Foram encontrados 2631 registros para a palavra: CULTURA

Inscrições abertas em Petrolina para Cursos de elaboração de projetos culturais

A atividade de formação será realizada no município de Petrolina pela Melodia Produções e terá coordenação do produtor cultural Marcone Melo. O evento tem incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura. AS inscrições estão abertas até o dia 28 de setembro, para os Cursos de Elaboração de Projeto Culturais. 

Serão ofertados dois cursos; um para elaboração de projetos culturais na área do Artesanato e outro para projetos direcionados à Cadeia Produtiva da Música, ministrados pelo músico e produtor cultural Marcone Melo, entre os dias 02 de outubro a 30 de novembro, no horário das 19h às 22h. A iniciativa conta com o incentivo do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe, via aprovação no edital do Funcultura 2015/2016, conta ainda com o apoio da UNIVASF e do IF-SERTÃO - Petrolina, onde será realizado os cursos...

Inscrições abertas para cursos de elaboração de projetos culturais com foco no edital do Funcultura/Fundarpe e Lei Rouanet

A atividade de formação será realizada no município de Petrolina pela Melodia Produções e coordenação do produtor cultural Marcone Melo, por meio do incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

A Melodia Produções, em Petrolina, está com inscrições abertas, até o dia 28 de setembro, para os Cursos de Elaboração de Projeto Culturais. Serão ofertados dois cursos; um para elaboração de projetos culturais na área do Artesanato e outro para projetos direcionados à Cadeia Produtiva da Música. ..

Universidade Federal da Bahia: com palestras, exposições e livros, Enecult começa nesta terça (12)

 

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) promove, a partir desta terça-feira (12), o XIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult). O projeto é centro de discussões entre diferentes áreas do conhecimento no campo da cultura. O evento, aberto gratuitamente ao público, reúne palestras, exposições, feiras de artes, lançamentos de livros e apresentações musicais. Os minicursos, simpósios e relatos de experiência também dinamizam a programação, que dura até sexta-feira (15). ..

Juazeiro e Petrolina e a dívida cultural com a memória do poeta compositor Zé Marcolino

Pela sua importância na história da música brasileira, o Poeta Zé Marcolino, merecia mais de atenção das entidades culturais. Detalhe: os responsáveis pelo setor cultural de Juazeiro e Petrolina esqueceram nos últimos 30 anos desde que Zé Marcolino morreu de lembrar os frutos produzidos pelo compositor. Zé Marcolino morou nos anos 70 em Juazeiro, onde foi comerciante. Juazeiro e Petrolina tem uma dívida com a memória de José Marcolino.

No dia 20 de setembro de 1987 a voz de José Marcolino Alves  silenciava por ocasião da morte causada de acidente de carro próximo a São José do Egito, Pernambuco. Em Sumé, na Paraíba, Zé Marcolino nasceu no dia 28 de junho de 1930. Venceu os obstáculos da vida simples e quando teve oportunidade deixou o Rei do Baião...digamos "bestim com tamanha genialidade". ..

Feira de São Cristovão, o maior centro de tradições do nordeste, completa 72 anos

A Feira de São Cristóvão, conhecida também como Centro de Tradições Nordestinas, comemora este mês 72 anos, com a distribuição de um bolo de cinco metros ao público, na Praça dos Repentistas, no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, no Rio de Janeiro. Os primeiros movimentos que deram origem à feira começaram em 1945. Em 2003, o antigo pavilhão de eventos localizado em São Cristóvão, na zona norte do Rio, foi reformado pela prefeitura e transformado no Centro de Tradições, para onde a feira foi transferida.

Pela primeira vez em sua história, a feira tem uma mulher, ex-feirante, como gestora. A paraibana Magna Fernandes começou a vender no local aos 18 anos, em barracas de lona na rua. Hoje, com 35 anos de idade, ela enfrenta o desafio de administrar o espaço que reúne 700 barracas e cerca de 250 restaurantes, com produtos típicos das regiões Norte e Nordeste...

