Foram encontrados 4789 registros para a palavra: cin

Vacinas contra a covid-19: saiba como funcionam a da China e de Oxford

Até o momento, seis vacinas contra a covid-19 estão em fase final de desenvolvimento no mundo todo, sendo que quatro estão em testes no Brasil, após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Coronavac e a de Oxford, que serão distribuídas para a população apenas se ao final dos testes possuírem a certificação da Anvisa, estão sendo uma das mais comentadas. Apesar de terem o mesmo objetivo, as vacinas apresentam diferenças.

A Coronavac é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo paulista. Essa vacina utiliza o próprio vírus SARS-CoV-2 morto, como forma de provocar essa resposta imunológica. Nesse caso, é chamada de vacina com o vírus inativado, técnica que é comum em outros produtos já disponíveis no sistema de saúde, como as vacinas contra a gripe e a raiva, por exemplo...

Petrolina: Uso de plantas ié tema de debate on-line 

Nesta sexta-feira (23), uma faculdade particular de Petrolina vai promover debate on-line sobre os Mitos e Verdades sobre as plantas medicinais. A ideia é desmitificar o tratamento fitoterápico, alertando para sua potencialidade e a importância do acompanhamento profissional. O evento acontecerá às 16h, com o farmacêutico e mestre em Biociências, David Souza Silva.   

"As plantas são excelentes alternativas terapêuticas, porém não estão livres de riscos, contêm substâncias químicas que podem interagir com outras substâncias do nosso corpo e provocar efeitos colaterais. Por isso, devem ser utilizadas com cautela e acompanhamento médico e farmacêutico", alerta a coordenadora dos cursos de Biomedicina e Farmácia, Layanne Feitosa.  ..

Seis em cada dez empresas abertas na Bahia fecharam em menos de cinco anos, aponta IBGE

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que apenas quatro de cada dez empresas abertas na Bahia conseguiram "sobreviver" por mais de cinco anos. No período de dez anos, a média caiu para apenas duas que conseguiram se manter.

De acordo com o levantamento que analisou a Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo em 2018, das 31.747 empresas que começaram a funcionar em 2008, na Bahia, 21,7% encerraram as atividades antes de completar um ano; 57,1% fecharam as portas antes de cinco anos (2013); e só 21,7% ainda estavam em atividade em 2018...

Vacina: Presidente argentino diz que politizaram o combate à Covid-19

A Argentina atingiu oficialmente ontem (19) a marca de 1 milhão de casos notificados do novo coronavírus, após 213 dias de quarentena. Diante deste registro, o presidente do país, Alberto Fernandez, disse que acredita adquirir a vacina "o mais rápido possível", mas acusou "a oposição e a mídia" de ter "politizado" a luta contra a pandemia.

O Ministro da Saúde argentino, González García, endossou a declaração ao afirmar que há setores da oposição que pedem diálogo, porém não trazem resoluções efetivas ao problema. "Se você tem a solução para acabar com isso, me diga e nós faremos isso agora mesmo. Mas ninguém traz uma ideia que seja melhor.", comentou García. ..

Ministra Damares Alves participa da Oficina do Projeto Mais Mulheres na Política quinta-feira (22)

A oficina do projeto Mais Mulheres na Política desta semana contará com a presença da titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), ministra Damares Alves. Ela e a deputada federal Margarete Coelho falarão sobre a violência política contra as mulheres. O evento online será na quinta-feira (22), às 19h.

Na oportunidade, também será lançado um selo contra a violência política para dar mais visibilidade ao assunto...

Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, pediu que o presidente Bolsonaro não politize a questão da vacina contra a Covid-19

Em publicação no Twitter nesta quarta-feira (21), ele saiu em defesa do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, que anunciou na terça (20) um protocolo de intenções para compra de 46 milhões de doses da Coronavac, vacina produzida por uma farmacêutica chinesa em parceria com o Instituto Butantan, entidade pública ligada ao governo de São Paulo. Menos de 24 horas depois, Bolsonaro disse que o imunizante não será comprado.

“Não podemos politizar a vacina, nem qualquer aspecto relacionado à pandemia. A postura do ministro Pazuello foi elogiada por todos, independente de posições partidárias. Espero que alguém possa conversar com calma e esclarecer o presidente sobre esse tema”, afirmou...

Bolsonaro e Pazuello alinham discurso sobre vacina chinesa

Apesar de Bolsonaro ter desautorizado de modo veemente a decisão ("Não compraremos vacina da China. Bem como meu governo não mantém diálogo com João Doria sobre Covid-19"), o presidente teve duas conversas com Eduardo Pazuello na manhã de hoje. Pelo que foi conversado, apesar da irritação de Bolsonaro com a situação, Pazuello continua ministro.

De acordo com os bombeiros, Bolsonaro e Pazuello (que está em casa, com suspeita de Covid) alinharam um discurso sobre o tema. ..

