Foram encontrados 326 registros para a palavra: Cancer

HU-Univasf participará de mais uma edição do “Dia C” para combate ao câncer de pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, anualmente, o “Dia C - Dia de Combate ao Câncer de Pele”, oferecendo consultas ambulatoriais gratuitas para pacientes com suspeita da doença. Neste ano, o mutirão acontecerá no dia 01 de dezembro, das 9h às 13h, na Policlínica do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf).

Este é o terceiro ano de realização da ação em Petrolina-PE. Na última edição, foram atendidas cerca de 350 pessoas que passaram por consultas e procedimentos cirúrgicos para tratar as lesões. O projeto contará com a colaboração de dermatologistas e cirurgiões, além de residentes e estudantes de medicina da Univasf que trabalharão de forma voluntária...

Especialista do HDM/IMIP fala sobre o tratamento do câncer infantil oferecido no hospital

Nesta sexta-feira (23.11) celebra-se o Dia Nacional de Enfrentamento ao Câncer Infantil, e a oncologista do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, Michelle Ribeiro, aproveita a data para falar sobre o tratamento oferecido às crianças pela unidade materno-infantil.

“Na oncologia pediátrica do HDM nós prestamos assistência de suporte ao tratamento quimioterápico feito pela APAMI”, esclarece. Alguns tipos de cirurgia para leucemias e tumores sólidos (principais tipos de câncer infantil) também são feitas no hospital...

Oncologista alerta sobre prejuízos de boatos no tratamento do câncer

A vulnerabilidade, a falta de acesso a um atendimento de qualidade e a grande circulação de informações sem base científica têm prejudicado o tratamento do câncer. O alerta é feito pela psicooncologista Luciana Holtz, fundadora de uma organização, a Oncoguia, que se dedica a prestar informações de qualidade aos pacientes.

Segundo ela, terapias alternativas, que não têm qualquer comprovação científica mas que prometem milagres, têm circulado com muita velocidade e podem atrasar ou mesmo fazer com que haja desistência de tratamentos...

Ministério esclarece direitos dos trabalhadores com câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em 2017, 6.149 trabalhadores foram afastados do trabalho em decorrência do desenvolvimento da doença. Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta para o registro de 68.220 novos casos em 2018.  

Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, esse tipo de câncer é o quarto tipo mais comum. O Ministério do Trabalho adere à campanha Novembro Azul, dedicado à prevenção e tratamento do câncer de próstata, e esclarece sobre os direitos dos trabalhadores diagnosticados...

Estudo relaciona 12% das mortes por câncer de mama ao sedentarismo

Uma pesquisa publicada na revista Nature e que contou com a colaboração do Ministério da Saúde revela que uma em cada dez mortes em decorrência de câncer de mama no Brasil – cerca de 12% – poderiam ter sido evitadas com a prática de atividade física regular. De acordo com a pasta, os números mostram que, em 2015, 2.075 mortes poderiam ter sido evitadas se as pacientes realizassem pelo menos uma caminhada de 30 minutos ao dia cinco vezes por semana.

Segundo o ministério, um dos fatores que causam o câncer de mama é o excesso de estrogênio no organismo, que pode levar à formação de mutações e carcinogênese estimulando a produção de radicais. A pasta destacou que a atividade física, por sua vez, diminui o estradiol e aumenta a globulina de ligação a hormonas sexuais, provocando uma redução de circulantes inflamatórios e aumentando as substâncias anti-inflamatórias...

IF Sertão-PE leva música para as crianças em tratamento de Câncer no Hospital Dom Tomás/Apami

Doces e salgados era algo que a Dayany Medrado não podia nem pensar em comer, mas nesse Dia das crianças, essas deliciais estão liberadas pelos médicos. Ela e outras crianças, que fazem tratamento contra o câncer no Hospital Dom Tomás/ Apami, em Petrolina estão não fase final do tratamento, e já podem comemorar o presente que é ter, aos poucos, de volta, a saúde e uma vida normal.