Feira Agroecológica terá participação de representantes do bioma caatinga

Será realizada em Brasília, a Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade. O evento acontecerá entre os dias 12 a 15 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) levará ao evento sabores e belezas da agricultura familiar, incentivando, assim, a comercialização dos produtos agroecológicos brasileiros e técnicas sustentáveis de produção. 

A estrutura da feira contará com 80 bancas que representarão os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Os expositores serão compostos 30% por agricultores familiares, 30% de povos indígenas e comunidades tradicionais, 30% são oriundos da reforma agrária e 10% que não necessariamente se encaixam em alguma dessas categorias. ..

Pesquisa em acervo fotográfico revela singularidades da cultura negra

Identificar as representações visuais do povo negro,  em suas diversidades e singularidades, para melhor entender a cultura de Pernambuco e do Brasil. Essa foi a proposta da pesquisa científica Fotografia e memória: as representações do negro na cultura Brasileira, desenvolvida pelo professor Emiliano Dantas no acervo fotográfico da Coordenação de Estudos da História Brasileira (CEHIBRA) da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). 

O projeto, desenvolvido ao longo de dois anos e com a participação de estudantes de Fotografia, resultou num artigo final com detalhes sobre a pesquisa amparada nas fotografias de Katarina Real (1927-2006) e que está disponível para consulta no Portal Cultura.PE...

Ademar Mariano, um baiano apaixonado pela história do rádio

O mês de setembro é dedicado ao rádio. O rádio foi patenteado pelo cientista e inventor italiano Guglielmo (Guilherme) Marconi, no início do século 20. A primeira transmissão oficial radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 de setembro. Todavia uma linha de pesquisa registra que a pioneira é a Rádio Clube de Pernambuco fundada em Recife no dia 7 de abril de 1919.

Apesar de sua reconhecida importância no Brasil, o Rádio tem sido objeto de poucas publicações. Nem mesmo a expansão dos cursos de graduação e a consolidação dos mestrados e doutorados modificaram de forma significativa essa situação. Na região do Vale do São Francisco, Ademar Mariano de Freitas, nasceu há 74 anos em Casa Nova, Bahia. Mora em Petrolina desde os 10 anos. Desde a infância é apaixonado por Rádio. Éle é merecedor de um capítulo a parte no quesito guardar a história do Rádio e contribuir com o conhecimento das novas gerações...

Fórum Nacional de Secretário lança o Manifesto e Campanha "Quero Cultura"

Reunidos na última semana na Biblioteca Nacional de Brasília, o Fórum Nacional de Secretários de Estado e Dirigentes de Cultura e o Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados lançaram o Manifesto e a campanha Quero Cultura. 

O manifesto, representando mais de 50 das maiores autoridades da gestão cultural do Brasil de todas as regiões, se coloca a favor do desenvolvimento cultural brasileiro e pela integridade do Ministério da Cultura. O atual Ministro da Cultura também recebeu o documento ao final do Encontro...

Secretaria Especial de Agricultura familiar lança edital para doação de 3.200 kits-feira

Promover a participação dos empreendimentos da agricultura familiar em feiras livres tem sido uma das principais estratégias da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) para criar oportunidades de geração de renda e agregar valor à produção. 

Com esse objetivo, a Sead lançou o edital simplificado de chamamento público para a seleção de empreendimentos da agricultura familiar ao recebimento da doação de kits-feira. A ideia é disponibilizar 3.200 kits que beneficiarão 320 organizações em todo o país. As inscrições seguem até o dia 29 de setembro. Confira aqui como participar da seleção. ..

Começa nesta sexta-feira (01), a Sonora Brasil Coco do Zambê do Sertão

Após passar por Triunfo, no Sertão do Pajeú, o projeto Sonora Brasil, realizado pelo Sesc, chega ao Sertão do Araripe e do São Francisco para apresentar o Coco de Zambê. No dia 1º de setembro, a Capela dos Santos Reis, localidade da Várzea do Meio, em Bodocó, recebe o grupo partir das 20h. No dia 2, é a vez do público de Araripina dançar ao som do Coco às 20h, no Lions Club. Em Petrolina, a apresentação acontece no domingo (3/9), no mesmo horário, no Teatro Dona Amélia. O acesso é gratuito ao público. 

