Foram encontrados 338 registros para a palavra: act

Impactos do isolamento social no meio ambiente 

Todo Dia é Dia de Live com a Rede UniFTC continua com força total. Muitos conhecimentos em movimentos, dicas, sugestões e orientações são passadas diariamente pelos professores para a comunidade. Nesta quinta-feira, 07, a apresentação virtual ficou por conta da engenheira de minas e coordenadora dos cursos das Engenharias na Faculdade UniFTC de Petrolina, Denise Almeida, mediada pelo coordenador do Programa de Inovação da UniFTC, Fabrício Oliveira. A pauta: “Impactos do Isolamento Social no Meio Ambiente”.

Desde o mês de março o mundo entrou em isolamento social e muitas cidades adotaram as campanhas contra a aglomerações. Esta situação levou muitas pessoas e empresas a terem novas posturas, além de práticas pessoais e profissionais repensadas. Muitos tiveram que se reinventar e adaptar-se ao meio para não parar totalmente as atividades e tarefas. A redução de circulação de pessoas e com muitas indústrias paradas ocasionou a diminuição na geração de poluentes na atmosfera. ..

Órgãos de segurança pública iniciam "Operação Impacto Integrado Covid-19" em Petrolina

As forças de segurança pública de Petrolina uniram esforços para fazer cumprir os decretos emergenciais que estabelecem medidas de prevenção ao coronavírus. A 'Operação Impacto Integrado Covid-19' começou nesta segunda-feira (11). A ronda passou pelos bairros José e Maria, João de Deus e Dom Avelar. A ação atende a uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco, acatada pelo município. O ato tem cunho educativo, mas, se necessário, a fiscalização será rigorosa.

Durante a fiscalização, foram encontrados em funcionamento estabelecimentos considerados não essenciais, como bares e salões de beleza, que foram proibidos de funcionar pelo Governo do Estado. Os proprietários foram notificados e orientados sobre a importância de manter o estabelecimento fechado e o distanciamento social, para reduzir a curva de contaminação pelo novo coronavírus...

Prefeitura de Petrolina e Hospital Universitário pactuam abertura de 122 novos leitos para Covid-19

A rede de saúde voltada para o tratamento de pacientes com coronavírus terá a capacidade expandida em Petrolina. Em reunião nesta quarta (06), o prefeito Miguel Coelho pactuou com o reitor da Univasf, Paulo Fagundes, e o superintendente do Hospital Universitário, Itamar Santos, a abertura de 122 novos leitos intermediários e de tratamento intensivo.

A medida faz parte do plano conduzido pela Prefeitura de Petrolina para enfrentamento ao coronavírus na cidade sertaneja. Dos novos leitos, 22 serão da UTI e 100 para pacientes em estágio intermediário. As vagas serão abertas no Hospital Universitário e na Policlínica da Univasf...

Artigo – Coronavírus e os seus impactos econômicos e sociais

O mundo inteiro está focado em um só assunto: a pandemia do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Apesar de a doença ter se originado na China, todos os dias milhares de novas contaminações e mortes em decorrência do vírus são registrados em quase todos os países do mundo.

O vírus é uma variação que faz parte da família coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, em 1960, foi à primeira vez que o coronavírus foi detectado. Sendo assim, os cientistas já conhecem o vírus, mas não sabem o que pode ter causado a mutação dele...

Em movimento inédito, CNBB, OAB, Comissão Arns, ABC, ABI e SBPC se unem em torno de um Pacto pela Vida e pelo Brasil

Pela primeira vez na história do Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns - Comissão Arns, Academia Brasileira de Ciências - ABC, Associação Brasileira de Imprensa - ABI e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC se unem em torno de um Pacto pela Vida e pelo Brasil no dever de alertar e representar a sociedade civil brasileira.

As entidades uniram suas forças para clamar pela união de toda sociedade brasileira, de todos os seus cidadãos, governos e Poderes da República, e formar uma ampla aliança para enfrentar a grave crise sanitária, econômica, social e política que vive o país...

