Em Juazeiro, a programação da Semana do MEI começou nessa segunda-feira, 8, com discussões sobre os desafios e tendências para empreender no segmento de alimentos e bebidas. O Seminário de fortalecimento do Microempreendedor Individual (MEI), realizado na sede do Senai, reuniu atuantes no setor para abordar temas como perfis de consumidores, canais de vendas, atendimento, fidelização e novos nichos de mercado.
Uma das participantes foi a empresária Miriam Costa, que há três anos trocou a sala de aula para se dedicar ao ramo de alimentos, buscando a formalização e as consultorias no Sebrae em Juazeiro. Ela, que participou da capacitação, sonha com a abertura do ponto de venda. "Foi difícil começar do zero sem conhecimento, era uma área totalmente nova. Encontrei no Sebrae o incentivo e orientação para planejar minha empresa, inovar em produtos e conhecer meu cliente", destacou a MEI, ressaltando ainda a satisfação com as atividades gratuitas da Semana do MEI.
Para a palestrante e engenheira de alimentos do Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC), Carla Viveiros, o crescimento do setor de alimentos e bebidas no país revela a mudança de perfil do brasileiro, que passou a se alimentar mais na rua. "Nos últimos seis anos, o faturamento nacional do setor de alimentos e bebidas dobrou, cresceu o consumo fora do lar e surgiu um novo tipo de consumidor, que visa a rapidez e praticidade nas refeições. Isso impulsionou o setor e criou diversas possibilidades de empreender. Novidades como o food truck, a gourmetização, alimentos integrais ou sem glúten e sucos detox são alguns exemplos de inovações do setor que devem ser exploradas pelo MEI", esclareceu. Atualmente o município conta com quase 6 mil MEI, e o setor de alimentos e bebidas é um dos mais procurados para quem quer iniciar um negócio.
Em outras cidades do norte baiano, capacitações sobre gestão e sustentabilidade marcaram o primeiro dia da Semana do MEI. Em Paulo Afonso, a oficina SEI Controlar Meu Dinheiro aconteceu no auditório do Ponto de Atendimento do Sebrae na cidade. Já em Sobradinho, os MEI participaram da clínica tecnológica Sustentabilidade para Salão de Beleza. Nesses municípios, a programação da Semana do MEI segue até o dia 12 de maio. Mais informações ou inscrições podem ser feitas pelo telefone (75) 3281 4333, em Paulo Afonso, e (74) 3612 0827, em Juazeiro e demais cidades.
Semana do MEI acontece até sábado (13)
A 9ª edição da Semana do MEI acontece até este sábado (13). Com orientação empresarial e 9 mil vagas gratuitas em capacitações, ofertadas em 85 municípios baianos, o evento está trazendo como novidade a dedicação de 48% de sua grade de capacitações para temas ligados à inovação. A programação completa pode ser conferida no hotsite, onde também é possível realizar inscrições. Interessados em participar do evento, podem consultar a programação de Salvador e a programação do interior por meio do site do evento.
São mais de 400 palestras, seminários, oficinas e um formato de capacitação novo no evento: as clínicas tecnológicas. Elas são voltadas para problemas específicos de determinados segmentos de atuação do MEI, trazendo o dia a dia do pequeno negócio para o debate de soluções inovadoras. A expectativa é de que, até o último dia, o evento contabilize 12 mil atendimentos em toda a Bahia.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.