Foram encontrados 2635 registros para a palavra: Escola

ALUNA DE ESCOLA MUNICIPAL DE JUAZEIRO REPRESENTARÁ A BAHIA NA TERCEIRA FASE DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Vem do distrito de Pinhões uma história para orgulhar a todos os juazeirenses. Aluna do 9º ano da Escola Municipal Raimundo Clementino de Souza, Atanaela Silva Santana será a única representante do estado da Bahia, dentro da categoria ‘Crônicas”, na próxima etapa da Olimpíada Nacional da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que envolveu milhares de estudantes de todo o país.

Autora do texto “Um Coquetel de Emoções”, Atanaela teve que superar primeiro a concorrência municipal dentro do concurso que este ano tem o tema “O Lugar Onde Vivo”. Depois, precisou vencer a disputa com alunos e alunas dos 417 municípios baianos para chegar à nova fase com apenas 125 participantes de todo o Brasil entre as crônicas selecionadas. ..

Tour do Judô percorre 20 escolas municipais de Juazeiro

Estudantes de 20 unidades da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro terão uma oportunidade especial de vivenciar a prática do Judô e obter mais informações sobre essa modalidade durante esta semana. Trata-se do projeto "Tour do Judô", que começou a ser realizado nesta segunda-feira (17), pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), empresa Cielo e a Federação Baiana de Judô, em parceria com a Superintendência de Desportos da Bahia (SUDESB) e a Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SEDUC).

O "Tour do Judô" percorrerá as escolas municipais durante esta semana, apresentando a modalidade esportiva, sua história e curiosidades. Na sexta-feira (21), um grande evento encerra o tour em Juazeiro, às 10h, no Juá Garden Shopping. Nas próximas semanas, o tour percorrerá outras cidades e capitais do Nordeste...

Prohjeto Escolas Culturais é apresentado a estudantes e professores na Flica

Foto: Fidelis Melo

Novo programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), conjuntamente com a Secretaria da Educação (SEC) e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o Escolas Culturais prevê a dinamização de escolas públicas estaduais por meio do apoio a programações culturais, produzidas e realizadas pelas comunidades locais, em torno do ambiente escolar. Com lançamento oficial previsto para novembro e início das atividades em 2017, o programa está tendo seu primeiro contato com o grande público na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica)...

Confederação Brasileira de Judô incentiva prática do esporte em escolas municipais de Juazeiro

De 17 a 21 de outubro, representantes da Confederação Brasileira de Judô estarão em Juazeiro para a realização de um projeto que visa disseminar a prática do esporte para os jovens do nordeste brasileiro. Serão realizadas visitas em vinte escolas da rede municipal de ensino e uma arena de judô será instalada no Juá Garden Shopping, que funcionará de 20 a 23 de outubro atendendo às escolas da região.

A equipe vai levar para as escolas uma estrutura e apresentará o esporte aos alunos, com demonstrações de habilidades e desenvolvimento dos valores da arte. De acordo com o superintendente de Esportes do município, Gilberto Pacheco, as visitas serão realizadas por técnicos da Confederação. "Juazeiro é beneficiado com esse momento, que certamente será de grande importância na vida das crianças que receberem essas informações", afirma...

Fernando Veloso assume fundação da TV-Escola do MEC

Trabalhando na área de comunicação do Ministério da Educação, com o ministro pernambucano Mendonça Folho, o jornalista e publicitário Fernando Veloso foi eleito, na útima segunda-feira, no Rio de Janeiro (RJ), presidente do Conselho de Administração da Fundação Roquete Pinto, Organização Social (OS), que produz a TV Escola, vinculada ao MEC. Segundo ele, a orientação do ministro é apoiar, incentivar e fortalecer o importante trabalho que a TV Escola, criada nos anos 90 pelo Ministro Paulo Renato, vem prestando ao País. ..

NOTA PÚBLICA A RESPEITO DO DEBATE "ESCOLA SEM PARTIDO" REALIZADO NO AUDITÓRIO DA UPE CAMPUS PETROLINA

A Direção da UPE Campus Petrolina solidariza-se com estudantes e professores que foram impedidos de continuar o debate sobre o projeto de Lei Escola Sem Partido,  realizado no último dia 07 no Auditório da Instituição. O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico, com regras estabelecidas, seleção e convite dos debatedores. Não coube a instituição definir o formato, mas apenas garantir o espaço democrático para a realização do Debate. As falas dos debatedores transcorreram conforme o que estava estabelecido, tendo o  público que estava assistindo, oportunidade, também de participar, emitindo opiniões e fazendo perguntas. No transcorrer do evento  o Sr. Fred Pontes, que se diz coordenador de uma escola titulada CFC – Curso de Formação Conservadora, de forma destemperada, tentou utilizar forçadamente a fala, contrariando as regras estabelecidas pelos organizadores. Sua atitude, que não é comum ao debate democrático, levou a maioria do público presente, a solicitar sua retirada do espaço, fato que o deixou ainda mais desequilibrado. Alunos e professores foram alvos do seu destemperado comportamento, agressivo, com clara possiblidade de agressões físicas. A ação da equipe gestora facilitou sua retirada do auditório, evitando assim, maiores constrangimentos a ele e a um grupo pequeno de seguidores. 