O Coco de Zambê é encontrado principalmente no município de Tibau do Sul, litoral do Rio Grande do Norte. A manifestação cultural, de acordo com pesquisadores, chegou aos engenhos de cana-de-açúcar e colônias pesqueiras da região através de africanos escravizados...

Pronaf faz a diferença na produção de bananas na Bahia

Um dos símbolos da identidade brasileira, a banana é um alimento que representa muito bem a riqueza da nossa agricultura familiar. Tema de músicas e filmes, a fruta é um dos alimentos mais consumidos por habitantes que vivem nos quatro cantos do país. Altamente nutritiva e fornecedora de energia, a banana é plantada em diferentes regiões brasileiras, porém é no estado da Bahia que tal produção se destaca. As lavouras de banana no estado representam 21% da produção nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Na última safra (2016/2017), os agricultores familiares baianos foram os que mais acessaram financiamentos nas operações de crédito rural para investimento em bananas, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os dados da Matriz de Dados do Crédito Rural (MCR), na linha de investimento, indicam um aumento de 90% no número de contratos do Pronaf e de 52% no valor dos financiamentos em relação à safra anterior. ..

Começa nesta sexta-feira (01), a 1º Feira da Agricultura Familiar do Vale do Salitre

Começa nesta sexta-feira a 1ª Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre. Evento deve reunir cerca de 15 mil pessoas em programação que inclui apresentações culturais, exposições e palestras sobre agropecuária. Valorizar a identidade regional da comunidade do Salitre e promover as potencialidades econômicas da agricultura familiar. Esses são os principais objetivos da 1ª Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre, que será realizada entre os dias 1º e 3 de setembro, na sede do distrito de Junco, zona rural do município de Juazeiro. 

Hoje à tarde acontece a abertura oficial do evento, com apresentação cultural da ''Roda de Braço'', uma dança folclórica que ainda hoje é preservada, principalmente pelos moradores da comunidade de Lagoa do Salitre, onde as mulheres participantes dançam ao som de cantigas com temas ligados à vida dos ribeirinhos que foram repassadas por seus ancestrais. Em seguida, haverá coquetel e show de música...

Codevasf apoia 1ª Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre, no norte da Bahia

Valorizar a identidade regional da comunidade do Salitre, no norte baiano, e promover as potencialidades econômicas da agricultura familiar. Esses são os principais objetivos da 1ª Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre, que será realizada entre os dias 1º e 3 de setembro, na sede do distrito de Junco, zona rural do município de Juazeiro. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma das instituições apoiadoras do evento, uma iniciativa da União das Associações do Vale do Salitre (UAVS).

A comissão organizadora espera que, até domingo (3), cerca de 15 mil pessoas tenham visitado a feira. "Esse é um momento importante não só para os moradores, mas também para as demais regiões, que poderão prestigiar e conhecer um pouco mais da nossa história. Através dessa feira, fortaleceremos esse sentimento de pertencimento, valorizando, de fato, a nossa identidade regional" frisa o técnico em agropecuária do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e um dos organizadores do evento, Josemário Gonçalves da Silva...

Cantor Genival Lacerda ganha título de Patrimônio Cultural

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, o projeto que tornou o cantor e compositor Genival Lacerda Patrimônio Cultural da Paraíba. A proposta foi apresentada pela deputado estadual licenciado Tovar Correia Lima (PSDB). Foi levada em consideração, para a homenagem, a importância do artista para o Estado. O cantor, hoje com 86 anos, continua fazendo shows pelo Brasil afora. Ele contabiliza 70 discos gravados em 66 anos de carreira.

Para o autor da propositura, por onde passa, Genival Lacerda leva o nome do nosso Estado e do Nordeste, com todo o seu talento e irreverência. Nada mais justo que darmos uma homenagem em vida a esse grande artista que é um patrimônio do Estado da Paraíba”, afirmou Tovar. Genival Lacerda está com um novo trabalho no qual comemora a vitalidade da  carreira profissional, retratando toda a trajetória de sucessos...