Banco do Nordeste oferece repactuação emergencial para agronegócio

Empreendedores do agronegócio podem se beneficiar das medidas adotadas pelo Banco do Nordeste visando minimizar impactos da Covid-19 na economia regional.

Um dos benefícios é a repactuação emergencial das dívidas para clientes pessoa física e pessoa jurídica que estavam adimplentes até 17 de dezembro de 2019. ..

Miguel Coelho antecipa 13º salário de aposentados e prorroga prazos de impostos para minimizar impacto da pandemia na economia da cidade

Os prazos para pagamento de IPTU e ISS em Petrolina terão data prorrogada. Essa foi uma das medidas econômicas decididas no âmbito municipal pelo prefeito Miguel Coelho em virtude dos efeitos da Covid-19 na cadeia produtiva. O gestor sertanejo ainda antecipou para 6 de abril a primeira parcela do 13° salário dos servidores aposentados e pensionistas para auxiliar parte do público que está mais frágil ao coronavírus. O pacote de medidas será publicado em decreto, nesta sexta (20), no Diário Oficial.

O vencimento do IPTU, que antes da crise estava previsto para abril, foi prorrogado para agosto. Também foi prolongado o período do desconto de 10% da parcela única do imposto predial para agosto. Já o desconto de 15% valerá até 15 de abril...

Recepção calorosa e evento comemorativo marcam a chegada das Ararinhas Azuis em Curaçá

As Ararinhas Azuis, espécie em fase de extinção da natureza e reproduzidas em cativeiro na Europa, que haviam embarcado em voos fretados na manhã de hoje, em Berlim, como já noticiado pela redeGN, chegaram a Curaçá por volta das 15h e já estão nos viveiros construídos especialmente para sua adaptação ao clima e fauna da região.

As ararinhas estavam aos cuidados da ACTP – Association for the Conservation of Threatened Parrots – que é uma associação que cuida de araras sob risco de extinção e chegaram ao Aeroporto de Petrolina em jatos executivos, um Bombardier Global 6000 de matrícula D-AUWE, que tem capacidade para 14 passageiros e um Cessna Citation X, com capacidade para 9 passageiros, que pertence a empresa de táxi aéreo austríaca ViennaJets...

Corte de bolsas para pós-graduação tem maior impacto no Nordeste

O corte de bolsas para pós-graduação feito pelo governo Jair Bolsonaro em 2019 teve maior impacto no Nordeste. Os cursos mais atingidos são das áreas de engenharia, educação e medicina.

As bolsas são financiadas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação). Comandada por Abraham Weintraub, a pasta passou por bloqueios de orçamento no ano passado. As medidas provocaram redução de investimentos...

Falta de capacitação impacta a rotina de 45% dos motoristas e motoboys, diz pesquisa

Estudo realizado pela Younder indica que 85% dos entrevistados, entre motoristas e motociclistas, têm nos serviços de transporte e entrega a única fonte de renda, sendo que 61,7% desta fatia é composta por profissionais de duas rodas.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Younder, empresa desenvolvedora de soluções educacionais empresariais, indica que 44,7% dos motoristas que trabalham com aplicativos ou com entregas em motos ou bicicletas afirmam não terem recebido qualquer tipo de treinamento para prestar serviços a empresas, impactando a performance e segurança diária no trânsito. ..

Governo estuda alternativas contra impacto da alta do diesel

O preço do diesel alcançou um patamar superior ao da época da greve dos caminhoneiros, em maio de 2018, enquanto medidas para limitar os aumentos continuam em estudo pelo governo. Recentemente, começou a ser planejado o corte do imposto de importação de caminhões movidos a GNV (gás natural veicular) e GNL (gás natural liquefeito). É esperada, com isso, a redução da dependência que o transporte rodoviário tem do diesel, um combustível mais caro. 

O tema está em discussão em grupos de trabalho do governo e deverá ser levado ao conselho da Camex (Câmara de Comércio Exterior), do Ministério da Economia. O instrumento analisado é o chamado ex-tarifário, que reduz temporariamente a alíquota do imposto de importação quando não há produção nacional equivalente.

