Foram encontrados 827 registros para a palavra: mulheres

Mulheres rurais resgatam legado de Margarida Alves pelo combate à fome e à violência de gênero

O mês de Agosto é simbólico para as mulheres do campo, que se dedicam à vivenciar o dia 12, data de luta instituída desde o assassinato da líder sindical paraibana do município de Alagoa Grande, Margarida Maria Alves, na luta por direitos e contra a opressão de usineiros. 

Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, as Margaridas não vão às ruas, mas devem beber na fonte do legado da sindicalista para, além de “celebrar os 15 anos da Lei Maria da Penha, cobrar a sua efetivação no campo, a inserção da agricultura familiar na agenda de políticas públicas contra à fome e à agroecologia”, pontua a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Mazé Morais. 

Nesta sexta dia 13, às 15h, as Margaridas participam da audiência interativa “O combate à violência contra à mulher no campo”, debate organizado conjuntamente pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e pela Secretaria da Mulher.  ..

No aniversário da Lei Maria da Penha, prefeitura lembra ações protetivas que podem salvar mulheres

Marco do combate à violência contra as mulheres, a Lei Maria da Penha completa 15 anos neste dia 7 de agosto. E para lembrar a data, a Prefeitura de Petrolina realizou uma ação neste sábado (7) reforçando o trabalho das instituições de proteção às vítimas de violência doméstica. Durante panfletagem na área central da cidade, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos advertiram que a Lei Maria da Penha prevê que é obrigação de todos a missão de erradicar a violência doméstica.

A secretária executiva interina da Mulher, Adna Amorim, destaca que somente este ano 116 mulheres já acionaram o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAM). "Cerca de 116 mulheres já nos acionaram este ano, contudo, o número de acompanhamentos é bem maior que isso. Nosso trabalho é acompanhar essas mulheres e auxiliá-las para que elas tenham aceso a todos os canais de proteção. Todas as nossas ações conjuntas são para garantir o cumprimento da lei pelos agressores e com o intuito de abolir a reincidência da violência", disse...

Agosto Branco: câncer de pulmão é o segundo tipo de tumor mais comum entre homens e mulheres

Embora o tabagismo esteja relacionado a 85% dos casos de câncer de pulmão, conforme amplamente divulgado durante o 'Agosto Branco', mês de prevenção e combate a esta doença, ela nem sempre é causada pelo cigarro.

Agosto é o mês reservado para campanha e conscientização acerca do câncer de pulmão, o terceiro tipo de câncer mais frequente entre homens e o quinto mais comum entre as mulheres, a nível global...

15 anos da Lei Maria da Penha: por medo, mulheres não denunciam agressões, mas emitem sinais sobre a situação

Neste mês de agosto é comemorado 15 anos da criação da Lei Maria da Penha, que garante proteção e criação de políticas públicas para acolher e proteger mulheres vítimas de agressão. Contudo, a realidade no Brasil ainda é preocupante e os números de mulheres agredidas ou de subnotificações continuam alto, sobretudo durante a pandemia da Covid-19.

Um levantamento feito pelo DataFolha indicou que, durante a pandemia, caiu a violência na rua e aumentaram as agressões dentro de casa. A pesquisa aponta que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil. Além disso, as mulheres vítimas de violência no Brasil estão entre as que mais perderam renda e emprego na pandemia. Entre as mulheres que afirmaram ter sofrido algum tipo de violência no último ano, 46,7% também perderam o emprego neste período...

Patrulha da Mulher de Petrolina acompanhou 306 mulheres vítimas de violência doméstica no primeiro semestre deste ano

A Patrulha da Mulher, serviço desenvolvido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina, acompanhou 306 mulheres no município no primeiro semestre deste ano e realizou 1.465 visitas domiciliares. De acordo com o balanço, não houve registro de feminicídio entre as mulheres assistidas pelo Programa.

A Patrulha também realizou 54 notificações de descumprimentos de medidas protetivas, 23 prisões dos agressores em flagrante delito e 127 atendimentos de emergência. As ocorrências foram registradas através do canal de atendimento da GCM...

Julho das Pretas: Em minitrio, equipe da Prefeitura de Juazeiro fortalece discussões sobre pautas históricas das mulheres negras

Em Juazeiro, a programação do Julho das Pretas continua e no último sábado  a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), promoveu um cortejo informativo pelas ruas do centro da cidade. A bordo de um minitrio, a equipe da Diretoria de Diversidade da SEDES levou música e muita informação para a população.

De acordo com a diretora de Diversidade da SEDES, Eva Suene, a ação teve como objetivo dar visibilidade ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho...

