Foram encontrados 1272 registros para a palavra: combate

Juazeiro: UNEB sedia encontro de comunicação com debates sobre papel do jornalismo, educação e combate às fake news

Sob tema central "Os desafios da Comunicação e Educação na Sociedade em Rede", o Campus III da UNEB, em Juazeiro, está sediando, até esta sexta-feira (28), o 6º Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco (Ecovale). 

O evento, que teve início ontem (25), marca as comemorações dos 20 anos de criação do curso de jornalismo na unidade e reúne profissionais da área de comunicação incluindo jornalistas, pesquisadores, empreendedores e estudantes. ..

Ainda pouco usada, a tecnologia é uma forte aliada no combate à violência contra a mulher

A tecnologia é uma forte aliada no combate à violência contra a mulher - mas ainda é pouco usada. É só apertar o botão e o pedido de socorro aparece imediatamente na sala de comando da Polícia Militar, como na do Rio de Janeiro. Dali, a patrulha mais próxima é acionada. A agilidade é a diferença entre vida e morte.

Aplicativos direcionados a mulheres vítimas de violência doméstica já existem em vários estados do país. A localização da vítima é identificada pelo GPS do aparelho. A polícia ganha tempo, evita conversas como esta: “Teve agressão ou apenas ameaça?”, “Qual endereço da casa da senhora, por favor?”, “Me informa o endereço, por gentileza. Eu preciso saber o endereço da senhora para poder te ajudar melhor”. Este atendimento por telefone durou 6 minutos e 20 segundos. Com o aplicativo é bem mais rápido...

Mototaxistas cobram fiscalização para combater o transporte ilegal de passageiros em Petrolina

Mototaxistas de Petrolina realizaram na manhã desta segunda-feira (24) uma manifestação em frente à prefeitura, no Centro da cidade. A categoria reivindicou a fiscalização da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) no combate a prestação ilegal do serviço, que tem gerado prejuízos e insegurança à população.

Segundo os mototaxistas, o alvo das fiscalização devem ser os motociclistas de aplicativos, que atuam de forma ilegal na região...

Combate à Dengue: Secretaria de Saúde oferta mutirão em bairros de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina vem realizando diversas ações com o objetivo de alertar a população sobre os cuidados em manter os ambientes livres de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, que geralmente são encontrados dentro das residências. Nessa sexta-feira (21), a Secretaria de Saúde irá realizar um mutirão nos bairros Centro, Terra do Sul e Atrás da Banca.    

Mais de 50 agentes de combate as endemias vão vistoriar as casas para eliminar qualquer recipiente que possa se tornar um criadouro para o mosquito, vão passar orientações aos moradores e a ação também contará com o recolhimento de pneus. As medidas para o controle do mosquito transmissor das doenças devem ser permanentes, independente do clima. Entre elas estão: manter recipientes fechados com tampas; as garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo; pneus e caixas d'água devem ser mantidos sempre cobertos; evitar o acúmulo de lixo; e trocar a água dos vasos de planta. Além disso, também é necessário ter atenção aos ralos domésticos, ambientes com água limpa. ..

Sebrae firma parceria com Seagri e Abrafrutas para o fortalecimento de programa a combate à mosca das frutas

O Sebrae realiza em Juazeiro, no Norte da Bahia, na próxima terça-feira (25), o ato de assinatura de termos de cooperação com a Seagri (Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura) e a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados), direcionados para o Programa de Controle e Monitoramento da Mosca das Frutas. Os dois protocolos têm o apoio do Sistema FAEB/SENAR.

O evento terá a presença do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, e será realizado no Centro de Excelência em Fruticultura do Senar em Juazeiro a partir das 8h30. A cerimônia contará ainda com as presenças do secretário Wallison Tum, titular da Seagri, Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), além de empresários, produtores e dirigentes do setor de fruticultura da região...

Com ação da Polícia Civi, Secretaria de Segurança Pública Bahia inicia reforço do combate ao crime organizado em Juazeiro

Ação da Polícia Civil, deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (19), marca o início de um reforço no combate ao crime organizado na cidade de Juazeiro.

Ordens judiciais estão sendo cumpridas por equipes da 17a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), coordenadas pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin)...

Estados da Bahia, Pernambuco e Ceará definem protocolos de combate a violência nas escolas

Governos estaduais divulgaram na última semana protocolos de ações para combater ameaças à comunidade escolar. 

Em geral, a partir das características e estruturas de cada unidade federativa, foi proposto que as secretarias atuem de forma integrada também com os órgãos de inteligência As alternativas incluem, por exemplo, ampliação do policiamento escolar, telefones para denúncia e até medidas como o "botão do pânico". ..