Atualmente 53 crianças estão em tratamento contra o câncer no Hospital Dom Tomás/ Apami. O Grupo de Trabalho de Imunização do hospital formado por psicólogos, assistente social, nutricionista, além de voluntários, oganizaram uma festa para o Dia das Crianças com mesa de doces, palhaços e muita alegria...

Prefeitura intensifica combate ao câncer de mama durante o 'Outubro Rosa' em Petrolina

O mês de combate ao câncer de mama - conhecido como 'Outubro Rosa' - chegou, e com ele, uma programação especial da prefeitura de Petrolina que visa conscientizar sobre a prevenção ao câncer mais frequente em mulheres. As ações serão desenvolvidas pelas equipes das unidades de saúde do município, que farão palestras, rodas de conversa, exames preventivos (papanicolau), testes rápidos para HIV e sífilis e atividades físicas.

De acordo com a gerente do Núcleo de Educação e Saúde, Lorena Ferraz, os eventos irão destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. "Quando o câncer de mama é descoberto no início, as chances de cura são grandes. Por isso, é importante que as mulheres façam o autoexame das mamas e procurem cuidar da saúde. Com os eventos nas unidades, temos o objetivo de chegar a um número maior de mulheres da comunidade, então, convidamos a todas a participar das ações que são momentos de esclarecimento", diz...

SESAU emite nota oficial sobre paciente com câncer

Após divulgarmos uma nota onde a deficiente visual, diabética e que realiza tratamento contra um câncer de mama em Salvador. A juazeirense Luciene Nunes de Lima Santos na oportunidade (VEJA AQUI) desabafou sobre sua insatisfação contra a Secretaria Municipal de Saúde. Veja nota abaixo na íntegra:

"A Secretaria Municipal da Saúde informa que o Hospital onde a paciente Luciene Nunes de Lima faz o tratamento em Salvador só libera agendamento a cada seis meses e a agenda para marcação só deverá ser aberta em outubro. A SESAU informa ainda que disponibiliza uma profissional na capital para agilizar as marcações e que ela já esteve diversas vezes no Hospital Aristides Maltez, mas a informação que obtém é de que não o agendamento não está aberto e que terá que aguardar.

A SESAU está empenhada no caso da paciente Luciene e tão logo surja a vaga a paciente terá assegurada a ida para realizar a consulta em Salvador. A atenção da SESAU é prioritária não só neste caso como no dos demais pacientes que utilizam o serviço para Tratamento Fora de Domicílio, mas infelizmente não depende somente dos esforços municipais o cumprimento do atendimento". ..

Setembro também é o mês de conscientização sobre o câncer de intestino

Setembro é um mês de várias cores, de acordo com o calendário da saúde. O amarelo representa a prevenção ao suicídio, e o verde faz referência à campanha nacional de doação de órgãos, assim como promove um alerta sobre o câncer de intestino – o segundo que mais mata no mundo. 

Sobre este último, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) traz algumas informações. “No Brasil, o câncer de cólon e reto [intestino] é menos frequente apenas que os tumores de próstata e mama, mas ainda é pouco conhecido pela população. Por isso a necessidade de esclarecimento”, ressalta a coloproctologista, Bruna Spíndola. ..

JUAZEIRO: PACIENTE QUE LUTA CONTRA CÂNCER DE MAMA RECLAMA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Deficiente visual, diabética e realizando tratamento contra um câncer de mama em Salvador a juazeirense Luciene Nunes de Lima Santos, moradora da rua Harmonia e Amor, bairro Jardim das Acácias, procurou a nossa reportagem para desabafar a sua insatisfação contra a Secretaria Municipal de Saúde, mais especificamente contra a Casa Abrigo na capital baiana que recebe os pacientes do TFD – Tratamento Fora de Domicílio.

“Dia 26 de março fiz a última consulta em Salvador e a médica botou o retorno agora para setembro, mas eu teria que realizar o exame em junho no Aristides Maltez, cheguei na Secretaria de Saúde e eles não liberaram a passagem e disseram que eu tinha que fazer o exame aqui. Fiz, não sei nem se a médica vai aceitar, vou perder o retorno porque colocaram uma moça lá para marcar as consultas e ela alega que não está conseguindo e dizem que só tem vaga em outubro” explicou a denunciante...

