Foram encontrados 2900 registros para a palavra: São Francisco

Pastoral da Educação realiza 1ª ENCONTRO DE EDUCADORES DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Neste sábado (27) acontecerá o 1ª Encontro de Educadores do Vale do São Francisco realizado pela Pastoral da Educação. O encontro terá início às 15h no Brasinha, ao lado da Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas. Segundo nota enviada ao Blog pela  Pastoral da Educação "a formação do cidadão é sempre iluminada pela luz que é a Palavra de Deus, além de encorajar os que assumem a vocação de educar, para que levem adiante seu árduo trabalho e se empenhem em oferecer os valores do Evangelho, na vasta rede de ensino oficial e particular". ..

Ibama emite nota técnica e atesta prejuízos para o São Francisco com vazão reduzida

Em nota técnica divulgada pela representação do órgão em Sergipe, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu posicionamento quanto aos impactos ambientais decorrentes da redução de vazão do rio São Francisco. No documento, encaminhado para conhecimento da Agência Nacional de Águas (ANA), o Ibama informa que a crise de redução da vazão hídrica no manancial está presente há pelo menos duas décadas. Entretanto, nunca como os registrados entre 2015 e 2016.

O texto aponta a existência de estudos realizados pelas universidades federais de Alagoas (Ufal) e de Sergipe (UFS) que demonstram a percepção da população ribeirinha e dos pescadores da região quanto à diminuição do nível do rio. Segundo o documento, a indicação é de que a principal responsável pela situação é a usina hidrelétrica de Xingó, instalada entre os dois estados. A regional do Ibama confirma que vem atendendo aos pedidos da Diretoria de Licenciamento Ambiental do próprio órgão, em Brasília, para a realização de vistorias constantes a fim de embasar os posicionamentos frente ao setor elétrico, que solicita redução da vazão desde 2013...

Pilão Arcado: Puxada 65 é recepcionada com alegria no Loteamento São Francisco

A alegria e o entusiasmo da população marcaram a Puxada 65 da Coligação Mudança de Verdade nesta terça-feira, 23, no Loteamento São Francisco. O candidato a Prefeito Everton e seu vice Dárcio foram bem recepcionados pelos moradores, que demonstraram apoiar a mudança. Mulheres, homens e jovens acompanharam a Puxada 65 cantando o jingle da campanha, carregando bandeiras e confirmando que Everton é a verdadeira mudança para Pilão Arcado. Candidatos a vereadores e suas comitivas também estavam presentes.

O Loteamento São Francisco é mais um dos Bairros da cidade que não tem infraestrutura adequada. Sem calçamento, sem limpeza nas ruas, com apenas cerca de 20% de iluminação pública. "Mais uma vez tivemos sucesso em nossa Puxada 65. É muito vir até as comunidades e ouvir das pessoas o seu clamor. Esse bairro precisa ser organizado, precisa ter estrutura e nós nos comprometemos com a mudança. Uma senhora me disse hoje uma coisa que achei interessante. Ela disse: 'ô Everton, como é que esse prefeito quer que a gente vote no candidato dele que ficou tanto tempo no SAAE e não fez nada que prestasse, ele vai fazer alguma coisa na prefeitura?'. Não vai não, minha companheira. Não fizeram antes e nem vão fazer mais, mas eu e Dárcio vamos trazer serviço com compromisso para esse bairro, para nossa cidade", garante Everton...

Comitê discute gestão das águas do São Francisco

Para discutir o melhor modelo para a gestão dos reservatórios instalados na bacia do Velho Chico, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) participou de nova reunião nesta terça-feira (23.08), na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília. O vice-presidente do colegiado, Wagner Soares Costa, acompanhou a apresentação feita pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que aponta para uma gestão com vazão variável dos reservatórios.

Para Soares Costa, a proposta apresentada pelo ONS é convergente à defendida pelo Comitê, ou seja, a de não permitir apenas ao setor elétrico o uso principal das águas do rio e sim os usos múltiplos. "É uma proposta que segue aquilo que consta no Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco, que o Comitê acabou de produzir. Nos próximos 15 dias, haverá novo encontro do Grupo de Trabalho do São Francisco (GTSF), a fim de ampliar a discussão", explicou o vice-presidente do CBHSF...

Intercâmbio problematiza a geração de energia eólica e solar no Submédio São Francisco

O interesse e a necessidade em conhecer de perto as vantagens e prejuízos existentes na geração de energia eólica e solar na região do Submédio São Francisco, motivou a Articulação Popular São Francisco Vivo a promover, nos dias 19 e 20 de agosto, um Intercâmbio nos municípios de Sento Sé e Juazeiro, no norte da Bahia.

