Foram encontrados 345 registros para a palavra: Alimentos

Feiras Agroecológicas atraem população com alimentos saudáveis

Comprar alimentos frescos e sem conservantes tem sido a principal escolha na hora de fazer a feira do mês. A população está cada vez mais atenta à importância de se alimentar bem. Dos alimentos saudáveis que chegam à mesa do brasileiro, 77% têm origem da agricultura familiar, um dos principais pilares da economia baiana. Itens como frutas, legumes, hortaliças e seus derivados, sem agrotóxicos, podem ser achados facilmente nas Feiras Agroecológicas que são realizadas, com o apoio do Governo do Estado, em Salvador, na região metropolitana e algumas cidades do interior do estado. 

Na capital, uma das opções para os dias de sexta-feira é a Feira Agroecológica do Campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). No local, próximo ao Instituto de Biologia, pessoas de diversas partes do estado escolhem com calma os alimentos que servirão de base para a alimentação da semana. Fazer compras na feira toda sexta já faz parte da rotina do casal Manoel Messias e Tássia Nascimento. A mudança nos hábitos alimentares do casal aconteceu após um grande susto, no final do ano passado. "Há oito meses infartei na rua. Não imaginava que pudesse acontecer comigo, mas aconteceu. Com orientação médica, resolvi mudar a minha alimentação. Hoje faço a feira aqui. Os alimentos são saudáveis e os preços regulam o do mercado, e, às vezes são até mais em conta", disse Messias, que é técnico em prótese. 

Além da feira instalada na Ufba desde o ano passado, o Governo do Estado executa ações de apoio à produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O suporte oferecido gera renda e fortalece a economia local. ..

Petrolina abre 100 vagas para cursos gratuitos na área de alimentos

Quem está de olho no mercado de alimentos terá uma boa oportunidade em Petrolina. Estão abertas as inscrições para 100 vagas em cursos gratuitos de panificação e naked cake, ou bolo pelado, que virou tendência nas mais variadas celebrações.

Os cursos fazem parte do programa Qualifica Petrolina e serão oferecidos através de uma parceria entre a Secretaria Executiva de Direitos Humanos e o Senai. As aulas acontecerão no turno vespertino e noturno.  A oferta destes novos cursos  foi o tema principal de uma reunião realizada esta semana  entre a secretária executiva de Direitos Humanos, Bruna Ruana e representantes do Senai Petrolina...

Seminário sobre mercado de alimentos e bebidas abre Semana do MEI em Juazeiro

Em Juazeiro, a programação da Semana do MEI começou nessa segunda-feira, 8, com discussões sobre os desafios e tendências para empreender no segmento de alimentos e bebidas. O Seminário de fortalecimento do Microempreendedor Individual (MEI), realizado na sede do Senai, reuniu atuantes no setor para abordar temas como perfis de consumidores, canais de vendas, atendimento, fidelização e novos nichos de mercado.

Uma das participantes foi a empresária Miriam Costa, que há três anos trocou a sala de aula para se dedicar ao ramo de alimentos, buscando a formalização e as consultorias no Sebrae em Juazeiro. Ela, que participou da capacitação, sonha com a abertura do ponto de venda. "Foi difícil começar do zero sem conhecimento, era uma área totalmente nova. Encontrei no Sebrae o incentivo e orientação para planejar minha empresa, inovar em produtos e conhecer meu cliente", destacou a MEI, ressaltando ainda a satisfação com as atividades gratuitas da Semana do MEI...

Torcedores doam mais de sete toneladas ao Banco de Alimentos do Sesc Petrolina

Quarenta e duas instituições e cerca de oito mil pessoas atendidas pelo Banco de Alimentos do Sesc Petrolina, serão beneficiadas com mais de sete toneladas de alimentos que foram doados em troca de ingressos para os jogos finais da Copa TV Grande Rio de Futsal, que encerrou sua 21ª edição no último sábado (6/5). Foram disponibilizados quatro mil ingressos para os jogos, que foram trocados  por dois quilos de alimentos cada um. “É uma importante contribuição para todas as instituições atendidas pelo Banco de Alimentos. Este ano as doações dobraram. Um resultado que só foi possível graças a todos que se empenharam neste trabalho, as pessoas que doaram e a iniciativa da TV Grande Rio, que realiza o evento”, ressalta a assistente social do Sesc Petrolina, Telma Calado.