Criação de Centro de Controle e Comando e Comitê Intersetorial integram ações de combate a ameaças em escolas na Bahia

O governador em exercício Geraldo Júnior reuniu secretários de Estado e dirigentes de órgãos estaduais, nesta sexta-feira (14), em seu gabinete no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador, para discutir ações de combate e prevenção a ataques e ameaças em escolas públicas e privadas na Bahia. Entre as ações que serão implementadas pelo Governo do Estado estão a criação de um Centro de Controle e Comando, de um Comitê Intersetorial de Segurança nas Escolas e a distribuição de uma cartilha com orientações aos trabalhadores da Educação e da Segurança. 

"Foi uma reunião de fechamento, por orientação do governador Jerônimo Rodrigues, diretamente da China. Uma reunião de alinhamento das ações efetivas de enfrentamento, e  da Inteligência, praticadas pelas forças policiais de forma transversal. Nós estamos com um sistema diário de monitoramento. Daqui a alguns dias, nós entregaremos também um Centro de Controle e de Comando. Não vamos permitir atos delinquentes, nem a prática de delitos nas escolas. Não vamos deixar prosperar um sentimento de pânico, de angústia", assegurou Geraldo Júnior...

Prefeitura de Juazeiro realiza mutirão para combate ao Aedes Aegypti neste sábado em Pinhões

O trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti, realizado pela Prefeitura Municipal, segue intenso em Juazeiro. Neste sábado (15), os Agentes de Combate às Endemias, da Secretaria de Saúde (Sesau) realizarão no distrito de Pinhões, zona rural do município, um mutirão. Cerca de 30 agentes irão realizar busca ativa dos focos do mosquito na área.

A proposta é que cerca de 800 imóveis entre residências, pontos comerciais e terrenos baldios, sejam visitados pelos agentes. "Fazemos um trabalho contínuo de busca por focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya, na sede e interior do município. Pedimos que a população de Pinhões receba as nossas equipes, abram as portas para que possamos, juntos, fortalecer a luta de combate ao Aedes aegypti", destacou o supervisor do Núcleo de Endemias da Sesau, Diego Alves...

Governador em exercício reúne equipe de governo para discutir ações de combate a ameaças em escolas na Bahia

O governador em exercício, Geraldo Júnior, vai se reunir com secretários de Estado e dirigentes de órgãos do poder estadual, nesta sexta-feira (14), às 11h, para discutir ações de combate e prevenção a ataques e ameaças em escolas públicas e privadas na Bahia. O encontro será realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador.

Entre os participantes, secretários da Segurança Pública, Marcelo Werner; da Educação, Adélia Pinheiro; e da Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas. Os titulares irão apresentar as estratégias de trabalho das pastas diante dos episódios ocorridos na capital e no interior, na última semana...

100 dias: Sepromi reforça combate ao racismo e transversalidade das ações

Os primeiros 100 dias da nova gestão da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) foram marcados pelo fortalecimento da política de combate ao racismo, diálogo com os grupos atendidos e o desenvolvimento de ações intersetoriais. 

De acordo com a titular da pasta, Ângela Guimarães, a modificação da estrutura organizacional da secretaria, que passou a abarcar também as políticas públicas para os povos indígenas, resultou em uma agenda intensa de visitas técnicas e encontros com os diversos segmentos. ..

Sargento da PM e mais seis são presos em operação de combate a grupos de extermínio no interior da Bahia

Uma operação da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) prendeu, nesta quarta-feira (12), um sargento da Polícia Militar, já na reserva, e mais seis homens investigados por suspeita de participação em grupos de extermínio no interior da Bahia.

A 'Operação Efúgio' conta com equipes da Força Correcional Especial Integrada de Combate a Grupos de Extermínio da SSP-BA, e é coordenada pela Corregedoria Geral (Coger)...

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola reforça importância de prevenção nas escolas

Embora seja uma prática violenta, nem sempre falar de violência é falar sobre bullying. Isso porque, de acordo com a psicóloga educacional do SESI Pernambuco, Daniella Menezes, não é possível dizer que uma criança ou adolescente está cometendo bullying quando ela é violenta por um único evento.

A especialista explica que o bullying é um ato de intimidação sistemática, ou seja, é uma violência que ocorre de forma recorrente, acarretando prejuízo físico ou emocional para o outro. Celebrado no dia 7 de abril, o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola existe para que escola e família reflitam, em conjunto, maneiras de combater esses comportamentos violentos...

Combate à violência passa por convivência democrática nas escolas

O país se deparou nesta quarta-feira (5) com um mais ataque a escolas. Em Blumenau, um homem invadiu uma creche em Blumenau (SC) e matou e feriu crianças. A Agência Brasil entrevistou especialistas para entender os motivos que levam à violência contra as escolas.

