Vazio das Águas: vidas submersas, identidades forjadas é o título do livro-reportagem produzido como trabalho de conclusão de curso por João Pedro Ramalho, egresso do curso de Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios do Departamento de Ciências Humanas, campus de Juazeiro da Universidade do Estado da Bahia, e, orientado pela docente do curso Drª Carla Conceição da Silva Paiva.
A premiação será durante o XIII Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Abraji. O livro-reportagem foi um dos sete trabalhos selecionados em todo país para seção Mostre e Conte que dá visibilidade e premia produções jornalísticas.
Em seu livro João Ramalho aborda as histórias de vida, analisa as narrativas e apresenta os efeitos da construção da barragem de Sobradinho sobre os moradores de comunidades rurais, que por conta da inundação foram deslocados de comunidades onde residiam na chamada antiga Sento Sé (BA) para outras localidades da nova Sento Sé (BA). Todo este processo ainda hoje reflete no modo de vida desses moradores, por isso segundo o autor, Vazio das Águas representa estas memórias, as perdas e o novo significado que esses ribeirinhos deram a suas existências.
A ida de João Ramalho a São Paulo para premiação será na próxima semana, quando participará do congresso entre os dias 28 e 30/06. Além do reconhecimento pelo seu trabalho em âmbito nacional, João terá como premiação um ano de filiação na Abraji.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.