Prefeitura de Petrolina institui programa para adoção de animais de rua

A Prefeitura de Petrolina instituiu no município o “Programa municipal de adoção responsável de pequenos animais”, o projeto foi transformado em lei sancionada pelo prefeito Julio Lossio. A proposta pretende estimular o acolhimento de animais abandonados.

Para discutir as diretrizes do programa e fortalecer a proposta, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior, se reuniu recentemente com Cristiana Moraes e Ingride Itala, membros da ONG proteger, organização que presta assistência e acolhe animais de rua. A Lei consiste no acolhimento, esterilização, registro e destinação de animais de pequeno porte em situação de abandono para adoção por munícipes interessados em sua guarda responsável, adotando as condutas de atender as necessidades físicas, psicológicas, ambientais e de saúde do animal, prevenir riscos que animal pode causar a comunidade ou ao ambiente.

"É um programa que vem a complementar as ações do Centro de Controle de Zoonoses, visto que irá possibilitar aos animais uma maior responsabilidade quanto ao seu bem estar, e consequentemente aos proprietários em concretizar uma satisfação quanto a adoção de um companheiro que a partir do compromisso firmado passara a fazer parte da sua vida. Lembramos que os animais adotados já sairão do CCZ vermifugados, castrados, vacinados e com a carteirinha, garantindo assim a qualidade do serviço prestado pela instituição", informa o diretor Presidente da AMVS Jarbas Costa. 

Ascom/Petrolina