Alunos do Curso Técnico em Agroecologia, disciplina Agroecologia e Permacultura, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco-Antiga Escola Agrícola, vivenciaram uma manhã de troca de saberes no Centro de Terapias Naturais Gianni Bande, situado no bairro João Paulo II, em Juazeiro (Bahia). A disciplina é ministrada pela professora Janine Cruz, engenheira agrônoma , especialista em Segurança do Trabalho.
"O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro'.
Cuidar é então uma ação, é uma arte, é um processo. A reflexão do teólogo Leonardo Bof traduz o sentimento repleto de energias da Irmã Tereza de Jesus na mensagem de boas vindas. Com foco na saúde preventiva, terapias holísticas e medicina natural, os alunos conheceram os serviços como massagens relaxantes, acupuntura, sessões de reiki, horta comunitária, consultas a partir da palma das mãos, além de contemplar o espaço do Centro, que por si só possibilita sensações de sossego e relaxamento, especialmente devido ao ambiente cercado de plantas.
A professora Janine cita que "a visita foi realizada com o intuito de aperfeiçoar as competências desenvolvidas em sala de aula". "Sem a natureza não existimos mais, ela, a natureza é a base da nossa vida. Esta é uma das lições de Ana Primavesi", diz professora Janine.
É impossível pensar na produção de uma alimentação saudável e na interação equilibrada entre os seres humanos e a terra sem os ensinamentos de Ana Maria Primavesi. A agrônoma e escritora, que completaria de vida física 102 anos no dia 03 de outubro, é a pioneira na compreensão do solo como um organismo vivo e referência mundial na área da agroecologia. Primavesi é responsável pelo avanço nos estudos sobre o manejo ecológico do solo, técnicas abordadas em seu livro de maior influência, que revolucionou a prática da agricultura e lançou as bases para o desenvolvimento da agroecologia.
Na visita o Terapeuta Integrativo, Francisco Leite Silva e o Técnico em Agropecuária, Edmilson Nascimento mostraram o cotidiano dos serviços prestados no Centro.
Na opinião dos alunos Anne Louise e Josielson Araújo, uma "aula assim é diferente, pois amplia os ensinamentos teóricos com a prática, vivência dos profissionais que vivem a agroecologia no seu dia a dia". Os alunos conheceram as mudas de plantas medicinais e ornamentais, bem como hortaliças, tudo produzido na Horta Comunitária Povo Unido, que possui uma vasta produção orgânica orientada por um projeto onde a natureza tem papel central e a espiritualidade é também valorizada.
A busca por esta condição, tida como essencial para uma vida saudável, considera diversos aspectos, desde a luta pela garantia dos direitos, à rigorosidade com a preservação ambiental até a maneira como as pessoas se alimentam e o que consomem no seu dia a dia.
A irmã Tereza falou do esforço e dedicação necessária para manter o espaço do Centro de Terapias e destaca que o envolvimento da própria comunidade é essencial. "Atendemos crianças, mães, famílias da comunidade que recebe o estímulo para o bem viver".
No bairro, o Centro Gianni Bande e a Horta Comunitária contribuem ganhado cada vez mais adeptos das boas práticas de saúde. Cada vez mais, a população vem sofrendo com doenças provenientes do uso abusivo de alimentos com veneno, enlatados com alto teor de conservantes ou transgênicos, o que é um dos condicionantes para o crescimento dos diversos tipos de câncer, inclusive de estômago que tem feito muitas vítimas na região.
A boa alimentação, associada ao cuidado preventivo com o corpo, com a espiritualidade e o uso de terapias holísticas só tem a contribuir com um modo de vida saudável, o que ficou claro para os alunos durante a visita neste sábado 5.
HISTÓRICO: O Centro de Terapias Naturais Gianni Bande, situado no bairro João Paulo II foi construído no ano de 1999 pelas Irmãs Oblatas de São Luis Gonzaga, trazendo a homenagem ao primo da irmã Redenta, cuja herança foi investida na construção do centro. Estrutura simples e acolhedora. O objetivo é promover a saúde integral e bem estar das pessoas através de várias Terapias Holísticas, todas voltadas para a manutenção ou a recuperação da saúde integral das pessoas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.