Seleção para aluno especial de mestrado na UNEB tem início em junho

01 de Jun / 2018 às 21h00 | Variadas

O Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar - Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido (PPGESA) está prestes a realizar mais um processo seletivo. Desta vez, o mestrado abre seleção para aluno especial que deve começar este mês.

Com início em 2014, a experiência de formação stricto senso do PPGESA implica no envolvimento do Departamento de Ciências Humanas da Uneb, em Juazeiro-BA, com a Educação Contextualizada. E tem como objetivo discutir os processos educativos e culturais, formais e não-formais, que se estabelecem em contextos de regiões semiáridas de diversas partes do mundo, destacando-se o semiárido brasileiro.

O candidato a Aluno (a) especial deverá providenciar a documentação de acordo com as exigências do programa. Nesse caso, é necessário o preenchimento e a impressão da ficha de inscrição, (disponível no sítio www.ppgesa.uneb.br), contendo os seguintes anexos por disciplina:

a- Carta de intenção justificando a importância da disciplina para o seu aperfeiçoamento profissional/acadêmico (quando se tratar de seleção para aluno especial);

b- Cópia da carteira de identidade;

c- Cópia do CPF;

d-Cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão emitido pela instituição (sem autenticação);

e- Cópia do diploma de pós-graduação (especialização e/ou mestrado);

e- Curriculum Vitae / Lattes – CNPq; datado e assinado;

f-Comprovante de pagamento identificado (original) da taxa única de inscrição, no valor definido pelo Edital ou cópia do contracheque atual, comprovando vínculo com a UNEB, para dispensa de pagamento de taxa. 

O aluno especial cursa apenas as disciplinas optativas. Nesses casos, o estudante poderá cursar até dois componentes curriculares, sendo uma disciplina optativa por semestre. Além disso, os discentes que ainda são graduandos também podem ingressar no programa nessa modalidade seguindo os critérios de formação integrada da universidade, conforme a resolução do conselho superior universitário n° 1.294/2017. 

Sobre a organização do PPGESA com aluno regular   

O programa já evidencia em sua organização e produções, que a cultura de um povo integra a aprendizagem. Assim, alguns pontos são essenciais para a composição do mestrado e seu funcionamento conforme explica a Agente de Inovação do PPGESA, Roselene de Jesus. Ela menciona que o mestrado contém duas linhas de Pesquisa. A primeira com o tema Educação para Convivência com o Semiárido, tem como intenção desenvolver estudos e pesquisas que evidenciem o fenômeno da Educação Contextualizada. Já a outra linha, com o tema Letramento e Comunicação Intercultural, abriga os estudos voltados para a cultura escrita e para a cultura oral nesse contexto. "No ato de inscrição, o candidato a aluno regular já faz opção pela linha de pesquisa", esclarece a Agente de Inovação. Ela aborda ainda que a seleção para discente regular é composta de seis etapas, sendo cinco da fase eliminatória (homologação da inscrição, prova escrita, avaliação do anteprojeto e entrevista); e uma que corresponde a etapa classificatória (prova de língua estrangeira).

No tocante a carga horária, o aluno regular deverá cursar o mínimo de 30 horas semanais e o discente especial um mínimo de 06 horas por semana.

Ao todo são 660 horas distribuídas entre as disciplinas e trabalho de conclusão de curso (360h e 24 créditos com aulas teórico e didático-pedagógicas) e a dissertação que contabiliza 300 horas. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira entre as oito da manhã e o meio dia no DCHII da Uneb.

A pessoa que tiver interesse em ser estudante do mestrado poderá atentar-se aos critérios para a seleção através do endereço eletrônico www.ppgesa.uneb.br. A abertura do edital para a seleção de aluno especial habitualmente acontece nos meses de janeiro e junho e para aluno regular no início do segundo semestre. Com a inserção de novas turmas, cresce a possibilidade de continuidade da disseminação e produção do conhecimento contextualizado a região.

Fundamentado na Convivência com o Semiárido Brasileiro, o PPGESA consegue atingir seus objetivos mediante ações diversas, dentre elas os resultados das produções frutos das pesquisas de estudantes e professores. Esses trabalhos se transformam em publicações que podem chegar à comunidade através de livros, artigos e projetos que dialogam com as práticas e saberes empíricos.

A pessoa interessada em obter maiores informações sobre o programa de mestrado, também poderá entrar em contato com a equipe do PPGESA através dos e-mail1s [email protected][email protected] ou pelos telefones (74)3611-6860 / (74)-3611-5617, Ramal: 230.

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.