Foram encontrados 19 registros para a palavra: conab

Prognósticos do IBGE e levantamento da Conab estimam aumento da safra em 2025

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao mês de outubro de 2024, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estima uma produção de cereais, oleaginosas e leguminosas de 11,3 milhões de toneladas, o que representa um recuo de 6,8% na comparação com a safra de 2023. 

Com dados quase que totalmente consolidados para 2024, o IBGE já fez prognósticos para o ano de 2025: uma produção 3,8% maior de grãos na Bahia, a qual será beneficiada pelos maiores volumes de chuva observados no estado, acarretando em condições climáticas favoráveis para o plantio de culturas de primeira safra...

Seca no Brasil deve interferir no preço e qualidade dos alimentos, aponta Conab

A crise climática vivida no mundo tem se manifestado cada vez mais no Brasil, essa mudança deve impactar os cidadãos na hora de fazer compras no supermercado. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), a seca no país entre 2023 e 2024 é “a mais intensa da história recente”.

O alto valor dos alimentos ocorre devido à seca em várias regiões do país. Para esta semana, autoridades meteorológicas emitiram um alerta de baixa umidade no centro-oeste, Tocantins, no int..

Estiagem pode reduzir área plantada de feijão na Bahia, aponta Conab 

A situação atual para os produtores da Bahia que apostaram no cultivo do feijão é  desafiadora nesta safra 2023/2024. As condições de restrição hídrica e altas temperaturas, principalmente nas regiões produtoras do centro-sul e centro-norte do estado, estão dificultando o cultivo das lavouras do feijão-comum e gerando uma perspectiva de redução na área estimada para o plantio, aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A área dedicada ao feijão deve recuar 5%, de 214,1 mil hectares, em 2022/23, para 203,8 mil na atual safra. A produção deve sofrer um baque próximo de 11%, saindo de 109 mil toneladas para 97,4 mil no período 2023/2024. 

No centro-norte, as chuvas foram pouco significativas no fim de 2023, o que inviabiliza a evolução do plantio e prejudica as lavouras em desenvolvimento vegetativo. Com a expectativa de chuvas para o fim de dezembro, os produtores realizaram o plantio em solo seco, visando não perder a umidade disponível para a lavoura. As áreas semeadas no fim de outubro e início de novembro serão replantadas. ..

Governo do Estado e Conab assinam acordo de cooperação para consolidar PAA e PNAE nos territórios 

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), assinou, na terça-feira (25/07), um termo de cooperação técnica com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), para a implantação de 27 Polos Territoriais de Apoio à Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar para mercados institucionais. Esses polos vão dar assistência às associações e cooperativas nos 27 territórios de identidade.  

A parceria vai estimular a produção de alimentos saudáveis na Bahia para atender ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A união de esforços beneficia associações e cooperativas baianas empenhadas em produzir e entregar alimentos de qualidade a todos os baianos e baianas. ..

Superintendente da CONAB-BA e deputado Zó apresentam programas a pequenos produtores e cooperativas em Juazeiro

Após anos de esvaziamento, a Companhia Nacional de Abastecimento(CONAB) retomou as atividades de atender à população, principalmente aos pequenos produtores. Nesta sexta-feira, 19, em Juazeiro, o deputado estadual Zó acompanhou o superintendente regional do órgão, Emanuel Carneiro, para apresentação dos programas a representantes de cooperativas agrícolas, além de visitas a espaços onde serão instalados o Armazém da instituição no município para atender à região.

Na oportunidade, o superintendente apresentou programas como o novo PAA, Venda de Balcão, Compra Direta, Apoio à Formação de Estoque e Compra com Doação Simultânea, e tirou dúvidas, bem como esclareceu que o prazo final para envio de projetos será o dia 10 de junho. Após a apresentação houve a visitação ao Centro de Economia Solidária e em seguida ao Distrito Industrial, onde, possivelmente, funcionará o Armazém e Escritório da CONAB em Juazeiro...

Deputado Zó se reúne com superintendente da CONAB e agenda ações para Juazeiro e Região Norte

Na manhã desta quinta-feira, 04, em Salvador, o deputado estadual Zó se reuniu com o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento(CONAB), Emanuel Silva, com o objetivo de agendar ações da instituição federal em Juazeiro é Região. Na oportunidade, ficou definido os dias 19 e 20 de maio para encontros com cooperativas agrícolas, pequenos produtores rurais e secretários de agricultura.

