Foram encontrados 268 registros para a palavra: mudanças

Companhia de Trânsito fará mudanças e interdição de ruas e avenidas em Juazeiro para o Desfile da Independência

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), informa que  haverá interdição nas principais vias em decorrência do desfile cívico de 07 de Setembro. A partir das 21h desta quarta-feira (06), o trecho que compreende da Orla I (da esquina da Praça Santiago Maior) até a Orla Nova estará interditado.

Na quinta-feira (07), a interdição será das 6h às 14h, ao longo de todo percurso do desfile, que começa na Orla I, segue pela Avenida Adolfo Viana e entra na Avenida Oscar Ribeiro. Além do percurso do desfile, outras vias do entorno também estarão interditadas: Av. Santos Dumont (das 6h30 às 10h), Travessa Edson Ribeiro (das 6h às 10h) e estacionamento em frente ao Estádio Adauto Morais (Camelódromo)...

Comissão de Mudanças Climáticas promove audiência em Brasília para debater seca do Rio São Francisco

 

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) promove nesta quarta-feira (6), a partir das 14h30,  audiência pública para debater a crise hídrica na região do Vale do São Francisco e a repercussão o problema no reservatório da barragem de Sobradinho.  ..

Troca de comando da polícia federal deve acontecer até outubro

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, planeja trocar o comando da Polícia Federal em breve, segundo apurou a Folha. Diretor-geral do órgão desde janeiro de 2011, Leandro Daiello já avisou o governo que quer sair e participa das conversas para encontrar um substituto.

O nome que aparece mais forte no momento é o de Rogério Galloro. Número dois da PF, ele ocupa o cargo de diretor-executivo desde junho de 2013 e tem currículo mais ligado às questões administrativas. A expectativa é que a troca ocorra até o mês de outubro. A decisão, no entanto, ainda passará pelo presidente Michel Temer.

Dos dois lados, ministério e PF, a preocupação é de tentar não passar a imagem de que uma troca no comando da polícia vai ocorrer para abafar grandes operações, em especial a Lava Jato. ..

Congresso de Agrometeorologia e Mudanças Climáticas termina nesta sexta feira 18

O XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO) e o V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro (SMUD), foram iniciados no dia 14 e o encerramento acontece nesta sexta-feira 18. O evento acontece em Juazeiro-BA e Petrolina-PE com o tema “A Agrometeorologia na Solução de Problema Multiescala”, o objetivo do evento é promover um fórum de análise, discussão e compartilhamento de informações científicas sobre os resultados e avanços da pesquisa, ensino e extensão.

O evento reúne mais de 700 congressistas inscritos, de todos os estados brasileiros, além de diferentes países, como Argentina, Austrália e Estados Unidos. Entre o público estão pesquisadores, professores, estudantes, empresários, investidores, técnicos das áreas de produção e de cooperativas, extensionistas e demais profissionais que utilizam as informações agrometeorológicas para a sua atuação, autoridades e demais atuantes nos sistemas de produção agrícola e formuladores de políticas agrícolas...

Petrolina terá interdição de avenidas e ruas para garantir segurança dos fiéis que participam da Procissão da Padroeira

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) interdita nesta terça-feira 15, dia da Procissão de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira de Petrolina, o tráfego a partir das 15h. Serão interditadas a Avenida Guararapes, Avenida Cardoso de Sá, Avenida  Joaquim Nabuco, Rua Pacifico da Luz, além das adjacências da Igreja Matriz) e Rua Aristarco Lopes.

O objetivo é garantir segurança aos participantes da procissão de Nossa Senhora Rainha dos Anjos. Os agentes de trânsito da Ammpla estarão em plantão para disciplinar e fiscalizar os cruzamentos interditados, como também nas ruas no entorno da região central do evento. ..

Juazeiro e Petrolina discutem mudanças climáticas e desertificação no semiárido brasileiro

O XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO) e o V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro (SMUD), teve início nesta segunda-feira 14. A programação vai até o dia 18 de agosto. O Congresso e Simpósio acontecem entre Juazeiro e Petrolina com o tema “A Agrometeorologia na Solução de Problema Multiescala”. O objetivo do evento é promover um fórum de análise, discussão e compartilhamento de informações científicas sobre os resultados e avanços da pesquisa, ensino e extensão.

O pesquisador da Embrapa e um dos organizadores do congresso Iedo Sá participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) e informou que o evento terá mais de 700 congressistas inscritos, de todos os estados brasileiros, além de diferentes países, como Argentina, Austrália e Estados Unidos...

