Foram encontrados 781 registros para a palavra: ambiente

Governo de Pernambuco retira obrigatoriedade de máscaras em ambientes fechados 

O governador Paulo Câmara anunciou, em pronunciamento divulgado nesta terça-feira (19), a retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados a partir desta quarta-feira (20.04). A diminuição dos números da Covid-19 no Estado permitiu mais esta flexibilização no Plano de Convivência. 

De acordo com o governador, a semana epidemiológica 15, encerrada no último sábado (16.04), confirmou todos os indicadores da pandemia em queda. "Também na semana passada atingimos o patamar de 80% da população vacinada com duas doses ou dose única, e mais de 80% dos maiores de 60 anos de idade havia tomado a dose de reforço. Esses números nos dão condições de avançar mais um passo no nosso Plano de Convivência com a Covid", explicou Paulo Câmara. ..

Prefeitura instala grades em canteiros que receberam mudas no centro de Juazeiro e alerta sobre preservação de árvores nativas

Em mais uma etapa do projeto 'Juá Arborizado', a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), instalou grades de madeira nos canteiros ao lado do Paço Municipal para proteger mudas de espécies nativas da caatinga que foram plantadas recentemente.

Outros equipamentos semelhantes serão instalados em outros locais da cidade onde mudas de árvores foram plantadas pela equipe de Meio Ambiente da Semaurb. A proposta desta ação educativa é despertar a atenção da população para o cuidado com a natureza e o sentimento de preservação ambiental...

Governador Rui Costa libera uso de máscaras na Bahia, inclusive em ambientes fechados

Em postagem agora pela manhã, no Twitter, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que ainda hoje, segunda-feira (11), assinará decreto liberando o uso de máscaras em locais fechados como um todo, com exceção de unidades de saúde.

O anúncio foi feito após o estado registrar um número de casos de Covid-19 bem abaixo dos que vinham sendo registrados...

Cerrado sofre efeito de avanço do agronegócio. Meio ambiente tem perdido áreas de matas nativas para lavouras e pastagens

Em 10 anos, as áreas de lavouras e pastagens de Minas Gerais aumentaram 25%, segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), boa parte disso em áreas de pastagens, mas um montante importante avançando sobre matas nativas ou em regeneração, sobretudo do cerrado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais, desde 2017, em média, 11.740 hectares de cerrado são perdidos no estado, sendo que em 2021 a área queimada ou desmatada chegou a 15.322 hectares, espaço 30,5% maior que a média dos últimos anos. E uma decisão nas mãos do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) pode provocar novo salto na perda desse bioma...

Governador da Bahia anuncia suspensão do uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos

O governador Rui Costa anunciou a suspensão do uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos, em todo o estado da Bahia, neste sábado (2). O anúncio foi feito durante visita do líder estadual ao interior, e foi confirmado por ele no início da tarde, através das redes sociais. 

"Dispensa de máscaras em ambientes abertos! Recebemos ontem à noite o parecer técnico da Secretaria de Saúde do Estado e hoje assino o decreto fazendo a liberação do uso de máscaras em AMBIENTES ABERTOS", iniciou Rui, em postagem no Twitter...

Juazeiro: Moradora denuncia derrubada de árvores em via pública no bairro Coréia. A derrubada de árvore aconteceu durante o Mutirão da Limpeza

A leitora da REDEGN, Thaiawne Alexia Araujo Peixoto, denunciou a "derrubada" de árvores furtíferas, a exemplo do Tamarindeiro, na praça Vila Jacaré, em Juazeiro. Através de vídeo a leitora "diz ser um assassinato, crime ambiental sem justificativa". 

As árvores estavam plantadas na Rua 1, bairro Coréia, praça da Vila Jacaré, localizado no Posto de Saúde, em Juazeiro. Thaiawne conta que "ela mesma cuidava das plantas, irrigando há quatro anos"...

Pesca: falta de dados coloca em risco o meio ambiente e renda de pescadores no Brasil

Mesmo diante de um cenário de crise, a pesca tem sido desprezada como fonte de emprego, renda e segurança alimentar no Brasil. Atualmente, das 117 espécies exploradas pela pesca comercial marinha no país, apenas oito possuem sua situação conhecida. Outra constatação alarmante é que somente 9% das espécies que são capturadas comercialmente no Brasil possuem planos de gestão – o que evidencia que a atividade acontece sem um mínimo de planejamento e sujeita a medidas isoladas.

Esses dados revelam que o Brasil está pescando no escuro. Mas esta constatação não é nova. A 2ª edição da Auditoria da Pesca 2021,  divulgada pela Oceana Brasil diagnostica que não houve avanços na gestão da atividade no país desde o final de 2020, quando foi lançada a 1ª edição da Auditoria. A Oceana é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, focada na preservação dos oceanos e atua no Brasil desde 2014...

