"Juazeiro inova novamente e escolhe sua rainha do carnaval pela internet". Foi esta a grande manchete do carnaval passado e se repete agora, expondo o tamanho da nossa "mediocridade".
Estão votando em fotografias, com muito "photoshop", figuras estáticas, com muita campanha no "facebook" e em "lan-hause" e assim Juazeiro escolhe a primeira dama da sua beleza, representante da sua alegria (ainda bem que este reinado acaba segunda-feira de cinzas), Coisa mais tacanha e ridícula, diferente mesmo, uma inovação inócua e absurda: um candidato ao reinado de "momo" e três ao trono da folia, obviamente, duas serão princesas e só. Viva Juazeiro? "terra dos artistas", "capital da irrigação", "terra das carrancas" ... Escolha, ou "terra do vaqueiro"? O certo é que já morremos culturalmente, nossas tradições estão sepultadas, entidades carnavalescas decadentes, nem prévias de carnaval existem, sentimento zero, politica demais, cultura de menos.
Apesar de tudo teremos um grande carnaval com as melhores atrações do carnaval de Salvador e algumas bandas locais, nossas ruas estarão cheias de foliões enchendo a cara. Carnaval de verdade, alegorias, manifestações culturais, onde? Talvez no "cabaré das ilusões".
Sendo assim, vamos nos libertar da Bahia, Salvador não serve como exemplo e do Brasil também e vamos escolher o nosso futuro prefeito e vereadores pela internet" , vai custar bem menos e todos poderão concorrer, "lan-houses" se multiplicarão, analfabetos virtuais não poderão com "impressões digitais".
Fotos do concurso de rainha do maior carnaval do mundo, ali em Salvador... Bem longe de Juazeiro??
Márcia Dourado Novys - Cidadã de Juazeiro de férias por aqui.
..