Mudanças na Superintendência da Codevasf de Juazeiro e Petrolina devem acontecer para agradar PP-Partido Progressista

Aliados de Michel Temer colocaram na ponta do lápis, neste fim de semana, a erosão do capital político do presidente após seu esforço para barrar a denúncia de Rodrigo Janot na Câmara. Os cálculos foram feitos a fim de mensurar a disposição da base aliada para aprovar a reforma da Previdência. Os números não são alvissareiros. Nas contas de um deputado planilheiro, o governo tem apenas 150 votos certos em apoio às novas regras de aposentadoria.

Antes da denúncia, o governo contava 255 apoios à Previdência. Entre esses, porém, 105 votaram pelo afastamento de Temer e agora são considerados incógnitas quanto às mudanças na aposentadoria...

Petrolina e Juazeiro discutirão Agrometeorologia e Mudanças Climáticas e Desertificação

Mais de 1 milhão e 260 mil km2 em 1.440 municípios de oito estados da região Nordeste e do norte de Minas Gerais. Esta é a dimensão da degradação extrema do solo, da cobertura vegetal, da biodiversidade e da perda de capacidade produtiva das atividades em uma vasta extensão de terras do país

Para discutir estes dados entre os dias 14 a 18 deste mês acontecerá em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), o 20° Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO) e o 5° Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro (SMUD). ..

Mudanças no Planserv limitam atendimento aos beneficiários. Cremeb emite nota

Diante das informações que circulam em público, que inclui o aumento de despesas do Planserv e a sua possível privatização, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) vem buscando entender melhor os fatos a fim de colaborar para a solução dos problemas que as instituições de saúde, os médicos e os pacientes deste plano vêm enfrentando. É visível que, após mudanças adotadas recentemente pela administração, ocorreram restrições ao atendimento dos 503 mil beneficiários do plano dos servidores estaduais.

Apesar do governo do estado alegar que as mudanças estão sendo feitas para melhorar e qualificar o atendimento aos usuários de forma transparente, as unidades de saúde, os médicos, os pacientes e o próprio Cremeb não têm recebido informações de forma oficial. Para esclarecer o que de fato vem ocorrendo, o Conselho convocou uma reunião com os diretores médicos dos hospitais privados de Salvador que atendem ao plano e convidou a coordenadora geral do Planserv, Cristina Teixeira Cardoso. O encontro aconteceu na quarta-feira, na sede do Conselho, e contou com a presença de representantes de nove grandes instituições, mas com a ausência da senhora Cristina...

Casa Nova: Mudanças para a melhoria no trânsito são discutidas com a população

O prefeito de Casa Nova, Wilker Torres promoveu na noite desta terça-feira (18/07)  reunião na Associação Comercial para discutir com a comunidade as mudanças que a prefeitura quer fazer no trânsito da cidade. “Hoje não tem mais como ficar da forma que está” - constata Wilker, ao apresentar as mudanças propostas - “Está intransitável, ninguém sabe o que é mão ou contramão. Ninguém consegue estacionar próximo à prefeitura ou mercado. São mudanças necessárias e urgentes e vamos fazê-las”.

Instalação de semáforos, municipalização, criação dos agentes de transito, ordenar o estacionamento e mãos de direção nas ruas centrais, foram alguns aspectos discutidos com os presentes. Para o prefeito Wilker Torres, “toda mudança tem impactos e tem de ser conversada o máximo que puder” e a questão do trânsito “interessa a todos, por isso as soluções devem ser tomadas em conjunto e atender à maioria”...

Empresários sugerem mudanças na gestão de águas no Rio São Francisco em tempos de crise hídrica

Empresários ligados a Federação das Indústrias de Pernambuco se reúnem hoje (11) em Petrolina para avaliar e oferecer sugestões em relação ao uso racional de águas no período de crise hídrica no Rio São Francisco.

Numa reunião com a Agencia Nacional de Águas (ANA), nesta segunda-feira (10), os empresários sugeriram um período de adaptação de 70 dias para que as empresas se adequassem à norma que impõe a proibição de uso das águas às quartas-feiras, mas a proposta foi rejeitada...

Reforma Trabalhista será votada nesta manhã de terça-feira: entenda as principais mudanças

A reforma Trabalhista será votada pelo plenário do senado nesta terça-feira (11), marcada para início as 11:00h.