Bolsonaro contradiz ministro e diz que não comprará a vacina chinesa CoronaVac

Mais uma polêmica à vista dentro do governo Bolsonaro, desta vez envolvendo o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que anunciou ontem (20) a compra de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e que será produzida no Brasil no Instituto Butantã, em São Paulo.

Pazzuello anunciou a compra da vacina em uma reunião com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e mais 23 governadores, mas o presidente Jair Bolsonaro, respondendo a internautas, divulgou não irá comprar "a vacina da China"...

Chacina deixa quatro mortos entre 19 e 26 anos na zona rural de Serra Preta, na Bahia

Quatro pessoas, com idades entre 19 e 26 anos, foram mortas na zona rural de Serra Preta, a cerca de 160 km de Salvador, na manhã desta terça-feira (20). A informação foi confirmada pela Polícia Militar.

As vítimas foram identificadas como Einan Duarte, de 19 anos, o irmão dele, Eiran Duarte, 21 anos, Kelvys Silva Santana, 19 anos, e Deivid Luis dos Santos, 26 anos...

Sobradinho: Campanha de vacinação antirrábica de animais domésticos continua até o dia 31 de Outubro

A Secretaria de Saúde de Sobradinho comunica a população que a campanha de vacinação antirrábica continua até o dia 31 de outubro. Devem ser vacinados animais com mais de três meses de idade e que não tenham sido imunizados nos últimos 12 meses.

As vacinas estão sendo realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 até às 12h30, no Centro de Saúde, UBS Maria Ribeiro,  escola CES e ainda em um posto montado ao lado do antigo prédio do SAMU...

Projeto de longa-metragem baiano está entre os selecionados para o 11o Brasil CineMundi

Evento de mercado do cinema brasileiro, o Brasil CineMundi – 11th International Coproduction Meeting será realizado entre 29 de outubro e 2 de novembro dentro da programação da 14a CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte. Um projeto da Bahia está entre os 23 escolhidos pelos produtores Paulo de Carvalho (Alemanha), Gudula Meizolt (Alemanha) e Séverine Roinssard (França), pelo crítico Pedro Butcher (Brasil) e pela equipe da Universo Produção, organizadora do evento.

Este ano, os projetos de filmes brasileiros de longa-metragem participam em três categorias: desenvolvimento, produção e finalizado. A nova categorização foi necessária diante da atual circunstância mundial, unindo gêneros, formatos e estilos divididos em estágios distintos. A categoria de projeto finalizado, em especial, foi criada pensando justamente nas dificuldades dos filmes em conseguirem espaços de exibição desde quando festivais e salas fecharam mundo afora, ainda em março. Nesse ano, as atividades serão realizadas em plataforma virtual, de forma a respeitar o isolamento social necessário para conter a pandemia de Covid-19...

Inscrições para Oficina de Comunicação Não-Violenta serão realizadas até 23 de outubro

Estão abertas até sexta-feira (23) as inscrições para a Oficina de Comunicação Não-Violenta, que será realizada nos dias 9, 12 e 19 de novembro. A oficina é direcionada aos servidores da Univasf e será conduzida pelos professores Alexandre Barreto, do Colegiado de Psicologia (CPSI) da Univasf, e Marcelo Pelizzoli, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os encontros acontecerão pela plataforma Zoom, das 9h às 12h. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Gestão de Eventos (SGE).

A oficina é promovida pela Coordenação de Capacitação e Desempenho (CCD) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) em parceria com a Unidade SIASS da Univasf. O objetivo é promover a comunicação não-violenta como ferramenta a ser utilizada na resolução de conflitos na instituição, visando assim, relações interpessoais mais saudáveis dos servidores, tanto no âmbito público como privado, vislumbrando melhorar a qualidade de vida no trabalho...

Glauber Rocha: Cineasta baiano é homenageado no Festival de Cinema de Roma

Glauber Rocha (1939-1981) nasceu em Vitória da Conquista, Bahia, no dia 14 de março de 1939. Com um documentário sobre seu exílio voluntário na Itália nos anos 1970, o Festival de Cinema de Roma homenageou o diretor brasileiro Glauber Rocha, considerado o pai do Cinema Novo. O documentário, intitulado Glauber, Claro, do cineasta brasileiro César Augusto Meneghetti, 55 anos, apresenta ao espectador o espírito de Rocha, em sua vital criatividade acompanhada pela necessidade de protestar à sua maneira contra um sistema e um mundo que rejeitou.

"É um metafilme, nos metemos dentro de um filme e seu mundo", disse à AFP Meneghetti, que não pôde comparecer à exibição desta segunda-feira no auditório do MAXXI em Roma, devido à pandemia.  O filme, dedicado ao influente diretor, ator e roteirista, falecido em 1981 aos 43 anos, é inspirado no filme "Claro", rodado por Rocha em Roma em 1975, durante seu exílio na Itália. ..