Neste final de semana, muitos comentários através das redes sociais, alimentaram ainda mais atitudes agressivas a alguns docentes, alunos e a própria instituição. Ao longo desse ano, a UPE Campus Petrolina está sendo vítima de agressões de alguns de seus alunos e seguidores externos à instituição, que teimam, em bradar, pelas redes sociais, a acusação de que a sua prática não é democrática em suas ações e em suas formas de gestão acadêmica e administrativa.

Desde que essas agressões iniciaram, a gestão tem tido o cuidado de observar os fatos, registrá-los e encaminhá-los para órgãos competentes. Assim, tem sido com a abertura de comissão de escuta, comissão de ética e por último a solicitação à Reitoria de uma comissão de Sindicância para apurar todos os fatos, sendo ouvidos alunos e docentes que estão envolvidos diretamente nestes casos. No último dia 06 de outubro a Comissão de Sindicância, composta por membros externos à Unidade de Petrolina, instituída através de Portaria do Reitor, ouviu as partes interessadas. Também foi entregue a reitoria um dossiê com todas as agressões sofridas pelos docentes  e à Instituição, sejam elas deferidas por alunos ou por pessoas estranhas à comunidade acadêmica. A Direção solicitou a Reitoria que analise junto ao setor jurídico, as possíveis ações em termos penal e civil, contra aquelas pessoas externas à instituição que tem ao longo desses meses, maculado sua imagem.

Lamentamos que na segunda década do Século XXI, grupos que se dizem conservadores, utilizem espaços internos e externos para infamar a honra de seus docentes, alunos, técnicos administrativos e principalmente da Instituição, que não tem partido, teoria particular ou conchavos com governos instituídos e/ou destituídos. Nossa instituição é apenas DEMOCRÁTICA. ..

Escolas municipais de Petrolina conquistam primeiro lugar em resultado do IDEPE

A colocação foi nos anos iniciais e também nos finais. A secretária adjunta de Educação de Petrolina, Lindamária Amorim e a gestora da Escola Municipal Moises Barreto, na Agrovila Massangano (  1º lugar , ´series iniciais)  Gildete Alves de Oliveira e também a gestora da Escola Municipal João Rodrigues de Macedo ( 1º lugar séries finais), em Cristália,  participaram hoje da solenidade de entrega dos certificados do IDEPE 2015.

O IDEPE avalia o desempenho das escolas públicas de Pernambuco com os mesmos critérios utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB) do Governo Federal. A medição leva em conta a taxa de fluxo escolar, e o nível de conhecimento dos estudantes nos Ensinos Fundamental e Médio. São levados em consideração, tanto os resultados da avaliação do SAEPE, em Língua Portuguesa e Matemática, dos alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, como também a média de aprovação dos alunos...

Escola Nota 10: EMTI Professora Iracema Pereira da Paixão realiza IV Mostra Cultural

A Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão realizou a quarta edição da Mostra Cultural. Na ocasião, os alunos montaram stands e explanaram sobre assuntos trabalhados em sala de aula desde o início do ano. A exposição foi aberta para a comunidade e contou com a visita de instituições parceiras.

O tema escolhido este ano foi “Toda criança tem direito a aprender: O olhar infantil na construção do saber”. Dessa forma, as crianças abordaram questões sobre direitos e deveres da criança, bullying nas escolas, alimentação saudável e poesia. De acordo com a gestora, Ileane Imoto, o objetivo da Mostra Cultural é que os alunos compartilhem o que aprenderam. “É um trabalho de contextualização dentro da proposta de aprendizagem significativa, ou seja, damos sentido ao conteúdo que eles estão vendo em sala de aula”, argumenta...

Escola Nota 10: “Já cheguei até aqui e vou continuar”, diz estudante do Projovem Urbano aprovada no IF Sertão-PE

Renata Munike (20) e Pedro Henrique (19) são jovens com muito em comum. Ambos desistiram de estudar muito cedo, ela no 7° e ele no 8º ano. Entretanto, há 18 meses eles começaram uma jornada para concluir o Ensino Fundamental II. Foi por meio do programa Projovem Urbano de Juazeiro (BA) que, na semana passada, eles concluíram essa etapa. As coincidências não param por aí, nesta semana, os dois começam o Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

As provas de seleção foram realizadas no mês passado. Renata foi aprovada para o ensino médio técnico em Edificações. Ela conta que está ansiosa para começar as aulas e nem pensa mais em parar de estudar. “O Projovem foi fundamental na minha vida, pois tive muito incentivo dos professores. Agora estou cada vez mais perto de concluir os estudos, já cheguei até aqui e vou continuar”, afirma a estudante...

