Foram encontrados 2104 registros para a palavra: artigo

Artigo: Juazeiro e a Limpeza Urbana

A Cartilha de Limpeza Urbana (disponível em http://www.ibam.org.br/media/arquivos/estudos/cartilha_limpeza_urb.pdf), elaborada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Urbana (CPU) do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) em convênio com a Secretaria Nacional de Saneamento (SNS) – Ministério da Ação Social (MAS) – apresenta uma importante contribuição à qualidade da prestação do serviço de limpeza urbana pelo Poder Público Municipal, com orientações destinadas ao treinamento e desenvolvimento de pessoal para as múltiplas tarefas de planejar, organizar e operar serviços de limpeza urbana, bem como trazendo conceitos e expondo modos de estruturação das tarefas.

De acordo com a cartilha, dentre os serviços de limpeza urbana está a varrição ou varredura, que é a principal atividade de limpeza de logradouros públicos. A cartilha propõe um plano de varrição, apresentando a conservação como um tipo de varredura que é, em geral, implantada nos locais com grande circulação de pedestres, a exemplo de áreas centrais das cidades, setores de comércio mais intenso, pontos turísticos; além de apresentar itens específicos para a limpeza de outros locais, como praias, feiras...

ARTIGO - ILHÉUS! BELEZA TRIGUEIRA! (ANIVERSARIANTE)

Majestade do fruto de ouro, Cacau! Nicho das esculturadas morenas frajolas de elegância faceira, grapiúnas que estimulam a libido a qualquer celibatário ou mesmo um caxumbento de frequentes complicações nos quimbas (testículos).

Cidade de um produto de efeito afrodisíaco, chocolate, mais poderoso que beijo, conteúdo de grande fertilidade. Alimento, portanto, promovedor de apetite sexual também dos deuses...

ARTIGO - QUEM É O CULPADO?

Em nossa região o Rio São Francisco é agredido e poluído pelas grandes empresas, pelos condomínios de luxo que se instalam às margens do rio despejando seus poluentes sem serem tratados.

Uma garrafa de pet que é deixada às margens do rio polui e não deve ser deixada, mas quem são realmente os culpados pela poluição do Velho Chico em nossa região?..

ARTIGO - Violência contra a mulher: disque 180

Em virtude do aumento nos casos de violência contra a mulher, cada vez mais divulgados pela mídia, torna-se relevante trazer um pouco sobre este tema que merece mais atenção e deve ser informado a todos, mulheres e homens.

Define-se a violência contra as mulheres como “qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado”.  A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) é a principal legislação brasileira para enfrentar a violência contra a mulher. Lei importante, pois de acordo com a Organização Mundial de Saúde, quase metade das mulheres assassinadas são mortas pelo marido ou namorado, atual ou ex. Pelo menos uma em cada três mulheres apanham, são violentadas ou forçadas a manter relações sexuais em algum momento de sua vida. No Brasil, uma mulher é espancada a cada 15 segundos...

ARTIGO – A CRISE NACIONAL E O FEIJÃO

Em tempos de crise política e econômica, é mais do que natural que a tendência das reações emotivas e o grau de preocupações das pessoas, em geral, são fatores que convergem para abalar o nível de confiança, alterando, assim, as expectativas positivas quanto ao futuro, o qual se apresenta cada vez mais incerto.

A recessão econômica em um país provoca estragos de grandes consequências à sua população, às vezes irremediáveis, desestruturando as famílias e produzindo dramas pessoais de grande intensidade, principalmente quando motivados pelo desemprego. Esse é o momento mais cruel e que deixa o chefe de família literalmente impotente, porque dele depende o sustento das despesas da casa, como alimentação, saúde, educação, transporte, moradia, além daquelas extras e imprevisíveis. O abatimento e a frustração, nessas circunstâncias, conduzem profissionais qualificados e de formação a se submeterem ao subemprego, porque o grau da responsabilidade familiar fala mais alto do que as vaidades individuais...

