Foram encontrados 268 registros para a palavra: A UNEB

Mesa sobre 15 anos do curso de Jornalismo da UNEB e 20 da UESB, marca primeiro dia do Intercom Nordeste 2018

A tarde do primeiro dia de atividades do Intercom Nordeste 2018 foi marcada por discussões sobre experiências profissionais, educação e comunicação, apresentações de trabalhos científicos e uma mesa em comemoração aos 15 anos do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A mesa também comemorou os 20 anos do curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). 

A mesa comemorativa contou com a participação dos professores da UNEB, Fabíola Moura e João José Borges, dos professores da UESB, Danilo Duarte e José Duarte, e da jornalista Helen Campos. Durante a conversa, os professores da UNEB destacaram a estrutura inicial do curso e as conquistas ao longo do tempo, como a Web TV Universitária e o programa de rádio Eufonia, que é veiculado há 12 anos ininterruptos em seis emissoras de rádio da região.  O quadro de disciplinas teóricas e críticas, que não limitam o curso ao aspecto técnico, também foi um ponto ressaltado pelo professor João José Borges. Emocionado, o professor José Duarte destacou a história da UESB e a implantação do curso de Comunicação Social – Jornalismo no Campus de Vitória da Conquista. ..

LIVRO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DO SERTÃO NA MÍDIA SERÁ LANÇADO NA PRÓXIMA SEXTA, NA UNEB

A professora, jornalista e pesquisadora Fabíola Moura lançará, no próximo dia 6, sexta, seu livro intitulado “O Sertão que a TV não vê: o Jornalismo Contextualizado com o Semiárido Brasileiro”. O lançamento ocorrerá às 18h na biblioteca do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia, campus III, em Juazeiro.

Fabíola Moura já atuou como repórter e hoje é professora do curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb, trabalha na produção da TV Caatinga, além disso, tem pesquisas relacionadas a representação do Semiárido brasileiro pela mídia e propõe uma forma diferente de pautar esses territórios, mostrando suas riquezas e potencialidades ao invés de um ambiente seco, pobre e hostil. Sua obra tem o mesmo objetivo: “é um livro que propõe uma outra reflexão sobre a forma que enxergamos (ou que nos fizeram enxergar) o Semiárido. E mais, uma obra que já exercita um olhar para as viabilidades desses territórios e para nós mesmos, uma vez que nos provoca para ver o que a maioria não atentou ainda”, conta Fabíola Moura sobre seu livro...

‘MEU NOME É NEGA TONHA’ – DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO POR ALUNOS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO DA UNEB

Na década de 1990, em Juazeiro (BA), surge uma figura emblemática no futebol amador local: Nega Tonha. Registrada como Antônio Carlos Alves dos Santos, desde cedo quebrou barreiras, quando decidiu que jogaria maquiada no meio dos homens. Sua carreira tem uma vitória importante que vai muito além das quatro linhas do campo.

‘Meu nome é Nega Tonha’ é um curta metragem produzido por estudantes do Curso de Comunicação Multimeios da Uneb – Universidade do Estado da Bahia que conta a bela história dessa personagem conhecidíssima na cidade de Juazeiro (BA). No documentário os produtores decidiram mostrar sua relação com o futebol, Tonha é um dos poucos homossexuais assumido que teve coragem de dizer "Aqui também é meu lugar". O futebol é um universo machista, mas Nega Tonha quebrou paradigmas, sendo um ou uma das grandes goleiras que Juazeiro já teve. Ah com direito a jogar maquiada e tudo. O documentário tem 10 min de duração e foi produzido por André Calixto, Gabriel Marinheiro, Giullian Rodrigues, Iara Bispo e Márcio Reges, todos discentes do 7° período do curso de Jornalismo em multimeios da Universidade do estado da Bahia, campus III, e teve como orientadora a professora Fabíola Moura. Confira o vídeo:..

