Foram encontrados 257 registros para a palavra: Tratamento

Odontologista da UPAE/IMIP de Petrolina alerta: “prevenir ainda é o melhor tratamento para saúde bucal”

Em outubro, além do Dia do Dentista, comemora-se no Brasil o Dia da Saúde Bucal. De acordo com dados do Ministério da Saúde, houve uma melhora com relação à saúde odontológica do brasileiro nos últimos anos, entretanto, a realidade ainda é alarmante. Pesquisas apontam que bebês, de 18 a 36 meses, já têm em média um dente cariado e que o problema também afeta de 60 a 90% das crianças em fase escolar. Com relação aos idosos, existem 3 milhões de pessoas (entre 65 e 74 anos) precisando de prótese total ou em pelo menos um dos maxilares.

Os estudos também afirmam que para melhorar este cenário, o caminho é trabalhar a prevenção, sendo esta a escolha mais barata e eficaz. Nesse sentido e com o objetivo de orientar a população de Petrolina e região, a odontologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Drª. Karicia Falcão, preparou uma série de dicas, que vão desde a orientação sobre escovação até informações sobre o que fazer em caso de perda de dente por trauma...

Zó cobra estação de tratamento da CERB

Buscando melhorias para a população da região norte, o  deputado estadual Zó (PCdoB) esteve reunido com o  presidente da Companhia de Engenharia Hídrica de Saneamento da Bahia (CERB), Marcus Bulhões. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (24).  

Na pauta, Zó cobrou  a implantação de uma estação de tratamento e abastecimento de água em três comunidades pertencentes a Juazeiro, sendo elas: Riacho de Massaroca, Jazida Sete e Lagoa das Cabras. Caso tenha a solicitação atendida, a ação atenderá, aproximadamente, 600 famílias...

Prefeito Isaac Carvalho busca recursos para obras de abastecimento e tratamento d'água para o interior

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, acompanhado do deputado estadual Zó, e do prefeito eleito, Paulo Bomfim, esteve em Salvador, no gabinete do diretor-presidente da Cerb, Marcus Vinícius Ferreira Bulhões, para tratar de recursos para obras de abastecimento e tratamento d'água para a zona rural da cidade.

Segundo o executivo da empresa de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia, os recursos, oriundos do Ministério da Integração, estão prestes a serem liberados. Assim, logo serão executadas obras nas comunidades de Riacho da Massaroca, Jazida Sete e Lagoa das Cabras...

Profissional da UPAE/IMIP de Petrolina fala sobre experiência pessoal durante atividade do Outubro Rosa

Esta semana, a assistente social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Ana Carla Coelho, surpreendeu a todos com um depoimento pessoal sobre o câncer de mama durante uma das atividades do Outubro Rosa que a Unidade está promovendo. A profissional, que suspeitou de um caroço durante o autoexame, teve a suposição confirmada pelo mastologista. Ela retirou um quadrante do seio, fez todo o tratamento, incluindo a quimioterapia, e este mês está voltando às atividades laborais.

 "Acho importante falar sobre o assunto de forma aberta e consciente. Sou a prova de que, se descoberto precocemente, o câncer pode ser vencido. A gente não pode ter medo. Toda mulher deve fazer o autoexame mensalmente após o período menstrual, e se notar algo diferente deve procurar o médico da sua confiança. O momento do diagnóstico e o tratamento são bem difíceis, mas necessários para a cura. A fé deve ser sempre uma aliada da ciência e da medicina. Orei muito pelo reestabelecimento da minha saúde e tenho sido atendida", revelou...

SAAE prossegue com ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

Na primeira etapa da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, foram realizados os serviços de limpeza da área, construção do barracão e desvio do canal do Mulungu. Neste momento de acordo com o engenheiro Antônio Henrique, fiscal da obra, a equipe se encontra fazendo abertura do canal e construindo os taludes da lagoa. Segundo ele a capacidade atual de tratamento de esgoto na ETE é de 160 litros por segundos.

Ele explica que, com a ampliação, o tratamento vai passar para 308 litros/segundos. "A lagoa ocupará uma área de cinco hectares e deverá receber cerca de 200 metros cúbicos de aterro para a segurança do serviço", revelou o engenheiro...

