Foram encontrados 27795 registros para a palavra: Ação

Governo da Bahia convoca mais 1.015 professores aprovados na seleção Reda

A Secretaria da Educação do Estado convocou mais 1.015 professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) em que irão atuar na Educação Básica. Até agora, 3.891 professores assinaram a convocação do Estado. A ação faz parte do programa Educar para Transformar que visa melhorar a educação pública na Bahia.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, destaca que a contratação dos professores Reda vai trazer vários benefícios para os estudantes e para os professores. "Com os professores, que passaram por uma seleção, estamos garantindo a segunda meta do programa Educar para Transformar, que busca garantir que todas as crianças e jovens tenham desempenho adequado às suas séries e sucesso na trajetória escolar", afirmou Osvaldo Barreto...

Música, dança, espetáculos de teatro e exposições movimentam a programação do Verão da Cultura

A agenda de janeiro do Verão da Cultura conta com uma programação diversificada, divulgada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Entre as opões, shows no Pelourinho ou no Teatro Castro Alves, aulas de dança - é só escolher a categoria que mais gosta - ou uma visita ao museu para celebrar a estação mais quente do ano. Nos dias mais quentes do ano, não faltam alternativas gratuitas ou a preços populares para todos os gostos e idades.

Ritmos musicais e espetáculos em diversas apresentações - Atrações dos mais diversos ritmos e os ensaios dos blocos fazem o esquenta para o carnaval e garantem animação todos os dias da semana no Pelô da Bahia. Às segundas-feiras, seguem com os concertos do Cortejo Afro, sempre às 21h, no Largo Pedro Archanjo. Às terças, às 20h, o cantor Gerônimo Santana e Banda Mont Serrat leva ao palco do Largo Pedro Archanjo o show O Pagador de Promessa, e no Largo Tereza Batista, dias 26 e 31, às 20h, os tambores rufarão no Ensaio da Banda Olodum. Às quartas-feiras acontecem os ensaios do bloco afro Muzenza, no Largo Tereza Batista, às 21h. Já o VI Encontro Mauanda Bankoma anima as quintas-feiras, no Largo Tereza Batista, às 20h30. As sextas-feiras esquentam o verão OQuadro, Sine Calmon & Banda Morrão Fumegante e Afrodisíaco com Pierre Onasis, nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D'Àgua, respectivamente, sempre às 21h. Outras atrações como Bailinho de Quinta; BaianaSystem; ATABASABAR - Àdupé; Sarajane e Banda Flor de Canela Amor; Festa e Devoção; I.F.A. - Afrobeat  + Curumim; Du Gruv; Amanda Santiago e Tatau fazem de janeiro o mês da mistura de ritmos. A programação cultural do Pelô da Bahia é promovida e apoiada pela SecultBA, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). Para mais informações, acesse: www.centrodeculturas.ba.gov.br...

“Esse ano eu não passei aperreio porque tinha muita ração guardada”, diz agricultor do sertão baiano

O ano de 2016 começou com muitas chuvas no sertão da Bahia e, mesmo de forma irregular, chovendo mais em uns locais e em outros menos, a vinda da chuva é motivo de muita alegria, principalmente para as comunidades rurais, pois estas têm o costume de armazenar a água da chuva, além da chegada dela garantir a renovação da Caatinga e favorecer o plantio e o pasto para os animais.

Para captar e armazenar a água que cai, as famílias e comunidades contam com as tecnologias de captação e armazenamento da chuva. São as cisternas de consumo e de produção, os barreiros trincheiras, os tanques de pedras, barragens subterrâneas, açudes, etc. Em todo Semiárido, estas tecnologias são construídas por mais de três mil organizações reunidas na Articulação do Semiárido – Asa, o que já possibilitou a construção de 669.243 tecnologias até janeiro deste ano. 

 Em Juazeiro (BA), famílias da comunidade de Cipó, no distrito de Juremal, estão incluídas nesse dado. A região é contemplada com projetos executados pelo Irpaa e que hoje garante o armazenamento da água em cisternas calçadão, as quais encheram logo com as chuvas da primeira semana de janeiro.

