Foram encontrados 8 registros para a palavra: Filarmônica 15 de março

Filarmônica de Barro Vermelho, em Curaçá, realiza Sarau Musical, neste sábado (23)

Barro Vermelho, no interior de Curaçá, vai promover neste dia 23 de setembro o I Sarau Musical com os músicos Veva & Nega Del, Mário Santos, Nelsinho do Acordeon e convidados...

Filarmônica 15 de Março promove Sarau Musical em Barro Vermelho, distrito de Curaçá

O coordenador da Filarmônica 15 de Março em Barro Vermelho, distrito de Curaçá /BA Romério Oliveira encaminhou convite à Rede GN extensivo ao povo de Curaçá e de Juazeiro no sentido de prestigiar o Iº Sarau musical daquela comunidade.

A programação vai acontecer no próximo dia 23 e contará com Oficina de Acordeon, Jazz e demais gêneros musicais e Sarau Musical. Confira:..

Filarmônica de Barro Vermelho: 105 anos de história e resistência

A comunidade de Barro vermelho, em Curaçá, tem muitos motivos para celebrar esse dia 15 de março, data em que a sua longeva Filarmônica completa 105 anos de resistência.

Fundada em 1917, a partir da iniciativa do Maestro João Honorário Santos, que tomou a iniciativa de ir a Salvador comprar instrumentos para uma escola de música que se formava na localidade, a Filarmônica 15 de Março se estabeleceu vencendo desafios para se transformar numa orquestra respeitada na região e fora dela...

Campanha Social em favor da Filarmônica 15 de Março de Barro Vermelho, Curaçá (BA)

Em e-mail a RedeGN, Romério Oliveira revela campanha em favor da Filarmônica 15 de Março que está sendo desenvolvida nas redes sociais, mais precisamente na plataforma Kickante com objetivo de arrecadar fundos para manter a filarmônica. Confira:

Geraldo José, somos aqui do distrito de Barro Vermelho, Curaçá Bahia, estamos com uma campanha para arrecadarmos recursos para revitalizar/ressuscitar a nossa Filarmônica 15 de Março , a nossa querida Bandinha. A plataforma é a Kickante da Juazeirense Candice Pascoal...

Projeto Revitalização da Filarmônica 15 de março de Barro Vermelho promoverá festa beneficente

Festa Beneficente com 'Amigos do Forró acontecerá no próximo domingo (7) de janeiro. A festa tem o é parte do Projeto 'Revitalização da Banda Filarmônica 15 de marco', de Barro Vermelho, Curaçá-BA. O Evento se dará no Clube de Sargentos de Juazeiro, a partir das 16h, tendo como atração a Banda Amigos do Forró. A entrada custará 10 reais e toda a renda, de acordo com os organizadores, será revestida ao Projeto.

O Projeto Revitalização da Filarmônica 15 de Março' é um planejamento feito por um grupo de pessoas ligadas ao Distrito de Barro Vermelho em Curaçá-BA. Visa dar continuidade a essa Banda que foi fundada há 100 anos. ..

Revitalização da Filarmônica 15 de março completa dois meses

O Projeto Revitalização da Filarmônica 15 de Março (PRF-15 de Março) é um planejamento feito por um grupo de pessoas ligadas ao Distrito de Barro Vermelho em Curaçá-BA. Visa dar continuidade a essa Banda que foi fundada naquele Distrito há 100 anos. No último dia 10 de agosto, sob a regência do Maestro Firmino, completaram-se dois meses de aulas práticas e teóricas de música, em Barro Vermelho, e na cidade de Juazeiro, onde também há uma turma (todos os alunos são descendentes de Barro Vermelho).   

De acordo com o Maestro Fred Dantas, um dos integrantes do Projeto, o processo como um todo é positivo. "A retomada partiu de um grupo organizado de parentes, aderentes, gente ligada à cultura musical e humanista do Barro Vermelho, sem participação inicial de instituições oficiais, foi dentro da comunidade. Outra coisa afirmativa é que esse ressurgimento tem passado pela recuperação de partituras e memórias musicais que enfim vão interessar não somente ao local, mas a toda banda de música que cria seu repertório, com músicas criadas em homenagem a datas, fatos e pessoas". Dantas também evidencia o trabalho já feito nos dois meses: "tem se dado pelo sopro de crianças e adolescentes, começando 'do nada' pela batuta do mestre Paulo Firmino. As flautinhas logo cederão lugar aos instrumentos profissionais e veremos, com as bênçãos de Deus e São João Batista, protetor de Barro Vermelho, a sua centenária Filarmônica desfraldar pelas ruas seus dobrados, marchinhas da tradição local e as novas criações que haveremos de fazer surgir", completou o Maestro...

Homenagens à Filarmônica 15 de Março

No próximo dia 20 de junho (terça), iniciam-se, em Barro Vermelho, as homenagens ao Centenário da Filarmônica 15 de março, a qual foi fundada naquele Distrito de Curaçá no ano de 1917. No mesmo dia 20, no Memorial Filemon Gonçalves (MFGM) Martins, haverá um encontro dos músicos ainda participantes desta Banda: Elton, Josielton, José Reis, Ruan e outros. Logo após, a Diretoria irá oferecer um coquetel para todos os presentes, segundo informações de Hélio Coelho Oliveira, integrante da Banda e do MFGM. Às 19h, sob o título "Jubileu de Jequitibá da Filarmônica 15 de Março", será feita uma homenagem na Igreja Católica local, dentro da novena em louvor ao Padroeiro do Distrito, São João. O tema escolhido pela comunidade católica foi "Instituição Social presente na nossa vida alimentando sonhos e realizações", e o palestrante é Hélio Oliveira.

Na manhã do dia 23, a Filarmônica puxa o 'Arrastão da Paz' onde será também homenageada pelos organizadores deste Evento caracterizado como um bloco de foliões que visitam várias casas de Barro Vermelho ao som dos dobrados e forrós tocados pelos músicos de metais e percussão da Banda. "Vamos fazer uma homenagem com ilustração na camisa do 'Arrastão'. Ao longo do percurso, faremos algumas notificações alusivas", adiantou Rogério Oliveira, um dos organizadores do Arrastão da Paz...

BANDA FILARMÔNICA 15 DE MARÇO DE BARRO VERMELHO COMPLETOU 100 ANOS

A Banda Filarmônica 15 de Março, fundada em 1917, no querido distrito de Barro Vermelho em Curaçá, ontem (15) completou 100 anos de fundação. Foi a primeira de um distrito de município baiano. Fundada por meu tetravô João Honório e pelos irmãos Walter e Juveniano (este pai do fundador da Bossa Nova João Gilberto).

A Banda de Barro Vermelho tocou em festas tradicionais como as juninas e carnavais, em festas de salão, Dia da Independência e em casamentos e batizados...