Planserv promove campanha para elevar autoestima de pacientes em tratamento do câncer de mama

Em apoio à campanha Outubro Rosa, o Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais está promovendo uma campanha entre seus colaboradores, com o objetivo de contribuir para elevar a autoestima de pacientes em tratamento do câncer de mama. O órgão está incentivando os servidores que trabalham na sede do plano a doarem acessórios de beleza e cosméticos, tais como lenços, echarpes, bijuterias e maquiagem. A estratégia da campanha inclui a instalação de uma árvore decorativa enfeitada com fitas rosas na entrada da sede com uma chamada para as doações, que serão entregues à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no início de novembro. Como “lembrança”, os participantes recebem uma fita rosa para usar como broche durante todo o mês.

Promovida pela Coordenação de Prevenção do Planserv, a ação também tem o intuito de alertar as servidoras e beneficiárias do Planserv a respeito da importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de tratamento e cura do câncer de mama. “Nossa preocupação em relação a esta doença deve-se, sobretudo, ao seu avanço e amplitude de alcance em todo o Brasil e, em especial, na Bahia”, afirmou o mastologista coordenador de Gestão de Projetos de Saúde do Planserv, Reynaldo Rocha.

Segundo o médico, a evolução da doença é mais rápida quanto maior o tamanho do tumor e sua progressão. Neste sentido, o melhor é que a detecção da doença aconteça enquanto o tumor ainda está bem pequeno. Além de estarem atentas ao próprio corpo, as mulheres de 50 a 69 anos devem realizar uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Campanha Outubro Rosa - Planserv
Painel faz chamada para doações, que serão entregues às Obras Sociais Irmã Dulce
(Foto: Ascom/Planserv)

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama até o final deste ano. “Tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano e é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil”, informou o Inca.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são caroço fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido avermelhado dos mamilos. “As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama”, explica o médico Reynaldo Rocha.

Parte dos casos de câncer de mama é causada por uma predisposição genética (entre 10% e 15%), mas hábitos saudáveis também podem contribuir com a diminuição das ocorrências. Por exemplo, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas e parar de fumar. “A amamentação também é um fator relevante para a prevenção. Mulheres que amamentam têm menor chance de desenvolver a doença”, destacou o mastologista.

O tratamento varia de acordo com o tipo e estágio do tumor e a definição terapêutica é determinada caso a caso. A terapia local, realizada por meio de cirurgia e radioterapia, visa tratar o tumor no local, sem afetar o resto do organismo. Já a terapia sistêmica inclui a utilização de medicamentos administrados por via oral ou diretamente na corrente sanguínea, para atingir as células cancerosas em qualquer parte do corpo. A quimioterapia, a terapia hormonal e a terapia-alvo são exemplos de terapias sistêmicas...

Ministério da Agricultura aprova o único medicamento para tratamento de Leishmaniose Visceral Canina no Brasil

A Leishmaniose Visceral Canina é caracterizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das seis doenças infecciosas mais importantes do mundo. Ela já foi detectada em pelo menos 12 países da América Latina, sendo que 90% dos casos ocorrem no Brasil. Entre 2009 e 2013 foram registrados aproximadamente 18 mil casos confirmados em seres humanos e, para cada caso reportado, estima-se que haja 200 cães infectados, segundo pesquisas do Ministério da Saúde juntamente com a Secretaria de Vigilância em Saúde.

Este mês, por meio de nota oficial conjunta, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério da Saúde anunciaram a autorização do registro do produto MilteforanTM, de propriedade da empresa Virbac - indústria farmacêutica francesa de presença mundial e dedicada exclusivamente à saúde animal. Indicado para o tratamento da leishmania nos cães, o produto está previsto para ser lançado oficialmente no início de 2017.

O processo de aprovação contou com o apoio e influência de membros do Brasileish (Grupo de Estudos sobre Leishmaniose Animal), que há oito anos lutam junto com a Virbac pela aprovação da comercialização do Milteforan no Brasil, tendo em vista que este é o principal medicamento para tratamento da doença em outros países, principalmente na Europa. "Essa vitória é extremamente importante, pois se trata de um assunto de saúde publica, já que os cães infectados, quando tratados corretamente, deixam de ser reservatórios para o mosquito que transmite a doença para o homem", afirma Valdir Avino, gerente de assuntos regulatórios da Virbac...

Problema elétrico na Estação de Tratamento de Água interrompe abastecimento em bairros de Petrolina

A Compesa informa que, devido a um problema elétrico, identificado na manhã desta quinta-feira (23), na subestação da Estação de Tratamento de Água, localizada no Centro de Petrolina, o sistema de abastecimento está suspenso em alguns bairros da cidade.