Petrolina: Pelo menos 25 candidatos a vereador tem pendências na justiça eleitoral e cinco renunciaram. Veja a lista:

De acordo com levantamento feito pela redeGN, no TSE, aproximadamente 25 candidatos a vereador (a) por Petrolina (PE) apresentaram problemas nos seus registros, renunciaram ou ainda estão em compasso de espera aguardando julgamento.

Na maioria dos casos a situação é de indeferimento, com ausência de requisito de registro, situação em que o candidato que não reuniu as condições necessárias para o deferimento ou que está vinculado a DRAP indeferido, com pedido já julgado pela Justiça Eleitoral...

Bolsonaro diz que vacinação contra a Covid-19 não será obrigatória

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (19) que a vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não será obrigatória.

Bolsonaro afirmou que cabe ao Ministério da Saúde definir o Programa Nacional de Imunização e que já está decidido que a nova vacina não estará entre as obrigatórias...

Oficinas de Grafitagem e Danças Urbanas em Petrolina tem início previsto para hoje (19)

Estão abertas inscrições para oficinas culturais oferecidas pelo programa Juventude Presente em Petrolina, no Sertão Pernambucano. Há turmas de Grafitagem e Danças urbanas. Ao todo, são 60 vagas disponíveis.

Cada oficina tem carga horária total de 16 horas e acontece duas vezes na semana, durante quatro semanas. A previsão é que as aulas para tenham início na segunda-feira (19). Cada aluno pode participar de quantas oficinas quiser...

Brasil está em posição privilegiada para acesso a vacinas contra a covid-19, diz pesquisadora da OMS

Caso os testes clínicos em curso comprovem a eficácia das vacinas contra a covid-19, o Brasil está bem posicionado para obter doses já no ano que vem. Além disso, os acordos já assinados pelo governo federal e pelo estado de São Paulo dão alternativas ao país, embora seja necessário se apressar no planejamento para preparar os mais de 30 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A avaliação é da professora da Universidade Federal de Goiás, Cristiana Toscano, que integra o Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE) da OMS.

Segundo ela, o Brasil está numa posição privilegiada por possuir mecanismos bilaterais e o envolvimento do Brasil no Covax, que é um mecanismo multilateral. Esse consórcio, organizado pela OMS para garantir acesso à imunização em todo o mundo, espera captar US$ 18 bilhões com o investimento de 80 países considerados autofinanciáveis, como o Brasil, para fornecer as vacinas para estes e mais 92 países que não teriam condições de fabricar ou comprar as doses. Com isso, o país vai investir cerca de R$ 2,5 bilhões e espera adquirir um portfólio que, até então, tem nove vacinas em desenvolvimento, para garantir a proteção de 10% da população até o final de 2021...

Dia D da campanha de vacinação de crianças e adolescentes neste sábado (17)

Crianças e adolescentes menores de 15 anos têm, neste sábado (17), a oportunidade de atualizar suas cadernetas de vacinação. O chamado Dia D de mobilização nacional para a vacinação é uma estratégia adotada há anos pelas autoridades de saúde, com o objetivo de fazer com que o máximo de pessoas tenha acesso a todas vacinas do calendário nacional.

Segundo a pasta, com a campanha de multivacinação é possível evitar o risco de adquirir doenças como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B, entre outras...

Rotarianos em Juazeiro estão preocupados com a pouca publicidade para campanha de multivacinação

Foi iniciado no início deste mês de outubro, em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, mas entidades como o Rotary Clube de Juazeiro tem se mostrado muito preocupadas com a pouco divulgação que o Governo vem fazendo junto à população, diante da extrema importância que essa vacina tem para manter as crianças imunes à doença.

Josenato Medrado, ex-presidente da entidade em Juazeiro, atualmente ocupando cargos de presidente da comissão distrital de formação profissional e instrutor Rotário, manifestou essa preocupação: "Estamos no período da campanha de multivacinação, que inclui a vacina contra a pólio e temos notado a ausência de propagandas alertando para os perigos da pólio e convocando as pessoas a comparecerem aos postos de vacinação.  Amanhã, dia 17, por exemplo é dia D de vacinação em Juazeiro e a gente não pode vacilar", disse...

Em queda há 5 anos, coberturas vacinais preocupam Ministério da Saúde

Em queda há cinco anos, as coberturas vacinais não atingem nenhuma meta no calendário infantil desde 2018, apresentou hoje (16) a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana, que informou dados do início de outubro na Jornada Nacional de Imunizações.  

As últimas metas de imunização para o público infantil atingidas no país, em 2018, foram de 99,72% do público-alvo para a BCG, e de 91,33% para o da vacina contra o rotavírus humano. Para ambas, a meta é superar os 90%, patamar que não foi atingido em 2019, apesar de terem continuado acima dos 80%. Já até 2 de outubro de 2020, a taxa de imunização do público-alvo da BCG chegou a 63,88%, e a vacina contra o rotavírus, a 68,46%...