Apenas 115 escolas atingem nível mais alto na nota da redação do Enem

Apenas 115 escolas de quase 15 mil em todo país tiveram média igual ou superior a 800 pontos na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Dessas, a maior parte é particular e quatro são públicas. Os dados do Enem por Escola foram divulgados hoje (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A nota é equivalente ao nível 5, o mais alto de proficiência calculada para os estudantes. Nessas escolas, mais da metade dos alunos está nesse nível, ou seja, eles obtiveram uma nota acima de 800 na prova - a nota da redação vai até mil pontos. Apenas uma das escolas têm 45,45% dos estudantes no nível 5, o Instituto Presbiteriano Gammon, em Guanhães (MG). A maior porcentagem, 94,12%, é do Instituto Educacional São José - Unidade Mocambinho, em Teresina...

CPM JUAZEIRO ENCERRA CAMPANHA DE EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO COM APRESENTAÇÃO TEATRAL NA ESCOLA

Os alunos do CPM Juazeiro tiveram uma semana movimentada.  Sob a coordenação da professora Sd Andréia, os discentes visitaram escolas, fizeram panfletagem nos principais semáforos da cidade. Tudo isso na tentativa de alertar a população para a importância da promoção de um trânsito mais seguro e consciente.

O projeto teve como objetivo sensibilizar alunos e sociedade acerca das leis de trânsito, alertando-os sobre os perigos que nele ocorrem e, sobretudo, como  deve ser a postura  e respeito a essas leis em prol da segurança e qualidade de vida...

GREVE DOS TERCEIRIZADOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE JUAZEIRO: UM DESCASO A EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE

Até quando?Até quando funcionários continuarão trabalhando na rede estadual de ensino sem previsão de receber salário?Até quando? Desde julho de 2016, quando o secretário de educação Walter Pinheiro assumiu o cargo, todo dia é dia de receber os salários atrasados.

Ao entrar pediu paciência e um voto de confiança aos funcionários terceirizados. Nos prometeu uma nova empresa e que já no final de julho receberíamos o primeiro salário. Isso sem falar na regularização dos salários das antigas empresas como Sandes, Saltur e Basitec. Resultado, estou há 03 meses sem receber salário. Tenho companheiras e companheiros com 5 meses sem receber. Isso é correto?Sou mãe de família, só eu trabalho dentro de casa e falta muito pouco para passar necessidade. É por isso que estou de braços cruzados. Não volto a trabalhar até receber pelos meus direitos...

Documentário e livro sobre Yoga nas escolas serão lançados na UNEB-Juazeiro

Nesta sexta-feira (23), será realizada mais uma edição do Pesquisa em Debate. O evento acontecerá no Auditório Multimídia, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, às 17h.

Na ocasião, serão lançados o documentário e o e-book do grupo de estudos "Comunicação, corpo e saúde (Corpoética), relacionados ao tema "Corporeidade e Educação: desvelando os sentidos do Yoga nas escolas".  ..

Petrolina: Vara da Infância e Juventude realiza audiência para combater evasão escolar

Nesta sexta-feira (23), a Vara da Infância e Juventude de Petrolina promove audiência pública concentrada com a participação de alunos de escolas estaduais e municipais de Petrolina. Foram convocados 200 alunos de 28 escolas da rede pública, os quais devem comparecer ao ato, acompanhados de seus responsáveis. O evento ocorrerá às 9h no salão do júri do Fórum Dr. Manoel Francisco de Souza Filho.

A audiência será composta por um ciclo de palestra para a conscientização dos responsáveis sobre a importância da participação do jovem no ambiente escolar. Os pais e os estudantes assinarão ata de audiência, comprometendo-se a regularizar a situação de negligência. Os casos reincidentes serão encaminhados para o Promotor de Justiça para as medidas cabíveis...

Escola Nota 10: Estudantes de Juazeiro experimentam praticar jogos paralímpicos

A Paralimpíada do Rio de Janeiro já terminou no último domingo (18). No entanto, o clima paraolímpico ainda é vivenciado em algumas escolas de Juazeiro (BA). É que desde o início desses jogos, professores executam um projeto que desenvolve diversas atividades sobre o tema.

De acordo com a professora comunitária da Escola Municipal Profª Carmem Costa Santos, Marineide Lopes, antes mesmo da abertura da Paralimpíada, a apresentação do tema foi feita para os alunos. “Incentivamos que eles assistissem aos jogos em casa, depois eles compartilharam as coisas que mais gostaram e participaram com muita vontade de todas as atividades que propusemos”, relata...