Meio Ambiente: Aumenta expectativa de Ararinhas Azuis voltarem a voar no céu dos sertões

Este mês, com precisão,  foi no dia 03 de março de 2020, Dia Mundial da Vida Selvagem que completou 2 anos do retorno de 52 ararinhas-azuis (49 oriundas da ACTP Alemanha e três do Zoológico Pairi Daiza na Bélgica), para Curaçá, Bahia e estão sendo preparadas para a reintrodução e viverem novamente na natureza.

As ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) vivem no Centro de Reprodução e Reintrodução mantido pela ACTP e estão sendo preparadas para a soltura na caatinga sertaneja.  As aves, endêmicas da região de Curaçá do semiárido, continuam se ambientando ao clima seco e quente...

Ex-ministros intensificam defesa do meio ambiente. Julgamento do “pacotão verde” foi agendado para a próxima quarta-feira (30)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, recebeu na última quarta-feira (23) a visita de oito ex-ministros do Meio Ambiente em seu gabinete para discutir as pautas socioambientais que serão julgadas pelo STF na próxima semana e reforçar a importância do judiciário para garantir a conservação da natureza e dos direitos dos povos tradicionais. 

A ex-ministra Marina Silva, que participou da articulação para conseguir a audiência com Fux, não pôde participar do encontro por motivos de saúde. Participaram Carlos Minc, Edson Duarte, Gustavo Krause, Izabella Teixeira, José Carlos Carvalho, José Goldemberg, José Sarney Filho e Rubens Ricupero. Durante a conversa, os ex-ministros foram convidados por Fux a participar de um observatório misto, realizado quinzenalmente no âmbito do STF e do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), com a participação de especialistas, que debatem a questão ambiental e ajudam a balizar as decisões do judiciário sobre o tema. ..

Edson Duarte e mais 8 ex-ministros do Meio Ambiente tem encontro nesta tarde com Presidente do STF, Luiz Fux 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, receberá nesta quarta-feira (23) nove ex-ministros do Meio Ambiente para tratar de uma extensa lista de processos de interesse ambiental que tramitam no STF, sete deles sobre a condução de “boiadas”, como ficaram conhecidas as decisões antiambientais do governo Bolsonaro, que tem julgamento marcado para o próximo dia 30.

O descumprimento das metas climáticas do Acordo de Paris e do programa de combate ao desmatamento da Amazônia (ADPF 760), retirada de autonomia do Ibama na Operação Verde Brasil 2 (ADPF 735), exclusão da sociedade civil do conselho do Fundo Nacional de Meio Ambiente (ADPF 651), omissão no combate ao desmatamento (ADO 54), paralisação do Fundo Amazônia (ADO 59), alteração nos padrões de qualidade do ar feita por resolução do Conama (ADI 6148) e a concessão automática de licenciamento ambiental, feita por medida provisória (ADI 6808), são as principais. ..

Meio Ambiente: No Dia da Água, região mais árida do país dá exemplo de conservação

No Dia Mundial da Água, quando se multiplicam os alertas pela preservação de um bem natural do qual depende todo tipo de vida, um dos exemplos de administração de recursos hídricos pode vir da região do país em que eles são menos disponíveis.

A professora Irene Maria Cardoso, voluntária do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), explica que no Nordeste brasileiro se desenvolve um programa de convivência com o semiárido que evita jogar a culpa em escassez ou na má distribuição de água ao longo do ano, o que não se vê em outros biomas...

Em nota à imprensa Petrobras faz justificativa sobre preços de gasolina, diesel e botijão de gás. "Seguimos em ambiente de muita incerteza"

A Petrobras divulgou na manhã desta sexta (18) nota à imprensa afirmando que a covid-19 e as tensões geopolíticas na Europa adicionaram mais uma componente de volatilidade aos preços dos combustíveis, que permaneceram estáveis por 152 dias para o GLP, e 57 dias para a gasolina e o diesel.

"Seguimos em ambiente de muita incerteza, com aumento na demanda por combustíveis no mundo, num momento em que os desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia impactam a oferta, gerando uma competição no mundo pelo fornecimento de produtos, o que reforça a importância de que os preços no Brasil permaneçam alinhados ao mercado global para assegurar a normalidade do abastecimento e mitigar riscos de falta de produto", afirma a nota...

Fiscais da Semaurb repudiam atitude do vereador Hitallo Marcelino por ameaça no ambiente de trabalho

Por meio da diretoria do Sinserp - Sindicato dos Servidores Municipais da Prefeitura de Juazeiro - fiscais da Semaurb (Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento urbano) encaminharam nota de repúdio ao vereador Hitallo Marcelino que segundo os denunciantes teriam sido ameaçados no ambiente de trabalho.