Duas mulheres assassinadas. Ônibus assaltados. Final de Semana violento em Petrolina

Dois ônibus foram assaltados neste final de semana em Petrolina. Um dos assaltantes foi preso. Os passageiros tiveram dinheiro e celulares roubados. Um dos assaltos foi nas imediações do antigo Ceape. O  outro assalto ocorreu no Bairro Cohab 6. Nos programas de rádio ouvintes solicitam apoio da Polícia Militar para garantir seguranças dos usuários.

A violência contra a mulher aumentou as estatísticas. No sábado (24) e domingo (25), Petrolina registrou o assassinato de duas mulheres. O primeiro feminicídio ocorreu no Distrito de Nova Descoberta. ..

Fiocruz realiza pesquisa sobre pandemia de Covid-19 e práticas reprodutivas das mulheres

Com objetivo de conhecer como a vida e a saúde das mulheres foram afetadas pela pandemia da Covid-19, com ênfase nos aspectos reprodutivos, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), em parceria com o Instituto Rene Rachou (Fiocruz Minas), Universidade Federal da Bahia e outras instituições de pesquisa, lançaram uma pesquisa on-line.

O estudo, que tem escopo nacional foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Gênero, Reprodução e Justiça, coordenado pelas pesquisadoras e docentes Claudia Bonan, do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher do IFF/Fiocruz e Ana Paula dos Reis, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia...

Reestruturação da biblioteca da Associação das Mulheres Rendeiras de Petrolina acontece com apoio de projeto da Univasf

A Associação das Mulheres Rendeiras de Petrolina, localizada no bairro José e Maria, possui um pequeno acervo com livros didáticos e cartilhas educativas, destinado ao uso das associadas. Desde o mês de março, a biblioteca da entidade está passando por uma reestruturação com o objetivo de ampliar e melhorar a gestão do acervo bem como estender o acesso às obras a toda a comunidade do bairro onde está implantada.

O projeto de reorganização do espaço acontece com o apoio do Núcleo Temático (NT) Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido Rendeiras + Univasf 2021, vinculado ao Colegiado de Administração (CADM), e do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)...

MP-BA denunciou mais de 15 mil casos de violência contra mulheres no 1º semestre deste ano

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou à Justiça, de janeiro a junho deste ano, 15.079 casos de violência contra mulheres. Esse número corresponde a 82 denúncias diárias, um aumento de cerca de 14% em comparação com 2020, quando 26.469 denúncias foram feitas, uma média de 72 por dia.

Uma das vítimas é uma enfermeira, que foi atacada a facadas pelo ex-marido no bairro de Brotas, há menos de um mês. A tentativa de feminicídio aconteceu durante a manhã, na Avenida Dom João VI. Desde então, o agressor está foragido da polícia...

MOSTRA DELAS REUNE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS DE MULHERES NEGRAS DE JUAZEIRO

A Mostra Delas é resultado do projeto de Formação Delas, com formações online e oficinas presenciais, com o objetivo de incentivar a produção cultural e artística de mulheres do Vale do São Francisco.

A mostra foi construída pelas oficineiras e cursistas, com produções, apresentações e performances construídas individualmente e em grupo. Diversas linguagens foram contempladas nas formações e serão apresentadas na Mostra: música, dança, fotografia, audiovisual, concepção de show e produção cultural. Além disso, o evento conta com a participação de coletivos e artistas de Juazeiro, no norte da Bahia...

Saiba como denunciar casos de violência doméstica contra mulheres em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), alerta à população sobre a necessidade de formalizar queixas de casos de violência doméstica contra a mulher. No município, a Patrulha da Mulher reforça que é possível pedir ajuda por meio de diversos canais.

Os casos de violência doméstica podem ser denunciados à GCM através dos números 153 e pelo whatsapp (87) 98106-7310. Tem ainda o canal criado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, que presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência através do número 180. Além desses contatos,  as mulheres que passarem por situações de violência devem procurar a Delegacia da Mulher e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAM), este funciona no horário de 8h às 13h. ..

Acidente grave na BR-235 em Juazeiro (BA) mata duas mulheres que realizavam caminhada

Acidente grave na manhã desta sexta-feira (18) na BR-235, proximidades da empresa Agrovale em Juazeiro (BA).

As primeiras informações dão conta de que duas mulheres que realizavam caminhada no acostamento da citada rodovia foram atropeladas por um veículo de passeio que perdeu o controle, após o pneu estourar. ..

Gravidez: 49% das mulheres sentem enjoos e náuseas, aponta estudo

Enjoo ou náusea é um mal-estar que faz com que a pessoa sinta ânsia de vômito, entre outros sintomas. Muitas vezes, pode ser somente resultado de atividades do dia a dia. Porém, em alguns casos, pode ser um sinal de alerta do corpo para possíveis problemas de saúde. Ou então, para uma possível gravidez, principalmente se for um enjoo matinal. 