Grupo de Pesquisa da UNEB Monta mais uma brinquedoteca em Juazeiro

Nesta quinta-feira 21, às 08h da manhã, o grupo de Pesquisa Educação Contextualizada, Cultura e Território - EDUCERE e o Projeto de Extensão Reflexão dos Referencias da Educação Contextualizada realizam mais uma ação concreta na Casa Lar Maria de Nazaré, na Rua Nossa Senhora de Nazaré, nº 01, bairro Palmares II - Juazeiro -BA, espaço em que montaremos mais uma brinquedoteca física, para atender às crianças acolhidas por esta importante instituição. É a universidade mais uma vez saindo das sua paredes para garantia a tutela da infância e o direito à brincar.

Essa ação é fruto do Curso de formação do Brinquedista, ofertafo pelo EDUCERE e Reflexão, sob a Coordenação da Professora Edilane Teles. Já realizamos a montagem de uma outra Brinquedoteca Física na Escola Municipal da Comunidade de Alfavaca, no Salitre em Juazeiro e a distribuição de 13 brinquedotecas itinerantes a escolas da rede municipal em Juazeiro - BA...

Livro-reportagem de João Ramalho, ex-aluno de Jornalismo da UNEB será premiado em São Paulo (SP)

Vazio das Águas: vidas submersas, identidades forjadas é o título do livro-reportagem produzido como trabalho de conclusão de curso por João Pedro Ramalho, egresso do curso de Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios do Departamento de Ciências Humanas, campus de Juazeiro da Universidade do Estado da Bahia, e, orientado pela docente do curso Drª Carla Conceição da Silva Paiva.

A premiação será durante o XIII Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Abraji. O livro-reportagem foi um dos sete trabalhos selecionados em todo país para seção Mostre e Conte que dá visibilidade e premia produções jornalísticas...

Estudantes de Jornalismo preparam a oitava edição da mostra audiovisual Curta na Uneb

A Universidade do Estado da Bahia, campus Juazeiro, se prepara para realizar mais uma edição do Curta na Uneb. E pela primeira vez com maior número de filmes a serem exibidos. A mostra será no dia 11 de junho, a partir das 16h no Departamento de Ciências Humanas - DCH III, com programação aberta para toda a comunidade.

Sete filmes foram produzidos com duração de até 10 minutos, uma característica dos curtas-metragens. Os temas são diversificados, um deles com roteiro de ficção, que resgata as histórias das lendas urbanas de Juazeiro, outros com enredos que contam sobre a vida de pessoas anônimas ou conhecidas da cidade, entre outros assuntos de relevância social...

JUAZEIRO RECEBE 8° CURTA NA UNEB                                                 

Estudantes da disciplina Tópicos Especiais em Comunicação II do curso de Comunicação Social-Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia, campus Juazeiro, realizam na próxima segunda-feira (11) a oitava edição do Curta na UNEB. Neste ano o evento, que tem orientação da professora e jornalista Fabíola Moura, comemora 12 anos da primeira edição. 

O Curta na UNEB tem início a partir das 16 horas no Auditório Multimídia, com uma roda de conversa com o diretor de fotografia Beto Martins. Além disso, é possível conferir a exposição fotográfica comemorativa dos doze anos da primeira edição e a mostra de curtas produzidos pelos próprios estudantes, com temáticas diversas...

Seleção para aluno especial de mestrado na UNEB tem início em junho

O Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar - Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido (PPGESA) está prestes a realizar mais um processo seletivo. Desta vez, o mestrado abre seleção para aluno especial que deve começar este mês.

Com início em 2014, a experiência de formação stricto senso do PPGESA implica no envolvimento do Departamento de Ciências Humanas da Uneb, em Juazeiro-BA, com a Educação Contextualizada. E tem como objetivo discutir os processos educativos e culturais, formais e não-formais, que se estabelecem em contextos de regiões semiáridas de diversas partes do mundo, destacando-se o semiárido brasileiro...

Alunos da UNEB resgatam história das Rádios Novelas na comunicação regional

Alunos da UNEB resgatam histórias das Rádios Novelas no Vale do São Francisco.