Hospital de Amor inaugura casa de apoio a pacientes em tratamento de câncer infantojuvenil

A distância dos grandes centros urbanos pode dificultar ou até mesmo impedir que famílias prossigam com o tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Sempre à frente da luta para transformar essa realidade, o Instituto Ronald McDonald e o Hospital de Amor inauguraram na última terça-feira, 18 de setembro, uma das maiores casas de apoio do Brasil, em Barretos, interior de São Paulo.

A casa de apoio, intitulada "Lar de Amor", está ligada ao Hospital de Amor Barretos, que recebe mais de 14 mil novos casos da doença por ano. Em 2017, foram realizados 880.620 atendimentos, sendo 171.454 pacientes vindos de 2.107 cidades de todos os estados do país. Na unidade infantojuvenil foram registrados mais de 27 mil atendimentos. Por dia, são realizados cerca de 150 atendimentos a crianças e adolescentes. ..

Câncer no Brasil pode aumentar em 78% nos próximos 20 anos

O câncer avança e 18,1 milhões de novos casos serão registrados em 2018 no mundo, com um total de 9,6 milhões de mortes. Os dados foram publicados nesta quarta-feira (12/9), pela Agência para a Pesquisa do Câncer, entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

O levantamento alerta que, se nada for feito, as incidências vão atingir 29,4 milhões de novos casos em 2040, uma expansão de 63% nos próximos 20 anos. A mortalidade deve subir de 9,6 milhões de pessoas hoje para 16,3 milhões em 2040. ..

Setembro é o mês de conscientização e prevenção do câncer infantojuvenil

A médica oncologista Janaina Jabur, da Aliança Instituto de Oncologia, explica que o tipo abrange os cânceres que afetam as células sanguíneas, do sistema nervoso e os tecidos de sustentação do corpo, como as leucemias, linfomas e tumores do sistema nervoso central. O Setembro Dourado visa chamar atenção da população para o combate e prevenção ao câncer infantojuvenil, que é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

São esperados 12.500 novos casos de câncer infantojuvenil para o biênio 2018/2019, em crianças e adolescentes de até 19 anos. A médica oncologista Janaina Jabur, da Aliança Instituto de Oncologia, explica que esse tipo da doença engloba neoplasias que afetam geralmente as células do sistema sanguíneo, nervoso e ainda os tecidos de sustentação. "São vários tipos de câncer, sendo os mais comuns: leucemias, linfomas e tumores do sistema nervoso central", exemplifica a médica...

"Agressivo é o preconceito": mulheres com câncer rebatem crítica ofensiva de ex-diretora de colégio de Brasília

Na última segunda-feira (30/07), uma notícia preconceituosa chocou os brasilienses. A freira e até então diretora do Colégio Notre Dame de Brasília, irmã Loiva Urban sugeriu que a mãe de uma menina em tratamento do câncer cobrisse a cabeça porque sua imagem era "agressiva a sociedade", por estar careca, sem lenço ou peruca.

Atualmente Carol Venâncio Duarte, mãe de uma então aluna da escola mencionada, luta contra a doença e, por isso, perdeu todo o cabelo. Diante do fato, nesta sexta-feira (3), as mulheres da ONG Vencedoras Unidas criaram a campanha "Agressivo é o Preconceito"...

MASTOLOGISTA DO IMIP FALA SOBRE AUMENTO DOS CASOS DE CÂNCER DE MAMA EM MULHERES ABAIXO DOS 40 ANOS

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), houve um aumento de casos de câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos. Em entrevista recente ao programa Bom Dia Pernambuco, da Globo, a coordenadora do serviço de Mastologia do IMIP, doutora Isabel Pereira, explicou que um dos principais problemas para o enfrentamento à doença é de que ainda não é possível saber o que causa o câncer de mama.

"Na verdade, não se sabe a causa, mas a gente sabe que 6% dos cânceres de mama ocorrem abaixo dos 40 anos. E talvez essa porcentagem seja ainda maior", alertou a especialista, acrescentando que o aumento de pesquisas na área busca entender justamente o que causa a doença. ..