Participaram da atividade representantes do Irpaa, Comissão Pastoral da Terra - CPT, de comunidades tradicionais Fundo de Pasto e estudantes que no primeiro dia visitaram  experiências de geração de energia eólica e energia solar, com o objetivo de conhecer os dois modelos de implantação e identificar os principais impactos positivos e negativos, sobretudo no modo de vida local...

I Congresso Nacional de Fotografia do Vale do São Francisco será realizado na Univasf

Fortalecer a discussão da produção fotográfica contemporânea nas suas diversas vertentes é um dos objetivos do I Congresso Nacional da Fotografia do Vale do São Francisco, que será realizado de 15 a 17 de setembro. Com o tema “Olhares e Práticas”, o evento contará com palestras, workshops, mesas redondas e exposição. O congresso é organizado pelo Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e acontecerá no Ateliê de Artes da Universidade, no Campus Juazeiro (BA). 

Todos os interessados no tema podem se inscrever, por meio de formulário online, disponível no site do congresso. Para os que desejam participar dos workshops, é importante fazer a inscrição antecipadamente para garantir a vaga. Em breve, serão disponibilizadas no site as informações sobre os materiais necessários para a participação de alguns workshops. No dia do evento, às 16h, haverá inscrições para a programação geral e oficinas com vagas remanescentes. As inscrições são gratuitas. Cada inscrito terá direito a participar de um workshop, além de todas as atividades do evento. 

Serão aceitos trabalhos nas modalidades resumo simples ou trabalho completo, conforme as normas de submissão, disponíveis no site do evento. A inscrição dos trabalhos será realizada até o dia 10 de setembro, exclusivamente, no site. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 13 de setembro, aos autores dos trabalhos aceitos, através de e-mail. ..

HU-Univasf oferecerá serviços à população em comemoração ao Dia do Nutricionista e do Profissional de Educação Física

Para homenagear os profissionais que auxiliam na promoção da saúde e da qualidade de vida, o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) disponibilizará uma série de serviços gratuitos à população, como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), entre outros.

As atividades acontecerão nos dias 31 de agosto e 01 de setembro (dia do Nutricionista e do Profissional de Educação Física, respectivamente) no Parque Josefa Coelho, das 07:00 às 09:00h da manhã. O objetivo do evento também é conscientizar e estimular a prática de hábitos saudáveis que podem prevenir e colaborar com o tratamento de diversas doenças...

Setor elétrico quer reduzir vazão do São Francisco enquanto universidades defendem aumento

A Agência Nacional de Águas (ANA) promoveu ontem (22.08), em Brasília, mais uma reunião para avaliar os impactos da vazão reduzida no rio São Francisco. Apesar do desejo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) seja de reduzir a vazão do nível atual de 800 para 700 metros cúbicos por segundo (m³/s), o pedido não foi formalmente apresentado à agência federal e nem ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A solicitação vai de encontro à opinião da seccional de Sergipe do Ibama. O órgão distribuiu um estudo baseado em trabalhos produzidos por pesquisadores de universidades federais através do qual indicam a necessidade de aumentar a vazão para 900m³/s. O motivo está na preocupação com a possível proliferação de algas na região, em virtude da baixa defluência do rio...

Diretor presidente da Apami recebe equipe da TV São Francisco no HDT

Atendendo convite do Diretor presidente da Apami, Augusto Coelho, a gerente executiva da TV São Francisco, Rosi Rodrigues e o chefe de reportagem Jackson Ribeiro estiveram nas dependências do Hospital Dom Tomás que segue em construção. 

Eles também aproveitaram para conhecer os serviços prestados pela Centro de Oncologia Dr. Muccini que atende diariamente a região, prestando atendimento especializado ao paciente com câncer. ..

Câmara técnica discute metodologia de cobrança das águas do rio São Francisco

Discutir um novo modelo na metodologia de cobrança pelo uso da água bruta do rio São Francisco. Essa foi a pauta da reunião realizada pela Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, nesta quinta-feira (18.08), no auditório do Hotel Ponta Verde, em Maceió (AL). A empresa Gama Engenharia, contratada por licitação para este fim, apresentou os primeiros passos do trabalho, que é o modelo flexível de cobrança.

Para chegar a essa sugestão, a empresa apresentou modelos de metodologia de cobrança em comitês de rios federais e estaduais. O diretor técnico da agência delegatária do Comitê, a AGB Peixe Vivo, Alberto Simon, explicou que os modelos aplicados por outros Comitês servirão de base para a definição daquele que será implantado no âmbito da bacia do São Francisco. "Será necessário verificar o impacto da cobrança nos custos da produção", considerou Simon...

