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Prefeitura promove consultoria sobre compras públicas voltadas aos micro e pequenos empreendedores de Juazeiro

Servidores da ADEAP, do setor de licitação e de suprimentos da Prefeitura de Juazeiro, participaram nesta terça-feira (01), na Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, de uma consultoria sobre compras públicas, que tem como objetivo, fortalecer o poder local de compras e inserir os micro e pequenos empreendedores de Juazeiro nas compras públicas da prefeitura.  

A capacitação foi ministrada pela consultora do Sebrae Bianca Sperandio, que explicou as metodologias aplicadas. “Nesse momento estamos na fase de implantação das orientações de compra, que consiste em implementar uma estratégia para que os fornecedores locais reconheçam a prefeitura como um cliente em potencial. Dessa forma, o município vai conseguir estruturar as suas metodologias e os processos internos, através da construção de fluxogramas, da criação de catálogos de fornecedores e padronização dos itens das licitações”, explicou...

Mercados e feiras de Juazeiro oferecem ótimas opções de compras de produtos para o tradicional Caruru neste mês de setembro

Final de setembro tem o tradicional Caruru. Além do prato principal, feito com quiabos, fazem parte da tradição o vatapá, farofa e camarões feitos no azeite de dendê, além da pipoca. A direção da AMA orienta aos consumidores que busquem os principais centros de Juazeiro como o Mercado do Produtor, Mercado Joca de Oliveira e Mercado Arnaldo Vieira e também as feiras que ofertam todos os ingredientes. A direção destaca a oferta de castanha, quiabo com preço abaixo dos mercados tradicionais.

Segundo dados do setor de Estatísticas do Mercado do Produtor de Juazeiro, 4º maior entreposto em volume e comercialização do país o consumidor pode encontrar o saco com 10kg do amendoim com casca por R$55,00 e o quilo saí por R$6,25. Já o saco com o mesmo peso do amendoim sem casca custa R$ 60,00.  O quilo do coco seco custa R$ 1,50 e o quilo da castanha de caju, muito utilizada também no preparo do vatapá, está custando entre R$ 35,00 e R$ 50,00.  O saco com 10kg do quiabo está custando de R$15,00 a R$ 25,00...

Consórcio do Nordeste lança edital para compras coletivas de saúde

O extrato do primeiro edital de compras coletivas do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste foi publicado nesta terça-feira (17), no Diário Oficial do Estado (DOE). O anúncio foi realizado por governadores da região após encontro em Natal, no Rio Grande do Norte, na tarde desta segunda (16).

Depois de toda a apresentação ao mercado e a fornecedores, nós vamos publicar amanhã a primeira compra coletiva do consórcio, na área da saúde. Teremos outros editais até dezembro, alcançando boa parte dos produtos que hoje os estados compram. Com isso, vamos trazer economia aos cofres públicos de cada estado", explicou o governador da Bahia e presidente do Consórcio do Nordeste, Rui Costa. O edital completo estará disponível para os interessados na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)...

Rui discute compras coletivas com secretários de saúde do Nordeste

O governador Rui Costa se reuniu com secretários e gestores de saúde dos nove estados nordestinos, que formam o Consórcio Nordeste, voltado ao fortalecimento da região. Realizado na tarde desta terça-feira (27), na Governadoria, em Salvador, o encontro discutiu os alinhamentos necessários para a primeira compra conjunta dos estados no setor de saúde. 

"Por unanimidade, os governadores do Nordeste escolheram a área de saúde como a primeira para que a gente inicie essa integração, visando uma estratégia única: ampliar e qualificar o serviços de saúde", afirmou Rui, que é o presidente do Consórcio Nordeste. A intenção dessa união dos estados é reduzir preços, aumentar a eficiência na distribuição, na armazenagem de medicamentos e no controle de estoque, entre outras vantagens...

Couro brasileiro é boicotado por marcas internacionais após queimadas na Amazônia

De acordo com informações do CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) enviadas ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ontem terça-feira (27), as notícias das queimadas na região amazônica levou marcas internacionais como Timberland, Vans e Kipling a suspenderem a compra de couro brasileiro. Além do foco nos incêndios, há a relação com o agronegócio no país, contexto que influencia diretamente no posicionamento adotado pelas marcas. 