O caso foi para na delegacia de Polícia. Confira a íntegra da nota AQUI. O espaço está aberto para o vereador Hitallo Marcelino apresentar a sua versão dos fatos...

Bahia: Mata de São João e Porto Seguro liberam uso de máscaras em ambientes abertos

As cidades de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, e Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, liberaram o uso de máscaras em ambientes abertos e logradouros públicos dos municípios.

Em Mata de São João, o novo decreto já foi publicado do Diário Oficial. Em ambientes fechados, a utilização da proteção facial continua obrigatória...

Secretária do Ministério do Meio Ambiente fala sobre biodiversidade

O Brasil reúne hoje cerca de 20% de toda a biodiversidade do mundo. São mais de 116 mil espécies de fauna e mais de 46 mil de flora concentradas no território nacional, diz a secretária de biodiversidade,  Beatriz Millet, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).  A entrevista foi no programa A Voz do Brasil neste final de semana.

Na conversa, Millet cita as ações que o governo vem traçando para a proteção dessa biodiversidade. Entre elas está a assinatura, há um ano, do Protocolo de Nagoia, que regulamenta o acesso e a repartição de benefícios, monetários e não monetários, dos recursos genéticos da biodiversidade...

Alunos da disciplina de Agroecologia e Permacultura- CETEP visitam o Centro de Terapias Naturais Gianni Bande

Alunos do Curso Técnico em Agroecologia, disciplina Agroecologia e Permacultura, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco-Antiga Escola Agrícola, vivenciaram uma manhã de troca de saberes no Centro de Terapias Naturais Gianni Bande, situado no bairro João Paulo II, em Juazeiro (Bahia). A disciplina é ministrada pela professora Janine Cruz, engenheira agrônoma , especialista em Segurança do Trabalho.

"O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro'...

SESI-PE está com inscrições abertas para cursos gratuitos sobre gestão do tempo e comunicação no ambiente de trabalho

Uma boa administração do tempo aliada a um clima de organização saudável pode ter um impacto positivo no ambiente de trabalho, deixando-o ainda mais produtivo. Com o objetivo de oferecer capacitação sobre esses temas, o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está lançando dois cursos gratuitos e totalmente online: "Gestão do Tempo" e "Comunicação no Foco Organizacional". Ao todo, serão 100 vagas para cada curso. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.pe.sesi.org.br até o dia 18 de março ou até as vagas serem preenchidas. Para realizar os cursos é preciso ter, no mínimo, 16 anos, acesso à internet e e-mail. Após a confirmação da matrícula, os alunos terão 30 dias para acompanhar os conteúdos.

Com o objetivo de fazer com que o aluno compreenda a importância da organização e do planejamento como uma forma de estratégia para alcançar uma maior produtividade e excelência, o curso "Gestão do Tempo" tem uma carga horária de 8 horas. Entre os conteúdos, serão estudados temas como O tempo e seu impacto nas organizações; Administrando o tempo; Quantidade X Qualidade; Desafios da gestão do tempo nos âmbitos pessoal e profissional; Como fazer uma boa gestão do tempo?; e Administração do tempo e estabelecimento de prioridades...

Céus da caatinga na expectativa para a volta das ararinhas azuis

É na zona rural de Curaçá, Bahia que estão as mais de 50 ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) vindas da ACTP, da Alemanha para o Brasil, em março de 2020. Elas estão no Centro de Reprodução e Reintrodução mantido pela ACTP e estão sendo preparadas para a soltura na caatinga sertaneja.  As aves, endêmicas da região de Curaçá do semiárido, estão se ambientando ao clima seco e quente.

A expectativa é que este ano de 2022, as ararinhas azuais vão ser soltas. Ainda não existe data. Mas o ambiente já está instalado para que algumas ararinhas-azuis sejam soltas na natureza...

Gincana alerta sobre importância de preservar o meio ambiente no Residencial Juazeiro I

Cerca de quarenta crianças moradoras do Residencial Juazeiro I participaram, nesta quinta-feira (17), de uma Gincana de Meio Ambiente. A ação teve como objetivo orientar as crianças sobre a importância de preservar a natureza e cuidar do ambiente em que vivem, além de transformá-las em multiplicadoras de informações da sua comunidade.

Durante todo o dia as crianças puderam plantar sementes, criar cartazes, criar peças de arte com material reciclável, mobilizar a comunidade e realizar a coleta de resíduos sólidos nas ruas do Residencial...

Programa TV Brasil-Sem Censura desta segunda recebe o ministro do Meio Ambiente

O programa Sem Censura, da TV Brasil, recebe hoje (14) o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, para falar sobre Programa Metano Zero, que vai estimular a transformação do gás de efeito estufa em biocombustível.

Também estão na pauta o mercado global de carbono, a gestão de resíduos sólidos (Lixão Zero) e o programa Floresta +. O programa vai ao ar às 21h...