Todo Dia é Dia de Live com a Rede UniFTC continua com força total. Muitos conhecimentos em movimentos, dicas, sugestões e orientações são passadas diariamente pelos professores para a comunidade. Nesta quinta-feira, 07, a apresentação virtual ficou por conta da engenheira de minas e coordenadora dos cursos das Engenharias na Faculdade UniFTC de Petrolina, Denise Almeida, mediada pelo coordenador do Programa de Inovação da UniFTC, Fabrício Oliveira. A pauta: “Impactos do Isolamento Social no Meio Ambiente”.
Desde o mês de março o mundo entrou em isolamento social e muitas cidades adotaram as campanhas contra a aglomerações. Esta situação levou muitas pessoas e empresas a terem novas posturas, além de práticas pessoais e profissionais repensadas. Muitos tiveram que se reinventar e adaptar-se ao meio para não parar totalmente as atividades e tarefas. A redução de circulação de pessoas e com muitas indústrias paradas ocasionou a diminuição na geração de poluentes na atmosfera.
A engenheira de minas, Denise Almeida, acredita que teremos um saldo positivo após passar a pandemia. “As empresas assumirão hábitos sustentáveis, estarão mais conscientes frente à preservação ambiental e, consequentemente, se posicionando positivamente perante seus clientes. A reciclagem, incineração, compostagem dentre outras ações farão parte da rotina de trabalho. A gente poderá ver mais o uso da energia solar e eólica. A crise incentiva a sair do comodismo e pensar novos modelos que geram lucros e respeito ao meio ambiente”, destacou.
Redução no consumo de energia elétrica e menos poluição
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o consumo de energia começou a apresentar sinais de retração. “Com isso cai também a necessidade de geração hidrelétrica, o que possibilita a recuperação do nível de armazenamento dos reservatórios”, comentou Denise Almeida.
A boa notícia é que as florestas estão melhores, o ar mais limpo, o clima agradável e os animais estão se sentindo menos ameaçados, informou a especialista durante a live. “Ao voltarmos das restrições poderemos nos deparar com animais na área urbana. Como tem poucas pessoas transitando em algumas regiões, os animais saem a procura de alimentos”, afirmou. Existem perigos? “sim”, respondeu, “O mais sensato é chamar a Defesa Civil ou a Vigilância Sanitária. Precisamos ter consciência e não atacar os bichos”, completou Denise Almeida.
Na oportunidade, a engenheira deu dicas para uma coleta seletiva. “Eu acho que vamos voltar melhores. Pior impossível. Então o correto é adotar atitudes e estratégias sustentáveis. Com isso, todos economizarão, evitaremos desperdícios e poluiremos menos. Muito importante neste momento as pessoas confirmadas positivas para a Covid-19, agrupar tudo em um saco duplo e identificar. Precisamos cuidar dos profissionais que fazem a limpeza urbana e dos trabalhadores que atuam nos Centros de Tratamento de Resíduos. Separar plásticos, alimentos, pilhas, baterias, alumínio, vidro, dentre outros, para garantir a adequada destinação do resíduo e manutenção da natureza”, encerrou Denise.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.