O governo quer incentivar o uso de caminhões a gás no país também como forma de se aproveitar o chamado "choque de energia barata" anunciado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. O barateamento do insumo decorreria de medidas que já estão sendo colocadas em prática para quebrar o monopólio da Petrobras do mercado. 

Com mais veículos movidos a gás e com as ações em curso, segundo a tese, seria possível baixar o custo da logística no país. Hoje, o uso do gás fica concentrado em grandes indústrias e na geração de energia elétrica. A medida para facilitar a entrada de caminhões a gás no país, no entanto, encontra resistências e deverá ser adiada. 

A Anfavea (que representa fabricantes automotivos) levou a representantes do governo a informação de que já há produção de caminhões movidos a gás em território brasileiro. A Scania fabrica dois modelos desde dezembro e diz ter sido a primeira a lançar este tipo de veículo com produção local...

DOENÇA MISTERIOSA: Detentos são 'comidos vivos' por bactéria desconhecida em Roraima

Uma doença misteriosa originária de uma bactéria está desfigurando o corpo de detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), em Roraima. O caso foi denunciado, nesta segunda-feira (20/1), ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público Federal (MPF) e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). 24 presos estão internados com os sintomas, alguns apresentam paralisia nas pernas e a pele em decomposição. 

Segundo os relatos, os detentos ficaram doentes no início do mês, após consumirem a água do presídio. Em visita ao Hospital Geral de Roraima (HGR), o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB-RR), Hélio Abozaglo, contou que a situação é grave e precisa de medidas urgentes. "Alguns não conseguem andar, outros estão com bactérias nos pés que estão corroendo a pele. Apesar de estarem medicados, notamos que o caso é muito sério", destacou...

Petrobras diz que mantém política de preços da gasolina e Bolsonaro convoca reunião para discutir impactos da alta do petróleo

O presidente Jair Bolsonaro vai se reunir na segunda-feira (6/1) com técnicos da Petrobras e da área econômica para discutir os impactos da alta do preço do barril de petróleo no mercado interno. Ele garante, contudo, que a reunião é apenas para discutir o diagnóstico sobre o cenário e eventuais medidas para mitigar os efeitos sobre os custos da gasolina e do óleo diesel, não havendo quaisquer relações com uma possível intervenção na política de preços da estatal. 

A possibilidade de o governo intervir na política de reajustes da Petrobras não está descartada, segundo assessores próximos do presidente. Sobretudo se houver uma escalada do clima de tensão entre Irã e Estados Unidos. Uma ação militar comandada pelos Estados Unidos em um aeroporto em Bagdá na madrugada desta sexta deu início a uma crise entre os dois países após o assassinato do general iraniano Qasem Soleimani. ..

Ataque dos EUA impactará no preço dos combustíveis, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (3) que o ataque feito pelos Estados Unidos a um comboio no Iraque, que resultou na morte do comandante de alto escalão da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, deverá impactar no preço dos combustíveis no Brasil. Bolsonaro descartou a possibilidade de tabelar o preço do produto para controlar impactos e disse que vai discutir o assunto com a equipe econômica e com o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno.

O ataque norte-americano nas proximidades do Aeroporto de Bagdá pode acirrar o clima de tensão e provocar reflexos em todo o mundo. “Tive algumas informações [sobre o ataque] nessa madrugada, e vou me encontrar com o Heleno [do GSI] para me inteirar sobre o que aconteceu para, depois, emitir juízo de valor”, disse o presidente ao deixar o Palácio do Alvorada...

RIO SÃO FRANCISCO SOFRE COM OS IMPACTOS AMBIENTAIS: DESERTIFICAÇÃO E INVASÃO DO MAR SÃO SINTOMAS PREOCUPANTES

A obra da transposição do Rio São Francisco está perto da conclusão após 12 anos de trabalho e 7 de atraso. O investimento estimado é de R$ 12 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O megaprojeto destina, desde o início, R$ 1 bilhão para mitigar impactos ambientais.