Durante a intervenção, de caráter emergencial, ficarão sem água os bairros: Centro, Vila Eduardo, Loteamento Recife, Vila dos Ingás, Vila Marcela, Loteamento Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Vila Débora, Loteamento Padre Cícero, Alto Cheiroso, Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Henrique Leite, São José, Pedro Raimundo, Quati, Novo Horizonte, Jardim São Paulo, Jatobá, Carneiros, Cidade Universitária, Condomínio Água Viva, Condomínio Portal das Águas, Vila das Imbiras e Vila Mocó.

Também estão com o fornecimento interrompido os bairros: Gercino Coelho, Km 2, Loteamento Arco-íris, Vila Eulália, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, José e Maria, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Vila Carolina, Dom Avelar, São Joaquim, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Alto Grande, Antonio Cassimiro, Vale do Grande Rio, Pedra Linda,Vale Dourado, Vila Esperança e Condomínio Mais Viver...

Parceria científica de Codevasf e Univasf deverá resultar em tecnologia para tratamento de água

Parceria da 6ª superintendência regional da Codevasf com a Universidade Federal do Vale  do São Francisco (Univasf) poderá culminar com o desenvolvimento de uma tecnologia social  de baixo custo e de fácil manejo destinada ao tratamento de água em comunidades rurais  difusas. Trata-se de um coagulante a base de polímero natural que já é usado por  instituições de cooperação internacional em países da África e da Ásia.

Os estudos e experimentos da Codevasf e Univasf começaram no ano passado no âmbito da  coordenação, em Juazeiro, do programa federal de universalização do acesso a água em  comunidades rurais difusas. “Decidi procurar a professora Sylvia Paes, do Colegiado do  Curso de Engenharia Civil, e então unimos esforços no sentido de desenvolver um projeto  de pesquisa a fim de aferir a eficiência do produto”, afirma Joselito Menezes, da Codevasf em  Juazeiro...

Casa de apoio ao Serviço de Tratamento Fora de Domicílio muda de endereço em Salvador

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que a partir desta segunda-feira, 11 de Julho, a casa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) vai atender em novo endereço na capital baiana. O setor vai funcionar na Rua Salete, nº 03, bairro dos Barris, como ponto de referência, ao lado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), em Salvador. Os pacientes podem entrar em contato pelo telefone da casa de apoio no (71) 3334-1590.

O serviço do TFD em Juazeiro direciona os pacientes que precisam de tratamento (exames, consultas e cirurgias de alta complexidade) para Salvador. O objetivo da mudança de endereço é que o novo local possui mais estrutura, espaço físico e acomodações para receber melhor os usuários que buscam atendimento no setor.   ..

Em Brasília, Rui pede equilíbrio no tratamento dos estados

"É necessário que haja um equilíbrio no tratamento dos estados, considerando as diferenças regionais. Os estados do Nordeste fizeram ao longo dos anos um dever de casa, apertaram o cinto, pagaram suas contas e, por isso, hoje por exemplo têm margem para tomar crédito", afirmou o governador Rui Costa durante sua primeira reunião com o ministro interino da Fazenda, Henrique Meirelles, nesta quinta-feira (7), em Brasília. A agenda reuniu no gabinete do ministro outros seis governadores nordestinos; os nove estados da região estavam representados.

Rui explicou que o indicador usado pelo Ministério da Fazenda em relação à capacidade de pagamento dos estados mostra que os estados do Sudeste e Sul estão com índice 2, ou seja, já atingiram o teto. "Os estados do Nordeste estão com 4, 5, 6. Então, nós estamos pedindo a margem do PAF [Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal - dos Estados] e também a compensação do FPE", afirmou o governador. Somando Norte e Nordeste, a perda estimada no FPE é de R$14 bilhões. ..

Alunos da Rede Municipal participam do Projeto ÁGUAS – Captação, Tratamento e Distribuição

 

A Secretaria de Educação, por meio do Setor de Ensino Séries Finais está realizando o Projeto ÁGUAS – Captação, Tratamento e Distribuição com a participação de 270 alunos do 6º e 9º ano de 09 escolas municipais (sede) da Rede Municipal de Educação...