Segundo o presidente da CICB, José Fernando Bello, o comunicado preocupa.  "São alguns dos principais importadores mundiais. Este cancelamento foi justificado em função de notícias relacionando queimadas na região amazônica ao agronegócio do país", disse Bello, no documento...

Dia dos Pais: Ibametro alerta para cuidados na compra de produtos têxteis

O Ibametro, órgão delegado do Inmetro na Bahia, alerta aos consumidores para ficar atento na hora das compras para o Dia dos Pais, principalmente se a escolha for por produtos têxteis - vestuário, roupas de cama e banho.

É importante verificar as informações contidas nas etiquetas, bem como acontece com os rótulos dos alimentos. Isso porque há casos de consumidores que têm reações alérgicas a determinadas fibras e/ou filamentos têxteis...

Consórcio do Nordeste: governadores aprovam criação de central única de compras

Os gestores do Poder Executivo dos nove estados da região Nordeste se reuniram na capital baiana nesta segunda-feira (29), quando formalizaram uma série de atos e iniciativas que serão realizadas pelo Consórcio Nordeste. Participaram da reunião sete governadores e dois vice-governadores que representaram os estados de Alagoas e Ceará. A reunião de trabalho, que aconteceu no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia, entre as 9h e 13h30, marca a constituição formal do consórcio. O ponto principal deste primeiro encontro foi o incremento de oferta de serviços de saúde. 

Presidente do consórcio, o governador Rui Costa destacou que, durante o encontro, foi aprovada a criação de uma central única de compras, inicialmente nas áreas da saúde, educação e segurança pública, ajudando a reduzir despesas. "Com a central, que já deverá começar em agosto, os nove estados nordestinos, que somam 55 milhões de habitantes, poderão fazer compras conjuntas, aumenta a concorrência dos fornecedores, o que ajudará a reduzir custos e ampliar os recursos de cada estado", declarou. ..

97% dos internautas buscam informações on-line antes de comprar em lojas físicas, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil

Se antigamente havia uma diferenciação mais concreta entre o on-line e o off-line nas estratégias de venda do comércio, a crescente integração entre os dois meios tem diluído cada vez mais essa fronteira. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) para investigar o perfil e os hábitos de compra de consumidores digitais das 27 capitais brasileiras indica que 97% buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas, principalmente quando se trata de eletrodomésticos (59%), celulares e smartphones (57%) e eletrônicos (50%).

Enquanto isso, 84% dos entrevistados afirmaram fazer o caminho inverso, pesquisando primeiro em lojas físicas antes de finalizar as compras on-line. Os eletrodomésticos também ocuparam o topo do ranking nessa categoria (43%),seguidos por celulares e smartphones (41%), vestuário (34%) e eletrônicos (34%). A liderança pode ser explicada pela opinião dos consumidores quanto à experiência de compra: metade deles (51%) acredita que as lojas físicas oferecem melhor demonstração do produto. Outras categorias em que as lojas físicas levaram a melhor foram a facilidade para negociação de preços (56%) e para trocas (62%).


Por outro lado, os sites e aplicativos de lojas conquistaram o coração dos compradores em 13 das 15 categorias apresentadas, sobretudo por oferecer melhores preços (74%), maior flexibilidade nos horários de compra (72%) e maior comodidade (69%).
 
Enquanto sites de lojas registram queda na preferência do consumidor, aumentam as aquisições por meio de seus aplicativos

A popularização dos dispositivos móveis no país pode explicar o movimento de transição dos canais de compra no gosto dos brasileiros: seis em cada dez (61%) internautas entrevistados compraram por meio de aplicativos de lojas nos 12 meses anteriores à pesquisa – um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Ao mesmo tempo, os sites de lojas registraram queda de quatro pontos percentuais, mantendo a preferência de 89% dos consumidores, seguidos das lojas de rua, com 48%.

Com os smartphones ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros, o levantamento mostra que aplicativos de redes sociais como WhatsAppp e Instagram foram utilizados por 18% e 14% do total de consumidores que fizeram aquisições pela internet no último ano, respectivamente.