Alunos da UNEB, 2º Período do curso de Jornalismo, participaram quinta-feira (28) na Rádio Juazeiro, do Conversa ao Pé do Balcão, na Bodega do Brocoió, de uma rodada de conversa sobre a importância do Rádio AM e das Rádios Novelas, tema que viveu um período de destaque na comunicação regional.

A pauta, tema de um trabalho em grupo na Universidade, contou ainda com a participação do produtor de rádios novelas, Hertz Felix , que relatou, com riqueza de detalhes, o trabalho de produção e gravação das rádios novelas na região: “Tudo começou na Emissora Rural, graças ao crédito que recebemos de diretores da emissora, como Vinicius de Santana e Fernando de Oliveira, que acreditaram no potencial do tema e dos atores e produtores da região e abriram as portas pra gente”, destacou.

O apresentador Wilson Duarte, que viveu papeis importantes em rádios novelas, a exemplo de Lampião, numa história sobre o cangaço que alcançou altíssimos índices de audiência em toda região, considerou a abordagem muito interessante: “A Universidade abre um espaço generoso para o registro da história do rádio no Vale do São Francisco. Resgatar esse tema e oportunizar aos estudantes de jornalismo o conhecimento sobre a importância do rádio no contexto geral da comunicação é um ponto importante, tanto no resgate histórico, como na construção de uma base de informação que será de grande valia para os futuros jornalistas...

DTCS e o CAERDES da UNEB, em Juazeiro, receberam o Ministro de Estado do Meio Ambiente, Edson Duarte, nesta sexta-feira (11)

O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) e o Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, receberam a visita do ministro de Estado de Meio Ambiente, Edson Duarte (PV), na manhã desta sexta-feira (11). A pauta do encontro foi a de tratar sobre a possibilidade de articular a pesquisa e a extensão universitária na perspectiva de fortalecer ações de desenvolvimento na área ambiental.

Durante o encontro, o ministro destacou que, diante das mudanças climáticas e de crises hídricas, no rio São Francisco, na produção agrícola e no semiárido, o cenário é de dificuldades. Duarte disse, ainda que, apesar de toda essa produção na região do Vale do São Francisco, tão importante para a geração de emprego e renda, existe por trás disso um cenário preocupante que pode vir a comprometer, inclusive, essa produção, diante da crise hídrica e de outros aspectos ligados à produção. "Nós só temos como enfrentar tudo isso com o conhecimento, o estudo, a pesquisa e o trabalho de extensão, de tal forma que no Ministério do Meio Ambiente (MMA), o que estamos fazendo e que precisamos agir tem que ser feito baseado em conhecimento científico e conhecimento técnico, e as universidades podem ajudar muito nesse conhecimento necessário para as nossas ações", ressaltou o ministro.

O diretor do DTCS, professor Dr. Jairton Fraga Araújo, falou sobre a importância de praticar uma agricultura que preserve a vida das pessoas de forma que venha diminuir os impactos ao meio ambiente. Na ocasião, Jairton relembrou que quando elaborou o projeto para a criação do Caerdes, que desenvolve pesquisa e extensão na área ambiental, contou com o aporte de emendas parlamentares de Edson Duarte para a construção do Centro. "Continuamos prontos e disponíveis para desenvolvermos parcerias junto ao MMA", reforçou o diretor do DTCS e do Caerdes.

Durante o encontro, o professor Dr. Leonardo Diego Lins, eleito diretor do DTCS para o próximo mandato no biênio 2018-2020, falou ao ministro que estreitarão ainda mais esses laços entre o DTCS e o MMA no sentido de buscar e promover parcerias que contemplem a pesquisa e a extensão na área ambiental...

Inscrições para seleção de professores substitutos da Uneb terminam nesta sexta-feira (4)

Terminam nesta sexta-feira (4) as inscrições para o processo seletivo que visa a contratação de rofessores substitutos para a Universidade EStadual da Bahia (Uneb). A seleção destina-se ao preenchimento de 23 vagas temporárias, com remuneração inicial de R$ 3.455,08 para regime de 40h semanais e R$ 1.727,54 para 20h.

