Comissão de Combate ao Assédio planeja ações a partir do resultado de pesquisa realizada no TRE-BA

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no âmbito do 1º e do 2° Grau de Jurisdição do TRE-BA planejam ações a serem implementadas no Tribunal a partir dos resultados do quesiotnário on-line, aplicado entre os dias 2 e 30 de maio.

A iniciativa pretende criar um ambiente profissional ainda mais respeitoso, inclusivo e seguro para todos os servidores.

A consulta buscou identificar situações vivenciadas pelos servidores do TRE-BA, bem como traçar o perfil dos mesmos, levando em conta fatores como raça, preferência sexual e identidade de gênero. Dos 250 servidores que responderam ao questionário, 60,4% se identificaram como gênero feminino cisgênero e 39,2% como gênero masculino cisgênero. Quanto à orientação sexual, 92% declararam-se heterossexuais. Em relação à identidade étnico-racial, 50,8% se declararam pardos, 10,4% pretos e 38% brancos. Quanto à faixa etária, 44% tinham entre 36 a 45 anos, 25% entre 46 a 55 anos e 11% entre 56 a 65 anos.

Com base nos resultados do questionário, as Comissões buscarão, ainda, implementar ações mais direcionadas, visando a conscientizar sobre a importância de combater e prevenir o assédio moral, sexual e a discriminação no ambiente de trabalho do TRE-BA. 

Ascom TRE BA