"Ampliar e integrar os múltiplos canais de venda e relacionamento não é apenas um meio de aumentar o faturamento, os benefícios vão muito além. Trata-se de entender que os conceitos de on-line e off-line já se integraram para poder melhor atender às expectativas do consumidor conectado. Essa forma de atuar é que vai gerar aumento de vendas e mais fidelização daqui em diante", argumenta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

De fato, a maioria dos consumidores aprecia o fato das suas preferências serem consideradas pelas lojas: 66% gostam quando as empresas personalizam as ofertas de produtos e serviços levando em consideração seus hábitos e interesses, 64% esperam que os varejistas tenham informações atualizadas sobre como gostam de interagir com eles em todos os canais e 62% gostam de receber sugestões de ofertas ao abrir sites ou redes sociais.
 
43% dos consumidores admitem nem sempre realizar o planejamento de suas compras on-line

A personalização, no entanto, esconde um perigo latente para muitos brasileiros: o consumo por impulso, especialmente quando se trata de aquisições on-line, em que as transações acontecem sem que o consumidor veja, literalmente, o dinheiro indo embora. O levantamento mostra que os motivos que mais levaram os brasileiros a comprar por impulso foram promoções e preços baixos (56%), ficar navegando nos sites das lojas (36%) e receber ofertas de produtos e lançamentos (22%). Considerando que 43% nem sempre realizam o planejamento das suas compras on-line e outros 10% admitiram nunca fazer esse planejamento, aumentam também as chances de se comprometerem com uma dívida que não podem pagar.

"Saber diferenciar desejo e necessidade é fundamental para resistir às compras impulsivas. Com a customização crescente das ofertas enviadas para os internautas, a situação fica ainda mais favorável para compras sem pensar", alerta o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

Moda e vestuário lideram o ranking de produtos e serviços mais comprados sem o devido planejamento, com 35% das respostas – percentual que aumenta para 44% entre as mulheres. A ala feminina também lidera a compra de cosméticos, perfumes e produtos de beleza, com 41%, frente aos 26% que adquirem por impulso itens dessa categoria. Os homens, por sua vez, realizam mais compras não planejadas de eletrônicos e artigos de informática, somando 33% frente aos 22% que preferem esse tipo de produtos. Itens para casa (23%) e delivery de bebidas e comidas (21%) também figuram na lista.

A diferença entre os gêneros fica evidente também na forma de comunicação com as empresas. De modo geral, os canais preferidos são o "Fale Conosco" ou o chat da loja (51%), e-mail (43%) e telefone (38%), percentual que sobe para 44% entre os homens. As mulheres, por outro lado, ganham destaque entre os que preferem fazer reclamações via redes sociais (28%).
 
Maioria dos vendedores não consegue cobrir preços oferecidos pelas lojas virtuais

É justamente nesse ponto que reside a maior discrepância entre os meios. Segundo os entrevistados, 62% dos vendedores de loja física não foram capazes de cobrir a oferta das lojas online, sendo que 37% tentaram oferecer outros benefícios e 25% não mudaram a oferta de jeito nenhum. Ainda assim, 23% cobriram a oferta, sendo que 13% ofereceram o mesmo desconto (um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior) e 9% um desconto ainda maior.

"Do ponto de vista do consumidor, é muito difícil entender as razões de um mesmo produto, de um mesmo varejista, estar à venda no site por um valor mais barato que na loja física. É claro que os custos dos espaços físicos são muito maiores para os lojistas, mas tudo indica que será necessário investir cada vez mais na integração e equiparar os preços para garantir a competividade em qualquer segmento", explica o presidente da CNDL, José César da Costa.
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Site do MP repercute que Domingos de Cristália foi cassado por compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2016

O site do Ministério Público Federal repercute a perda do mandato do  vereador Domingos Sálvio Coelho de Alencar (PSL), mais conhecido como Domingos de Cristália, de Petrolina, no Sertão pernambucano. Domingos teve o mandato cassado por compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2016. A decisão unânime (por sete votos), proferida na última terça-feira (9), pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco atendeu às ações ajuizadas pelo Ministério Público Eleitoral em Pernambuco e pelo então candidato ao cargo de vereador pelo Partido Social Cristão (PSC), Júlio César dos Santos.

