O Projeto Revitalização da Filarmônica 15 de Março (PRF-15 de Março) é um planejamento feito por um grupo de pessoas ligadas ao Distrito de Barro Vermelho em Curaçá-BA. Visa dar continuidade a essa Banda que foi fundada naquele Distrito há 100 anos. No último dia 10 de agosto, sob a regência do Maestro Firmino, completaram-se dois meses de aulas práticas e teóricas de música, em Barro Vermelho, e na cidade de Juazeiro, onde também há uma turma (todos os alunos são descendentes de Barro Vermelho).
De acordo com o Maestro Fred Dantas, um dos integrantes do Projeto, o processo como um todo é positivo. "A retomada partiu de um grupo organizado de parentes, aderentes, gente ligada à cultura musical e humanista do Barro Vermelho, sem participação inicial de instituições oficiais, foi dentro da comunidade. Outra coisa afirmativa é que esse ressurgimento tem passado pela recuperação de partituras e memórias musicais que enfim vão interessar não somente ao local, mas a toda banda de música que cria seu repertório, com músicas criadas em homenagem a datas, fatos e pessoas". Dantas também evidencia o trabalho já feito nos dois meses: "tem se dado pelo sopro de crianças e adolescentes, começando 'do nada' pela batuta do mestre Paulo Firmino. As flautinhas logo cederão lugar aos instrumentos profissionais e veremos, com as bênçãos de Deus e São João Batista, protetor de Barro Vermelho, a sua centenária Filarmônica desfraldar pelas ruas seus dobrados, marchinhas da tradição local e as novas criações que haveremos de fazer surgir", completou o Maestro.
Karine Fonseca (18 anos), saxofone, avaliou positivamente o trabalho já realizado: "Estamos indo muito bem. Eu tenho em mente aprender mais e me aperfeiçoar. Espero que tudo dê certo". Irecássio Martins (25 anos), flauta, ressaltou a chance que está tendo: "sempre tive aptidão para música e com essa oportunidade, eu ingressei no grupo. Estou gostando e quero aprender cada vez mais e tenho a esperança de um dia ser músico profissional". Lucas Oliveira (17 anos), clarinete, revelou que os alunos já tem quatro músicas no repertório e agradeceu aos membros do PRF-15 de Março: "Só tenho a agradecer. Sem vocês colaboradores, a gente, daqui e de Juazeiro, não teria esta oportunidade. Agora sim a Filarmônica está voltando".
Os colaboradores que Lucas relatou são os integrantes do Projeto, os quais contribuem mensalmente com a quantia de 20 reais para arcar com custos da formação. Além disso, eles promovem bingos para compra de instrumentos musicais e acessórios. De acordo com Zenaide Coelho, uma das organizadoras, "já são 88 sócios, mas precisamos de ao menos 100 para conseguir arcar com os custos mensais. Quem deseja participar, pode fazer doações ao Instituto Cultural Mães Guerreiras da Luz na conta corrente 00175780-4, operação 13, Agência 0080, Caixa Econômica Federal ou entrar em contato com a gente pelo número (74) 99104-1746, onde podemos dar mais informações", explicou Zenaide, a qual ainda disse que o apoio pode ser também com doação ou empréstimo de instrumentos de sopro. "Já estamos precisando de ao menos 12 instrumentos. Os alunos avançaram muito nos estudos e é urgente que a gente consiga logo isso", completou a Coordenadora.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.