ARTIGO – UMA JUVENTUDE DESENCANTADA!

O nosso querido Brasil é um país relativamente jovem, não só no seu tempo de descoberto (516 anos), mas, sobretudo, por uma população marcada pela presença acentuada de 89,2% de jovens, considerando-se a faixa etária até 59 anos. Nas últimas décadas vem se registrando um notável crescimento no número de idosos - 60 anos de idade ou mais -, em decorrência da queda nas taxas de mortalidade e natalidade, e aumento da expectativa de vida. Segundo estudos do IBGE o país tem em torno de 10,8% de idosos (2014), mas com expectativa de chegar a 26,7% em 2060.

Para uma nação cheia de jovens e de esperanças num futuro cada vez melhor, esse é um perfil animador e que não permite que a pátria amada fique “deitada eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo”, assistindo à passagem do trem da história conduzindo o progresso e o desenvolvimento... Mas, a ação motivadora da população jovem, cheia de pujança e energia, voltada ao crescimento e às novas conquistas não somente pessoais, mas, sobretudo, pela sociedade do seu país, haverá de consolidar essa expectativa...

Artigo - A luta de classe e a representação politica

 
Durante a mobilização paredista dos policiais e bombeiros militares baianos no ano de 2001, vivemos na pele a falta de representantes políticos. Foi um momento muito importante para toda classe, porém muitos foram duramente punidos. Quando não demitia sumariamente, o comandante geral a serviço do governo destilava o seu ódio contra as praças, muitos foram transferidos para os lugares mais distantes do estado. Uma forma cruel e desumana de tratar quem simplesmente lutava pelos os seus direitos.
 
As últimas eleições para deputado estadual e federal um fenômeno claro: cada vez mais policiais são eleitos para as assembleias legislativas nos estados e para a Câmara Federal. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, iniciaram o mandato em 2015 cerca de 15 deputados estaduais e 40 estaduais são policiais, que de algum modo atuaram discutindo polícia e segurança pública. É um sinal claro de que há uma mobilização entre os integrantes da categoria visando defender seus interesses.
 
Durante o processo de elaboração da atual carta política do país e no período que antecedeu às suas primeiras emendas, em 1993, as Policias Militares e os Corpos de Bombeiros tiveram seus interesses seriamente ameaçados, o que deu origem ao início de movimentos em defesas dessas instituições.  Nesse contexto surge varias associações em defesa dos policiais e bombeiros militares. Nessas ações ficou evidenciada a necessidade dessas instituições contarem com representações políticas nas casas legislativas de todos os níveis.
 
Com o passar do tempo, essa necessidade foi percebida pelos dirigentes das Associações representativas de classe dessas corporações, e absorvida também pelo espírito de cidadania dos policiais e bombeiros militares, que teve um grande impulso com o advento da Constituição atual. Levadas por esse sentimento, as Associações de policiais foram se articulando e criando entidades nacionais, na busca de criação de meios de pressão política na luta em defesa dos seus interesses.
 
Dessa forma, teve início um processo de politização desses profissionais e uma busca cada vez maior pela ocupação de espaços políticos nas esferas Municipal, Estadual e Nacional. Nas eleições realizadas ao longo desse tempo, policiais, do serviço ativo e da reserva, foram eleitos para os Cargos de Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais e Federais, em todo país. 
 
Em grande parte das policiais brasileiras há um sentimento de abandono entre os policiais em relação as suas necessidades trabalhistas. Às vezes faltam condições básicas e segurança para as realizações das missões. 
 
Para entender que há uma luta de classes na polícia brasileira. Um exemplo bem simples: existe um grupo formado por pessoas do alto escalão das policias (oficiais e delegados) com o lobby muito bem articulado no congresso e que não tem o menor interesse nos avanços da segurança pública. Esse grupo necessita desse lobby para garantir a manutenção de poder dentro do sistema atual, visto que para superar as contradições apresentadas por esse modelo vigente, é necessário que se mude as estruturas de poder dentro das corporações.
 