Além da perda de mandato, a Justiça Eleitoral decretou inelegibilidade do político pelo período de oito anos, a contar da última eleição, e pagamento de multa. A Câmara Municipal de Petrolina será comunicada para convocar o suplente Alvorlande Cruz (PSL). Segundo as provas do processo, Domingos de Cristália promoveu, durante as eleições de 2016, serviços de aterro e pavimentação de ruas no Distrito de Izacolândia (zona rural de Petrolina), em troca de votos. Para isso, realizou gastos com maquinaria, operadores, motorista, combustível e materiais de construção, em busca de vantagens no processo eleitoral, o que configura abuso de poder econômico...

Polícia Civil de Pernambuco alerta sobre novo golpe na compra de veículos

No golpe um estelionatário visualiza um anúncio de determinado veículo, criando e divulgando outro anúncio com as mesmas características, porém com um preço inferior. Quando a vítima entra em contato com o estelionatário este entra em contato com o anunciante verdadeiro e passa a intermediar uma negociação, combinando, inclusive, o encontro entre o anunciante e o comprador para analisar o veículo. 

No entanto, o estelionatário comunica a cada um que não falem de valores, Informando para o comprador que o veículo está com um valor inferior em decorrência de uma dívida (ou algum outro negócio) entre ele e o vendedor. Para o vendedor, informa que conseguiu um valor melhor (ou que possui algum outro negócio com o comprador). ..

Caminhonete comprada pela internet é apreendida com registro de roubo em Petrolina

Um homem que conduzia uma caminhonete roubada, foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite de domingo (02), na BR 428, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O motorista disse que havia comprado o veículo pela internet, em um conhecido site de compra e venda de mercadorias usadas.

Ao abordar a caminhonete em uma fiscalização no quilômetro 184 da rodovia, os policiais realizaram um procedimento de identificação veicular e descobriram diversos indícios de adulteração no veículo. Após consulta, foi constatado que o veículo possuía um registro de roubo no dia 15 de janeiro 2019, na capital pernambucana...

74% dos consumidores não sabem o quanto pagam de imposto embutido nas compras, mostra levantamento da CNDL/SPC Brasil

48% dos micro e pequenos empresários desconhecem o quanto do seu faturamento vai para pagamento de impostos. Reforma tributária deve gerar empregos e baratear produtos, avaliam entrevistados. CNDL e CDL Jovem promovem 'Dia Livre de Impostos' no próximo dia 30

O consumidor brasileiro sabe que paga muito imposto e se incomoda com isso, mas pouco reflete sobre o peso que essa taxação elevada representa no seu consumo do dia a dia. Um levantamento inédito feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 74% dos consumidores brasileiros não têm o hábito de procurar saber o quanto pagam de imposto ao adquirir um bem ou contratar um serviço. Apenas 26% das pessoas ouvidas reconhecem ir atrás desse tipo de informação na nota fiscal ou em outros meios...

Hospital da Univasf pagou R$ 1.562.817,39, em 2018, para a compra de próteses ortopédicas

Foi durante o Carnaval de 2015 que a vida da trabalhadora rural Maroni Ferreira da Silva (37) virou de cabeça para baixo. Nascida em Juazeiro do Norte – CE, ela já morava em Petrolina-PE há alguns anos, onde tinha uma rotina tranquila até o dia em que se tornou vítima de um acidente de trânsito.

Maroni trafegava em sua motocicleta e seguia por um cruzamento, quando um motorista que dirigia um trator não respeitou a preferência e atravessou a via indevidamente. A motociclista não conseguiu frear a tempo e colidiu com o veículo. O impacto provocou fraturas no úmero, maxilar e no pé direito, sendo estas tratadas com cirurgias realizadas durante os sete dias que permaneceu internada no HU-Univasf...

Vale do São Francisco: Grupo espanhol compra maior produtora brasileira de uva de mesa

Quase dois meses depois de a gigante de operação de aeroportos Aena adquirir a gestão de seis terminais no Nordeste – responsáveis por 6,5% de todo tráfego de passageiros no Brasil –, outro grupo espanhol faz uma grande aquisição em Pernambuco. A empresa El Ciruelo, com sede em Murcia na Espanha, adquiriu do Grupo JD sediado em Petrolina, maior produtora brasileira de uva de mesa, a Fazenda Labrunier, e seu braço internacional, a subsidiária Brasvius.

A compra inclui cinco empresas no Brasil e uma trading na Holanda. Ela está entre os maiores produtores de frutas, com mais de 3.000 trabalhadores e 2.400 hectares de propriedade, quase 1.000 dos quais já estão em produção, com a maior área do mundo dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de novas variedades...