As vagas são para os campi de Salvador, Alagoinhas, Caetité, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Guanambi, Coité, Irecê, Eunápolis, Euclides da Cunha e Seabra, e destinam-se aos departamento de EDucação, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Tecnologias. As inscrições devem ser feitas através da internet. A taxa de inscrição custa R$ 120...

Professores da Uneb, Uesc e Uesb fazem paralisação de 24h por pautas trabalhistas; mais de 20 mil alunos estão sem aulas

Professores de três das quatro universidades estaduais da Bahia estão em paralisação nesta quarta-feira (25), em protesto por pautas trabalhistas. Com isso, mais de 20 mil estudantes estão sem aulas em Salvador, e em outras 27 cidades. Estão paradas a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

As informações foram divulgadas pelas assessorias das instituições e pela Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb).  De acordo com Aduneb, entre as reivindicações dos docentes estão uma perda salarial ocorrida nos últimos 20 anos, promoções negadas, progressão e alteração de regime de trabalho, e déficit de docentes...

Prefeito de Juazeiro se reúne com professoras da Uneb e garante apoio ao Intercom Nordeste 2018

O prefeito Paulo Bomfim se reuniu com as professoras Francineide Santana - diretora em exercício do Departamento de Ciências Humanas da Uneb, Andréa Cristiana Santos - coordenadora do Colegiado de Comunicação Social- Jornalismo, e Edonilce Barros, que coordena a Comissão de Pós-Graduação e professora do Curso de Pedagogia.

As docentes apresentaram ao gestor municipal o projeto do Intercom Nordeste 2018 que acontecerá em Juazeiro entre os dias 5 e 7 de julho e fará parte do calendário de aniversário dos 140 anos de elevação à categoria de cidade, comemorado no dia 15 de julho. O secretário de Governo, Clériston Andrade, também participou do encontro...

Lançamento de livro sobre o Semiárido urbano de Juazeiro acontece quarta-feira (28) na Uneb

Apresentar as diversas interfaces das áreas verdes urbanas e da mobilidade sustentável no Semiárido urbano de Juazeiro. Essa é a proposta do livro "Convivência e Cidade: questões do verde urbano no Semiárido brasileiro", que será lançado na quarta-feira (28), às 19h, no Auditório Multimídia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro- BA.

A coletânea reúne nove artigos que problematizam fenômenos socioambientais com diferentes abordagens. Entre essas estão: as estratégias para intervenções de educação ambiental junto às comunidades locais; expressões artísticas de crianças sobre os problemas urbanos da região; mobilidade urbana; poluição e degradação das lagoas e riachos urbanos, dentre outras...

Mediação de Conflitos e Dogmática penal em tempos de crise serão temas de palestra sna Uneb

A Uneb (Universidade do Estado Bahia), Campus, Juazeiro, sediará no dia 27 de março evento voltado para apresentar praticas da disciplina do Direito para a promoção da mediação de conflitos na sociedade. O professor Gamil Foppel será um dos palestrantes e vai apresentar o tema “A Dogmática Penal em Tempos de Crise”, já o educador Mauricio Góes vai falar sobre tema – “Precedente Judicial e enunciado de Súmula: semelhança e diferença. O evento acontece no dia 27 de março, às 19h, no auditório de eventos da Uneb, no Campus do DTCS. A entrada é franca. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone: (71) 9.8166.9744. ..

DTCS da Uneb, em Juazeiro, promove Semana de Integração

O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, promove a Semana de Integração Acadêmica de 26 a 28 de fevereiro de 2018, marcando o início do semestre letivo 2018.2.

O evento é composto por palestras, mesas redondas e minicurso com temas transversais aos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento, são eles: procedimentos acadêmicos; Impactos da Ansiedade no desempenho acadêmico; Inovação Tecnológica; Empreendedorismo; Por que fazer Iniciação científica?; Caminhos da divulgação e da pesquisa científica...