Existe um abismo salarial entre os cargos ocupados pelos oficiais e os ocupados pelas praças. Isso se dar pela ausência de um plano de carreira para as Praças, por isso defendemos a carreira única. Que o ingresso na corporação seja através do posto de soldado e ao longo do tempo sendo promovido ao último posto, que é o de coronel, habilitado para comandar a corporação. 
 
Por fim, somente através da representação politica, com escolhas bem definidas dos seus representantes, com discussões e organização politica, os policiais e bombeiros militares, assim como outras classes sociais e profissionais terão vez e voz nas decisões das politicas públicas.
 
Enio Silva da Costa
Sgt BM e Diretor da ASPRA/Juazeiro
..

Artigo - Proibidos de discutir o Brasil

Roberto Malvezzi (Gogó)

Estamos presos há quase dois anos pelo processo de golpe à democracia instaurado no Brasil. Nesse período discutimos fartamente a monumental hipocrisia da corrupção e ficamos proibidos de discutir questões fundamentais que afetam a vida de toda a população brasileira...

ARTIGO – UM SUBMUNDO ASSUSTADOR!

São muitas as estratégias maquiavélicas que estão sendo articuladas pela classe política, com o objetivo de conter as eficientes ações da Operação Lava-Jato. Mas, eles já receberam um claro aviso que nada vai detê-la, doa onde doer. 

Enquanto a Oposição ao PT, até recentemente sorria feliz porque via que a Situação petista era o alvo principal dos escândalos, os quais pavimentavam a estrada que poderia reconduzi-la ao poder, os que então ocupavam esse mesmo poder exibiam um sorriso amarelo se vangloriando de que era graças a eles que a Polícia Federal e o juiz Sérgio Moro estavam investigando e prendendo os corruptos, como se desejassem que isso efetivamente ocorresse. Para usar uma expressão corrente, "me engana que eu gosto", visto que esse era um discurso tático e mentiroso!..

Artigo - A Cultura do Cinismo

Não vou nem perder meu tempo tentando conceituar o que seja cinismo, julgo que seja um conceito complexo de mais para quem gosta de Funk com sua cultura erudita. Se porventura Antístenes de Atenas tivesse sido algum destes funkeiros sem cérebro, talvez fosse conhecido, TALVEZ!

Como a moda agora é a caracterização de novos conceitos espúrios, pois tentarei contribuir na construção de mais um conceito, que é: “A Cultura do Cinismo”. Ou seja, dos sem vergonha na Cara, dos Depravados, dos Imorais, dos sem Deus, dos sem Caráter. Frases do tipo como: “Danço Funk sem Calcinha, e a Buc.... continua sendo minha” isso é de uma IMORAL sem precedentes é vergonhoso, isso não é protesto é uma falta de sensibilidade moral. Porém, é esse tipo de comportamento que foge da minha compreensão...

ARTIGO - QUALIDADE DE LENI

Dr. Carlos Augusto Cruz

Médico e Advogado..

ARTIGO - O MONSTRO FOI ESCULPIDO NO MACHADO, O GOLPE ESTÁ NU.

Gilberto Santana

 É meus amigos, o dito popular diz que: “O risco que corre o pau corre o machado”. É exatamente o Machado da Transpetro, nosso Sérgio Machado, que com suas revelações está derrubando esse pau que se configurou em golpe. Só um Machado pra colocar em risco os cara-de-pau. Um Machado sem Cunha pode soltar o cabo causando enorme estrago, já um Machado com cunha, bem acunhado e afiado há muito o que Temer. Seus golpes podem derrubar mais do que se pretendia...

ARTIGO: Educação Pública é obrigação, Presidente interino!

Comprovado está na história que os Estados Nacionais que mais se desenvolveram do ponto de vista cultural e socioeconômico, foram exatamente aqueles que tiveram a preocupação elementar em educar seu povo. Não existe paralelo na história que comprove o contrário de tal afirmação. Aonde houve movimentos nesse sentido e homens de coragem capazes de convencer aos demais para financiar a Educação Pública, a prosperidade cultural e socioeconômica se tornou na prática fato absoluto.

