A leitora da REDEGN, Thaiawne Alexia Araujo Peixoto, denunciou a "derrubada" de árvores furtíferas, a exemplo do Tamarindeiro, na praça Vila Jacaré, em Juazeiro. Através de vídeo a leitora "diz ser um assassinato, crime ambiental sem justificativa".
As árvores estavam plantadas na Rua 1, bairro Coréia, praça da Vila Jacaré, localizado no Posto de Saúde, em Juazeiro. Thaiawne conta que "ela mesma cuidava das plantas, irrigando há quatro anos".
Indignada a leitora chama a atenção que o "crime ambiental foi feito pela própria Prefeitura de Juazeiro. Ela explica que o bairro Coréia recebeu o mutirão de limpeza e melhorias estruturantes do programa 'Juazeiro da Gente', nesta sexta-feira, 1° de abril, mas o resultado foi este: "arrancaram as plantas, árvores pelas raízes".
O mutirão foi promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), iniciativa, junto com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), projeto que segundo a assessoria reforça o trabalho rotineiro das equipes de limpeza e manutenção, para otimizar a prestação dos serviços de limpeza e manutenção das vias e equipamentos públicos do município.
A redação da REDEGN enviou para as assessorias do SAAE e SESP, uma nota sobre as denúncias.
ÁRVORE: O tamarindeiro é uma árvore que, devido a grande beleza e produção de sombra, é muito apreciada como ornamental e para urbanização, nas cidades e estradas, apesar de apresentar um crescimento lento. O fruto, de sabor refrescante, ácido, adstringente e, ao mesmo tempo um pouco doce, é bastante conhecido e muito utilizado para fabricação de balas, refrescos, licores e sorvetes.
Na indústria farmacêutica, o tamarindo encontra utilização em preparados laxativos e em aromatizantes. Na medicina popular também é amplamente empregado como laxante, inclusive para tratar crianças, já que seu consumo raramente oferece riscos.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.