BANCO - O Banco de Alimentos é um dos modelos de atuação do Mesa Brasil Sesc – Rede Nacional de Solidariedade e Cidadania. Um programa de responsabilidade social do Sesc que atua para diminuir o abismo da desigualdade social no país, minimizando os efeitos da fome e da desnutrição. O programa funciona da seguinte forma: empresas, ou mesmo pessoas físicas, doam ao Banco de Alimentos produtos dos mais variados gêneros, como frutas e verduras, grãos, cereais. Todas as doações vão para uma central de estocagem e distribuição e, de lá, seguem para complementar a alimentação, de forma regular, de instituições assistenciais, cadastradas pelo programa...

Pernambuco sediou Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar

Pernambuco sediou, nesta quinta-feira (27/04), no Centro de Convenções, o Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar para Atendimento de Órgãos Públicos – Região Nordeste, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA. O programa, de âmbito nacional, foi lançado no Estado com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), através da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (Seaf). A expectativa de negócios para este ano é da ordem de R$ 260 milhões.  

"O programa é de fundamental importância no sentido de impulsionar e fortalecer a agricultura familiar, tão importante para o nosso Estado, sobretudo nesse momento tão desafiador que estamos enfrentando, de seis anos de estiagem. Dialoga com as políticas públicas em Pernambuco em benefício dos nossos agricultores, marcando um novo momento na produção e comercialização, envolvendo os estados do Nordeste, por meio de parcerias", comentou o secretário Nilton Mota, que representou o governador Paulo Câmara no evento, ressaltando que o programa promove inclusão econômica e social com fomento à produção sustentável. Atualmente, Pernambuco conta com cerca de 270 mil estabelecimentos da agricultura familiar...

Bahia: Estado capacita gestores municipais para a aquisição de alimentos da agricultura familiar

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promoveu nesta terça (25), em Cruz das Almas, a Oficina Estadual sobre Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar. O evento, realizado no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/PRPPG), segue até esta quarta-feira (26) e tem por objetivo incentivar os gestores públicos municipais a adquirirem produtos da agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Esta é a primeira etapa de uma busca ativa dos municípios baianos que ainda não compram produtos da agricultura familiar e daqueles que adquirem menos de 30% da quantidade determinada por lei. A meta da SDR é aumentar em pelo menos 20% a adesão de municípios ao PNAE.

O próximo passo é multiplicar essa ação com a realização de oficinas nos 27 Territórios de Identidade, que começa no próximo dia 02 de maio, no Território de Irecê, com a mobilização e capacitação de gestores públicos municipais, especialmente das áreas de Agricultura e Educação. Além de capacitar, a SDR vai disponibilizar técnicos para orientar as prefeituras municipaisna elaboração dos editais de chamadas públicas para a execução do PNAE. Também serão realizadas 54 oficinas de capacitação para empreendimentos e gestores de municípios que já lançaram chamadas públicas.

“Durante os meses de Fevereiro e Março visitamos todos os Territórios de Identidade da Bahia, com o objetivo de apresentar aos municípios uma cesta de serviços, programas e projetos da SDR que potencializam o desenvolvimento rural no Estado. Este evento é parte integrante dos compromissos que assumimos, pois sabemos que geralmente o volume da produção rural escoa de imediato onde está mais próximo, então é de extrema importância que haja mercado para o agricultor familiar vender seus produtos, obter renda e continuar produzindo”, destaca o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues.

Ainda de acordo com o titular da SDR, essa ação deverá envolver outras secretarias de Estado estratégicas, consórcios públicos, colegiados territoriais e redes de produção da agricultura familiar, fazendo um mutirão para garantir a oferta de produtos e dinamizar a economia local.” Queremos,em parceria com as prefeituras, assegurar ainda, que nossas crianças possam comer produtos de qualidade e alimentos saudáveis nas escolas”...

