Foram encontrados 15 registros para a palavra: Professor Edi Santana

Artigo - UM TSUNÂMI NO SÃO FRANCISCO

Ivete Sangalo comemorou seus 50 de idade em Juazeiro da Bahia, as margens do maior cartão postal da região “ O Rio São Francico”, a cantora levou o público ao delirio com hits dos seus 30 anos de carreira num palco montado na orla de sua cidade natal.

O que se viu na verdade foi um verdadeiro tsunâmi em pleno São Francisco, sim, a musa desencandeou ondas múltiplas de alegria, carisma, amor, gratidão ao seu publico, sua cidade e à vida...

Juazeiro pelo poeta e professor Edi Santana

Com objetivo de valorizar a cidade em que reside a leitora Helena encaminhou à redação da RedeGN um vídeo onde o poeta e professor Edi Santana faz um reconhecimento e valorização a vários e ilustres juazeirenses.

O blog entrou em contato com o autor professor Edi Santana, um dos parceiros e colunista deste noticioso, que automaticamente autorizou a veiculação do poema “Juazeiro”. Confira o vídeo:..

Poema: Palavras

Ando vomitando palavras, muitas palavras, milhões delas. Algumas saem suaves como xarope de hortelã aliviando minha garganta, massageando os ouvidos e a alma de quem as ouve.

São palavras leves, suaves, aveludadas feitas para acalmar, para acariciar os tímpanos de quem as escutas e acalmar os corações amargurados pela vida. São palavras que eu as chamo de palavras mães, pois só as mães conseguem serem suaves em momentos de angústia e aflições...

Poema: Lamento da Periferia

Poema do juazeirense Edi Santana Barbosa intitulado “Lamento da Periferia“ ficou em 3ª colocação no Concurso Nacional de Novos Escritores-CNNE. O mesmo vai compor o livro – Coletânea Poética NOVA POESIA com previsão para o final de março de 2020.

O conto “Solidão”, também dele, foi selecionado para compor a Coletânea de contos.  ..

LÍQUIDO

Não, não tenho pretensão alguma de ser seu grande amor e de que você algum dia se apaixone por mim.

Sei que vivemos em tempos líquidos e em tempos líquidos tudo é passageiro, breve, rápido até os amores, nada foi feito para durar, nada...

CULPA DO RIO

Ah! Essa verte poética é culpa dele, do Rio São Francisco, não consigo me desligar, cortar o cordão umbilical que nos une.

A mãe d`água, nego d`agua, a serpente da ilha, a mulher com a rapadura na cabeça, a carranca... tudo isso povoa meu imaginário desde criança...

MEU BERÇO

Meu berço, meu lugar, Porto seguro.
Banhada pelas águas do velho Chico
Fonte de vida que aos poucos morre
Levada pelo descaso e maldade de homens
Que prometem, prometem e nada fazem.

Juazeiro da Fenagri, Terra da irrigação,
Que do ventre produz frutos
Exportados para outras nações,
Mas na mesa do seu povo falta sempre um pedaço de pão...

ARTIGO - O ÚLTIMO ATO

O último ato do Legislativo Municipal de Juazeiro-BA no ano de 2016, reflete fielmente a índole e compromisso dos nossos representantes.

A aprovação de aumento dos vencimentos dos vereadores, secretários, vice-prefeito e prefeito é o último ato   na surdina, como é de praxe dos oportunistas de plantão, que aproveitaram às vésperas de um recesso legislativo e transição de governo para colocar a cereja no seu bolo de incompetência...

ARTIGO - TODOS DE QUATRO?

Ao Professor Edi Santana.                      

Difícil, amigo leal das letras. Dificultosamente dificílimo aguentar o “Guenta que é de pimenta!” que está se arrolando na nossa ainda tupiniquim terrinha em que se plantando tudo dá. Inclusive, o descaso, o marasmo cruel e a covardia política, midiática-global, judiciária. Quem dera e pudera em vez de sempre tupiniquim, essa terrinha ser o paraíso Eldorado sonhado por Gláuber Rocha no Cinema Novo ou ser o simples e orgulhoso País Tropical dos tropicalistas Hélio Oiticica, Caetano Veloso, Gilberto Gil e os Rogérios Duarte e Duprat. E inté a baianidade dos Novos Baianos enquadradas num quadro de Ruy Carvalho e Euzinho Gondim batendo palmas em plena praça na quinta-feira do Chá das Cinco de Naldinho. Saudades de Cibernética Humana!!!  Mas, porém, no entanto, entretanto, não. Somos, hoje, o país das bancarrotas leiloeiras, das fezes, dos esgotos protagonizados pelas três desintituições ordinárias e pueris que nos desmandam. Quer saber, olha elas aqui cagadas e cuspidas, leitor abismado:..