Diante de um cenário deixado pelo ex-presidente, com mais de 33 milhões de brasileiros e brasileiras em situação de fome, a CONAB é um órgão estratégico na distribuição de alimentos para a população, agregado ao programa do Governo da Bahia. "Estou seguindo a orientação do governador Jerônimo Rodrigues e alinhando as ações do mandato com a política de governo, neste caso, o Bahia Sem Fome. Temos ainda muita gente passando por necessidade e vamos lutar para que isto mude o mais rápido", declarou o deputado Zó. ..

Frutas e hortaliças têm alta de preços em mercados atacadistas do país

O preço das principais frutas e hortaliças teve alta em parte das Centrais de Abastecimento (Ceasa) do país no mês de outubro, segundo dados do 11º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na sexta-feira (18).

A alface nas Ceasa de Recife e Goiânia, por exemplo, teve aumento de preços em relação a setembro, de 46,72% e de 20,04%, respectivamente. De acordo com a Conab, as altas temperaturas em boa parte do país levaram ao aumento da demanda pela folhosa no mês passado. A batata, por sua vez, assim como em setembro, teve crescimento do valor de mercado. Os aumentos foram significativos, atingindo a variação máxima de 63,52% na Ceasa de Fortaleza, seguida pela alta de 50,06% em Santa Catarina. ..

Produção de grãos em 2021 deve ficar abaixo do esperado, aponta Conab

O novo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a produção de grãos no país vai ficar abaixo do esperado. A nova estimativa é 2,6% menor do que a previsão realizada no mês de julho.

De acordo com os dados anteriores, este ano teria uma safra recorde pelo terceiro ano seguido, mas agora a tendência é de que ela seja 1,2% a menos do que a do ano passado, com uma produção de 254 milhões de toneladas...

Prefeitura articula com Conab entrega do milho a agricultores familiares de Petrolina

Dos 700 mil kg previstos para esta primeira etapa, 188 toneladas de grãos de milho já se encontram armazenadas no Porto de Petrolina, de um total de 42 mil toneladas previstas no Plano de Trabalho estabelecido entre a prefeitura e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A prefeitura disponibiliza o galpão para estocagem e já está articulando os primeiros ajustes para a logística de entrega do milho que servirá de ração animal e distribuído em valor abaixo do praticado no mercado atualmente.

Durante essa semana, o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando, esteve acompanhado do assistente de Operações da Conab, Rinaldo Souza, o assessor do senador Fernando Bezerra Coelho, Pedro Brandão, a secretária de Política Agrícola e Reforma Agrária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR), Aldemira Evangelista e associada membro da diretoria do STTR, Maria de Lourdes em vistoria ao descarregamento dos grãos no galpão localizado no Porto do município sertanejo...

Diretor da AMA participa de Encontro da Conab e Ministério da Agricultura em Brasília 

O diretor executivo da AMA, Agnaldo Meira, participou nesta terça e quarta-feira (17 e 18),  do encontro do Grupo de Trabalho dos Ceasas do país, evento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O encontro aconteceu em Brasília (DF) com objetivo de reunir o grupo para discutir cronograma de atividades, além de estratégias de melhorias nos Ceasas do país.

Na oportunidade, o diretor da AMA Agnaldo Meira, destacou a importância desse encontro e pontuou que a parceria da Conab vem para somar e trazer melhorias para o Mercado do Produtor. “Foi um encontro muito produtivo, onde discutimos o papel do Ceasa no país, além de modelo de gestão, tecnologias para cadeias produtivas.  Temos dados positivos em comercialização e volume dos produtos da nossa cidade para juntos visarmos projetos que tragam melhorias para nosso Ceasa. O Mercado do Produtor de Juazeiro é destaque nacional e a CONAB é uma companhia muito importante para mostrar essa potência do entreposto”, destacou Agnaldo...

Prefeitura e Conab articulam distribuição de milho para ração animal em Petrolina

Em época de intensa estiagem como a vivenciada nesses três últimos meses do ano, os agricultores familiares enfrentam dificuldades para manter suas criações de animais, principalmente, na oferta de alimentação. Para dirimir esse impacto da seca, a Prefeitura de Petrolina em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) disponibilizará o galpão para estocagem e transporte para logística de entrega de grãos de milho para ração animal que serão distribuídos em valor abaixo do mercado.