Por ter tantas causas, a Famivita, em seu mais recente estudo, constatou que 45% das brasileiras sentem enjoos e náuseas com frequência. Principalmente as mulheres dos 18 aos 24 anos, pelo menos 50% delas. Já entre as grávidas, 49% sentem enjoos ou náuseas com frequência...

Mulheres rurais mostram o sabor e a força da agricultura familiar nas festas juninas

São João é, tradicionalmente, a festa da agricultura familiar. É tempo de colheita do milho, do amendoim e da laranja, e de se deliciar com canjica, bolo e licor. Uma diversidade de sabores e aromas que encantam e fazem parte da memória afetiva da maioria das baianas e dos baianos e também de todo povo nordestino, em especial.

Quem não lembra daquele bolo gostoso da mamãe, ou do doce da vovó? As mulheres sempre tiveram presença marcante nessa festa, que neste ano será realizada mais uma vez em casa, com a família e com todos os cuidados que o momento ainda exige. ..

"Bala sempre encontra o corpo negro", diz Valmir sobre mortes de mulheres no Curuzu durante ação policial

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) usou as suas redes sociais para criticar a atuação policial que resultou na morte de duas mulheres no bairro do Curuzu, em Salvador, na madrugada do último sábado (5).

Maria Célia de Santana e Viviane Soares foram mortas na porta de suas casas após serem alvejadas. "A bala sempre encontra o corpo negro. Manifesto minha solidariedade irrestrita às famílias e preciso também externar minha indignação e inconformidade com o fato de que nós negros temos que viver dia e noite com medo de uma agressão verbal, psicológica ou física nesses extremos cada vez mais comuns que nos levam à morte", declara Valmir...

Mulheres empreendedoras apostam no Festival de Economia Solidária para ampliar comercialização

A comercialização de produtos de cooperativas e associações da agricultura familiar é um dos focos principais do Festival de Economia Solidária São João da Minha Terra, promovido pelo Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O evento acontece de 13 a 30 de junho, de forma virtual por conta da pandemia, e reúne 15 Territórios de identidade da Bahia, atendidos pelas 13 unidades de Centros Públicos de Economia Solidária (Cesols),..

Rui Costa anuncia novos secretários e edital para mulheres cientistas no Papo Correria desta terça (18)

No Papo Correria desta terça-feira (18), ao vivo, a partir de 18h30, além de atualizar a população sobre as ações contra a pandemia da Covid-19 na Bahia, o governador Rui Costa vai anunciar mudanças na gestão pública, com três novos secretários de Estado. 

Rui lançará também o novo edital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM, através da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia - Fapesb, voltado para projetos de mulheres cientistas...

Empreendedorismo feminino: AGE Petrolina tem fortalecido negócios administrados por mulheres no município

Manter um pequeno negócio não tem sido uma tarefa fácil, principalmente, em tempos como estes em que o cenário econômico se mostra bastante complicado devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. No entanto, em Petrolina, mulheres têm se destacado na abertura e manutenção de empreendimentos e conseguido sustentá-los com êxito graças ao aporte disponibilizado pela Agência Municipal do Empreendedor de Petrolina, autarquia ligada à prefeitura.

No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, mais de 9 milhões de mulheres estão à frente de negócios e em recente levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as mulheres representam 48% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) do país. Dos 2,1 milhões de novos donos de negócios que surgiram entre os anos de 2015 a 2019, 1,5 milhão são mulheres o que representa expressivos 74%...

Mulheres que faziam cirurgias do aparelho reprodutor em Salvador serão atendidas em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro fechou contrato de prestação de serviços para realização de cirurgias de períneo numa unidade hospitalar da cidade, mantendo o compromisso de oferecer o melhor atendimento perto de casa. No município, muitas mulheres que precisavam da cirurgia eram encaminhadas pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para Salvador, e várias não conseguiram o procedimento. Cleide Ribeiro é uma delas. Ela deu à luz cinco vezes e foi indicada para a cirurgia. “Espero desde o ano passado, e já vou direto para a consulta de encaminhamento da cirurgia. Achei  ótimo”, disse Cleide.

Por conta dessa dificuldade enfrentada, muitas pacientes aguardam para realizar esse tipo de procedimento. “Muitas das pacientes estão aqui aguardando há anos. Estamos felizes em atender esse público aqui mesmo em Juazeiro, porque em Salvador é mais difícil e teve paciente que vendeu até objetos de casa e pagou pela cirurgia por causa da demora”, explicou a gerente do TFD de Juazeiro, Anna Laura Campello...