ESPAÇO DO LEITOR: PÓS-ELEIÇÕES 2016.

Parabéns a todos os candidatos que participaram de mais uma festa da democracia que são as eleições. Parabéns também ao povo que cumpriu com seu papel de cidadão indo as urnas escolherem seus representantes.

Tem alguns pontos dessa eleição que precisam ser analisados e vamos começar pelo Legislativo. Houve uma grande mudança nas cadeiras do nosso Legislativo. Houve uma renovação de mais de 50% dos vereadores e isso é muito bom para cidade. O poder deve ser oxigenado e manter alguns políticos no poder por muito tempo pode ajudar a gerar muito vício que não é nada saudável para a democracia, para o cidadão juazeirense e para a cidade...

ESPAÇO DO LEITOR: ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016

Nossa querida cidade Juazeiro-BA tem 138 anos de emancipação, portanto, já não é mais uma garotinha que se encanta com o primeiro namorado e idealiza sonhos mirabolantes. A cidade está ficando velha como seus munícipes também e precisamos agir mais racionalmente deixando de lado certas paixões doentias.

O sonho do progresso que tem nos acompanhado há mais de um século, nunca se concretizou. O que vemos são pequenas iniciativas que deixam muito a desejar.  Não se concretizou porque durante esses 138 anos não tivemos gestores capazes de administrar e alavancar o desenvolvimento pleno dessa cidade...

ARTIGO - VIOLÊNCIA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Vivemos numa Região a deriva. Nossa casa não é mais um porto seguro. A bandidagem invade, rouba, agride e mata dentro dela. Não temos mais segurança. Sabemos a hora que saímos, mas não sabemos se voltamos, essa é a realidade em que estamos vivendo.

A violência reina em nossa região, o poder paralelo dos marginais dita as regras. Falta pouco pra eles decretarem o toque de recolher. As ruas, as praças, a cidade são deles. O cidadão de bem se tornou refém em sua própria casa. Estamos encurralados, presos em nossas casas sem o direito básico que garante a Constituição Brasileira que é o direito de ir e vim, direito elementar do ser humano...

ARTIGO - GESTÃO MUNICIPAL

Mas uma eleição municipal se aproxima e ficamos a questionar sobre o futuro de nossa cidade. Percebemos que estamos tão atrasados quando viajamos e vemos outras cidades até menores, com uma arrecadação menor, mas bem estruturada e bem administrada. Ficamos a perguntar por que juazeiro-BA caminha a passos tão lendo em direção ao progresso?

Eu com cidadão juazeirense me sinto muito incomodado como nossa cidade é mal administrada a anos, não só agora nessa gestão. Quem conhece Juazeiro de verdade sabe que estamos anos luzes distante de sermos uma cidade próspera, segura, bonita, humana e bem administrada...

ARTIGO - A DICOTOMIA ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO

A esfera pública é, por excelência, a esfera de ação do Estado, que deve ser preocupar com o bem estar do cidadão, do coletivo, enquanto a esfera privada preza pelos interesses de um grupo específico.

O que acontece no Brasil é a apropriação pelos nossos governantes do dinheiro e da máquina do Estado em beneficio próprio e de seusasseclas. Fazem do setor público o quintal de sua casa, usufruindo de tudo que deveria estar à disposição do coletivo e do cidadão, o que é crime e dá perda de mandato como improbabilidade administrativa e roubo...

ARTIGO - QUEM É O CULPADO?

Em nossa região o Rio São Francisco é agredido e poluído pelas grandes empresas, pelos condomínios de luxo que se instalam às margens do rio despejando seus poluentes sem serem tratados.

Uma garrafa de pet que é deixada às margens do rio polui e não deve ser deixada, mas quem são realmente os culpados pela poluição do Velho Chico em nossa região?..