Na tarde desta segunda-feira (2), o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando, esteve acompanhado do assistente de Operações da Conab, Rinaldo Souza, o assessor do senador Fernando Bezerra Coelho, Pedro Brandão, a secretária de Política Agrícola e Reforma Agrária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR), Aldemira Evangelista e associada membro da diretoria do STTR, Maria de Lourdes em vistoria ao espaço que abrigará cerca de mil toneladas de milho...

Prefeitura de Juazeiro assina acordo de cooperação técnica com CONAB para fortalecer dados de comercialização do Mercado do Produtor

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado do diretor da Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA Agnaldo Meira assinou nesta quarta-feira (07), um Termo de Cooperação Técnica com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O objetivo principal é integrar os dados de comercialização do município junto ao Sistema de Informações dos Mercados de Abastecimento do Brasil (Simab), formando um só banco de dados com informações de comercialização de todos os mercados atacadistas de hortigranjeiro do país.

A parceria prevê, no âmbito do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) da Conab, ações de apoio ao setor como o desenvolvimento de sistemas, a transferência de informações e conhecimentos entre a Conab e o Ceasa de Juazeiro, capacitações, entre outras medidas. O acordo entrará em vigência na data de sua publicação no Diário Oficial da União e vigorará pelo prazo de 60 (sessenta) meses...

Direção da AMA visita novo presidente da CONAB e busca projetos para o Mercado do Produtor de Juazeiro

Cumprindo agenda administrativa em Brasília, o diretor executivo da AMA, Agnaldo Meira, o Superintendente Operacional Cristiano Gonçalves e o Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas Voldi Alves visitaram o novo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Newton Araújo Silva Júnior e também sua equipe técnica. O objetivo do encontro foi tratar sobre abastecimento, sobretudo no Mercado do Produtor de Juazeiro e o projeto do Novo Ceasa.

“Abordamos temas relacionados ao agronegócio e sobre futuras parcerias entre a CONAB e a AMA levando para Juazeiro a modernização do sistema de coleta de dados e estatística de mercado e o projeto para o novo Ceasa. Além disso, falamos sobre a implantação do Balcão da Conab e/ou Unidades Satélites de Vendas – USVs, como estruturas de abastecimento que visam a cadeia da caprinovinocultura e a agricultura familiar. Convidamos também a equipe da CONAB para visitar pela primeira vez nosso Ceasa e realizar um treinamento aos nossos servidores”, externou o Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas Voldi Alves  ...

Parceria entre prefeitura e Conab garante 700 toneladas de milho a preço baixo em Petrolina

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Em funcionamento no porto fluvial há 10 meses, a operação do programa de 'Vendas em Balcão da CONAB', já comercializou cerca de 2.300 toneladas de milho para mais de 700 criadores de Petrolina e micro região.

"Através do empenho do nosso Prefeito Miguel Coelho conseguimos trazer uma unidade da CONAB para Petrolina e hoje os pequenos produtores pagam R$ 33 (saca de 60 quilos), o que possibilitou a regulação do preço na nossa região", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama...

Petrolina: Prefeitura e Conab fazem doação de 7500 kg de carne de bode para população em vulnerabilidade social

Um volume de 7500 kg de carne de bode obtido por meio do Programa de Aquisição de Alimentos será doado a 1500 famílias de baixa renda em Petrolina. O material começa a ser distribuído, nesta quinta-feira (22), numa solenidade com a presença do prefeito Miguel Coelho, às 16h, na praça da Juventude - bairro João de Deus. 

A ação é uma parceria da Prefeitura de Petrolina e com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Cada família cadastrada pela Central Única dos Bairros (CUBAPE) receberá 5 kg de carne de caprino. Serão contemplados, além da comunidade do João de Deus, moradores do Henrique Leite, Residencial Vivendas, Pedra Linda, Vila Vitória, Vila Esperança e Jardim Petrópolis. ..

Fernando Bezerra Coelho anuncia programa que vai beneficiar agricultura familiar no Sertão

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) participou no último sábado (12), de dois eventos ao lado de pequenos produtores rurais, prefeitos, lideranças políticas e movimentos sociais do Sertão de Pernambuco. O primeiro aconteceu na cidade de Dormentes e outro no distrito de Rajada, em Petrolina. As agendas marcaram o início do processo de aquisição pelo Governo Federal dos rebanhos de ovinos, caprinos e bovinos da agricultura familiar. 
 
