Representantes de empresários, produtores rurais e entidades parceiras se reuniram nesta terça-feira, dia 12, no auditório do Rapport Hotel, em Juazeiro, para discutir uma nova constituição do Instituto da Fruta, entidade de apoio ao desenvolvimento do Agronegócio da Fruticultura e Agricultura Irrigada no Vale do São Francisco – Bahia.
O objetivo da organização é unificar os interesses econômicos, sociais e ambientais e promover representatividade da categoria. Tem a intenção também de oferecer aos integrantes serviços nas áreas de assistência técnica, mercado, gestão empreendedora, inovação, tecnologia, associativismo, acesso ao crédito e a serviços financeiros e autogestão com sustentabilidade.
O Sebrae Juazeiro é um dos incentivadores do processo e está auxiliando na formalização da entidade. Para o técnico Carlos Robério Araújo, com a constituição do Instituto da Fruta, a classe produtora vai ter maior participação e poder nas decisões do setor e abrir perspectivas de parcerias para interesse direto do produtor rural. "Além de organizar e viabilizar a cadeia produtiva da fruticultura e agricultura irrigada, a criação legal do Instituto vai fortalecer todos os grupos do negócio - produtores rurais, empresários, empresas de insumos e de beneficiamento da produção, associações e cooperativas agrícolas", frisa.
O gerente comercial da Cooperativa Agrícola de Juazeiro (CAJ), Júnior Silveira, acredita que a formalização do Instituto da Fruta vai trazer representatividade e mais visibilidade à região, que já desponta nos mercados interno e externo como grande produtora de frutas. " O Vale do São Francisco é muito rico, porém, desarticulado. Temos força financeira e social, com parcela expressiva na geração de empregos. O instituto vem dar voz ao produtor e, juntos, o segmento terá representação nacional para discutir ações, buscar soluções para os problemas e lutar por políticas que visem o fortalecimento da agricultura", acentuou.
Participaram do encontro representações dos Distritos de Irrigação dos perímetros irrigados de Juazeiro, da Cooperativa Agrícola de Juazeiro (CAJ), da Associações dos Produtores e Exportadores de Hortifrutigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport),– Associação de Produtores Orgânicos (APROAC) e Sebrae. Um novo encontro de planejamento foi agendando para o dia 29 deste mês.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.