Foram encontrados 13 registros para a palavra: faculdades

Bolsonaro questiona ‘faculdades mentais’ de Lula e alfineta: ‘Imposto na cervejinha e na Picanha’

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais nesta quarta-feira, 3, para atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em um post no X, Bolsonaro diz que “o filho do sistema não está com suas faculdades mentais normais”, em referência ao presidente, e afirma que o petista é “um indivíduo dominado pelo ódio, pela mentira e pela traição”.

“Qualquer inocente sabe que o filho do sistema não está com suas faculdades mentais normais. Um indivíduo dominado pelo ódio, pela mentira e pela traição. Desejamos a ele, como ser humano, que melhore o mais rápido possível para o bem do Brasil. Enquanto isso a picanha que virou abóbora agora se transformou em pé de galinha. O chefe da organização então taca imposto na cervejinha e na picanha, os principais produtos que fez campanha enganando o eleitor!”, escreveu Bolsonaro...

Alunos terão mais tempo para concluir cursos em faculdades após nascimento de filho

Alunos com filhos recém-nascidos ou adotados poderão ter mais tempo para concluir cursos do ensino superior ou programas de pesquisa e pós-graduação. A medida chega através de um projeto de lei aprovado nesta terça-feira (25) pelo Senado. 

A PL estende os prazos para a conclusão de cursos e para o pagamento de bolsas de estudos para discentes com filhos recém-nascidos ou adotados. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial. ..

PF e CGU investigam 20 faculdades por suposta fraude para receber recursos do Fies

 

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta quarta-feira (12) uma operação contra supostas fraudes praticadas por criminosos usando títulos públicos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)...

Transforma Petrolina visita faculdades para firmar parcerias para projeto de educação

O Transforma Petrolina, programa de voluntariado criado pela Lei Municipal nº. 3.379/2021, busca assegurar a educação inclusiva,  equitativa e de qualidade através de projetos como o "Educação que Transforma".  A iniciativa integra  universidade e  população com a  prestação de uma série de serviços e atendimentos gratuitos em diversas áreas, como consultoria jurídica,  assistência à saúde, orientação nutricional e  outros.  

Nessa semana, a coordenação do projeto iniciou mais uma etapa de reuniões com visitas nas  universidades públicas e particulares da cidade para apresentar o  termo de parceria. Através deste termo, o Transforma Petrolina consegue direcionar os alunos dos cursos de nível superior para a prática efetiva do estágio voluntário dentro da sua área de graduação, e ainda atender as necessidades de mão de obra tanto das  instituições sociais, ONGs, projetos e associações quanto da comunidade em geral...

Rede UniFTC implementa três novas faculdades com Direito 5.0

Acompanhando as inovações da sociedade e seguindo seu projeto de expansão, a Rede UniFTC abre três novas unidades ofertando o curso de Direito 5.0. As faculdades serão inauguradas nas cidades de Porto Seguro (BA), Caruaru (PE) e Caucaia (CE).

Mas afinal, o que é Direito 5.0? Diversos estudiosos da atualidade definem o momento que vivemos como Sociedade 5.0, também chamada de 'sociedade super inteligente', no qual tecnologias como impressão 3D, realidade aumentada, big data e internet das coisas (IoT) estão se tornando cada vez mais comuns na rotina das pessoas...

Pernambuco anuncia mil bolsas de estudo de R$ 500 para alunos de baixa renda matriculados em faculdades

O governo anunciou a distribuição de mil bolsas de estudo de R$ 500 para alunos de baixa renda matriculados em instituições de ensino superior no estado. A iniciativa faz parte do Programa Pernambuco na Universidade (Prouni-PE).

A lei que criou o Prouni-PE foi assinada pelo governador Paulo Câmara (PSB). Em coletiva transmitida pela internet, o chefe do Executivo pernambucano afirmou que os recursos estão assegurados para 2021...

Procon Juazeiro mira mensalidades das faculdades particulares

Na última terça-feira (05), o PROCON de Juazeiro firmou um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC com 25 escolas de nossa cidade, visando a redução das mensalidades durante o período da pandemia do Coronavírus.

A presente ação, foi considerada a primeira a ser realizada no país, garantiu aos pais dos alunos uma redução de 30% sobre a mensalidade de cada instituição, bem como a reposição das aulas não ministradas, a reorganização do calendário escolar, o parcelamento de débitos ocasionados durante a pandemia, e a não incidência de juros ou multas em decorrência de atrasos no pagamento das mensalidades ou cancelamentos de serviços...

Pais de alunos reclamam que mensalidade de colégio particular não foi reduzida, mas direção opta por reduzir salários dos funcionários

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) instalada no Brasil há 40 dias tem fechado escolas, interrompido cursos de ensino superior, cancelado eventos e afetado as dinâmicas de ensino. Em Juazeiro e Petrolina não tem sido diferente do restante do Brasil. 

No entanto, muitas instituições particulares, apesar da suspensão das aulas, seguem realizando a cobrança do valor integral das mensalidades. A situação é questionada por alunos e responsáveis. Um exemplo é a proposta de redução de salários, carga horária e suspenção de contrato dos funcionários do setor administrativo de um colégio particular de Petrolina...