Toda a produção comprada pelo governo irá abastecer creches, escolas e hospitais, ao mesmo tempo em que irá garantir renda aos agricultores. A conquista, confirmada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira, é fruto do trabalho do senador Fernando Bezerra, que fez a solicitação pessoalmente ao ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, para que as compras fossem inseridas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

"Num momento como esse, de seca e dificuldades é preciso unir esforços, ter eixo e rumo, para conquistar os investimentos e trazer recursos para quem não tem. Tenho certeza que a medida é um alento importante para os produtores, que vão garantir as vendas dos seus rebanhos e permanecer trabalhando", afirmou o senador.
 
A medida deverá começar já no próximo mês de setembro, nos moldes do "PAA do Bode", como ficou conhecida a aquisição direta de caprinos, em 2012, pela Superintendência da Conab em Pernambuco, a partir das cidades de Petrolina, Dormentes, Floresta, Ouricuri e Parnamirim - principais produtoras do semiárido. Serão destinados R$ 3 milhões para o programa este ano, com foco especial na compra de caprinos. Com estes recursos, estima-se que cerca de 800 agropecuaristas familiares poderão vender, diretamente ao governo, aproximadamente 150 toneladas de carne.
 
 "Hoje é um momento de alegria e de festa, por este momento tão importante para todos nós. Fernando Bezerra tem participação direta nesta conquista, como já havia acontecido no passado. Ele conhece nossos problemas, tem determinação e sensibilidade para nos ajudar a vencer os desafios", disse o prefeito de Dormentes, Geomarco Coelho...

Conab vai contabilizar arroz no país

A Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, vai contar a quantidade de arroz estocado no país. A pesquisa realizada anualmente tem como objetivo de regular o preço do alimento mais consumido no Brasil de acordo com a produção. Quem explica é Edna Matsunaga, gerente de informações agropecuárias da Conab.

A coleta de dados vai até o dia 17 de março. Até lá, todos que produzem ou armazenem arroz no país devem divulgar a quantidade de arroz guardado. A novidade deste ano é que o processo será pela internet. Para participar da contagem o produtor recebe da Conab uma senha, utilizada para entrar no sistema da pesquisa. Mesmo quem não recebeu deve entrar em contato com a companhia e informar o estoque...

Conab destina 200 mil toneladas de milho para Nordeste

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai disponibilizar neste ano cerca de 200 mil toneladas de milho aos estados nordestinos que enfrentam a estiagem pelo sexto ano consecutivo. O produto, que vai reforçar os estoques, será destinado ao Programa Venda de Milho em Balcão. Com o aumento da oferta aliada a isenção do ICMS, decretada pelo governador Paulo Câmara, o milho destinado aos produtores de base familiar, comercializado pela Conab, terá valores reduzidos.

Além do aumento da oferta pela Conab, o Governo de Pernambuco isentou o ICMS proporcionando uma melhor condição de aquisição aos produtores, que poderão comprar a saca de 60 quilos a R$ 47,66 (preço válido até o final de fevereiro), segundo informações da Conab...

Governo publica exonerações do Esporte, Conab, Dnocs, Saúde e MDS

O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, dia 31, traz publicada a exoneração, a pedido , de George Hilton do cargo de ministro de Estado do Esporte. Para ocupar o posto, interinamente, foi nomeado Ricardo Leyser Gonçalves.A mudança foi confirmada ontem pelo Palácio do Planalto em nota e, de acordo com auxiliares da presidente Dilma Rousseff, a pasta também entrará na “repactuação” com os demais partidos da base aliada, por causa da saída do PMDB do governo.George Hilton havia se desfiliado do PRB para continuar no ministério depois que a sigla decidiu romper com o governo, há cerca de 15 dias.Na semana passada, porém, em uma negociação política com PRB, o Planalto havia acertado que Leyser assumiria o posto definitivamente.

Apesar de ser do PCdoB, o nome dele era considerado mais afinado com o comando nacional do PRB.Leyser é o responsável no governo por cuidar dos temas relativos aos Jogos Olímpicos e ocupava o cargo de secretário executivo do ministério, mas havia sido realocado recentemente para a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento.O acordo com o PRB previa que o restante da pasta continuaria sob o controle do partido e que a legenda poderia ganhar mais postos na Esplanada para voltar a se alinhar com o governo. ..