico...

Comunitários participam do Programa Geraldo José e falam sobre a situação de abandono de alguns bairros da cidade

Nesta sexta-feira (12), o programa Geraldo José TransRio (FM) entrevistou os comunitários Irmão Bastos, morador do bairro Nova Esperança, e João José, morador e ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Piranga I.

Durante a entrevista, os comunitários pediram mais atenção da gestão municipal para os bairro Nova Esperança, Piranga I, Piranga II e Argemiro. Segundo o Irmão Bastos, o bairro Nova Esperança encontra-se abandonado e não recebe os serviços de limpeza oferecido pela secretaria de Serviços Públicos da cidade...

Prefeitura de Juazeiro e Forças Armadas se unem em megaoperação contra o Aedes aegypti

A Prefeitura de Juazeiro realiza neste sábado (13) uma mega ação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zica virús. Cerca de 20 militares da Marinha, junto com 70 Agentes de Endemias do município, secretarias de governo, comunidade em geral e parceiros estarão concentrados às 8h, na palhoça do bairro Dom José Rodrigues para o combate ao mosquito.

A ação vai até o próximo dia 15, e inclui diversas atividades de orientação aos moradores para eliminar possíveis focos do Aedes aegypt. No mesmo dia, acontecem atividades em todo país. A data foi instituída pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e tem o propósito de conscientizar as pessoas em todo o país sobre a importância da adoção de medidas educativas e preventivas no enfrentamento aos mosquitos...

Artigo: Dominguinhos 75 anos: o mestre da sanfona e sons, das paixões e amores, do silêncio e da solidão

"Que saudade matadeira eu sinto no meu peito. Faço tudo para esquecer, mas não tem jeito."Este é um dos muitos versos que Dominguinhos cantou e tocou com sua sanfona, transformando-a em um instrumento da saudade, sentimento que persiste no coração de todos nós que convivemos com o cantor, compositor e instrumentista.

Hoje 12 de fevereiro se fisicamente estivesse entre nós Dominguinhos completaria 75 anos.

Hoje convidado que fui para participar de Programas de Rádio na região do Vale do São Francisco destaquei a genialidade, simplicidade, humildade do mestre Dominguinhos. Em especial a gratidão que o discípulo tinha por Luiz Gonzaga.

Destaquei dois filmes que fala sobre vida e obra de Dominguinhos: primeiro o documentário "O milagre de Santa Luzia" (2008), de Sergio Roizenblit, no qual o instrumentista viaja pelo Brasil para mostrar as diferentes formas regionais de se tocar sanfona e os principais sanfoneiros do país.

E aquele que mais me toca: O longa metragem webserie "+Dominghinhos". Neste filme é mostrado “Um Dominguinhos que pouca gente conhece: jazzista, improvisador, seu refinamento musical, sua universalidade".

Assim era Dominguinhos. Grande, muito grande. Simples, muito simples.

Aos 6 anos, José Domingos de Morais, O Dominguinhos ganhou a primeira sanfona do pai, o mestre Chicão. Aos 8, já se apresentava com os irmãos, Morais e Valdomiro, em feiras livres e portas de hotel de Garanhuns-Pernambuco, onde nasceu em 12 fevereiro de 1941.

Dominguinhos foi nome dado por Luiz Gonzaga, com quem gravou, em 1957, Moça de Feira. “O menino chegou de um ambiente diferente e começou a viver num mundo glamourizado. Mas foi sempre na dele, sempre com esse jeitão sertanejo”, diz Gilberto Gil no primeiro episódio da web série +Dominguinhos.

A riqueza dessa história levou os músicos Mariana Aydar, Duani e Eduardo Nazarian a promover encontros entre o sanfoneiro e parceiros, antigos e jovens que tocam e contam histórias vividas nos palcos da vida.

Em uma delas, Giberto Gil lembra do tour do álbum Refazenda (1975), em que viajaram juntos mais de 20 mil quilômetros. Em certo momento, Dominguinhos pergunta: “Isso é reggae, é?”. Quando o amigo responde que sim, ele rebate: “Que reggae nada, isso aí é um xotezinho sem-vergonha”.

Dominguinhos conseguiu inovar a arte do mestre!

Antes de começar a luta contra o câncer que o submeteria a uma injustiça do destino vivida em um quarto do Hospital Sírio Libanês, convalescendo na dor física e da alma que sofria Dominguinhos recebeu uma equipe de jovens cineastas. Estavam ali para colocar a água do Rio São Francisco em uma garrafa. Ou, se fosse preciso, em duas.

Ao lado de Djavan, Dominguinhos chorou. Estava visivelmente abatido pela doença, mais magro do que em outras cenas, e parecia sentir as próprias notas em dobro. "Seu Domingos" tirou a água dos olhos e pediu a Djavan um favor com uma humildade de estraçalhar os técnicos do estúdio. "Se você tivesse trazido seu violão, eu ia pedir pra tocar uma música pra mim".

Quando a música aparece, ela vem em turbilhão. Um Dominguinhos de cabeça baixa, de pé, à frente de um grupo, tocando sua sanfona como se estivesse em transe. De olhos fechados, transpassa dedos uns sobre os outros como se tivessem vida própria, como se nem dos comandos do cérebro precisassem.

No documentário é o próprio músico quem narra sua história: o pai que já tocava na roça, lembra de sua sanfoninha de 8 baixos e do primeiro grupo que formou com dois irmãos no Nordeste, quando tinha 8 anos.

Conta das brincadeiras e dos passatempos. "Eu não matava nem passarinho, por pena." A mãe, alagoana filha de índios como o pai, teve 16 filhos, muitos dos quais "iam morrendo" e sendo enterrados em caixõezinhos que o pai já construía como um especialista.

Seus olhos se enchiam de água depressa, sobretudo depois que ele começou seu tratamento contra o câncer. Em uma noite, deixou o quarto do hospital com seu chapéu de vaqueiro, apertou o botão do elevador e fez o nome do pai.

Momento de emoção no filme quando Dominguinhos chega ao teatro no qual a Orquestra Jazz Sinfônica o esperava e sentou-se para tocar De Volta pro Aconchego. Quando sentiu os arranjos sinfônicos atravessando seu peito, não se conteve e chorou uma lágrima graúda, como se soubesse que, ali, era a hora de se despedir.

Levantou a cabeça, tirou o chapéu e chorou...

Por Ney Vital-Jornalista ..