Vereador solicita explicações da Secretaria de Esporte de Petrolina para os motivos de interdição do estádio municipal

O vereador Ronaldo Silva solicitou durante a reunião da Câmara Municipal, requerimento da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, para esclarecer os motivos que levaram a Federação Pernambucana de Futebol interditar o estádio Paulo Souza Coelho. A medida impediu que o time do 1 de Maio e o Petrolina participassem do Campeonato Pernambuco Série A2.

De acordo com o vereador, o diretor de Esportes, Rodrigo Galvão, deve uma explicação a sociedade petrolinense e em especial aos amantes do futebol. "O requerimento é para sabermos porque não mandaram os relatórios dentro do prazo pedido pela federação. O trabalho, investimentos, esforços dos dois times foram perdidos. A federação interditou o estádio e os pedidos de melhorias foram feitos desde o começo do ano. Então queremos saber os motivos da interdição. Falta de respeito com os desportistas", declarou Ronaldo...

O XV Festival de Música Educadora FM premiará músicos baianos


Há 39 anos a Rádio Educadora FM é um canal de valorização da música baiana e de propagação de produções de menor visibilidade nas rádios comerciais. Expoente dessa visão, o Festival da Educadora, que premia o trabalho de músicos baianos independentes ou residentes na Bahia, chega à sua décima quinta edição.

Com um montante de 62 mil reais em prêmios, o festival este ano conta com 288 inscritos em categorias distintas, totalizando 401 obras originais que estão sob avaliação da comissão julgadora, que selecionará entre elas 50 obras que irão ao ar na Educadora FM. "Para muitos, a maior conquista é ter a própria música tocando na rádio", afirmou o coordenador do Festival, Leto Vieira. Ele enfatiza que a importância do festival reside no estímulo à criatividade dos músicos baianos e possibilitando que o grande público os ouça...

Prefeitura de Juazeiro e UAVS promovem I Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre

Com o objetivo de promover o desenvolvimento das cadeias produtivas da agricultura irrigada e da caprinovinocultura da região do Salitre, a Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) em parceria com a União das Associações da Vale Salitre (UAVS), realiza de 01 a 03 de setembro, a I Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre. O evento acontecerá às margens do Rio Salitre, na sede do distrito do Junco, distante 30 km da sede.

Palestras, exposições, oficinas tecnológicas, cursos, vídeos educativos, apresentações culturais e informações técnicas, integraram a programação do evento. “O nosso objetivo é transformar o distrito do Junco em um centro de referência de produção e comercialização de produtos oriundos das cadeias produtivas da caprinocultura, ovinocultura e da agricultura familiar, agregando valor aos produtos”, explicou o organizador da feira e diretor de pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco)...

Seminário de Jornalismo Cultural do Vale do São Francisco acontecerá em setembro

Para promover o debate sobre o jornalismo especializado em cultura, será realizado em 19 de setembro o I Seminário de Jornalismo Cultural do Vale do São Francisco, no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Durante o evento, os estudantes Letícia Figueiredo e João Ramalho vão fazer o lançamento da revista “A Barca”, desenvolvida na disciplina de Estágio Supervisionado, do curso de Jornalismo em Multimeios. A produção da revista e o seminário têm o apoio do Departamento de Ciências Humanas e da Pró- reitoria de Extensão (Proex) da Uneb, por meio do edital 007/2017, de Incentivo à Produção...

I Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos no Vale do Salitre

 A I Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre vai acontecer de 01 a 03 de setembro,  às margens do Rio Salitre, na sede do distrito de Junco. A Feira é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) em parceria com a União das Associações do Vale do Salitre (Uavs).

O objetivo desta 1ª Edição é promover as potencialidades existentes no Salitre, apresentando a viabilidade da economia local com base na agricultura familiar praticada há centenas de anos pelas famílias ribeirinhas. A abertura do evento está prevista para as 17h do dia 01, com a chegada dos caprinos e ovinos para exposição e comercialização, com forte presença de animais sem raças definidas, o chamado "pé duro", uma vez que o melhoramento genético ainda é uma prática pouco explorada no distrito...