Setor elétrico quer reduzir para 700m³/s a vazão do São Francisco

A atual crise hídrica que atinge duramente a bacia do rio São Francisco pode ter um efeito ainda mais danoso para a sobrevivência do manancial. O sistema elétrico enviou ofício à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o pedido de redução da vazão do rio dos atuais 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 700 m³/s. A medida atingiria diretamente os reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (entre Alagoas e Sergipe)

O assunto será ainda discutido em reunião de avaliação dos efeitos da vazão reduzida no âmbito da bacia do São Francisco. O argumento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é que há necessidade de garantir os usos múltiplos na bacia hidrográfica...

Juá Garden Shopping: Circuito de BMX vai agitar o Vale do São Francisco

Rampas, bicicletas, manobras radicais, disputas acirradas, piruetas, muita adrenalina e emoção. Isso é um pouco do BMX Super Spine Tour, o maior circuito da América Latina de BMX estilo livre, que chega a Juazeiro e promete agitar o Juá Garden Shopping nos dias 26 e 27 deste mês. A programação começa sempre a partir das 18h no estacionamento do shopping.

O evento, que reunirá os melhores atletas latino-americanos e promete dar um show de manobras radicais, tem o apoio da TV São Francisco, afiliada à Rede Globo, aqui em Juazeiro. Além de curtir as manobras, o público presente vai se divertir com as apresentações musicais das Bandas Doctor Blues, P1 Rappers e Surreais...

Novo diretor de Operação da Chesf destaca a importância do uso múltiplo das águas

O novo diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, nomeado no último dia 3, afirmou que a Bacia do Rio São Francisco tem, atualmente, como principal foco o abastecimento humano, produção de alimentos e preservação do ecossistema.

“Não é prioridade do Setor Elétrico gerar energia nas usinas instaladas no Rio São Francisco neste momento, tendo em vista que estamos no quarto ano de escassez de água na região. A prioridade é o uso múltiplo das águas pelas populações ribeirinhas e pelas diversas entidades e associações envolvidas. O Setor Elétrico tem outras fontes de energia para o atendimento ao consumo”, declarou...

Lixo urbano tem destino adequado com ações de revitalização do São Francisco

Mais de 691 mil pessoas nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Bahia já sentem no dia a dia o impacto dos sistemas de coleta, tratamento e destinação correta de resíduos sólidos, uma das ações e foco de investimento federal para a revitalização do rio São Francisco. As sete obras, que dão destino adequado ao lixo urbano, foram realizadas pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco, Parnaíba (Codevasf). Os investimentos nos quatro estados já somam R$ 30,26 milhões.

A remediação e o encerramento dos lixões evitam o aumento da poluição, levam a população a dispor dos resíduos de forma adequada e qualificam o trabalho dos catadores com a ampliação da possibilidade de reciclagem...

Ações de revitalização recuperam mais de 1.100 nascentes do São Francisco

Controlar os processos erosivos e recuperar os trechos degradados na bacia do Rio São Francisco também fazem parte das ações de revitalização promovidas pelo Ministério da Integração Nacional. Até o momento, foram realizadas ações para a proteção e a recuperação de aproximadamente 1.177 nascentes de rios em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará. Em relação a matas ciliares e matas de topo, foram protegidos ou recuperados cerca de 20 mil hectares. Desde 2011, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o ministério investiu aproximadamente R$ 166,9 milhões no controle de processos erosivos, ações que beneficiaram direta ou indiretamente cerca de 23 milhões de habitantes.

As intervenções consistem em utilizar técnicas de manejo adequado do solo e da água nas propriedades rurais. Também foram realizados trabalhos visando a conservação e preservação de outros recursos naturais. Essas ações têm efeito direto sobre os recursos hídricos da bacia do Rio São Francisco, pois promovem o aumento da infiltração de água no solo e reduzem o escoamento superficial das águas pluviais, evitando o assoreamento dos cursos d'água e o empobrecimento dos solos...

Ações de revitalização recuperam mais de 1.100 nascentes do Rio São Francisco

Desde 2011, foram investidos aproximadamente R$ 166,9 milhões no controle de processos erosivos.

Controlar os processos erosivos e recuperar os trechos degradados na bacia do Rio São Francisco também fazem parte das ações de revitalização promovidas pelo Ministério da Integração Nacional. Até o momento, foram realizadas ações para a proteção e a recuperação de aproximadamente 1.177 nascentes de rios em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará. Em relação a matas ciliares e matas de topo, foram protegidos ou recuperados cerca de 20 mil hectares...

