A Polícia Civil (PC) anunciou, na tarde desta quinta-feira (26), que já tem um indicativo sobre o possível suspeito de ter roubado e sequestrado uma passageira durante corrida em transporte de aplicativo, na Rua Ceará, no último domingo (22).
Além do caso do último domingo, a polícia também registrou quatro ocorrências sobre o crime na unidade 16ª Delegacia Territorial (DT/Pituba). O acusado, que se passou por um motorista da Uber, agiu nas regiões da Avenida Tancredo Neves, Costa Azul e Pituba, além da Rua Ceará, detalhou o PC.
Conforme as apurações, o suspeito cancelava a corrida após a vítima entrar no carro, ameaçava as mulheres com arma de fogo e as obrigava a realizar transferências bancárias.
Em entrevista para a TV Bahia, uma das vítimas, que preferiu não se identificar, disse que ficou refém do criminoso no último final de semana. Ela relatou que no aplicativo o homem se apresenta pelo nome de Silvino, e chegou a bordo de um carro modelo Onix de cor branca e placa PBN7D10.
Ela lembra que o criminoso ordenou a transferência via Pix para ao menos quatro nomes diferentes, em valores que podem superar os R$ 10 mil.
Após cerca de 40 minutos sob a mira do sequestrador, ela foi liberada na BR-324 e teve o celular roubado. A vítima registrou a ocorrência na 16ª Delegacia da Pituba e no local descobriu que ao menos quatro outras mulheres foram sequestradas pelo mesmo suspeito.
Ainda de acordo com a Polícia, diligências investigativas são realizadas para prender o autor. Informações enviadas por meio do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no 181, poderão auxiliar na localização do homem. Câmeras de vigilância auxiliaram na identificação do veículo utilizado para praticar o crime.
CONFIRA NOTA UBER: “A Uber lamenta que cidadãos que desejam apenas se deslocar sejam vítimas da violência que permeia nossa sociedade. Esperamos que as autoridades possam identificar e responsabilizar o autor dos atos criminosos. A empresa permanece à disposição para auxiliar no curso das investigações, nos termos da lei. A conta do motorista parceiro utilizada foi temporariamente desativada assim que a empresa tomou conhecimento do episódio.
Segurança é prioridade para a Uber e a empresa está sempre buscando, por meio da tecnologia, fazer da sua plataforma a mais segura possível, de uma forma escalável. Hoje uma viagem pelo aplicativo já inclui ferramentas de segurança antes, durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas parceiros.
Durante a viagem, o aplicativo conta com o botão Recursos de Segurança, que reúne funções de segurança da plataforma. O recurso, permite que usuários e motoristas parceiros possam compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem desejarem, além de oferecer a opção de ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. Ao pressionar este botão, além de efetuar a ligação, o usuário será informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem. No Rio de Janeiro, Maranhão e no Pará, esse recurso já foi integrado com o serviço 190 para que os operadores do serviço de emergência recebam automaticamente a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. O projeto reproduz uma integração que a Uber já faz com os serviços de atendimento a emergências em mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos, além de diversos estados no México, África do Sul e Canadá.
Além disso, todos os parceiros cadastrados na Uber passam por uma checagem de apontamentos criminais realizada por empresa especializada que, a partir dos documentos fornecidos para cadastramento na plataforma, consulta informações de diversos bancos de dados oficiais e públicos de todo o país, em tempo real, em busca de apontamentos de crimes que possam ter sido cometidos. A Uber também realiza rechecagens periódicas dos motoristas parceiros já aprovados pelo menos uma vez a cada 12 meses.”
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