Prefeitura de Petrolina divulga resultado da Chamada Pública para compra de alimentos do PAA

A Prefeitura de Petrolina informa aos agricultores familiares, enquadrados no Pronaf, que encontra-se disponível no site da prefeitura  o edital com o resultado dos classificados da Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – modalidade Compra da Agricultura Familiar para doação simultânea pelo PAA Municipal. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos entrará em contato com os classificados e estará disponível para sanar as possíveis dúvidas.

A edição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2017 foi lançada em Petrolina em fevereiro. A iniciativa destina cerca de R$ 1,5 milhão para a Prefeitura comprar produtos diretamente de trabalhadores da agricultura familiar. O programa beneficiará em torno de 300 agricultores com a aquisição de produtos a preço de varejo sem a interferência de atravessadores para garantir maior margem de lucro aos pequenos produtores. Além da compra direta, a Prefeitura irá ajudar no transporte do material e no acompanhamento logístico do programa.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos fica localizada na Rua Santa Cecília, nº 35, Vila Mocó. Confira o resultado aqui!..

Feirantes da agricultura familiar de Petrolina recebem capacitação de boas práticas de manipulação de alimentos

Utilizar técnicas simples e segura de manipular os alimentos. Esta foi a temática da palestra realizada sexta-feira (17), na sede do IPA, aos empreendedores da Feira da Agricultura Familiar. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, através da Secretaria Executiva de Indústria e Comércio, também contou com as parcerias do Instituto de Pesquisas Agronômicas; Vigilância Sanitária; Agência do Empreendedor (AGE) e SENAI.

A palestra ministrada pela consultora do SENAI, Bárbara Alves de Oliveira, foi bastante elogiada pelos participantes que não perderam a oportunidade de tirar suas dúvidas. "Essa capacitação é importante para nós que trabalhamos com alimentos. Agora é colocar em prática o que aprendemos aqui no nosso dia a dia", destacou a empreendedora Maria José...

Vigilância Sanitária capacita ambulantes inscritos para comercializar alimentos no Carnaval de Juazeiro

Nesta segunda-feira (30), a equipe da Vigilância Sanitária realizou treinamento com os ambulantes inscritos para comercializar alimentos durante o Carnaval de Juazeiro, que será de 10 a 12 de fevereiro. Na ocasião, a Polícia Militar também capacitou os vendedores sobre os aspectos de segurança relacionados aos comerciantes durante o período de folia.

As palestras aconteceram no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) e contou com 55 participantes. A capacitação foi ministrada pela gerente de vigilância sanitária e ambiental, Luciana Ribeiro, e pela engenheira de alimentos, Ana Paula Panassolo. Os ambulantes foram informados sobre noções básicas de higiene e de manipulação de alimentos. Para facilitar o entendimento, foi realizada uma apresentação sobre todas as diferentes áreas, como espetinho, acarajé, lanches e cachorro quente...

Secretária discute implantação do Programa de Aquisição de Alimentos – Leite em Juazeiro

A implantação do Programa de Aquisição de Alimento (PAA Leite) em Juazeiro, foi pauta de uma reunião nesta terça, 17, tendo como representações a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, a empresa Laticínio Bom Sabor, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) e a Cooperativa da Agropecuária Familiar de Juazeiro e Região (COOAFJUR).

O programa visa fomentar o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva do setor leiteiro local, contribuindo para redução da vulnerabilidade social e a desnutrição infantil. Para o proprietário do laticínio Bom Sabor, Marcio Araújo o trabalho deve ser desenvolvido em conjunto com toda cadeia. "A comercialização do leite é um viés que dá sustentabilidade ao produtor e um dos papeis do Laticínio é beneficiar e armazenar esse leite de forma adequada. O PAA incentiva o consumo do leite e o desenvolvimento da cadeia", disse...

Colégio OBJETIVO de Juazeiro doa uma tonelada e meia de alimentos a famílias carentes da cidade

O Colégio Objetivo fez mais um ato de solidariedade neste final de ano. A ação solidária mobilizou funcionários, alunos e direção do colégio e resultou na coleta de uma tonelada e meia de alimentos arrecadados por meio da Gincana Cultural da instituição. Os donativos foram repassados a várias famílias de Juazeiro, um ato que alegrou voluntários e todas as pessoas atendidas.

