Foram encontrados 56 registros para a palavra: creches

Escolas e Creches de Petrolina promovem ações pedagógicas em homenagem ao Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro, tem uma importância especial nas escolas da rede municipal de ensino de Petrolina. Através de um trabalho educacional interdisciplinar, a data se tornou uma oportunidade de reflexão sobre questões raciais, valorização da cultura afro-brasileira e promoção da igualdade. Por meio do projeto institucional "Petrolina Lê + e Escreve +", o tema é tratado de forma abrangente, envolvendo todas as etapas de ensino, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
Atividades que vão desde a criação de contos, poemas, cordéis, até a produção de podcasts, encenações, desfiles afro-brasileiro, oficinas, exposições, rodas de conversa, são realizadas, incentivando a expressão artística e escrita dos alunos. Os professores utilizaram recursos audiovisuais, músicas e obras literárias para enriquecer o aprendizado e estimular o debate entre os estudantes.
 
Essa abordagem envolve toda a comunidade escolar e fomenta a criação de um ambiente mais inclusivo, onde o respeito às diversidades e à herança cultural africana no Brasil é promovido de forma significativa. "É fundamental que nossos alunos conheçam e valorizem a diversidade cultural do nosso país. As atividades promovidas neste mês são uma oportunidade para refletirmos sobre nossa identidade e os desafios enfrentados pela população negra", afirmou a professora Richelly Cavalcanti de Sousa, da Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Anézio Leão.
 
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, enfatiza que com essas iniciativas, as unidades de ensino de Petrolina, não apenas comemoram uma data significativa, mas também contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos em relação às diferenças culturais.
 
  ..

“Pressão da mídia tem feito gestores públicos se preocuparem com creches”, afirma Solidade Menezes

A secretária executiva da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), Solidade Menezes, explicou o crescimento da preocupação dos gestores públicos com a implementação de creches nos municípios. Na sua ótica, uma maior pressão da mídia é a responsável por fazer o debate da educação infantil básica ganhar corpo no País.

“Esse movimento de creches tem crescido porque a mídia tem sustentado - e os índices são alarmantes - o não atendimento de crianças de 0 a 3 anos, e é por isso que muita gente usa isso nos palanques, nas suas redes sociais. Mas desde a constituição de 1988 que já era direito da criança de ter creche”..

Eleições: garantir vagas em creches está nos planos do seu candidato?

 

As novas gestões municipais terão a tarefa de garantir que todas as crianças frequentem as escolas. Quando o assunto é a universalização do ensino, o Brasil não apenas não avançou como recuou nos últimos anos, especialmente na educação infantil – etapa cuja administração cabe aos municípios. E não é apenas na pré-escola que o país precisa avançar, mas na oferta de vagas nas creches, que têm filas de espera em diversas cidades do país...

Prefeituras deverão manter atualizadas dados sobre demanda por creches

A mensuração da demanda por educação infantil passa a ser obrigatória, todos os anos, para gestores do Distrito Federal (DF) e municipais em cooperação com estados. A Lei 14.851/2024, aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece ainda que a realização do levantamento passe a ser critério de prioridade na destinação dos recursos federais de financiamento da expansão da oferta de vagas em creches para crianças de até três anos de idade.

No mês de abril, a organização da sociedade civil Todos pela Educação (TPE) divulgou um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou uma reprimida em todo o país de 2,3 milhões de crianças sem acesso a creches. O estudo revelou ainda que apenas 40% das crianças até 3 anos de idade têm acesso à educação infantil, ficando abaixo da meta de 50% estabelecida pelo Plano Nacional da Educação (Lei 13.005/2014)...

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches

No Brasil, 2,3 milhões de crianças de até 3 anos de idade não frequentam creches por alguma dificuldade de acesso ao serviço. Isso significa que as famílias dessas crianças gostariam de matriculá-las, mas encontram dificuldades como a localização das escolas, distantes de casa, ou mesmo a falta de vagas. O percentual das famílias mais pobres que não conseguem vagas é quatro vezes maior do que o das famílias ricas.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados pela organização Todos pela Educação (TPE). Eles mostram que a oferta dessa etapa de ensino ainda é desafio no Brasil...

Mãe questiona Secretaria de Educação sobre oferta de vagas em creches

Em e-mail enviado à Rede GN nesta terça-feira (23), a mãe de uma aluna da rede municipal de Juazeiro disse estar indignada com a oferta de vagas em creches (EMEI).

Segundo ela, a pré-matrícula foi realizada em tempo hábil, mas houve negativa do Portal da Educação, sem explicações...