Hospital Regional de Juazeiro adere a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

A direção do Hospital Regional de Juazeiro informa que a partir do dia 23, a equipe do ambulatório da unidade, das 7 às 13 horas, realizará o agendamento de consulta para pacientes que apresentam nódulos na cervical, na tireoide, ferida da boca que não cicatriza, rouquidão persistente há mais de 15 dias e dentre outros sintomas.

Já no dia 27, os pacientes serão avaliados pela especialista Cibelle Coelho, que investigará a suspeita de câncer de cabeça e pescoço. A ação é em comemoração ao Julho Verde, Campanha Nacional de prevenção do câncer de cabeça e pescoço. No dia 27, também terá demanda espontânea para aqueles pacientes que não agendaram previamente...

HU-Univasf inicia mutirão de atendimentos para prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) aderiu à campanha nacional Julho Verde e oferecerá durante todo o mês consultas e cirurgias de cabeça e pescoço.  A abertura do mutirão aconteceu anteontem (03), na Policlínica do hospital. Os serviços são destinados aos pacientes que possuem nódulos ou tumores e estão aguardando na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para passar por uma avaliação de um especialista ou realizar o procedimento cirúrgico. 

No primeiro dia da ação, 30 pessoas de diversos municípios da região foram atendidas, como a dona de casa Iolanda Santos Pereira (40) natural de Filadélfia-BA localizado a 163km de Petrolina-PE. A paciente contou que desde o mês de abril aguardava uma vaga para passar por um cirurgião de cabeça e pescoço. “Me colocaram na fila de espera de um hospital em Salvador, mas não tinha previsão de nada.  Graças a Deus fiquei sabendo do mutirão, agendei a consulta e já passei pelo médico. Estou muito aliviada, foi maravilhoso”, disse...

Roberto Carlos sugere criação do Hospital do Homem com o objetivo de combater o câncer de próstata na Bahia

Com o objetivo de combater o câncer de próstata na Bahia, o deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou projeto de lei autorizando o Poder Executivo a criar e implantar o Hospital do Homem em Salvador, um centro de referência especializado em saúde do homem.

Para o pedetista, a unidade deve reunir especialidades médicas como Andrologia e Urologia, além dos núcleos de alta resultabilidade (check-up) e de ensino e pesquisa, incluindo o Departamento de Patologias da Próstata dividido em dois setores: diagnóstico e tratamento das DSTs, prostatites (infecções da próstata causadas por bactérias e vírus) e prevenção do HIV e HPV; e tumores (câncer e hiperplasia benigna da próstata). “O Hospital contará ainda com uma área de Urologia, com profissionais de Nefrologia (hipertensão renovascular e transplante renal), Endocrinologia, Neurologia (disfunções da vesícula, uretrais e incontinência urinária) e urologias geriátrica e plástica)”, declara...

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega a Itapé

Começa nesta sexta-feira (15) em Itapé, Região de Itabuna, a ação do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Programa itinerante da Secretária da Saúde do Estado (Sesab) vai realizar mamografia, exame que detecta precocemente casos de Câncer de mama, em 636 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos deste município.

A unidade móvel, dotada de mamógrafos de última geração, estará estacionada na Praça Fenelon Santos, nas proximidades do Posto Central, no período de 15 a 20 deste mês. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7 da manhã e prossegue até 18h...

Forró do Beco acontece nesta quinta-feira (07) e pretende ajudar Movimento Contra o Câncer

Nesta quinta -feira (7), a partir das 19h, será realizada a 16ª Edição do 'Forró do Beco' na Arena do Iate Clube em Petrolina. A festa tem o objetivo de arracadar dinheiro para contribuir com o Movimento Contra o Câncer (MCC) que atua em parceria com o centro de oncologia da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) no tratamento complementar dos pacientes.

Entre as atrações da festa está o sanfoneiro Targino Gondim, parceiro da ação social desde a primeira edição, além dos artistas Nádia Maia, Adãozinho de Rajada, Dudu do Acordeon e Maciel Melo, que  animarão a festa solidária...