Para as pesquisadoras, a percepção equivocada da violência como solução para problemas e a falta de políticas de incentivo ao diálogo podem ser encaradas como gênese desses problemas. Além disso, a falta de respeito à diversidade e a propagação de grupos de ódio também estão entre fatores que compõem o panorama brasileiro. A prevenção e o controle desses atos passam pela adoção de programas que promovam a convivência ética e democrática dentro e fora das escolas. ..

Sinjorba e ABI lançam Rede de Combate à Violência Contra a Imprensa na 6° Edição do Abril do Jornalista

Abrindo a programação da 6° Edição do Abril do Jornalista, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) lançaram dia (4) a Rede de Combate à Violência Contra Profissionais de Imprensa.

A criação do coletivo foi anunciada em 31 de janeiro, durante audiência pública que debateu o avanço dos ataques contra a categoria na Bahia. O lançamento acontece no Auditório Samuel Celestino, no edifício-sede da ABI...

Imip-Recife cria fórmula para combater desnutrição das crianças Yanomami; alimento tem açaí e banana

Para combater a desnutrição das crianças Yanomami, profissionais de saúde do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife, criaram uma fórmula de nutrição, composta por produtos como água, leite em pó, açúcar, óleo e micronutrientes, além de solução de eletrólitos - responsáveis por transmitir água para células.

Como estratégia para aumentar a aceitação do leite terapêutico entre os Yanomami, foram incluídos na fórmula alimentos locais, como o açaí e a banana, segundo a Organização Pan-americana de Saúde (Opas)...

Governo da Bahia lança campanha de combate ao racismo no futebol

A final do Campeonato Baiano de Futebol 2023, realizada neste domingo (2), às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, será marcada pelo lançamento da campanha do Governo do Estado de combate ao racismo no futebol. A iniciativa contará com a distribuição e exibição de materiais educativos durante a partida entre Bahia e Jacuipense.  

De acordo com a secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães, o objetivo da ação é alertar torcedores, jogadores e árbitros que atos de preconceito e discriminação racial são crimes com punições previstas em lei. ..

No mês de Combate à Tuberculose: especialista fala sobre a importância do tratamento e prevenção adequada para a doença.

Março é o mês de Combate à Tuberculose. A campanha serve para alertar a população sobre o diagnóstico e tratamento da doença, que é infectocontagiosa e afeta, principalmente, os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Dados epidemiológicos do Ministério da Saúde revelam que, em 2021, o Brasil realizou cerca de 82.680 notificações de novos casos e retratamento.   

Para a professora em Ciências da Saúde do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Emanoela Sousa, a doença ainda é um problema emergente na saúde pública. "É um problema que se arrasta sem solução eficiente há mais de um século e que continua sendo uma doença de alta incidência no Brasil", diz.    ..

Combate à discriminação racial é tema de roda de conversa promovida pela Prefeitura de Juazeiro

Durante toda a semana, as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) de Juazeiro realizaram atividades alusivas ao 'Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial', celebrado oficialmente em 21 de março. Nesta sexta-feira (24), foi a vez do Cras Malhada da Areia receber a roda de conversa, que é coordenada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

A discussão mediada pela militante da causa antirracista, Susana Almeida, teve como foco a herança do povo africano e o combate ao racismo. "Nós estamos aqui na periferia de Juazeiro, onde encontramos a maioria da população negra. Isso torna ainda mais importante discutir o legado do povo africano e a necessidade de nos reconhecermos como cidadãos que devem ter seus direitos respeitados como os de qualquer outro", frisou...

Prefeitura de Juazeiro anuncia programação voltada para conscientização e combate da Tuberculose

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vai promover, entre os dias 27 e 31 de março, uma série de atividades para a "Semana Municipal de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose". A programação inclui ações educativas para profissionais da assistência primária e busca ativa de pessoas com sintomas.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Paula Teles Vasconcelos, explicou que a tuberculose continua sendo uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo.

"Apesar de ser uma doença evitável e curável, todos os dias, no mundo, mais de 4 mil pessoas morrem da doença e cerca de 30 mil adoecem, gerando consequências sociais e econômicas. Por isso, a Organização Mundial da Saúde, instituiu o dia 24 de março como o Dia Mundial da Tuberculose, para conscientizar e intensificar os esforços para acabar com essa epidemia global", comentou.

O setor de Vigilância Epidemiológica organizou uma programação para envolver os profissionais de saúde, agentes públicos e instituições de ensino na perspectiva de reforçar a necessidade de se controlar essa doença em Juazeiro. De 27 a 31 de março, acontecerão atividades educativas nas Unidades de Atenção Básica (UBS´s), reuniões científicas, debates e palestras para atualização dos profissionais sobre a doença. As equipes de agentes de saúde também farão buscas ativas de sintomáticos junto à comunidade...