Sobradinho: Secretaria de Educação promove formação com auxiliares das creches municipais 

Visando promover a valorização dos profissionais que atuam na educação, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou na última sexta-feira (12), no auditório do CELEM, a 1ª Formação em serviço para auxiliares de disciplina que atuam nas creches da rede municipal de ensino. 

Segundo a Secretaria de Educação, a formação foi elaborada com o objetivo de capacitar as profissionais, tendo em vista o bem-estar e o cuidado com as centenas de crianças atendidas pelas creches Yêda Barradas e Paulo Pacheco. ..

Secretaria de Educação de Sobradinho adquire camas confortáveis e adequadas para os alunos das creches municipais

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, adquiriu duzentas camas empilháveis com 200 travesseiros e 200 lençóis para beneficiar as crianças das creches municipais Paulo Pacheco e Yêda Barradas Carneiro. As camas são funcionais, de fácil manuseio e higienização e proporcionam maior conforto para as crianças na hora do sono.

O investimento de 40 mil reais garante mais qualidade e conforto para as crianças do ensino infantil da rede municipal. O mobiliário segue o padrão definido pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e tem base nos elementos construtivos e dimensionais prescritos nos regulamentos e normas técnicas brasileiras...

Artigo - Boatos, ameaças e ataques em escolas, creches e universidades

Vários Estados e municípios pelo Brasil vêm enfrentando uma onda relacionada de boatos, ameaças e alguns ataques que acabam ocorrendo. O problema não é novo, aliás já ocorre há mais de duas décadas, resultando em terríveis e brutais massacres pelo mundo.

Mas então, por que continuam acontecendo sem que as autoridades de diversos países até hoje não apresentassem uma solução definitiva?..

Escolas e creches de Petrolina celebram carnaval com muita folia, cultura e aprendizagem

Confecção de adereços, desfile de fantasias, muita cor, folia e até enredo de carnaval fizeram parte dos festejos de momo da rede de ensino de Petrolina.

No meio da chuva de confetes, os estudantes dançaram e se divertiram ao som de muito frevo e das famosas marchinhas. Máscaras, animais da floresta e personagens dos mais variados filmes não faltaram no carnaval das Escolas e Creches...

Parceria entre creches e famílias potencializa o desenvolvimento infantil dos estudantes de Petrolina

Buscando promover o desenvolvimento infantil dos estudantes da Rede de Ensino, os Centros Municipais de Educação Infantil e unidades do Programa Nova Semente de Petrolina, investem de forma permanente na parceria com as famílias. O objetivo é que esta união garanta o suporte que a criança necessita para crescer de maneira adequada. Desta forma as 127 creches mantêm um diálogo constante e saudável com os pais, envolvendo toda a família na construção de uma rede de cuidados.

Esta aproximação possibilita o aumento na qualidade das ações com as crianças, bem como, fortalece o vínculo e o respeito mútuo entre as instituições e responsáveis no processo educacional. A secretária Executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, destaca que essa integração é um processo em que todos saem ganhando. A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já as creches focam na educação e no crescimento integral do ser humano. Poliana ainda ressalta que entre as estratégias de aproximação com as famílias, as unidades promovem uma série de encontros durante o ano visando o fortalecimento de vínculos...

Governo Federal veta reajuste, e valor da merenda de creches e escolas públicas fica igual pelo 5º ano seguido

O governo federal vetou o reajuste para merendas de creches e escolas públicas. O valor vai ficar igual pelo quinto ano seguido. O almoço é caprichado. “Tem que ser caprichado, né? Tem que fazer com amor”, diz a cozinheira.

A escolinha pública para alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental em Luziânia, Goiás, é integral e oferece, além do almoço, três lanches. O cardápio balanceado só é possível porque a escola recebe repasses extras da prefeitura para incrementar a merenda...

Em Lagoa de Itaenga, Miguel Coelho reforça compromisso de reduzir déficit de vagas em creches em Pernambuco

O pré-candidato a govermador de Pernambuco pelo União Brasil, Miguel Coelho, participou, na sexta-feira (1°), em Lagoa de Itaenga da inauguração de uma creche.

O ex-prefeito aproveitou a ocasião para reafirmar seu compromisso de reduzir o déficit de vagas para as crianças no ensino da primeira infância no estado...

Miguel Coelho propõe repasse maior do ICMS para municípios que ampliarem vagas em creches

O pré-candidato a governador, Miguel Coelho, anunciou que irá propor o ICMS da Primeira Infância para incentivar a criação de creches em tempo integral pelos municípios. Segundo ele, parte dos recursos arrecadados pelo estado com o ICMS será distribuída de acordo com os investimentos realizados pelas prefeituras no atendimento à primeira infância. Os municípios que ampliarem o número de vagas em creches serão contemplados com mais recursos. 