A reforma trabalhista vem sendo, amplamente, veiculada nos principais meios de comunicação, alvo de críticas por especialistas do direito, juízes e representantes da classe trabalhadora, gerando divergência de opiniões.  

A proposta foi enviada pelo governo ao Congresso Nacional, no ano passado, em primeiro momento, o projeto visava a modificação de apenas 10 artigo e saltou para mais de 100 artigos...

Semáforo da SOTE terá mudanças a partir desta terça-feira (13)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa aos condutores de Juazeiro para redobrarem a atenção no semáforo do cruzamento da SOTE, na Avenida Adolfo Viana, pois a partir desta terça-feira (13) haverá algumas mudanças.

O supervisor de Engenharia de Tráfego da CSTT, Abner de Oliveira, explica que para os condutores que trafegam no sentido Avenida Ulisses Guimarães (Lomanto Júnior)/Avenida Adolfo Viana, haverá dois semáforos. “A Avenida Ulisses Guimarães será dividida em duas faixas. O condutor que estiver na faixa da direita só poderá seguir a direita (Av. Adolfo Viana) e disponibilizará de um tempo maior, aproximadamente 78 segundos, para trafegar no sinal verde. Já os condutores da esquerda permanecem com 45 segundos e só poderão seguir em frente ou converter à esquerda”, esclarece Abner...

Ministro da Justiça diz que estudará mudanças na direção da Polícia Federal

O novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse que vai estudar a possibilidade de mudanças na Polícia Federal, um dos principais braços da Operação Lava Jato. Detalhes da situação da instituição, por outro lado, só serão comentados depois que assumir oficialmente o cargo. As informações são da colunista Andréia Sadi, do G1. "Tudo vai ser estudado e refletido. Vou ouvir o presidente [Michel] Temer, o secretário-executivo e fazer a minha própria avaliação antes de tomar qualquer decisão. Exatamente como fiz na Transparência, mas na Justiça é mais complexa", declarou. Torquato Jardim assumiu o Ministério da Justiça no lugar de Osmar Serraglio, que ocupou sua vaga no Ministério da Transparência. Ainda não foi informada data oficial para posse do ministro.  ..

Aeronautas decretam estado de greve por mudanças na reforma

Os pilotos e comissários de voo de todo país decidiram hoje (24), em assembleia, decretar estado de greve para pressionar o governo e parlamentares a fazer mudanças no texto da reforma trabalhista que tramita em regime de urgência no Câmara dos Deputados. Uma nova reunião da categoria está marcada para a próxima quinta-feira (27), quando os profissionais decididirão se paralisam suas atividades ou encerram o movimento.

Os aeronautas reclamam principalmente do trecho da reforma que trata do trabalho intermitente, permitindo a convocação apenas para trabalhos esporádicos, sem contratação permanente. Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Rodrigo Spader, como as empresas aéreas têm períodos de altos e baixos na movimentação, o trabalho intermitente poderia ser aplicado, prejudicando os empregados do setor...

MICHEL TEMER: “TEXTO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NÃO SOFRERÁ MAIS MUDANÇAS”

O presidente Michel Temer barrou novas alterações no texto da reforma da Previdência e rejeitou campanhas que tentavam manter benefícios para categorias do serviço público.

O acordo foi fechado em reunião com líderes da base aliada na tarde de domingo (23). As informações são do jornal O Globo. Agora, o Planalto trabalha para aprovar o texto negociado com o relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), um dos participantes da reunião...

Mudanças climáticas: senador Fernando Bezerra atua para evitar colapso do Rio São Francisco

Proposta pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a próxima audiência pública a ser realizada pela Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional tratará do iminente colapso do Rio São Francisco. Como observa Fernando Bezerra, o “Velho Chico” abastece diferentes municípios da Região Nordeste que, pelo sexto ano consecutivo, deverá enfrentar uma severa e prolongada seca.

Nesta quarta-feira (5), a CMMC aprovou requerimento de Fernando Bezerra para a discussão do tema pelo colegiado, com destaque para a importância de revitalização das nascentes do São Francisco. “Novamente, o rio enfrenta períodos com precipitações muito baixas, sobretudo na cabeceira, o que sublinha a necessidade de serem tomadas medidas rápidas de revitalização, até mesmo em caráter emergencial”, ressaltou o líder do PSB no Senado, durante sessão de ontem à tarde do Plenário da Casa...