EQUIPE DE ENXADRISTAS DO CPM JUAZEIRO É CAMPEÃ NO I TORNEIO ESCOLAR DE XADREZ POR EQUIPES MISTAS DE JUAZEIRO BA

Na manhã do dia 17/09, aconteceu nas instalações do CPM Juazeiro o I TORNEIO ESCOLAR DE XADREZ POR EQUIPES MISTAS DE JUAZEIRO BA, promovido pela Academia Juazeirense de Xadrez.  Quatro escolas participaram da competição e o CPM Juazeiro conquistou o título de Campeão Geral, seguido do título de melhor tabuleiro (melhor desempenho), conquistado pela Aluna CPM Jamily Amanda Teles, a atual bi-Campeã Bahiana de Xadrez nos Jogos Escolares da Juventude e que, pelo segundo ano consecutivo, irá representar o Estado da Bahia nos Jogos Escolares a nível Nacional.

A modalidade Xadrez, no Colégio Militar de Juazeiro, funciona como atividade extracurricular, todavia, a prática enxadrística já perpassou os muros escolares. Tais resultados motiva a equipe técnica a alçar voos mais altos e os instiga a pensar o xadrez não apenas como mais uma modalidade desportiva, mas sobretudo, como uma prática que promove o incentivo, a integração, além de favorecer o desempenho do educando em todas as áreas do conhecimento...

TRE/BA nega pretensão de Bandeira de censurar imagens de escolas e creches

A coligação de Joseph Bandeira entrou na Justiça para tentar impedir Paulo Bomfim de exibir na TV imagens das escolas públicas e creches construídas na gestão do Prefeito Isaac Carvalho. Joseph também pediu que fosse censurado o depoimento do menino Robert, aluno com deficiência visual que é atendido por uma das 44 salas de recursos multifuncionais implantadas na atual gestão.

Na defesa da coligação de Paulo Bomfim, o advogado Luiz Viana destacou que a nova Lei Eleitoral permite que oposição exiba as falhas e faça críticas mas permite também que candidatos governistas apresentem suas realiazações. Luiz Viana juntou diversas jurisprudências para sustentar os argumentos da defesa. Na sessão plenária de ontem à tarde, em Salvador, o Tribunal Regional Eleitoral, por unanimidade, negou o pedido de censura formulado por Bandeira e acatou os argumentos apresentados por Luiz Viana, liberando as imagens para a propaganda de Paulo Bomfim...

Escolas municipais realizam II Piquenique Literário em Juazeiro

Durante esta semana, de 19 a 23 de setembro, está sendo realizado o II Piquenique Literário em Juazeiro. A programação é voltada para as turmas de correção de fluxo das escolas da rede de ensino municipal e o objetivo da atividade é estimular os alunos a lerem como forma de entretenimento.

Os alunos da Escola Municipal Joca de Souza Oliveira foram para o espaço do Sindicato dos Servidores Públicos de Juazeiro. Na ocasião, houve momentos de leitura individual e de leitura coletiva. Segundo a professora, Daniela Novais, sair um pouco da sala de aula torna a leitura mais agradável. "É um momento de sair do cotidiano e dar sentido à leitura", exclama com firmeza...

EU PENSO ASSIM...COMEÇAM HOJE OS “JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE DE CARÁTER NACIONAL, NOSSOS ATLETAS ESTÃO LÁ

Enquanto vivemos o vazio dos jogos do JUAZEIRO e da JUAZEIRENSE, nossas atenções, até dia 24, estão voltadas para realização dos JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE – ETAPA NACIONAL que estão sendo realizados na cidade de João Pessoa (PB).

São escolas que se classificaram na etapa estadual e agora irão representar a Bahia nessa competição de caráter nacional, na categoria 12 a 14 anos...

ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE AMORIM REPRESENTARÃO A BAHIA NOS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTDE – ETAPA NACIONAL

Os alunos Lázaro Eduardo, Guilherme Santos, Diego Silva, Alisson Santos e Brenda Luiza da Escola municipal José de Amorim, que fica localizada na comunidade de Lagoa do Salitre, Distrito do Junco, estão com as malas prontas para a viagem. Os alunos venceram as competições em Salvador e conseguiram a classificação para a etapa nacional que acontecerá esta semana, entre os dias 20 e 24 de setembro.

A equipe conta com a maior quantidade de atletas da delegação na modalidade de atletismo que irão disputar as provas: Lançamento de Disco, 1.000 metros, Lançamento de Dardo, 250 metros, Salto em altura e revezamento. A surpresa maior foi a convocação do professor Humberto Cardoso (Pastorzinho), para assumir a equipe técnica masculina da Bahia, onde o mesmo será o técnico responsável durante os Jogos Escolares da Juventude- Etapa Nacional...