Mas, além de guardar a água, é preciso atentar para a importância de armazenar também o pasto. “Esse ano eu não passei aperreio porque tinha muita ração guardada”, diz o agricultor Rafael Nunes, se referindo ao ano de 2015 e citando a silagem e fenação como práticas adotadas nos últimos anos após a assessoria de organizações como o Irpaa. Ele conta que quando começa a sair o “broio” das plantas na Caatinga, os animais são logo soltos na área, mas como o verde não dura o ano todo, é preciso armazenar a forragem. “A gente agora é esperar que saia bem comida na área de Fundo de Pasto que a gente vai trabalhar no sistema de guardar a ração pra quando chegar o mesmo período a gente ter a ração para os animais, porque comprar não dá certo não, é muito caro”, confirma.

 São ações simples como estas, asseguradas às milhares famílias por meio das políticas públicas voltadas para o Semiárido, que diferenciam estes últimos anos de estiagem das secas de algumas décadas atrás. “Antigamente a gente esperdiçava muito, ninguém guardava nada não”, lembra Seu Rafael, destacando a importância tanto da estocagem de alimentos quanto da água.

Medição da chuva para planejar a produção..

Sinalização é implantada no Lote 2 da BR-235/BA

Pintura de solo e tachinhas luminosas, conhecidas como sinalização horizontal, já é realidade no Lote 2 da BR-235/BA para dar mais segurança a motoristas e pedestres. A atividade começou em novembro do ano passado e tem previsão de conclusão para este mês. O serviço é realizado em 66 dos 77,6 km totais do trecho entre Jeremoabo e Canché. Os 11 km restantes ainda estão sem a camada de asfalto.

A sinalização horizontal, que já entra em fase final, é um sistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas sobre pavimento das vias.  Essas marcações têm a função de organizar o fluxo de veículos e pedestres, controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos e complementar os sinais verticais de regulamentação...

Nova manifestação do Caso Beatriz acontece em Petrolina

População mais uma vez se reúne para manifestação sobre o Caso Beatriz, garota de apenas sete anos, morta a facadas dentro de um colégio em Petrolina no dia 10 de dezembro do ano passado.

Muita gente se reuniu hoje (18), na praça Nossa Senhora Maria Auxiliadora e todos, sem excessão, cobram mais rapidez na descoberta do assassino e respostas sobre este caso bárbaro. Veja fotos abaixo:

..

Sindilimp consegue reajuste de 11,77% na mesa de negociação; vereador aponta avanço

As negociações de reajustes salariais dos trabalhadores terceirizados da Bahia resultaram em mais uma vitória para a categoria. Conforme informa o Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana Asseio e Conservação da Bahia (Sindilimp-BA), as empresas contratantes fecharam em 11,77% o valor para os profissionais que atuam como terceirizados. De acordo com a coordenadora geral do sindicato, Ana Angélica Rebello, a situação foi considerada como continuação de um trabalho exaustivo de diálogos. "Estamos, aos poucos, conseguindo valorizar cada vez mais a atuação de profissionais terceirizados, esse reajuste é uma mostra de que vale a pena persistir. Estamos negociando desde o ano passado com muito esforço e conseguimos chegar em um ajuste mesmo com a crise do país", frisa, após reunião na última sexta-feira (15).

Para o vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), o aumento salarial é mais uma forma de valorizar os trabalhador e considera um avanço das empresas que contratam terceirizados reconhecer direitos trabalhistas. "Sem dúvida é um avanço nas negociações, foram quase 4% de reajuste real. Vamos seguir acompanhando as atividades do Sindilimp e mantendo as relações com setores trabalhistas, principalmente os terceirizados, que possuem pouca representatividade no estado". O edil petista ainda completa que os avanços nas negociações são devido a ações constantes de ambos os lados. "Tanto a empresa como o funcionário querem resolver os impasses e manter seu quadro de profissionais satisfeito"...

Onde está a pavimentação que foi prometida ao bairro jardim vitória?

 
Olá Geraldo,
 
Por contas das chuvas vários bairros de juazeiro estão sofrendo com a lama devido á falta de pavimentação em suas ruas e como morador do bairro Jardim Vitória e leitor deste blog estive pesquisando em seus arquivos e vi uma matéria falando justamente sobre este assunto com o titulo "PAVIMENTA JUAZEIRO VAI CONTEMPLAR 14 RUAS DO JARDIM VITÓRIA" e tinha o seguinte texto:   "05 de Julho / 2011 às 17:30
 
A secretária de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Célia Regina e o engenheiro Alberto Gaspar estiveram reunidos com a direção da associação e com alguns moradores do bairro Jardim Vitória com objetivo de fazer uma explanação sobre o Projeto Pavimenta Juazeiro.
 