No Brasil durante toda a sua história sempre houve homens e mulheres que tiveram a preocupação em convencer os responsáveis pela educação promovida pelo Estado em melhorar todo esse processo, considerando exatamente isso, que o Estado somente cresce e prospera quando se educa seu povo. Não se pode apenas educar nosso povo para ser massa de manobra de alguns iluminados do mundo do trabalho, ou apenas para ser assalariado moderno que sofre os mesmos horrores do tempo da escravidão, sem o chicote e os pelourinhos.

Hoje existe muita discussão estérea em relação a quantidade ou porcentagem de recursos do Estado para a educação, sem nenhuma decisão concreta. Se de fato houvesse uma preocupação mais séria que chegasse a uma conclusão concreta sobre a quantidade de dinheiro público para educar as novas gerações, com certeza em pouco tempo estaríamos entre os países mais ricos do mundo, porque o povo brasileiro é diferente de todos os povos do mundo, é o povo mais solidário do planeta...

ARTIGO – OS MISTÉRIOS PARA REDUZIR MINISTÉRIOS!

A cada dia que passa nota-se que ganhou novo sentido a reação das pessoas diante das edições dos jornais televisivos, ao reproduzirem notícias e imagens que falam dos milhões desviados pela corrupção generalizada, insana e insaciável, sem falar nos assaltos com mortes banalizadas pelo simples prazer de matar e não dar em nada. E o resultado de tudo isso são reações de tristeza, vergonha e uma forte desesperança!

O diálogo, mesmo sem as pessoas se conhecerem, logo se encaminha para a troca de questionamentos e expressões de revolta: “cada golpe, só se fala em milhões de reais!”, "viu quanta maldade e ódio?", "onde esse nosso país vai parar?", e o desabafo final: "cadeia neles!", e tantas outras expressões!..

Artigo - Crenças Limitantes: o inconsciente que te leva ao fracasso

Durante mais de 10 anos da minha vida, em que gerenciei empresas, administrei finanças empresariais, e principalmente lidei diariamente com desenvolvimento profissional de líderes e liderados, sempre levei comigo uma dúvida que despertava minha curiosidade, e ao mesmo tempo, alimentava o meu desejo de realizar os sonhos de carreira de muitos profissionais e de alcançar o sucesso de negócios de clientes empreendedores: Por que algumas pessoas obtinham o sucesso e outras fracassavam?

Sim! Por que algumas pessoas tinham sucesso em tudo que faziam, levavam uma vida profissional feliz e assumiam as rédeas de seu sucesso, enquanto outras sempre fracassavam, e estavam em constante penúria; esbanjavam tristeza, angústia, além de palavras, gestos e formas negativas de agir e pensar? Antes de falar sobre a causa disso tudo, tenho como compromisso falar um pouco sobre minha experiência.Durante alguns anos no início da minha carreira, enfrentei um grande desafio que me impedia de viver meus sonhos e alcançar meus objetivos mais desejados, principalmente os profissionais. Passei um longo tempo sendo infeliz na empresa em que trabalhava e, mais insatisfeito ainda com a remuneração que recebia. E esta infelicidade profissional, não me deixava enxergar outros horizontes de crescimento na carreira, e o pior não me permitia que visse que apenas eu mesmo era o responsável pelo meu insucesso, e não outras pessoas como líderes, colegas e até mesmo a empresa em que eu trabalhava, como eu comumente argumentava em minhas justificativas pelo meu fracasso profissional...

ARTIGO - O ANSEIO DOS DESESPERADOS

Ao mesmo tempo em que contesta qualquer divergência com a direção estadual do PTC – Partido Trabalhista Cristão, ou apoio a qualquer pré-candidatura a prefeito de outras legendas neste momento, a pré-candidata Telma Marineide resolveu escrever artigo sobre o assunto e encaminhou ao Blog. Confira:

Tenho observado a obsessão pelo poder e ao mesmo tempo a indiferença pelas necessidades prementes de nosso povo e de nossa terra: Juazeiro...