Segundo o diretor do OBJETIVO, Jadisson Oliveira, a ação não objetiva erradicar as necessidades alimentares dos receptores, mas é uma formar de demonstração de amor e generosidade. É uma oportunidade de abraçar o irmão e transmitir não apenas os donativos, mas o carinho que todo ser humano necessita...

QUARTA DA VITÓRIA SOLIDÁRIA ARRECADA ALIMENTOS PARA CENTROS DE RECUPERAÇÃO DE JUAZEIRO

A Associação de Desenvolvimento Comunitário do Bairro Itaberaba e a Igreja Assembleia de Deus realizaram esta semana que passou um culto intitulado "Quarta da Vitória Solidária" com a presença do cantor Josafá de Recife e o pregador Pastor Sandro de Senhor do Bonfim quando foram arrecadados alimentos que posteriormente foram doados aos centros de recuperação CRERJ e CRECIR de Juazeiro. Em mensagem ao Blog o presidente da associação Irmão André, o Pastor Presidente Francisco Pereira e o dirigente local Maurício Pereira agradecem aos irmãos, amigos e comerciantes que colaboraram para que este culto acontecesse. ..

Campanha Natal Solidário arrecada mais de três toneladas de alimentos em Juazeiro

A campanha Natal Solidário, organizada pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, CDL, Sindlojas em conjunto com outras entidades que integram o município de Juazeiro, arrecadou mais de três toneladas de alimentos. Os itens alimentícios foram entregues nesta sexta-feira (23) a instituições sociais que realizam trabalhos voluntários. Os alimentos foram arrecadados no comércio e também de porta em porta nos bairros da cidade.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, participou do programa Geraldo José desta sexta-feira (23) e comemorou o resultado da campanha. “Nos lares mais humildes as doações eram mais expressivas. Foi uma coisa muito bonita de se ver. Foi êxito total. Solidariedade vem do coração. Estamos felizes em poder doar três toneladas e meio para as instituições”, afirmou...

Feijão, tomate e leite apresentam queda de preço na cesta básica do Vale do São Francisco

Uma boa notícia para os consumidores da região do Vale do São Francisco que irão aos supermercados neste final de ano: segundo pesquisas do Índice da Cesta Básica (ICB) em Petrolina a cesta básica apresentou, no mês de novembro, deflação de 4,77% em comparação com outubro.  A pesquisa foi realizada pelo colegiado de Economia da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

A deflação foi resultado da queda de preço do leite integral, feijão carioca e tomate. Os preços do leite e seus derivados apresentaram aumento nos últimos meses e isto fez com que a procura diminuísse. Este fator somado com uma maior oferta fez os preços reduzirem nos supermercados.  ..

Famílias de Uauá e Juazeiro recebem cestas de alimentos

Nos dias 9 e 10 de dezembro, a Legião da Boa Vontade (LBV) realizará a entrega de cestas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social das cidades de Juazeiro e Uauá. A ação é resultado da Campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!

Nesta sexta, dia 9, às 10 horas será beneficiado o povoado Serra dos Espinhos, às 13 horas povoado Goiabeira, em Juazeiro. No dia 10 será a vez dos povoados Umbuzeiro, às 9:30; Santana, às 10:30 e Sítio do Meio às 14 horas, em Uauá...

Embrapa: Dia de campo integra criação de peixe e horta comunitária para produção de alimentos e geração renda

Pode não ser perfeito, mas é um sucesso o "casamento" entre a criação de peixes e hortas comunitárias para pessoas, vinculadas ou não ao meio rural, produzirem nos quintais de casa, alimentos ricos em proteína animal e vegetal, além de carboidratos, minerais e vitaminas. O modo de consumar essa união é o motivo de um dia de campo que a Embrapa Semiárido, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco e a Cooperativa de Produtores e Comerciantes dos Derivados de Peixes de Sobradinho (COOPES) promovem no dia 2 de setembro (sexta-feira), na Colônia de Pescadores e Terminal Pesqueiro de Sobradinho (BA).