Ministério da Saúde atualiza repasse para tratamento de rins em 18 cidades baianas; Juazeiro está na lista

O Ministério da Saúde (MS) redefiniu o valo mensal destinado a 18 cidades baianas para tratamentos de nefrologia (rins). A soma total é de R$ 14,5 milhões. Os procedimentos são realizados por unidades de saúde de média e alta complexidade. Com a maior população, o valor mais elevado vai para Salvador, que fica com pouco mais de R$ 3 milhões. A segunda maior quantia vai para a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que passa a receber R$ 2,1 milhões para ações de nefrologia espalhadas pela Bahia.

Feia de Santana, segunda maior cidade baiana, terá R$ 1,7 milhão; enquanto Vitória da Conquista receberá R$ pouco mais de R$ 1 milhão. Na portaria do MS, publicada nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial da União, ainda são informados os valores destinados a outras 15 cidades, como Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Serrinha...

Assessoria de Delcídio do Amaral desmente a informação de que o Senador tenha feito delação premiada

O Deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) afirmou que a assessoria de Delcídio Amaral (PT-MS) desmentiu a informação de que o senador tenha feito uma delação premiada. Segundo Damous, a assessoria informou que está redigindo uma nota sobre o assunto, que será divulgada ainda nesta quinta-feira.

O deputado do PT-RJ disse que a reportagem da revista IstoÉ sobre o acordo de delação é uma irresponsabilidade. "Isso tudo é apenas para atacar a honra de Dilma e Lula. Que decisão do STJ beneficiou Dilma?", questionou. ..

SAAE/Juazeiro inicia ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

As lagoas de estabilização são consideradas uma das técnicas mais simples e eficazes no tratamento de esgotos.  Juazeiro possui atualmente quatro lagoas de tratamento, sendo uma anaeróbia e três facultativas.  Nas anaeróbias a estabilização não conta com o oxigênio dissolvido, fazendo com que os organismos removam o oxigênio dos resíduos. Já as facultativas dependem da fotossíntese para a produção de oxigênio. Com o crescimento habitacional registrado nos últimos anos no município e a retomada da obra do saneamento pela atual gestão, os serviços em execução com a construção de 20 estações elevatórias, emissários e ligações domiciliares e condominiais, irão deixar a cidade com 95% de área saneada. 

O projeto inicial do saneamento não contemplava a ampliação da Estação de Estabilização, o que inviabilizaria todo o sistema. Para não travar o crescimento da cidade o governo municipal, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, colocou um aporte na ordem de R$ 4,5 milhões para a obra de ampliação da ETE, que já foi iniciada. Segundo informou o engenheiro Henrique Santiago, a capacidade atual de tratamento de esgoto na ETE é de 160 litros por segundos. Com a ampliação, explica ele, o tratamento vai passar para 308 litros/segundos.  Já o engenheiro Antonio Henrique, fiscal da obra pelo SAAE, revela que a ampliação ocupará uma área de cinco hectares (ao lado da atual lagoa) e deverá receber cerca de 200 metros cúbicos de aterro para a segurança do serviço. ..

Sistema de tratamento de água de chuva também contribui no combate ao Aedes aegypti

O armazenamento inadequado da água proporciona o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. No norte baiano, uma tecnologia testada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), voltada para captação e tratamento de água de chuva, também é uma importante aliada para o combate ao mosquito.

O sistema foi desenvolvido por técnicos da superintendência regional da Companhia em Juazeiro. Segundo o analista em desenvolvimento regional da Codevasf, Joselito Menezes de Souza, a tecnologia foi projetada com acessórios e dispositivos que impedem a entrada e proliferação de mosquitos...

NOTA/ AMMA MULTA COMPESA POR IMPEDIR FISCALIZAÇÃO EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO

A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) multou a Compesa em R$ 20 mil, por impedir a fiscalização de técnicos do setor de Monitoramento e Fiscalização do órgão ambiental, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória, na manhã desta terça (26). A sanção está prevista no artigo 77 do decreto Federal 6.514/08, que determina a aplicação de multas entre R$ 500 a R$ 100 mil, para quem "obstar ou dificultar a ação do Poder Público no exercício de atividades de fiscalização ambiental". A Lei Municipal 1.199/2002, em seu artigo 97, diz que "no exercício da ação fiscalizadora serão assegurados aos agentes fiscais credenciados o livre acesso e a permanência, pelo tempo necessário, nos estabelecimentos públicos e privados".

A AMMA informa ainda que, através de notificação, está solicitando da Compesa as análises físico-quimica e bacteriológica da água proveniente das ETAs...