Segundo a secretária, o bairro será beneficiado com a pavimentação de 14 ruas, assim definidas: Ozias Barreto, Maria Delzuita, Augusto Fernandes, Anísio Costa, Adão Pereira, Lírio, Juazeiro, Av. Vitória Régia, das Rosas, Paraíso, Gerson Leopoldina, Antonio Oliveira, Gilvan Alexandre Sá e Parte da rua Agrício de Brito.
 
"Nós moradores esperamos que essas pavimentações sejam realizadas o mais breve possível e assim possamos nos ver livres da lama e da poeira", destacou a moradora Norma Suely Barbosa em contato com o blog.  
 
Diante desta informação e pelo que nós moradores estamos passando com o lamaçal nas ruas peço explicações a prefeitura o porquê não foram realizadas ainda estas obras? 
 
Obrigado pelo espaço.
 
Leonardo Dantas
..

ARTIGO – OPERAÇÃO LAVA JATO: UMA PEÇA DE 20 ATOS

Mesmo com a chegada do novo ano, ainda persiste a perplexidade da sociedade diante do infindável volume de irregularidades e sujeiras que a cada momento são descobertas, visto que todos acompanham com interesse as investigações da Operação Lava Jato da Polícia Federal. Em cumprimento às determinações do STF, do Juiz Sérgio Moro e Procuradores Federais, as diligências são realizadas com muita eficiência, recolhendo milhares de documentos e equipamentos de informática, além da quebra do sigilo bancário e telefônico dos suspeitos. O juiz federal Moro disse uma verdade, com muita propriedade: "Temos uma grande oportunidade de mudança que não podemos perder [...] O que muda o País são instituições fortes. É preciso promover mudanças políticas, legislativas, culturais. A sociedade tem condições de pleitear isso, muito mais do que os agentes públicos”.

É de estarrecer o quanto os políticos, empresários e lobistas se especializaram na prática de crimes dos mais variados perfis. Segundo depoimentos do delator Cerveró, houve empréstimo de 12 milhões de reais com o Banco Schahin, feito pelo fazendeiro Bunlai, com o fim de comprar por 6 milhões de reais o silêncio de alguém que queria abrir o bico e a outra metade para robustecer os cofres de certo partido...! Em contrapartida, o mesmo Grupo Schahin foi agraciado com a venda de Navio-Sonda para a Petrobrás, com preço superfaturado (quase R$2,5 bilhões), tudo isso com o objetivo unicamente de fazer dinheiro para enriquecimento ilícito dessa quadrilha de safados e gerar caixa para campanhas eleitorais. Pensam que aquele empréstimo do Bunlai foi pago? Nada, a outra operação que beneficiou o Grupo quitou o débito, segundo o delator! Mas o cidadão comum, agropecuarista que produz alimentos ou bens exportáveis e gera divisas ao País, tem a obrigação de pagar os seus financiamentos com juros, exceto se é uma Friboi da vida, para a qual até dinheiro dos Fundos de Pensão é atraído para investimento!..

Central Estadual de Regulação mantém funcionamento 24 horas por dia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa a população que a Central Estadual de Regulação (CER) está em funcionamento, com profissionais trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana. Isto significa que não há qualquer tipo de desassistência, e a regulação de pacientes é feita sem intercorrências.

Segundo a Sesab, está em andamento o processo de negociação com a categoria de médicos reguladores, conduzido pela Secretaria da Administração (Saeb), porque o pleito principal é a retirada do adicional de insalubridade, ação correcional realizada por meio da Saeb e respaldada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Auditoria Geral do Estado (AGE), que identificaram irregularidades na prática remuneratória do adicional.

De acordo com a Secretaria da Saúde, são realizadas reuniões periódicas com as entidades de classe. Os servidores que considerarem que executam atividades, ou operações insalubres, devem se dirigir ao setor de Recursos Humanos da sua unidade, a fim de que seja encaminhado o processo para a reavaliação da Junta Médica do Estado, órgão competente para a concessão, inclusive com efeito retroativo...

Associação Proteger inicia venda de calendários no River Shopping

A partir de segunda-feira (18), o River Shopping estará com um estande da Associação Proteger (Associação de Proteção Animal e Ambiental do Vale do São Francisco) para a venda de calendários, camisas e adesivos da ONG. Com o tema “Sem cor, sem raça, sem preconceito. Adote por amor!”, os calendários custam R$ 7 e trazem fotos de animais atendidos pela Associação. Toda a renda será revertida em prol da entidade, que há três anos resgata cães e gatos em situação de risco.