A proposta começou a ser divulgada pelo pré-candidato, na última segunda-feira (06), em uma série de entrevistas para a imprensa de Caruaru. "Uma das nossas propostas é botar um peso na forma de calcular a distribuição do ICMS que os municípios têm direito. Uma parte desse dinheiro vai para os municípios que mais conseguirem abrir creches em tempo integral para as suas crianças. É o ICMS da Primeira Infância", explicou...

Miguel Coelho entrega mais de R$ 1 milhão em equipamentos para creches de Petrolina

O prefeito Miguel Coelho anunciou, na última sexta-feira (28), um investimento de R$ 1,1 milhão para a educação infantil de Petrolina. Os recursos foram destinados para a compra de equipamentos como computadores, impressoras e aparelhos de som para melhorar o ensino nas creches do município. Os itens já começaram a ser distribuídos na rede de centros de educação infantil e unidades do Nova Semente.

Os materiais beneficiarão 124 creches de Petrolina. O objetivo da compra dos equipamentos é facilitar as condições e as dinâmicas de trabalho dos professores e demais integrantes das equipes que atuam na educação infantil. ..

Pré-matrículas para creches da rede municipal de ensino de Juazeiro acontecem até a próxima sexta-feira (14)

As pré-matrículas para novos alunos no segmento Educação Infantil (creches), da rede municipal de ensino de Juazeiro, seguem abertas até esta sexta-feira (14).

O procedimento é realizado através da internet, por meio do Portal da Educação Municipal, onde os responsáveis legais preencherão um questionário socioeconômico para pleitear a vaga...

Sobradinho: em clima de Natal, creches municipais entregam kits Alimentação Escola em Casa

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, com apoio e monitoramento do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), realizou na quarta-feira (08), a entrega dos 'Kits de Alimentação Escola em Casa' para as crianças matriculadas nas creches Yêda Barradas e Paulo Pacheco, no valor de R$ 187,92 cada kit.

Os kits contém itens alimentícios, como: verduras, frutas, leite e outros gêneros não perecíveis. A ação visa garantir suporte alimentar aos alunos da educação infantil, que permanecem com aulas no regime remoto...

Prefeito Paulo Bomfim inaugura creches, quadras cobertas, praças e ruas pavimentadas em Juazeiro

“Assumi o compromisso de governar Juazeiro por 4 anos, e assim estou fazendo”, disse Paulo Bomfim ao realizar várias inaugurações de obras, na sede e no interior, na manhã desta terça-feira, 22. O deputado estadual Zó, o vereador Alex Tanuri, a secretária de Educação e Juventude Lucinete Alves e lideranças comunitárias, além de convidados, participaram das solenidades.

O dia começou com a climatização do auditório da Escola de Formação de Educadores. Em seguida, a inauguração da praça da Quadra E, no bairro Castelo Branco, que homenageia uma antiga moradora, Zélia Arcanja dos Santos...

Implantação de creches de alto padrão da Educação Infantil será um dos destaques do ano letivo 2021 em Petrolina

Uma das grandes novidades do ano letivo de 2021 da rede Municipal de Educação de Petrolina será a ampliação do número de unidades de ensino, com destaque para as novas creches de alto padrão construídas pela Prefeitura de Petrolina em diversos bairros.

Em 2020, a gestão municipal já entregou unidades na Vila Marcela e Padre Cícero. Ainda este ano, também estão previstas as inaugurações das creches dos bairros Antônio Cassimiro e Vila Eulália...

Obras de mais duas novas creches estão em ritmo acelerado em Juazeiro

As obras das duas novas Escolas de Educação Infantil – EMEIs, anunciadas em abril pelo prefeito Paulo Bomfim, localizadas nos bairros Jardim Primavera e Antônio Guilhermino, estão em ritmo acelerado em Juazeiro. As unidades vão beneficiar centenas de alunos de 0 a 5 anos, além de fortalecer e ampliar ainda mais o atendimento escolar na primeira infância.

“Mesmo com dificuldades, a equipe da Educação se planejou e desenvolveu os projetos das duas novas unidades escolares desde do ano passado e em breve vamos entregá-las à população, oferecendo mais conforto e segurança para os nossos alunos da Educação Infantil. Juazeiro já é a cidade com o melhor IDEB entre as 10 maiores cidades da Bahia, além de ser referência para a Bahia e o pais na Educação Infantil, pela qualidade do ensino e a ampliação no número de vagas na rede. Mesmo enfrentando essa pandemia, a equipe da SEDUC e os professores têm se esforçado para levar aos alunos as videoaulas através da internet, além de atividades para casa. Continuamos investindo, trabalhando e priorizando as ações da Educação no nosso município”, ressaltou o prefeito Paulo Bomfim...