O evento vai demonstrar o emprego de tecnologias de baixo custo que, se bem manejadas, são garantia de segurança alimentar e de renda para famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e econômica. O conjunto de técnicas e de informações a ser apresentado a um público formado por donas de casa,agricultores familiares, piscicultores, pescadores, estudantes e técnicos, tem por base o chamado "Sisteminha Embrapa", apropriado para locais ou comunidades onde há escassez de água e falta de oportunidade de trabalho...

LBV leva alimentos e material escolar para famílias do Vale do São Francisco

Um grupo de voluntários da Legião da Boa Vontade percorreu mais de 600 quilômetros de Salvador até as cidades de Uauá, Juazeiro e Sobradinho, para levar alimentos, roupas e material escolar para as famílias necessitadas dessas localidades. A iniciativa faz parte da campanha Diga Sim!, promovida pela LBV com o objetivo de ajudar famílias que vivem em extrema pobreza e sofrem com a seca e a fome no Nordeste do Brasil.

À medida em que o caminhão carregado de cestas de doações chegava aos povoados, as pessoas apareciam com um sorriso no rosto e os olhos esperançosos para receber seu os donativos. Os alimentos dos próximos dias estavam garantidos na mesa. "A dificuldade aqui é muita, agradeço a Deus e a vocês pelo que estão fazendo por nós. Essa cesta é uma resposta de Deus, estou levando para casa contente", expressou Marilene de Oliveira, uma das beneficiadas pela campanha...

Alimentação e bebidas pressionaram inflação em junho

Mesmo fechando junho com ligeira queda de preços em relação a maio, alimentação e bebidas foram os que mais pressionaram a alta de 0,35% da inflação em junho. E o feijão-carioca apresentou a maior alta de preços. 

Os dados fazem parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado hoje (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o IBGE, o grupo Alimentação e Bebidas fechou junho com alta de 0,71%. Apesar de ter subido menos em relação a maio (que foi  0,78%), foi o grupo que mais impactou o IPCA...

Campanha da LBV beneficiará famílias do Vale do São Francisco com cestas de alimentos

A Legião da Boa Vontade (LBV) mobiliza a população em mais um edição da campanha Diga Sim!. Trata-se de uma ação para arrecadar alimentos não-perecíveis que serão entregues para famílias necessitadas da região do Sertão do Francisco.

"Junto com essas cestas de alimentos vai esperança para as famílias. Dessa forma a gente consegue proporcionar alegria para as pessoas que passam por necessidades", ressalta a supervisora social da LBV Bianca Lima...

Anvisa vai regular critérios mínimos para definir alimentos como integrais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai passar a regular um mercado considerado promissor pela indústria alimentícia: o de produtos integrais. Embora recomendados por médicos e nutricionistas, alimentos vendidos no Brasil com essa classificação muitas vezes apresentam em sua composição predominantemente ingredientes processados. A decisão de regular o tema foi aprovada na última reunião da diretoria da agência. "O consumidor tem de ter o máximo de informação para poder diferenciar alimentos e não ser enganado", afirmou o presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa.

A proposta, explicou, é trazer critérios mínimos para que produtos possam se declarar como integrais. A expectativa é de que o texto proposto traga também regras específicas para acertar as embalagens. A partir de agora, técnicos vão preparar um texto de resolução, que em uma outra etapa deverá ser colocado em consulta pública. "Produtos integrais geralmente são mais caros. Não podemos permitir que o consumidor seja induzido ao erro, gaste mais para comprar um alimento com qualidade nutricional diferente do que ele imaginava", avaliou Barbosa. A movimentação da Anvisa não é sem motivo. Uma pesquisa feita neste ano pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) com 14 biscoitos vendidos no Brasil como integrais demonstrou que apenas três continham de fato farinha de trigo ou cereal integral como principal ingrediente. O levantamento, com base na análise das tabelas nutricionais estampadas nas embalagens dos alimentos, mostrou que outros seis produtos apresentavam farinha integral, mas em uma quantidade menor do que outros ingredientes...