Quarta edição da Caixa Wine Run - Vale do São Francisco abre inscrições

Uma experiência única, correndo dentro de uma vinícola, passando em meio às parreiras e lindas paisagens. É a etapa Vale do São Francisco da Caixa Wine Run, marcada para o dia 10 de setembro. As inscrições já estão abertas e, para o primeiro lote - com 400 vagas e valor com desconto (R$ 55,00) -, terminam no próximo dia 15. No segundo lote, até 4 de setembro, a inscrição passa a custar R$ 70,00. Elas podem ser feitas no site do evento - www.winerun.com.br.

A Caixa Wine Run alia o prazer de correr ao de degustar os melhores vinhos e visitar destinos turísticos. Agora em 2016, a prova no Nordeste chega a sua quarta edição, a segunda consecutiva no sertão pernambucano. Ela será disputada na Vitivinícola Rio Sol, em Lagoa Grande, Pernambuco. Os participantes terão pela frente um percurso de 10 milhas (16 km), de terra, plano, com algumas subidas e descidas. As inscrições podem ser feitas nas categorias Individual (Individual geral e categorias de idade masculina e feminina: 18 a 24 anos; 25 a 29 anos; 30 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos e acima de 60 anos) e Duplas (Dupla geral - masculina, feminina e mista).

A programação da etapa começa no dia 9 de setembro, com a entrega dos kits para os atletas no Quality Hotel da cidade de Petrolina. No dia 10 haverá o traslado dos participantes de Petrolina para a Vitivinícola Rio Sol, em Lagoa Grande, local da largada, a partir das 8 horas. Na chegada serão realizadas a Festa do Espumante e a cerimônia de premiação. O tempo limite para completar a prova é de quatro horas.

Paralelamente à corrida estão disponíveis atividades de lazer, como um tour guiado nas vinícolas da região e passeio do Vapor do Vinho, no dia 9 (adquiridos separadamente). A quarta edição da Wine Run - Vale do São Francisco tem patrocínio da Caixa - Governo Federal. O vinho oficial é Rio Sol, o hotel oficial é Quality Petrolina. Os apoiadores são: Terra Sol, Grand Valle, Fortaleza, Orthop, Fisiotec e Clube Adega. A organização é da Zenith Marketing, Revista Adega e Apa. ..

Governador afirma que Rio São Francisco precisa de sobrevivência autônoma

O governador Rui Costa retornou a Brasília para levar suas considerações sobre a vida de um dos rios mais importantes do País, o São Francisco. A explanação aconteceu durante o evento ‘Diálogo Público: Revitalização do São Francisco’, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quinta-feira (11), na sede do órgão. 

“Ou construímos uma governança que envolva poder público, sociedade civil, produtores, proprietários de terra, ou vamos viver dos 'soluços' de investimentos federais que, por mais importantes que sejam, não asseguram de fato a preservação das águas do Velho Chico, condenando-o a um fim rápido”, afirmou o governador da Bahia...

Publicado decreto que cria o Conselho Gestor da Revitalização do São Francisco

O Diário Oficial da União (DOU) que circulou nesta quarta-feira (10 de agosto) com o Decreto 8.834, assinado pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, através do qual institui o Conselho Gestor do Programa de Revitalização do Rio São Francisco. O documento estabelece que serão realizadas ações permanentes e integradas de preservação, conservação e recuperação ambiental que visem o aproveitamento  sustentável dos recursos naturais e à melhoria das condições socioambientais e da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os usos múltiplos.

Coordenado pela Casa Civil, o Conselho Gestor é formado por representantes dos Ministérios da Integração Nacional, Agricultura, Fazenda, Minas e Energia, Planejamento, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Cidades, Desenvolvimento Agrário, governos dos estados inseridos na bacia do São Francisco, bem como do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBHSF), o qual deverá ser representado pelo presidente ou o vice...

NANOTECNOLOGIA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Nano é uma escala de medida muito pequena, algo equivalente a um tamanho mil vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo. Pois bem, é nessa dimensão diminuta que pesquisadores e instituições têm trabalhado no desenvolvimento de produtos que resolvam grandes problemas em áreas como medicina, farmacologia, energia, biotecnologia, informação, segurança nacional e agricultura.

O potencial dessa técnica, para gerar soluções em campos tão diferentes do conhecimento, vai ser apresentado em dois eventos marcados para acontecer de 10 a 12 de agosto no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA): I Congresso em Ciências dos Materiais e a V Escola de Nanotecnologia da Rede AgroNano. O objetivo dos organizadores é expor as pesquisas realizadas na área e integrar as informações e técnicas produzidas nessa escala às necessidades do negócio agrícola da região...