Atualmente, mais de 120 animais estão sob responsabilidade da instituição, aguardando um novo lar. Por isso, os voluntários também solicitam doações de material de limpeza, ração para cães e gatos, medicamentos e areia higiênica para felinos. A visitação pode ser feita até o dia 25 de janeiro, no mesmo horário de funcionamento do Shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos das 14h às 20h. O quiosque estará montado entre as lojas C&A e Marisa...

Secretarias de Ordem Pública e Educação planejam parceria para implantação do Projeto Patrulha Escolar em Petrolina

Os secretários Jenivaldo Santos, da Ordem Pública e o Cel Heitor Leite, da Educação pretende instalar nas escolas municipais em Petrolina o programa Patrulha Escolar Municipal (PEM). O programa prevê patrulhamento ostensivo e preventivo no ambiente e entorno das escolas municipais em Petrolina, com a finalidade de coibir atos de vandalismos e tráfico de drogas, dentro e fora das escolas.

De acordo com o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, "Esse projeto que está em fase de estudo e elaboração será para proporcionar uma maior segurança no ambiente escolar. Devido a grande quantidade de escolas e o efetivo insuficiente de guardas municipais para escalar fisicamente em todas as unidades, a patrulha escolar irá minimizar a questão de insegurança na escola através de rondas constantes, principalmente nas unidades identificadas pela secretaria de Educação como as de maior índice de vulnerabilidade e ocorrências", pontuou o secretário...

Petrolina: Secretaria de Cidadania, Bolsa Família e Caixa Econômica fazem convocação

A Secretaria de Cidadania e a Caixa Econômica Federal convocam a todos que fizeram cadastro no Programa Bolsa Família para que se dirijam ao CRAS de sua localidade ou à Secretaria de Cidadania (SEDESC), para averiguar se seu nome está na lista dos beneficiados no Programa.

A Caixa Econômica Federal (CEF se reuniu com a SEDESC e com a diretoria do Programa Bolsa Família, para discutir sobre os beneficiários que não  retiraram seus cartões e recursos provenientes do mesmo. Foi constatado que um grande número de beneficiários em Petrolina, deixa de fazer os saques, e estão correndo o risco de ter o benefício cancelado. Muitos beneficiários sequer retiraram seu cartão e precisam se dirigir a CEF, para efetuar a retirada. Existem ainda os que possuem o cartão e podem sacar seu recurso, mas não têm ido ao banco. Para retirar o cartão de beneficio, o primeiro passo é procurar o CRAS ou a Secretaria de Cidadania, após as orientações, se o beneficiário estiver na lista, ele se dirigirá à Caixa Econômica Federal, para dar continuidade ao processo. 

De acordo com a Diretoria de Gestão do Programa Bolsa Família, o beneficiário tem 90 dias para sacar cada parcela, prazo contado desde a data de pagamento indicada no calendário do programa. Por isso, a orientação é para que ninguém fique mais de três meses sem sacar seu benefício, já que o governo federal recolhe os valores não sacados. Uma lista será afixada em todos os CRAS do Município e na Secretaria de Cidadania  para que o beneficiário possa saber se seu nome está listado.

Para que não ocorra o cancelamento definitivo do benefício, a Secretaria de Cidadania  está buscando contato com esses beneficiários, por telefone, para saber se eles ainda residem em Petrolina, se não receberam a informação de que devem retirar seu cartão na Caixa, ou mesmo se houve algum caso de falecimento não comunicado.
 
CONFIRA AS ÁREAS DE ABRANGÊNCIA DOS CRAS AQUI ..

Sindsemp discute formalização do decreto que regulamenta o auxílio fardamento da Guarda Municipal

Representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), membros da Guarda Municipal e agentes de Segurança Patrimonial sentaram na última quinta-feira (14), para decidir sobre a formalização da proposta para decreto que regulamenta o auxílio fardamento.

O diálogo aconteceu no Quartel da Guarda Municipal, com o Secretário-Executivo de Segurança Cidadã, J. Santos, o Comandante da Guarda Municipal, Diniz Lopes, com presidente Associação dos Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina  (AASPP), Edson Santos e com o diretor de Esporte, Cultura e Lazer, Ernuí Dantas. ..

