A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vai promover, entre os dias 27 e 31 de março, uma série de atividades para a "Semana Municipal de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose". A programação inclui ações educativas para profissionais da assistência primária e busca ativa de pessoas com sintomas.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Paula Teles Vasconcelos, explicou que a tuberculose continua sendo uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo.
"Apesar de ser uma doença evitável e curável, todos os dias, no mundo, mais de 4 mil pessoas morrem da doença e cerca de 30 mil adoecem, gerando consequências sociais e econômicas. Por isso, a Organização Mundial da Saúde, instituiu o dia 24 de março como o Dia Mundial da Tuberculose, para conscientizar e intensificar os esforços para acabar com essa epidemia global", comentou.
O setor de Vigilância Epidemiológica organizou uma programação para envolver os profissionais de saúde, agentes públicos e instituições de ensino na perspectiva de reforçar a necessidade de se controlar essa doença em Juazeiro. De 27 a 31 de março, acontecerão atividades educativas nas Unidades de Atenção Básica (UBS´s), reuniões científicas, debates e palestras para atualização dos profissionais sobre a doença. As equipes de agentes de saúde também farão buscas ativas de sintomáticos junto à comunidade...