Acesso ao Fies ficou mais difícil, dizem faculdades privadas

O acesso às faculdades privadas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está mais difícil, de acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Segundo a entidade, das 310 mil vagas oferecidas, apenas 80,3 mil foram preenchidas, o equivalente a 26% da meta.

Para o presidente da ABMES, Janguiê Diniz, o desempenho do Fies em 2018 foi um fracasso. “Foi o pior cenário desde que foi instituído o Fies”, disse Diniz. “O programa, que devia ser social, transformou-se num programa financeiro e fiscal. Esta é a nossa maior crítica.”..

Faculdades portuguesas exigem nota mais baixa no Enem do que brasileiras

Sem conseguir ser aprovada em Engenharia nas Universidades de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp), Ana Marcela Costa, de 18 anos, já pensava em fazer cursinho pré-vestibular para mais uma tentativa. Por sugestão da irmã mais velha, aproveitou a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar uma vaga em Portugal e, para sua surpresa, foi aprovada em uma das mais renomadas instituições do país, a Universidade do Porto. Com universidades tradicionais e reconhecidas mundialmente e custo de vida atrativo, Portugal tem atraído cada vez mais jovens para a graduação. A seleção com uso da nota do Enem e a exigência de pontuação mais baixa do que muitas universidades brasileiras têm facilitado essa migração.

Para alunos e educadores, o cenário é reflexo da falta de informações sobre o processo e o custo, já que, mesmo públicas, as instituições portuguesas cobram taxa de anuidade. “Fiz o Enem, mas não tinha cogitado vir para Portugal quando estava no ensino médio. Fui aprovada na UFRJ (federal do Rio de Janeiro), mas meu pai achou (a cidade) perigosa. Foi uma surpresa boa a aprovação aqui”, conta Ana Marcela, que está no 2.º ano de Engenharia Eletrotécnica. Para entrar na Universidade do Porto, a estudante paulista precisava de uma nota mínima de 120 pontos na escala portuguesa, o que corresponde a 600 no Enem. Para a UFRJ, por exemplo, a nota de corte para o curso de Engenharia Eletrônica foi de 770 no ano passado.

Além da prova, as instituições portuguesas também avaliam o histórico escolar dos candidatos. O Enem passou a ser utilizado como seleção pelas instituições portuguesas em 2014 e 1,2 mil brasileiros já foram aprovados para estudar no país europeu. Neste ano, são 35 universidades que adotam o exame. “Muitos jovens querem estudar fora do Brasil pela qualidade dos cursos e a experiência de uma nova cultura, uma troca com outras nacionalidades. Mas, para muitos, ainda parece uma realidade distante”, diz Edmilson Motta, coordenador do Colégio Etapa. Para ele, a baixa procura faz com que a pontuação necessária para a aprovação não seja tão alta. “Um aluno que consegue 600 pontos no Enem está competitivo para as vagas de lá. Aqui, nem tanto.”..

CPI das Faculdades Irregulares volta a ser tema de discussão na Assembleia Legislativa de Pernambuco

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) voltou à tribuna, na última terça-feira (03), para falar sobre a CPI das Faculdades Irregulares, colegiado que presidiu de 2015 a 2016. O motivo do pronunciamento foi a determinação do Ministério da Educação (MEC) ao cancelar os diplomas emitidos desde 2012 por faculdades irregulares aqui do Estado.  

"Desejamos que essas faculdades sejam fechadas, que esses cursos sejam proibidos, que os administradores dessas instituições irregulares sejam presos. Mas, não desejamos que os estudantes sejam prejudicados. Esse não é e nunca foi objeto de nossa CPI", afirmou Novaes. Ele comentou que desde o início foi solicitado ao MEC que encontrasse uma alternativa. "Pedimos que fossem realizados exames de proficiência para que o estudante avaliação sobre o seu nível e pudesse ser dirigido a uma instituição para concluir o curso", explicou...

MEC anuncia faculdades de medicina em 39 cidades, inclusive, Juazeiro (BA)

O Ministério da Educação vai anunciar na próxima terça-feira (27) as instituições de ensino habilitadas a implantar novos cursos de medicina em 39 cidades em onze Estados do país. Na prática, a medida, anunciada às vésperas das eleições municipais, representa o fim de uma novela que se desenrola há um ano e serve como "empurrão" político aos prefeitos que concorrem à reeleição e tratam o tema como bandeira de campanha em seus municípios.

As reivindicações em favor da abertura de novos cursos de formação de médicos no país foram lideradas pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos), cuja direção se reuniu com o ministro da Educação, Mendonça Filho, em agosto. Na ocasião, foi firmado compromisso para publicação do resultado dos editais de seleção das entidades que ficarão responsáveis pelas novas faculdades...

Permanecem abertas as inscrições para bolsas de estudo em faculdades de Juazeiro

Ainda dá tempo de concorrer às vagas disponibilizadas pelo Mais Bolsas, programa de bolsas de estudo que concede descontos de até 50% para estudantes interessados em ingressar no ensino superior. Em Juazeiro, há vagas para diversos cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade a distância (EAD), em faculdades da rede particular de ensino.

“O Mais Bolsas trabalha em prol da inserção de alunos no ensino superior, por meio da concessão de bolsas de estudo em todo o Brasil. Há muitos que anseiam ingressar em uma faculdade, centro universitário ou universidade e que, por falta de condições financeiras, não conseguem custear uma mensalidade total”, revela José Araújo, gerente do programa...