Pesquisadores defendem que é preciso monitoramento de longo prazo para determinar o impacto na fauna e na flora das áreas envolvidas, mas alegam que cortes de verbas públicas já estão limitando essa ação. A transposição do Rio São Francisco é a construção de dois grandes canais (um Eixo Norte e um Eixo Leste, totalizando 477 km em obras) que levam águas desse rio essencial para o Nordeste brasileiro até outra área, tradicionalmente bem mais seca...

Programa FPI realiza seminário para discutir impactos dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde humana

Seminário acontece em Barreiras, no Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos 

No Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos, o programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) e o Fórum Baiano de Combate aos Agrotóxicos (FBCA) promovem um Seminário para discutir o tema, nesta terça-feira (03), às 8h, no campus Prainha da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). O evento acontece em Barreiras, oeste do Estado, onde está sendo realizada a 45ª etapa da FPI, operação que visa coibir crimes ambientais na bacia do rio São Francisco e seus afluentes, como o Rio Grande. Serão debatidos temas como o descontrole do uso de agrotóxicos no Brasil, os impactos na saúde com o consumo destes produtos, a importância da agricultura familiar e da agroecologia. Também será apresentado um panorama da região no que se refere ao assunto...

Prefeitura discute os impactos do racismo na saúde mental da população negra em Petrolina

Uma vasta programação realizada durante toda esta semana no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD III de Petrolina discutiu os impactos do racismo na saúde mental da população negra. Como parte da campanha 'Novembro Negro', a ação contou com rodas de conversa, dinâmica e música.

"Foi uma semana voltada para conscientização e para trabalhar os efeitos do racismo na vida dos usuários de saúde mental. Contamos com a participação do grupo de maracatu Beira Rio e os alunos da Univasf foram nossos parceiros nessa programação especial, que teve como intuito a redução das desigualdades e a promoção da saúde dos usuários", destaca a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque...

MAIS UM CRIME COM CARACTERÍSTICAS DE EXECUÇÃO EM JUAZEIRO (BA)

A violência voltou a imperar em Juazeiro (BA) de forma cruel e em escalada ascendente. Na sexta-feira (01) dois corpos foram encontrados no ‘Morrão’ entre os bairros Dom José Rodrigues e João Paulo II, com suspeita de execução. Na tarde deste sábado (02), mais um CVLI - Crime Violento Letal e Intencional foi registrado em Juazeiro, por volta de 16h30.

Segundo informações de populares o fato aconteceu entre o loteamento Nova Juazeiro e o Residencial Dr. Humberto Pereira. O cadáver foi encontrado por transeuntes com características de execução (a vítima estava com as mãos amarradas). Ainda não se tem informações sobre o que teria motivado, nem a autoria do crime. O corpo foi encaminhado para o IML – Instituto Médico Legal...

DUPLO HOMICÍDIO COM CARACTERÍSTICA DE EXECUÇÃO É REGISTRADO EM JUAZEIRO (BA)

Ao final de 2018, a Secretaria de Segurança Pública anunciou a redução em 35% no número de homicídios em Juazeiro (BA) quando comparado com o ano de 2017, mas a violência se mantém numa escala consideravelmente assustadora este ano com a divulgação de inúmeros CVLI’s (Crimes Violentos Letais e Intencionais).

Na manhã desta sexta-feira (01) dois homicídios com características de execução foram registrados pelos organismos de segurança na localidade conhecida como ‘Morrão’ que fica entre os bairros Dom José Rodrigues e João Paulo II...

Impactos socioeconômicos e ambientais do vazamento de óleo no mar serão discutidos em reunião no MP

O Ministério Público estadual vai promover no dia 6 de novembro, às 13h30, uma reunião pública no auditório da Instituição, em Nazaré, para discutir os impactos socioeconômicos e ambientais do vazamento de óleo para as comunidades pesqueiras e marisqueiras da Bahia.

 Na ocasião, a promotora de Justiça Lívia Santana ouvirá as demandas de representantes das comunidades e posteriormente fará os devidos encaminhamentos do que for discutido no encontro. Na semana passada, o MP instaurou procedimento para atender as reivindicações apresentadas por pescadores e marisqueiras atingidas pelo vazamento de óleo. ..