Professores do curso de Direito da Uneb enviam nota repudiando violência policial contra aluna no Carnaval de Juazeiro; Veja na íntegra:

Nós, professores do curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro, repudiamos a violência sofrida por uma de nossas alunas, que, de forma covarde e brutal, foi agredida por policiais militares durante o carnaval antecipado de Juazeiro. Diante do lamentável fato, esperamos rigorosa apuração e punição exemplar, corolário lógico dos que vivem num Estado Democrático de Direito.

Juazeiro, BA, 29 de janeiro de 2018.

Anna Chistina Freire Barbosa
Barbara Alves de Amonin 
Cícero Everaldo Ferreira Silva
Dinani Gomes Amorim
Fábio Gabriel Breitenbach 
Fátima Rejane Maia de Souza Silva 
Gabriela Barretto de Sá 
Iure Pedroza Menezes 
Ivanildo Almeida Lima 
Juliana Cavalcanti Santiago
Julio César Soares Lira
Julio José Torres
Luciano Sergio Ventin Bonfim
Luis Eduardo Gomes do Nascimento
Luiz Antonio Costa de Santana 
Maria Auxiliadora Alves de Souza
Maryangela Ribeiro de Aquino Lira Lopes
Paulo de Tarso Duarte Menezes
Pedro Henrique Matos de Santana
Wank Remy de Sena Medrado..

PM QUE AGREDIU ALUNA DA UNEB FOI AFASTADO

Uma aluna de direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi agredida por um policial militar no último sábado (27), durante o Carnaval de Juazeiro. De acordo com a instituição, o caso aconteceu na madrugada, sem motivo aparente. A identidade da moça não foi divulgada pela Polícia Militar (PM). O momento da agressão foi registrado em um vídeo gravado por um folião. Segundo a PM, o agente envolvido no 'excesso' foi afastado de suas atividades operacionais. O órgão de segurança instaurou um Processo Disciplinar Sumário (PDS) para apurar a situação. O prazo de cumprimento do processo é de 30 dias com possibilidade de prorrogação por mais 30. A Uneb, por meio do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) emitiu uma nota de repúdio contra a atitude do agente. "Solicitamos do comando da corporação Polícia Militar e das demais autoridades competentes a imediata apuração e responsabilização do(s) envolvido(s) no bárbaro ato", consta na nota. Veja o vídeo:

..

MESTRADO EM AGRONOMIA: HORTICULTURA IRRIGADA DA UNEB ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ALUNO REGULAR ATÉ 23 DE FEVEREIRO, EM JUAZEIRO

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Horticultura Irrigada (PPGHI) oferecido pelo Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), do Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, está com inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro para a seleção de aluno regular do curso de mestrado (stricto sensu).

Estão sendo ofertadas 11 vagas dentro das seguintes linhas de pesquisa: Proteção de Plantas Hortícolas; Melhoramento e Manejo de Plantas Hortícolas; e Fisiologia Vegetal e Pós-colheita de Plantas Hortícolas. Do total geral de vagas ofertadas, em atendimento a Resolução nº 468/07 do CONSU, 40% (04 vagas) se destinam para aqueles que se declararem negros e 5% para indígenas (01vaga)...

Juazeiro: Comunicação e inovação no empreendedorismo serão discutidos em evento da UNEB

Criar idéias com uma comunicação inovadora e diversificada que gerem resultados nos negócios é a proposta que será trazida pelo empreendedor social Paulo Rogério Nunes, nos dia 01 e 02 de dezembro no evento de Empreendedorismo na Comunicação, que será realizada no Campus Juazeiro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).                      

A atividade tem como objetivo estimular o empreendedorismo no atual contexto econômico, utilizando os recursos tecnológicos de forma inovadora e empreendedora. Essa temática tem sido explorada em diversas disciplinas oferecidas pela UNEB, que tem se destacado como pioneira em abordar essas questões na universidade...