ANA fará nova avaliação dos impactos da vazão reduzida no Velho Chico

A crise hídrica que atinge duramente a bacia hidrográfica do rio São Francisco será tema de nova reunião na sede da Agência Nacional de Águas (ANA) na próxima segunda-feira (18), em Brasília (DF). A discussão será em torno dos reservatórios de Sobradinho (BA) e Três Marias (MG). O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, acompanhará a reunião por videoconferência, na secretaria do colegiado, em Maceió.

A pauta principal da reunião será a avaliação dos impactos provenientes das restrições de vazão do Velho Chico. A prática se tornou recorrente desde 2013, quando a vazão do rio foi reduzida de forma paulatina, de 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) para o nível atual, de 850 m³/s...

Secretaria da Cidade inicia o novo ano intensificando a fiscalização de limpeza das calçadas em Petrolina

Durante essa primeira quinzena de 2016, a equipe de fiscalização da Secretaria Executiva de Ordem Pública, ligada a Secretaria da Cidade, vem intensificando a operação de fiscalização e desobstrução das calçadas, no sentido de notificar os responsáveis a realizarem a retirada dos entulhos que estavam dificultando a passagem dos pedestres, e coibindo a utilização irregular dos espaços públicos pelos camelos. Essas duas primeiras semanas, as atividades estão sendo voltadas principalmente para o centro comercial da cidade, já que se trata de uma área com maior fluxo de pedestres e incidência de problemas.

O secretário da Cidade, Marcello Cavalcanti, considera importante a manutenção desta atividade. “A fiscalização das calçadas da nossa cidade é uma tarefa que além de ser importante, é continua. Devemos todos, enquanto cidadãos e proprietários de imóveis, zelar para mantermos uma cidade limpa, bem organizada, evitando assim transtornos desnecessários”, pontuou o secretário...

“Toda Sexta Tem Obra” mais uma pavimentação é inaugurada na comunidade do bairro João Paulo II

A comunidade do bairro João Paulo II recebeu oficialmente, na manhã desta sexta-feira (15), do prefeito Isaac Carvalho e sua equipe de governo, a pavimentação da Rua da Saudade, evento que integra a programação do “Toda Sexta Tem Obra”. A via com 940 metros dá acesso à creche, Centro de Especialidades Médicas (CEO), Centro de Recuperação, quadra poliesportiva coberta, além do cemitério do bairro e a horta comunitária, beneficiando a mobilidade das quadras 22, 23 e 24. A intervenção contemplou a rua com os serviços de terraplanagem, regularização da base, pavimentação em paralelo e implantação de linha d’água, meio fio e calçadas.

A dona de casa, Cinelândia dos Santos, moradora da rua há 30 anos, acompanhou toda a realização da obra com ansiedade em ver sua rua transformada. “Nossa vida mudou, a rua está uma maravilha, não temos mais poeira, choveu esses dias e não temos lama na rua, podemos andar para onde quiser, sem os problemas que antes tínhamos”, ressalta com alegria a moradora...

Audiência Pública em Petrolina debate importância da interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco

O Projeto de Lei (PL nº 6.569/13) que trata da interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) foi tema de mais uma Audiência Pública. Dessa vez o debate aconteceu em Petrolina atendendo uma solicitação do vereador Adalberto Bruno Filho (PSL).

"O rio São Francisco morrendo, todos nós vamos morrer. Dependemos totalmente dele e essa transposição será um dos maiores feitos para a revitalização do Velho Chico e, para que isso aconteça, precisamos ter a opinião pública ao nosso lado pressionando o Governo Federal para que esse Projeto vire realidade. Por isso, essa audiência é importante para explicar detalhadamente os passos do Projeto de interligação da bacia do rio Tocantins com o rio São Francisco", revelou o vereador Adalberto Bruno Filho...

OTTO ANUNCIA INÍCIO DA REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

 
O senador Otto Alencar (PSD) anunciou ontem que o Ministério da Integração Nacional dará início ao plano de revitalização do Rio São Francisco nos trechos entre a Bahia e Minas Gerais. Segundo o senador, a decisão foi confirmada pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes.
 
No total, duas emendas no valor de R$ 600 milhões reservam recursos no Orçamento da União deste ano para ajudar a revitalizar o rio. As duas emendas – R$ 300 milhões cada uma – foram sugeridas pelo senador baiano. Uma delas sairá da Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA), presidida por Otto, e a outra da bancada federal baiana.