STF ignora críticas e acerta compra de lagostas e vinhos por R$ 481 mil

Mesmo com questionamentos do Ministério Público e sendo alvo de uma ação popular, o Supremo Tribunal Federal (STF) ignorou as críticas e decidiu acertar a compra de medalhões de lagosta e vinhos importados - com premiação internacional - para as refeições servidas aos seus integrantes e convidados. O valor final do contrato ficou em R$ 481.720,88, de acordo com a assessoria do STF.

Segundo o Estadão/Broadcast Político apurou, o edital provocou desconforto entre ministros da Corte e indignação entre servidores do tribunal. Um ministro disse reservadamente à reportagem que a compra não foi previamente discutida pelos magistrados em sessão administrativa e, portanto, não foi chancelada pelo colegiado. A licitação previa originalmente gasto de até R$ 1,134 milhão...

Carro comprado pela internet é apreendido com registro de roubo em Garanhuns

Documentos do veículo apresentavam sinais de falsificação

Um carro comprado pela internet foi apreendido com registro de roubo, nesta sexta-feira (26), em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O proprietário do veículo informou que havia pago R$10 mil pelo veículo, além de quitar débitos com financiamento bancário e documentação...

Rede internacional do ramo alimentício faz prospecção para compra de produtos da agricultura familiar baiana

Alimentos saudáveis da agricultura familiar despertam interesse de rede de restaurantes fast food, com especialidade em vendas de sanduíches e saladas. Na terça-feira (16), no município de Juazeiro, técnicos  da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que atuam nos projetos  Pró-Semiárido e Bahia Produtiva, representante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA),  da Central da Caatinga e da Rede Subway,  estiveram reunidos para discutir uma possível parceria na comercialização e no fornecimento de alimentos da agricultura familiar aos restaurantes franquiados de alguns municípios baianos.

Como encaminhamento foi pactuada a construção de um documento que formalize um enlace produtivo e comercial entre a Central da Caatinga e a Rede Subway. O fornecimento inicial, em nível de teste, poderá ser feito em seis restaurantes localizados nos municípios baianos de Juazeiro, Jacobina e Senhor do Bonfim, além de Petrolina, em Pernambuco...

Mercado do Produtor de Juazeiro e mercados centrais oferecem boas opções de compra para a Semana Santa

A Semana Santa é um período em que a procura por produtos típicos da época como feijão verde, castanha do caju, maxixe, quiabo, coco, amendoim e outras variedades de hortifrutis aumentam consideravelmente.  Nesse sentido os mercados centrais, feira livre e Mercado do Produtor de Juazeiro já estão preparados para receber o público que procura por esses itens.

Dona Maria Neuza Ferreira vende amendoim, castanha e temperos há mais de 20 anos no Mercado e destaca que a expectativa neste período é grande. “Desde sábado o Ceasa de Juazeiro está movimentado e ficamos felizes com o crescimento das vendas essa semana. Preparamos um estoque maior esse mês pela grande demanda desses itens”, afirma à permissionária...

Servidores municipais podem obter descontos de até 50% em compras através do ‘Cartão do Servidor’

Quem é funcionário efetivo ou comissionado da Prefeitura de Petrolina conta com uma vantagem na hora de adquirir produtos ou serviços. Na cidade, diversos estabelecimentos já oferecem à categoria os descontos especiais conferidos através do ‘Cartão do Servidor’ lançado pelo prefeito Miguel Coelho em 2017.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a prefeitura, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas e o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsemp). O acordo garante descontos nos segmentos de alimentação; entretenimento; saúde e estética e também em instituições privadas de ensino de Petrolina...

Operação Boca Livre investiga desvios de recursos públicos destinados à compra de merenda escolar no Piauí

Teresina/PI – A Polícia Federal deflagrou hoje (20/3) a Operação Boca Livre, no Piauí. O trabalho, realizado em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), busca aprofundar investigação que identificou fraude em processo licitatório realizado pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí – SEDUC/PI e a decorrente contratação com sobre preço na aquisição de merenda escolar, para distribuição em escolas da Rede Estadual de ensino com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Cerca de 70 policiais federais e 10 servidores da CGU participaram da operação e deram cumprimento a 12 mandados de busca e apreensão, em Teresina/PI...