ARTIGO - CONGRESSO MICROCEFÁLICO!

O desmoronamento do petismo é fruto de uma alopração desmantelada, governo suicida da timoneira presidente afastada Dilma Rousseff, que dinamitou, arrombou as contas públicas, sendo mais de 170,5 bilhões de reais, 2.75% do Produto Interno Bruto (PIB) - auditoria recente – a qual afastada por impeachment legal. O Congresso Nacional está também com uma turbulência legislativa no governo interino de Michel Temer, que urge findar tal feiura.

O epicentro sísmico político com maior intensidade é na Câmara dos Deputados que parece enxame de abelhas africanas assanhadas, agressivas, havendo episódios inusitados, tétricos, em que o Presidente do Parlamento se envulta e some, dando assento a outra “alma” no perereco legislativo...

Artigo - Das contradições políticas dos tempos atuais

Fui convidado por alguns amigos a prestigiar um evento do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Juazeiro-BA, ocasião onde seriam apresentados à comunidade os pré-candidatos ao cargo de chefe do Executivo Municipal. Estava eu sem fazer nada, resolvi participar desse momento importante para os rumos da minha cidade.

O fato é que estava indo tudo normal, seguindo o protocolo. A militância seguia ativa como sempre, a plateia – um misto de políticos, funcionários, amigos, familiares, curiosos, entusiastas, gente contra e a favor do governo – parecia aquelas de festival de música: muita animação, gritos e aplausos, principalmente no momento da fala do pré-candidato preferido de cada grupo...

ARTIGO: Para que serve a liberdade de expressão, então?

Vejo hoje várias matérias em vários meios de comunicação brasileiros que a ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, quer que a presidente afastada "politicamente", Dilma Rousseff, ofereça obrigatoriamente explicações sobre seu discurso de que foi vítima política de golpe. Ou seja, ela deve explicar o que significa a palavra "golpe" que sofreu dos puros e dos santos 367 deputados federais que desrespeitando quase 54 milhões de cidadãos brasileiros, que escolheram deixar Dilma governar democraticamente por mais quatro anos, afastaram ela antes mesmo de qualquer julgamento de contas da parte do Tribunal de Contas da União.

Fiquei extremamente preocupado! Mas pode ser que minha preocupação seja resultado de minha própria ignorância do papel que deve exercer o judiciário brasileiro em relação ao direito da liberdade de expressão como garante a Constituição Federal. Pode ser realmente que eu seja um ignorante e esteja aqui omitindo opinião resultado da minha própria ignorância, mas não posso compreender como uma ministra da mais Alta Corte brasileira ouvindo um grupo de deputados que não gostam de ser chamados exatamente do são, golpistas, ignora e viola o inciso IV do artigo 5º. da Constituição de 1988, de acordo com o qual "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"...

ARTIGO - PARA CONTINUAR EM BOAS MÃOS...

É, caríssimo e sagaz leitor, acreditemos por força do hábito otimista em um sim, que nós eleitores, escolhamos sem urubuservância de gênero-raça-cor-classe social para a Câmara Municipal e para o Executivo, as pessoas certas para os lugares certos.

Atributos moralistas, éticos, idôneos e humanos, leitor, são condições inexoráveis para que persistamos na querência da mudança, do movimento social que deu, está dando e dará muito mais acertos por doravante e doravante. É, sô mesmo um retado, iniciei de forma supimpa! Vou que vou logo lembrando a algum desavisado que nessa parada cronical deixarei de lado, por enquanto, os coxinhas incautos, amargos, tacanhos, que permeiam aos podres ventos a oposição ao prefeito Isaac Carvalho e, por tabela sinistra, à presidente Dilma e ao futuro presidente Lulinha, Paz e Amor. O dos pobres...