Em audiência na CMA no final do ano passado, Otto defendeu que sem a revitalização não haverá água para a transposição e o rio será “apenas um caminho de areia em pouco tempo”. As obras previstas são a de contenção da erosão nas nascentes e afluentes, dragagem da calha e plantação de matas ciliares. “A chuva tem colaborado, mas a erosão é muito grande e a areia depositada no fundo do rio serve como esponja não permitindo que água siga seu curso”, apontou o senador. 

O Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco foi criado em 2004 sob a responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Ministério da Integração Nacional e outros 14 Ministérios, além da Codevasf, a Agência Nacional de Água (ANA), o Ibama, entre outros órgão federais. O prazo de execução é de 20 anos.(TB)
..

Antiga estação de trem de Rajada será revitalizada

A antiga estação de trem do Distrito de Rajada, na Zona Rural de Petrolina, terá sua rica história perpetuada. A prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cidadania, revitalizará o antigo prédio, transformando-o em um espaço que beneficiará a comunidade.
 
O espaço será revitalizado e transformado em uma Biblioteca, um Telecentro e um Memorial contando toda história da cultural local, como também a história da antiga estação de trem. Os recursos são originários da Prefeitura de Petrolina e a obra está orçada em cerca de R$ 90 mil. A previsão para entrega do prédio reformado será para o mês de maio, a ordem de serviço e licitação já estão sendo providenciadas e brevemente Rajada receberá mais uma obra do governo municipal.
 
Célia Regina Carvalho, secretária de Cidadania e Robson Rocha, secretário executivo de Juventude e Qualificação Profissional, visitaram o local com engenheiros  que puderam observar o estado do antigo prédio, e a qualidade da construção. Segundo os técnicos, o prédio oferece uma boa condição e está apta para receber as obras. 
 
O prefeito Julio Lossio falou sobre o projeto e da vontade que sempre teve de reformar o espaço. “Rajada tem uma AME que atende o povo com serviço de qualidade, um CRAS que faz um belo serviço, dentre outros equipamentos que lá estão instalados. Mas de verdade, o meu coração sempre apertava quando eu olhava a estação de trem e ficava imaginando o que poderia ser feito ali. Quando me apresentaram o projeto de revitalização, eu vibrei! Por que aquele espaço precisava ter um sentido.  A Biblioteca, o Telecentro e o memorial, que lá serão instalados, vão trazer de volta vida para aquele prédio. É mais um sonho que vou realizar entregando um equipamento que será usado para um bem comum.”,disse o prefeito.
 
HISTORICO DA LINHA: 

A linha da E. F. Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar Petrolina à capital do Piauí, passando pelo extremo oeste do Estado de Pernambuco e subindo pelo sul do Piauí. Como diversas ferrovias no Brasil, suas obras avançaram lentamente. Em 1923 os trilhos levavam até Rajada, vilarejo no meio de nada. Somente em 1926 avançaram até Afrânio. Em 1928, até Mafrense, outro vilarejo e já no Piauí. Em 1936 a Acauã e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana). Jamais passou dali. Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB, mas seus trens continuavam partindo de Petrolina: quam vinha de Salvador por Juazeiro tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos para pegar o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965 e aí os trens passaram a correr direto até Paulistana, vindos de Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina, e logo os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho de se chegar a Teresina pela Bahia. ..

Oferta de cursos de formação profissional na região, Veja:

A secretaria de Educação do Estado da Bahia, através da Superintendência de Educação  Profissional  do Estado da Bahia, SUPROF, estar  oferecendo 140 vagas na modalidade PROEJA Médio, sendo que 70 vagas  para o curso técnico em Agropecuária que irá atender  Jovens e Adultos dos Distritos de Massaroca, Juremal , Carnaíba  e adjacências.  As  aulas irão  acontecer na Escola Rural de Massaroca, ERUM,  e as matrículas serão realizadas  entre os dias 25 e 27 de janeiro na sede do Distrito de Massaroca.

O outro curso a ser oferecido é Técnico em Enfermagem, também na forma de Articulação PROEJA Médio e as aulas irão acontecer no Centro de Educação Profissional do Território do Sertão do São Francisco, CETEP, antiga escola Agrotécnica.

Poderão efetuar matrícula  para ambos  os cursos, Jovens e Adultos com idade  igual ou superior a 18 anos  que não concluíram o ensino médio  e Jovens que concluíram a EJA  o tempo formativo II  Eixo Temático V...