Mudanças climáticas: senador Fernando Bezerra defende retomada de leilões de energia solar e eólica

Presidente e relator da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional em 2015 e 2016, respectivamente, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) prestigiou, na tarde desta quarta (22), a eleição dos novos dirigentes do colegiado. O senador Jorge Viana (PT-AC) presidirá a comissão e o deputado Sergio Souza (PMDB-PE) será o vice-presidente da CMMC, este ano. Durante a reunião, Fernando Bezerra – membro titular do colegiado – apresentou três sugestões de agendas de trabalho para os próximos meses; entre elas, a discussão da retomada dos leilões de energia solar e eólica pelo governo federal.

“A CMMC pode fazer uma pressão positiva do Parlamento sobre o Executivo, de forma a mostrarmos que o Congresso está atento a esta importante medida ambiental e econômica para o país”, destacou o líder do PSB no Senado, grande apoiador da ampliação das “energias limpas” (renováveis) na matriz energética nacional. Neste contexto, Bezerra Coelho propôs que a comissão convide o ministro de Minas e Energia (MME), Fernando Filho, para uma audiência pública que esclareça as perspectivas do governo sobre o restabelecimento destes leilões...

Petrolina: Oficina de tributação orienta sobre mudanças fiscais

A Unidade do Sebrae no Sertão do São Francisco realiza na próxima quarta-feira (15), das 19h às 22h, no Centro de Convenções de Petrolina, a oficina “Tributação: Principais mudanças fiscais para 2017”. A capacitação é voltada para os empresários dos segmentos de salão de beleza, autopeças e serviços automotivos, lojas de materiais de construção, lojas de confecções, calçados e acessórios.

Fim do emissor gratuito, obrigações fiscais para o Simples Nacional, correta emissão de notas e cupons, chegada do NFC-E do Sped Social, serão alguns temas abordados na oficina. São disponibilizadas 40 vagas. As inscrições estão abertas até o dia 15, ou enquanto houver vagas, e podem ser feitas presencialmente no Sebrae em Petrolina, ou na Loja Virtual do Sebrae Pernambuco na internet (loja.pe.sebrae.com.br). O investimento é no valor de R$ 30. ..

Artigo: UAUÁ: MUDANÇAS CLIMÁTICAS X MUDANÇAS POLÍTICAS

Ao longo dos séculos nossa terra, nosso povo e nossos animais sofrem com as longas estiagens. Mas as secas, esse fardo que pesa sobre nossos ombros sertanejos nos faz mal? Ora a avarenta cobiça de nós homens e mulheres que aqui moramos ou trabalhamos seja talvez um mal pior que esse fenômeno natural. Desmatamos 93% da caatinga, matamos nossos rios, e os que ainda não matamos estamos o fazendo. Aramos nossas terras férteis para produzir mais rápido e causamos erosões. Construímos estradas, caçamos os animais silvestres, um por um, até extinguir muitos deles. Construímos nossas cidades e sobre elas, despejamos nossos esgotos e próximos delas nosso lixo. 

As secas que douraram e blindaram nossas árvores, que deixaram esse pedaço de Brasil Árido, distinto doutras florestas, as mesmas secas que constituíram um dos maiores e mais diversos ecossistemas do mundo – a caatinga, como entender essa variante climática? Ou como conviver com ela, qual é o seu histórico?

Nos registros do escritor e jornalista Euclides da Cunha, na nossa região, aparecem evidencias que as secas causaram sérios problemas nos séculos XIII e XIV para os povos que aqui moravam. Em seu mais famoso livro Os Sertões ele dedicou o capitulo IV ao assunto. Esse trecho do livro descreve o fenômeno como um grande pavor para as populações que ali habitavam: "Desse modo é natural que as vicissitudes climáticas daqueles nele se exercitem com a mesma intensidade, nomeadamente em sua manifestação mais incisiva, definida numa palavra que é o terror máximo dos rudes patrícios que por ali se agitam — a seca". Noutro trecho ele lista as principais secas desde 1710 aos dias que precederam o final da Guerra de Canudos: "Assim, para citarmos apenas as maiores, as secas de 1710-1711, 1723-1727, 1736-1737, 1744-1745, 1777- 1778, do século XVIII, se justapõem às de 1808-1809, 1824-1825, 1835-1837, 1844-1845, 1877-1879...", (do século XIX.) Das citações de Cunha às mais recentes secas, ficaram conhecidas por nossos bisavôs ou bisavós, como contava minha tia-bisavó Idalina Dantas os seguintes períodos. Foram secos os anos de 1915, 1931-1932, 1934-1936, 1939, 1955, 1961, 1976, 1979-1985, 1993, 1998-1999 do século XX...